terça-feira, agosto 24, 2004

O "Problema" Liedson!!

Nao deixa de ser engracado que o jogador que mais valia da neste momento (e em muitos da epoca passada) a equipa seja tambem e a meu ver, um caso bicudo de resolver neste plantel sem extremos.

E comum, numa equipa que joga com extremos, fazer jogo para o Avancado, sendo que habitualmente a estrategia resulta melhor quando em vez de 1 sao 2 os Avancados, ainda mais quando se complementam entre si.

No caso do Sporting isso nao pode ser feito (pelo menos de forma consistente) porque nao temos extremos nem sequer laterais ofensivos... tambem nao temos Avancado mas essa ja e outra estoria.

No caso do esquema de jogo do Sporting, que se pretende apoiado na subida dos medios e de toque curto em tabela, normalmente pelo centro (depois ha que ver se e assim tao mau jogar pelo centro, essa e outra discussao que se poderia ter), nao se sabe bem como rentabilizar Liedson, pelo menos no sentido de aproveitar ao maximo as suas capacidades.

E que neste estilo de jogo o que se pretende e ter 1 (e apenas 1) Avancado em "cunha", enquanto que o segundo jogador da frente deve ser mais tecnico, de forma a reter a bola e distribui-la de acordo com as necessidades ou entao jogando no 1x1, creando situacoes de perigo, aproveitando para desmarcar o Avancado.

No fundo, o que fazia o Porto a epoca passada com a dupla Benny/C Alberto.

A questao no Sporting e que Liedson nao tem o perfil para fazer nenhuma das posicoes anteriores.

Pode defender-se a continuacao do sistema de F Santos, com a dupla avancada (mas com um "parceiro" de qualidade para Liedson) e mais um "distribuidor" genero J Pinto, mas sera que nao foi ja suficiente a epoca passada para ver que esse tipo de jogo, sem a tal "ajuda" pelos flancos, esta destinado a fracassar?

A Paciencia dos Sportinguistas!!

Nao vale a pena mencionar a minha opiniao, ja deve ser claro que ha muito a estrategia do Sporting (como SAD e mesmo como Clube) nao esta de acordo com o que deveria ser a mentalidade Leonina que defendo para o nosso Clube.

No fim da epoca passada, depois de tantas promessas iniciais de evolucao e mais a frente de confirmacao, o rotundo falhanco da estrategia adoptada (que pelos vistos so mesmo o Angelico Santos nao consegue ver) levou a que muitos Sportinguistas de discurso tradicionalmente mais tranquilo se expressassem mais vigorosamente contra o estado de coisas, sobretudo a nivel desportivo.

Mais tarde, depois de iniciada a preparacao para esta nova epoca e fruto de comportamentos muito pouco profissionais por parte da organizacao Sporting, engrossou o coro de desencanto da parte de Sportinguistas ja da ala mais "dura" de apoio generalizado a gestao actual do Clube.

Este fim de semana, depois de uma leitura atenta aos "pontos de interesse" Leonino na Web, ficou claro que a situacao chegou mesmo a um nivel preocupante.

As criticas que li praticamente em todo o lado referentes ao jogo de apresentacao do plantel e ao fracasso que foi a "festa" entao preparada faz-me crer que ja muito poucos (uma mao cheia se tanto) irredutiveis existem na defesa da qualidade de gestao dos nossos dirigentes.

Neste preciso momento sao 4 os rostos do Sporting:

Dias da Cunha, Carlos Freitas, Pedro Barbosa e, surpreendentemente, Jose Peseiro.

De dois deles nao falo, porque estao no Clube ha pouquissimo tempo (um deles acaba de chegar) e nao sao Sportinguistas, sendo que uma destas figuras ate se metia debaixo da cama a chorar baba e ranho pelas derrotas do seu clube do coracao...

Dos outros dois, devo dizer que detesto um deles e nao lhe vejo em nada condicoes para ser o Capitao do Sporting, por uma serie de razoes que nao importa agora mencionar, enquanto que o outro, o nosso Presidente, embora nao deixe de ter uma grande simpatia por ele (nao sei se pelo ar Pai Natal) esta a meu ver a defender mal o Clube, entre falta de conhecimento, comunicacao deficiente e distraccao generalizada (para nao lhe chamar outra coisa).

Sendo assim, que futuro existira para o Sporting Clube de Portugal?

Federico Insua!!

Como ja sabem, de tempos a tempos la venho eu com o "bitaite" Sul Americano.

Neste ultimo fim de semana Insua voltou a jogar no Independiente depois de uma passagem pelo Malaga. Nao sei o que se passou exactamente nem qual foi o nivel mostrado no campeonato espanhol.

O que sim sei e que este jogador e o melhor argentino na sua posicao, sendo superior a Aimar, D'Alessandro ou Riquelme.

Nao vale a pena fazer pedidos porque ja sabemos que nunca sao concretizados, mas se o Porto tem Diego nos poderiamos (e precisamos ainda por cima) ter melhor por muito menos.

Parabens Francis Obikwelu!!

Nao sei que tipo de ligacao existira para com o Sporting, sabendo nos como os atletas de altissima competicao se "governam" sozinhos, utilizando por vezes (quase nunca) as cores do clube que representam.

Em todo o caso fica a estoria de um puto a quem o Sporting ajudou a construir um futuro muito melhor que o que tinha.

Espero por ele que daqui para a frente consiga continuar a ser competitivo regularmente e que nao "acabe" ja a sua carreira

domingo, agosto 15, 2004

Uma equipa sem extremos!!!

E bem verdade que uma das "falhas" mais apontadas a gestao desportiva dos ultimos tempos tem sido a falta de recursos nas alas.

Creio que uma equipa que entra em competicao para ganhar deve possuir opcoes que lhe permitam alterar o esquema de jogo, podendo assim adaptar-se a todas as condicionantes do jogo.

Em todo o caso, nao sera concerteza por nao existirem extremos que nao se pode dominar e vencer o adversario. Na America do Sul o Boca tem vencido apresentando um meio campo de medios defensivos.

Ainda agora (e por isso me lembrei de postar), vejo o Chelsea jogar contra o Man Utd com uma linha de 4 medios, todos (absolutamente todos) de cariz defensivo.

E tomando estes exemplos em consideracao e lembrando-me da qualidade (ja provada e em potencia) do nosso meio campo, que desejo que Peseiro encontre a "formula" para fazer a tal omelete, mesmo que lhe faltem os condimentos todos.

O problema (na minha modesta opiniao) e que um sistema destes necessita laterais de grande qualidade, que defendam e ataquem e sobretudo estejam mecanizados para o fazer na altura certa.

O Sporting nao tem laterais desses.

Porque na dta. comprou M Sergio e este nao produz, e adaptou um M Garcia que continua a nao me dar garantias.

E porque na esq. nao testou o Paito quando devia (e nem sei se o fara agora, correndo os riscos que deviam ter sido corridos a epoca passada) e ainda la anda um estropicio (que me perdoe o R Jorge, que admiro mas ja nao apoio como titular) a incomodar.

Como la na frente o panorama tambem nao e (por agora) animador, estando todos nos presos a evolucoes que tardam e a recuperacoes que nao acontecem (comparem bem o poderio ofensivo do Porto, com Benny, Derlei, Postiga e Jankauskas, mais os ofensivos Diego e C Alberto), o mais que poderemos esperar do jogo futuro do Sporting sera, se entretanto nao acontecer nenhum milagre, muito controlo de jogo a meio campo sem concretizacao e sempre esperando o descalabro no centro da defesa, precisamente porque pelas alas so nao passa quem nao quer.

Eu tenho confianca em Peseiro, mas a verdade e que todas estes factores (ou grande parte deles) ja deveriam ter sido resolvidos na epoca passada, a tal em que se pediu paciencia aos adeptos Leoninos porque se estava a construir uma equipa.

quarta-feira, agosto 11, 2004

Acerto de contas!!!

Ainda em relacao ao despedimento do italiano do Porto, agora numa optica de "provocacao" aberta a determinadas pessoas...

Alguem se lembra das criticas feitas a destempero (porque eu continuo a achar que a atitude dos dirigentes leoninos foi absolutamente normal) em relacao ao comportamento da SAD do Sporting e seus dirigentes pelo facto de terem enviado F Santos la para os States, enquanto por ca trabalhavam para o substituir?

Que teriam a dizer tantos e tantos que nessa altura "meteram o bedelho" onde nao eram chamados, postos agora perante esta situacao?

E que para tornar o assunto ainda mais divertido (do ponto de vista do Leao, claro esta) os portistas enviaram o homem deles para o mesmo
desterro... os States.

A unica diferenca e mesmo que F Santos ja havia falhado os objectivos a que se tinha proposto, ao passo que Del Neri nao chegou a tentar os seus.

Para reflectir!!!

domingo, agosto 08, 2004

Juampi!!!

Ontem a noite ainda estava livre. Estou a falar do argentino Juan Pablo Sorin, como e obvio.

Para as necessidades actuais do Sporting e conhecendo o seu momento de forma, este jogador vinha mais que a calhar, mesmo constituindo um pequeno esforco economico.

Sempre a mentalidade.

O FC Porto pos a andar o seu novo treinador, contratado para substituir o anterior tecnico que naquele clube conquistou tudo o que havia para ganhar.

O Porto nao andou varias semanas atras de um nome nem fez publicidade a um estilo definido de treinador, argumentando com "perfil", "escola", ou outras adjectivacoes tao queridas aos nossos dirigentes.

Contrataram um italiano quase sem se dar por isso, concerteza pensando que seria o mais indicado para o projecto a que pretendem dar seguimento e que ja leva mais de 20 anos, com os sucessos desportivos que so mesmo por ma vontade ainda ha quem teime em desconsiderar.

Parece que ontem recabiaram o homem para Verona, aludindo a "problemas pessoais"...

Ora esta questao dos "problemas pessoais" ja e tao velha e esta tao gasta que nao a comento mais, mas serve os interesses de quem a utiliza, seja ele Pinto da Costa e restante pandilha como Jose Eduardo Bettecourt e amigos.

O que a mim nao deixa de causar impressao e a facilidade como os assuntos sao resolvidos noutros clubes em oposicao ao nosso Sporting, sendo este caso um bom exemplo.

Nos andamos mais de 1 epoca para resolver um problema chamado Boloni e mais um bom bocado de outra para resolver outro chamado Santos.

O nosso concorrente resolveu um problema semelhante em 3 semanas.

Quem quiser tire as conclusoes.

Ja agora, mesmo sendo afirmacoes de gente que nao sendo desde logo dotada intelectualmente tem ainda uma historia particular com a "bebida", nao deixo passar este pedaco de prosa do actual presidente do Benfica:

"Só estranho a dualidade de critérios no tratamento dos clubes. Se fosse no Benfica caía o Carmo e a Trindade e acabavam por me chamar incompetente."

Infelizmente existem tambem Sportinguistas que alinham por este diapasao, ou seja, como o treinador italiano do Porto nem 1 mes durou isso quer automaticamente dizer que afinal a gestao la de cima tambem e uma boa porcaria....

Ora sendo verdade que a contratacao "cheirava mal" desde o inicio (e portanto poderia considerar-se uma estrategia de risco), nao e menos verdade que pelos vistos a avaliacao foi feita com uma antecedencia muito superior a que estamos habituados pelo menos no nosso Clube.

Mas sobretudo quem pensa e se exprime da mesma forma como o fez o "suspeitoso" presidente do Benfica, no fundo quer "riscar" da memoria que a gestao portista que agora teve este precalco e a mesma que apresenta os resultados incomparaveis para qualquer equipa de directivos desportivos nacionais e grande parte de internacionais.

sexta-feira, agosto 06, 2004

Continuar a trabalhar!!!

Mais uma vitoria, desta vez com bons pormenores.

Diz quem sabe e viu que o nosso treinador parece estar a trabalhar bem, apostando numa revolucao de esquemas e mentalidades que bem precisamos.

Vamos esperar para ver a que nos conduzem essas alteracoes e tambem o que podem valer alguns dos jogadores que agora chegaram e outros que andam um bocado perdidos (Niculae, C Martins) ou que agora se aprestam para jogar (Paito, Veloso, Moutinho).

A avaliacao vai continuar!!!

domingo, agosto 01, 2004

Nao esta nada mal!!

Para me fazer calar (e um bocado dificil que eu sou muito teimoso) a nossa equipa venceu o torneio do Newcastle, batendo-os por 1-0 na final.

Depois dos primeiros jogos incipientes, parece (pelo que li) que a exibicao ja foi melhor.

Tinhamos que comecar em alguma altura, agora vem ai o Teresa Herrera e mais uma oportunidade para "limpar" o nome do Clube, que tao mal tem andado a ser defendido nestes ultimos anos.

O que e necessario entender e que nao sao as vitorias pontuais que contribuem para o engrandecimento do Sporting, mas sim as conquistas regulares.

Em todo o caso isto sempre da mais animo ao pessoal!!!