sábado, outubro 30, 2004

Trabalhe e cale-se!!!

"So a SAD tem mostrado paciencia, ao contrario do que acontece do exterior."

Peseiro, em conferencia de imprensa

Nao comento a consideracao que o Record (de onde retirei a afirmacao de Peseiro) faz em relacao as afirmacoes de Peseiro porque o texto me parece confuso e claramente "armadilhado" para parecer outra coisa.

Mas posso comentar esta pequena afirmacao do nosso treinador, ja que ela e por demais clara.

Quando Peseiro ainda nao tinha comecado o seu trabalho em Alvalade (nem sei se ja seria oficialmente treinador do Clube), alertei aqui na "folha de couve" para esta situacao que agora parece incomodar o tecnico.

Como e obvio (e em certa medida ate e justo) o nosso treinador nao analisa o seu trabalho tendo em conta o que foi o passado recente do Sporting e que consequencias isso poderia ter na forma em como seria recebido.

E por isso que estranha a "falta de paciencia" com que os Sportinguistas receberam os maus resultados e exibicoes iniciais da nossa equipa.

E tambem por isso que chega a afirmar que "esta e uma equipa em construcao", o que em si e sintomatico da mentalidade com que entrou no Clube.

O problema e que os Sportinguistas ja trilharam o caminho agora iniciado por Peseiro durante a epoca passada, depois de um ano com Boloni onde a paciencia de todos foi testada ao limite do intoleravel.

E por isso que as palavras do nosso treinador, embora se entendam a partir do seu ponto de vista, sao tremendamente injustas para com os Sportinguistas, sobretudo porque Peseiro prefere ignorar a historia recente do Clube (tendo no entanto conhecimento dela).

Cada vez mais o treinador do Sporting vai parecendo uma marioneta ao servico do discurso oficial da SAD do Sporting, o que nao abona muito a seu favor.

Arvore das patacas...!!!

"Dias da Cunha disse tambem que a renegociacao do financiamento que esta a decorrer baixara o passivo de 420 para 200 milhoes de euros."

Eu com a minha escassa inteligencia e rudimentar agudeza de espirito, tomo a palavra "passivo" como "divida", pelo que ao ler as afirmacoes do nosso presidente fico a pensar (como certamente ficarao a pensar 98% dos Sportinguistas) que "daqui a uns tempos deixamos de dever 200 broas, porque os nossos dirigentes sao muita bons e sabem negociar".

Depois tenho dificuldade em entender como e que uma divida e negociada (em condicoes muito complicadas) e passa a "valer" apenas metade.

Ora aqui esta um caso que me interessa investigar, que eu tambem tenho ali um "passivo" com a CGD e interessa-me saber como pagar so metade.

O "buraco"...!!!

E obvio que as noticias estao desenquadradas. Nao se pode falar em passivo sem ter em conta o activo que ele ajuda a formar.

Da mesma forma nao se pode avaliar o passivo sem saber que volume de riqueza ele ajuda a conseguir e de que forma essa riqueza e utilizada.

Mas de quem e a culpa que o simples adepto de futebol (seja do Sporting ou nao) nao fale de outra coisa na discussao do cafe senao dos "assustadores" 420 milhoes?

Pois... e dos nossos dirigentes.

E dos nossos dirigentes porque deixaram "cair" o tal valor como uma bomba, sem terem a preocupacao de apresentar as devidas explicacoes.

E dos nossos dirigentes porque nao basta escutar o presidente do Clube afirmar que "Esta tudo bem, as contas estao controladas, nao ha razao para nos preocuparmos".

Com comportamentos e atitudes destas o unico que se consegue e ter a maioria do "pessoal da bola" a mandar bitaites sobre assuntos que nao entende minimamente ou a usar termos que nem sabe o que significam... e eu assumo que estou "mais ou menos" incluido nesse numero.

Mesmo a maioria da pequenissima minoria que ainda consegue entender alguns dos termos, tao pouco pode em consciencia discutir com exactidao o assunto, porque os mecanismos existentes para o controlo e gestao de um processo economico (seja ele qual for, mas sobretudo este do Sporting) e a estrategia propria utilizada faz com que possam incorrer em erro (e o mais certo e isso acontecer).

Esta questao da distribuicao da informacao e relevante e nao cabe apenas aos meios de imprensa a responsabilidade pela ma qualidade geral daquilo que e transmitido ao publico.

Em teoria aceito que os Sportinguistas se querem estar bem informados acerca do que se passa no Clube deveriam participar em massa na AG, onde e suposto o debate acontecer em toda a sua plenitude.

Mas as AG's so podem assistir os socios do Sporting, pelo que desde logo ficaria a esmagadora maioria de Sportinguistas sem acesso a informacao importante.

E ha os casos dos socios do Sporting que vivem longe de Lisboa (ou mesmo longe de Portugal) e que tambem nao podem aceder as reunioes magnas do Clube.

Alem disso e logisticamente impossivel (nao o sera, mas e como se fosse) organizar uma AG para 50 mil pessoas.

Perante tudo isto nao seria logico que a direccao do Sporting desse a conhecer a TODOS os Sportinguistas aquilo que foi discutido em AG (atraves do Jornal do Clube e do Site oficial por exemplo), sem intermediarios e utilizando um discurso claro e objectivo?

Posto isto gostaria que de uma vez por todas os dirigentes do Sporting, atraves do seu discurso e com auxilio de numeros me elucidassem acerca do seguinte (se no futuro fosse a uma AG e dispusesse de 2 minutinhos seriam as questoes que gostaria ver respondidas):

- Confirma-se que o passivo do Sporting em Maio de 1995 era de 60M de euros?

- Confirma-se que o Sporting investiu 170M no Alvalade XXI (Estadio, Sede, Alvalaxia, Pavilhao, Museu e Bingo) e na Academia?

- Confirma-se que recebemos 30M em ajudas Estatais?

- Confirma-se que o projecto imobiliario para os terrenos do antigo estadio se traduzira em cerca de 45M de receita para o Sporting?

- A diferenca de cerca de 240M no passivo do Clube em relacao ao valor agora apresentado, ja tendo em conta os investimentos feitos, deve-se apenas ao deficit da actividade da SAD para o futebol?

Mas se nao quisessem ou nao pudessem responder a estas questoes e me dessem apenas a oportunidade de colocar uma questao, creio que me daria por satisfeito se esclarecessem o seguinte:

- O investimento feito nos ultimos anos vai possibilitar a obtencao de receitas suficientes para amortizar a divida contraida e ao mesmo tempo anular o deficit cronico (e insoluvel pelos meios ate agora utilizados) da area do futebol, ja em 2005 (como foi tantas vezes apregoado) ou so daqui a 10/20 anos?

quarta-feira, outubro 27, 2004

Silva - Liedson, ou o caso do avancado em falta!!!

Nao deixa de ser engracado como tanta gente (eu incluido) considera que ao Sporting faz falta um "matador", daqueles que sao mortiferos dentro da pequena area, ao mesmo tempo que o Liedson se consolida cada vez mais como um dos melhores avancados a jogar em Portugal, marcando praticamente em todos os jogos.

Sera afinal assim tao necessario esse "matador", ou seria mais util ter alguem que jogue nas costas do Liedson a "fazer jogo"? Essa e uma questao que deixo para mais tarde.

Sera afinal justo ou injusto criticar (bem ou mal) o trabalho de analise e prospeccao da SAD relativamente a compra de jogadores num plano individual ou antes avaliar o trabalho de forma global e tendo em atencao as condicionantes do momento?

Pessoalmente acredito que as criticas devem ser feitas de acordo com as condicionantes existentes na altura em que se decide comprar o jogador A ou B.

Exemplificando com a minha forma de ver as coisas, devo assumir que concordei com a compra do Silva e discordei da compra do Liedson, pelo que neste momento tenho de reconhecer que estava completamente enganado em ambos os casos, a luz do que sabemos hoje...

Mas as decisoes que se tomam, se bem que assentes em informacao concreta, comportam sempre determinada margem de risco, sobretudo aquelas que dizem respeito a compra de jogadores.

Na altura da compra de Silva achei que a manobra da SAD tinha sido excelente.

O Niculae acabava de lesionar-se gravemente e era o unico avancado que tinhamos. A opcao Silva, pelo passado do jogador em Portugal, por estar ja ambientado ao futebol portugues e por ter demonstrado veia goleadora em anos anteriores, condimentada pela urgencia na necessidade de contratar um avancado, levou a que me tenha parecido o passo certo na resolucao do problema.

Da mesma forma, achei errada a opcao pelo Liedson.

Por essa altura ja o Silva nos atormentava com os seus falhancos e a ideia geral era apenas uma... precisavamos de um "matador" acima de suspeita senao estavamos lixados.

O Liedson estava muito longe de ser a resposta que procuravamos, para mais sendo profissional recente e sem grande historial no campeonato brasileiro, alem de nao ser fisicamente indicado para jogar na area como avancado classico, ainda por cima quando poderiamos investir algum do dinheiro recebido pela venda do Ronaldo em alguem mais "efectivo".

E por razoes como estas que evito sempre qualificar a priori a compra de jogadores do ponto de vista tecnico ou de futuro rendimento, optando por analisar essa compra a luz da estrategia aplicada.

E tambem por isso que nao concordei com a compra de Pinilla, embora tenha a esperanca que o jogador ultrapasse os "problemas" que ele proprio se coloca e venha a render ao nivel do que o Clube necessita.

Porque ja sabemos que, exceptuando os casos onde a falta de qualidade e evidente (nos temos la o Tello como prova e tivemos Kmet ou Carlos Miguel)), ou aqueles onde ao fim de 1 jogo sabemos que estamos perante um fora de serie (o Balakov ou o Duscher sao os casos obvios), existe sempre uma tenue fronteira entre o sucesso ou insucesso que um jogador pode ter no nosso Clube.

PS. Ainda em relacao a esta coisa dos avancados, alguem ja compreendeu porque razao foi dispensado o Ayew depois de ter sido campeao em 2000?

Mais uma vitoria!!!

E verdade que a exibicao frente ao Belem nao foi la muito boa, mas no momento por que passamos o que mais interessa e somar pontos, ganhar e se possivel estabelecer um 11 base.

Aparentemente caminhamos para esses objectivos, pelo que me posso dar por satisfeito.

Obviamente isso nao invalida NADA do que fui (e continuarei) a escrever por aqui.

PS. E entretanto tambem ultrapassamos a Naval para a Taca, o que nao sendo normalmente noticia para delirar, pelo menos e sinonimo de continuacao de recuperacao.

sexta-feira, outubro 22, 2004

As contas dos roubos...!!!

E sabido que adeptos de todos os clubes mantem uma tabela de seguimento dos erros de arbitragens, para que no fim possam dizer "olha que eu ganhei mas fartei-me de ser roubado", ou entao "eu perdi porque me andaram a roubar a epoca toda"...

A minha posicao em relacao a este assunto e bem clara:

- Acho que e muito dificil ser arbitro, sobretudo nestes dias em que o jogo aumentou a velocidade de execucao e os "artistas" tambem desenvolveram a "arte" da simulacao.

- Creio que, tal como os demais intervenientes do espectaculo, tambem os arbitros deveriam ser profissionais.

- Deveria estar absolutamente PROIBIDO todo e qualquer contacto entre os arbitros e demais agentes do futebol, inclusivamente na sua vida privada.

- Sim, existem arbitros que apitam de forma a beneficiar este ou aquele clube, sobretudo a pensar no futuro da sua carreira, ou simplesmente para fazer a vontade ao "amigo" ou "amigo do amigo".

- Sim, e verdade que em Portugal ja tivemos um caso conhecido de um arbitro que passou ferias no Brasil com tudo pago por um clube de futebol.

- Quando se tomam em consideracao os lances para definir se existiu roubo ou nao, parece-me a mim que seriam de excluir aqueles onde e necessario rever a jogada uma duzia de vezes, de tras para a frente, com auxilio de slow motion e utilizando o recurso as "matematicas aplicadas".

Tomando como exemplo o jogo do ultimo fim de semana, que ainda da que falar (e onde se podem observar determinados comportamentos de dirigentes benfiquistas que, dado o passado recente, nao deixam de ser hilariantes), devo dizer que nao me choca que nao tenha sido validado o lance de golo de Petit (porque me parece de dificil avaliacao, embora tenha ficado com a ideia que a bola efectivamente entrou), assim como tambem nao acho que as grandes penalidades que os benfiquistas alegam sejam tao claras (ou tenham sequer existido).

E verdade que ja existiram neste campeonato alguns lances duvidosos e tambem me parece pacifico que o clube ate agora mais beneficiado por esses erros (vamos chamar-lhes assim) foi o Benfica, sobretudo em Guimaraes.

Mas tambem acho que ate este momento a pontuacao nao difere muito daquilo que justamente deveria ser, dado que os lances onde esses erros maioritariamente ocorreram sao lances que, de maior ou menor gravidade, nao condicionaram os resultados finais.

Creio que, respeitando o tipo de analise que gosto de fazer ao trabalhao dos arbitros, ate este momento o Porto tem de se queixar dos 2 pontos perdidos com o Braga, beneficiando de outros 2 deste ultimo jogo, o Benfica pode queixar-se do ponto deste ultimo jogo, mas tambem deve agradecer os 2 pontos que ganhou em Guimaraes e quanto ao Sporting.....

Bom, quanto ao Sporting o que e necessario e jogar bem e melhor que todos os outros, depois logo se ve se ha arbitragens que nos prejudiquem.

Em todo o caso acho que ate ao momento a "tabela" do Sporting se mantem a 0... embora eu ache que, pelas mas exibicoes da epoca, merecessemos um castigo de alguns pontos negativos.

quinta-feira, outubro 21, 2004

A UEFA...

Sera que, vendo os resultados de hoje do nosso grupo, se podera descartar definitivamente o Dinamo como adversario a ter em conta?

E sera que o Sochaux colocara bastantes mais dificuldades do que se poderia pensar ao inicio?

O planeta dos macacos...!!!

Nao era para comentar as incidencias do jogo dos rivais realizado no passado fim de semana, mas nao posso deixar passar algumas das imagens a que tive acesso e alguns dos comentarios que li em jornais e blogs sem "meter a colherada".

Desde logo a estoria dos bilhetes, reveladora do nivel de sofisticacao e profissionalismo de quem dirige o futebol em Portugal.

Tiveram um exemplo claro em Fevereiro passado, aquando do jogo Sporting-Porto, de que era necessario adequar as regras de cedencia de bilhetes.

Seja no sentido de permitir aos clubes a gestao integral das lotacoes nos seus estadios, o que permitiria que fosse o clube visitado a decidir a quantidade de ingressos a disponibilizar aos adeptos do clube visitante, seja continuando com as regras actuais, onde uma percentagem fixa de entradas e automaticamente atribuida aos visitantes, mas reformulando a penalizacao por nao cumprir esta obrigacao, aumentando o valor da multa ou atribuindo mesmo outro tipo de penalizacoes.

Infelizmente, como ja e habito no nosso pais, depois do festival de ha uns meses a questao morreu no momento em que o arbitro deu por iniciado o encontro, ficando naquele estado vegetativo de que os portugueses tanto gostam, esperando a seguinte oportunidade para voltar a dar publicidade aos dirigentes da bola e nao so.

Depois tivemos a felicidade (eu digo felicidade porque ha muito tempo que nao me ria tanto com uma comedia deste estilo) de assistir a "actuacao" ao vivo e a cores do trio Carolina/Abel/Ruizito...

A Carol (dizem que era o nome de guerra que utilizava quando batia as ruas da ribeira, eu nao sei se e assim...) com os seus oculos escuros e a aura de 2a dama dos dragoes (de todos??!!), empunhando orgulhosa o estandarte onde afirmava que preferia estar morta que ser vermelha (oh filha, deixa la que se andas com o PC e o mesmo que estares morta, nao sei se me entendem...).

O Abel, mais careca mas com o mesmo bigodinho de chuleco do bas-fond tripeiro, a fazer de "guarda-cu" da referida dama.

E o Ruizito (que merda ver o nome assim emporcalhado por bestas destas) a ver se o amigo Abel se distraia e conseguia um "royal piece of ass", enquanto que por telemovel ia recebendo a informacao acerca do movimento de venda de drogas no mercado do bulhao.

Sinceramente quando o jogo comecou ja eu me dava por satisfeito com o espectaculo apresentado e nem vontade tinha de ver mais nada, para nao me partir a rir com os habituais "pontapes" na lingua portuguesa dados por essas insignes figuras que tanto orgulham os benfiquistas... sim, estou a falar de Veiga e Vieira, o prototipo do tuga "chico-esperto".

Ainda assim fomos todos presenteados com mais uns comicos capitulos, incluindo uma sessao de "wrestling" e uma apresentacao do conhecido magico Aiba, que num dos seus truques mais mediaticos fez aparecer um animal de plumas (em honra do simbolo do clube visitado) no seu "chapeu", com o toque especial de o ter feito desaparecer logo em seguida.

Depois de tudo isto, ainda ha algo para dizer?

domingo, outubro 17, 2004

Para continuar...?

Finalmente um fim de semana tranquilo futebolisticamente.

Ganhamos claramente, ainda para mais com 4 golos e com a esperanca de ver recuperados alguns jogadores que serao importantes para o futuro.

Podemos ainda ganhar mais, sobretudo se os rivais empatarem o seu jogo de hoje.

Agora faltam uma dezena de jogos consecutivos a bom nivel para voltar a confiar em Peseiro.

sábado, outubro 16, 2004

Competitividade desportiva.

E concerteza a area onde os resultados sao mais aleatorios e uma boa (ou mesmo excelente) gestao nao e sinonimo de sucesso.

Ainda assim existem niveis diferentes de sucesso, dependendo da mentalidade e dos objectivos a alcancar.

A proposta que foi feita aos Sportinguistas (em 1995/96) baseava-se no aproveitamento e potenciamento da formacao do Clube, tornando assim possiveis 2 objectivos:

Bons resultados financeiros atraves da constituicao de um plantel com menor recurso a investimentos pesados e possibilidade de futuras mais valias

Bons resultados competitivos, pelo aproveitamento dos recursos proprios, traduzidos em jogadores formados respeitando a identidade do Sporting de acordo com determinada filosofia desportiva

Quem nao aceitaria e defenderia um projecto assente nestas vertentes, tendo como pano de fundo a resolucao dos problemas financeiros acompanhada de um reforco da mentalidade competitiva?

O problema e que os objectivos iniciais estao muito longe de se cumprirem, com a agravante de observarmos uma mudanca constante na filosofia que se pretendia implementar e consequentes estrategias.

Nenhuma equipa resiste a sangrias semelhantes as que foram efectuadas no Sporting, sobretudo se nao existe uma base solida para potenciar o desenvolvimento dos novos jogadores que chegam ao Clube... ou seja, meia duzia de jogadores de boa qualidade e com experiencia comprovada.

O Sporting vendeu alguns jovens jogadores de grande potencial por verbas muito interessantes (Simao, Duscher, Delfim, Viana, Quaresma, Ronaldo).

O problema e que ao mesmo tempo e por verbas nao tao interessantes, vendeu (Sa Pinto, Marco Aurelio, Vidigal, Bino) e desbaratou (Acosta, Ayew, Mpenza, Di Francheschi, Babb) o "nucleo" necessario para que os jovens jogadores que poderiam constituir o reforco do plantel se pudessem ambientar e ganhar a experiencia necessaria.

Se a isso juntarmos o desinvestimento generalizado de ha 2 epocas a esta parte, que os pontuais bons negocios nao escondem (Liedson, Roca e talvez Polga), ou os investimentos sem logica (Hanuch e Tello), poderemos entender melhor como e que chegamos a esta altura sem possuirmos um grupo forte (ao contrario do que ainda nos querem fazer crer) e sem o minimo de qualidade (que ja e impossivel esconder).

Como entretanto tambem nao foi colocada em pratica nenhuma estrategia convincente e acima de tudo coerente, que passaria por respeitar uma filosofia de escolha do treinador, modelo de jogo, mentalidade competitiva, regras disciplinares e aposta real nas equipas jovens, as duvidas que assaltam os Sportinguistas mais exigentes provocam todo este ambiente de desconfianca generalizada na capacidade de quem gere o Sporting actualmente.

segunda-feira, outubro 11, 2004

Forum Sporting Clube de Portugal

Existe um novo Forum nao oficial do Sporting Clube de Portugal, inaugurado com pompa e circunstancia hoje.

O endereco e o seguinte:

http://sportingcp.artinova.pt

Quem quiser discutir o nosso Sporting e favor registar-se e dizer de sua justica.

domingo, outubro 10, 2004

Qual crise?

O Dr. Silva Resende, Sportinguista de sempre e de muito valor, tece determinada consideracao na sua coluna no jornal Record.

Diz ele que nao entende, embora ja estivesse a espera desde o jogo com o Gil Vicente (por comentarios pos jogo que ouviu), porque razao se esta a falar de "crise" acerca da situacao do Sporting.

Sobretudo nao percebe porque razao alguns Sportinguistas (nao quantifica, para ficar a ideia de que a coisa ate nem e relevante) gostam de ser masoquistas e de dar peso a ideia de "crise", atitude que para o Dr. Resende ate ja e habitual para os lados de Alvalade, sem justificacao.

Esta ideia de que o campeonato ainda agora comecou e de que nao ha razoes para tanto descontentameno, continua a ser veiculada por pessoas que por "amizade" aos dirigentes do Sporting ou por interesse num Sporting fraco e sem ambicao, la vao tentando desenvolver a semente lancada pelo presidente Dias da Cunha.

O unico que posso dizer relativamente aos Sportinguistas que defendem esta posicao (porque os outros que a defendem so querem o mal do Clube) e que parece que a memoria nao e o seu forte.

Mas afinal este "periodo menos conseguido", tem 2 meses ou ja se prolonga ha mais de 2 anos?

PS. Sera que naquela noite em Alvalade no jogo com o Gil Vicente, o coracao do Dr. Silva Resende tambem se "encheu de orgulho"?

Cogumelos magicos?

"E esqueceram-se da exibicao com o Gil Vicente, que encheu os nossos coracoes de orgulho?"

Paulo Andrade, Director da SAD do Sporting

Quando leio este tipo de afirmacoes, que no caso concreto sao do maximo responsavel pela area do futebol do Sporting, percebo porque razao descemos tao baixo e ja nem auto-estima nos resta.

Equilibrio financeiro.

Que a nossa situacao financeira e ma ja todos sabemos. Que e certamente um trabalho muito dificil gerir financeiramente o Sporting tambem acho que esta claro. Alias, e dificil gerir qualquer clube nacional, seja qual for, mesmo com a obtencao de resultados (o FC Porto que o diga, depois de sabermos que se nao fosse a receita das vendas recentes de jogadores, o resultado operacional do ultimo ano seria quase tao mau como o nosso).

Eu entendo a posicao dos nossos dirigentes e a politica que decidiram adoptar para gerir financeiramente o Clube... so nao estou de acordo com ela. Mas sou sincero e assumo que a alternativa que defendo podera estar ainda mais errada do que a actual, tudo dependendo do bom senso com que fosse aplicada.

Desde logo nao aceito que o equilibrio (eu diria contencao, porque me parece muito dificil, para nao dizer impossivel, que o Sporting possa equilibrar as contas de uma forma sustentada) seja feito a expensas da equipa de futebol, ate porque nao foi esse tipo de politica que os actuais dirigentes prometeram.

As receitas ordinarias do Sporting (sem as "valiosas" transferencias) ficam muito longe do necessario para cubrir as despesas, mesmo com a actual politica de forte contencao salarial. Mas esse era um cenario ja conhecido ha muitos anos, ainda mais por estes dirigentes que levaram a cabo um batalhao de estudos de viabilidade e sei la mais o que...

E necessario entao aumentar o volume de receitas, sobretudo as fixas, que pelo seu caracter nos permitam consolidar uma estrategia sabendo de antemao que nao teremos surpresas desagradaveis no futuro.

Essas receitas ate ao momento nao foram conseguidas, nao obstante as promessas e os indicadores com que o Projecto Roquete conseguiu atrair a maioria dos Sportinguistas.

Em todo o caso eu continuo a esperar ate 2005 para saber se afinal o "genio" gestor dos nossos dirigentes se comprova e as infraestruturas em que investimos de forma tao forte conseguem dar os seus lucros.

O outro tipo de receita, aquela que esta dependente da competitividade do futebol (transferencias, premios de desempenho da UEFA e relaccionados) parece ter sido o elegido para se tornar na alavanca da recuperacao financeira, ao ponto de gerar o ja famoso (e hilariante) paragrafo no relatorio de contas... "De salientar a nao participacao na Champions League, com um prejuizo de 5 milhoes de euros...".

Ate neste exemplo se ve a falta de ambicao actual do nosso Clube. Ou seja, assume-se uma participacao em determinada competicao, mas em vez de se presumir uma BOA participacao, potenciadora de ganhos financeiros de relevo, limitamo-nos a presumir o "ganho minimo obrigatorio"... sintomatico.

Resumindo... Os actuais dirigentes planearam uma forte reducao de custos (nas despesas com pessoal - competitividade futebolistica), esperando ainda assim que as receitas fossem incrementadas, nomeadamente atraves da competitividade da equipa de futebol (!!!), da venda dos melhores jogadores (ainda menor competitividade futebolistica) e da sempre comprovada colaboracao dos Sportinguistas, a quem foi prometido em troca... competitividade futebolistica.

Felizmente que todo este tema estara resolvido ja daqui a uns meses, com o equilibrio definitivo das contas e o Sporting em condicoes de poder finalmente investir ao nivel dos adversarios no reforco do seu plantel de futebol...

Nessa altura, assumindo que la chegamos como nos foi prometido, ficaremos a espera que os nossos principais rivais fechem as suas portas, dada a radical diferenca de estrategias em relacao ao nosso Clube, que lhes permitiram alcancar excelentes resultados desportivos, certamente arruinando as suas possibilidades de viabilidade futura.

Tambem pode acontecer que nada disso de passe e que afinal os nossos adversarios se mantenham competindo de igual para com o Sporting, restando nessa altura fazer as perguntas:

Afinal quem estava certo?
Quem errou?
E quem sera responsabilizado?

sábado, outubro 09, 2004

Gestao profissional.

E um facto que temos agora uma quantidade enorme de "profissionais" ao servico das varias empresas de que o Sporting e o accionista maioritario.

Em alguns casos esses "profissionais" nao sao sequer Sportinguistas, mesmo em areas criticas como a SAD do futebol, o que nao sendo indispensavel ajudaria muito na hora de se fazerem os sacrificios necessarios a bem do Sporting.

Mas o maior problema em relacao a estes "profissionais" e o facto de nao serem responsabilizados pelos resultados que apresentam, o que diz bem da pemissividade com que os dirigentes do Sporting aceitam esse trabalho.

Parece ser um facto consumado que o batalhao de empresas creadas com a finalidade de gerir os recursos do Clube no sentido de providenciar receitas para aquilo que efectivamente interessa (o futebol) nao esta a cumprir com esses objectivos.

Alias os resultados financeiros sao bem o espelho dessa realidade, sobretudo quando sabemos que os nossos rivais apresentam muito mais receitas que nos.

As noticias de descontentamento dos directivos da SAD Fut. relativamente ao modelo em vigor no Clube, que pemite que na realidade seja a SAD Fut. a financiar todas as outras SAD's do grupo, nao deixam de ser preocupantes, ainda que sujeitas a confirmacao.

As estorias contadas por varios Sportinguistas relativas a problemas com a renovacao de lugares, qualidade da assistencia prestada e falta de qualidade geral na comunicacao com socios e adeptos tambem sao preocupantes.

Ou seja, se bem que a estrategia de profissionalizacao do Clube seja em teoria o melhor caminho, tambem e verdade que os criterios de avaliacao que os dirigentes de cupula do Sporting utilizam para analisar o trabalho da equipa profissional de futebol e semelhante ao utilizado para os profissionais das outras areas, o que se traduz na evidente desresponsabilizacao dos gestores actualmente a trabalhar para o Clube.

Eu so nao sei se os criterios que referi sao tao flexiveis pelo facto de a maioria dos gestores em causa serem "amigalhacos" dos dirigentes que la os colocaram. Creio que essa seria uma discussao a fazer na AG do Sporting, que e afinal o maior accionista (e prejudicado) do grupo.

sexta-feira, outubro 08, 2004

Infraestruturas.

Sao a pedra de toque do "Projecto Roquete". Com a modernizacao das estruturas do Clube pretendia-se (e espero que ainda seja assim) dotar o Sporting das condicoes basicas para a sua existencia enquanto um grande Clube a nivel europeu.

- Academia de futebol, onde o Sporting teria um espaco com todas as condicoes para treinar os profissionais e potenciar ainda mais os jovens valores que seriam os futuros jogadores do plantel principal.

- Novo Estadio, onde os Sportinguistas poderiam confortavelmente assistir aos jogos e exibicoes da sua equipa de futebol, sendo alem disso um lugar gerador de receitas importantes para o orcamento geral.

- Imobiliaria, traduzindo-se num conjunto de espacos (FanLab, Alvalaxia, Clinica de Alvalade) que produziriam receitas ate entao inalcancaveis, rentabilizando os terrenos que estavam ao abandono em Alvalade.

Todas estas estruturas foram edificadas e, ate ver, sem derrapagens financeiras de monta, pelo que a equipa directiva do Sporting estara obviamente de parabens.

Academia:

Obviamente que nesta altura nao se podera fazer uma avaliacao mesmo superficial em relacao ao ganhos efectivos desta estrategia relativamente a Academia, porque esta apenas funciona ha 2 epocas e portanto so daqui a mais 2/3 anos se confirmara se podera ser uma fonte importante de reforco do plantel.

A extincao do Sporting B e no entanto um reves importante, e a exploracao fisica tambem nao e muito famosa, com estagio da Seleccao incluido e tudo.

Em minha opiniao, que ja expressei neste blog, teria sido mais efectivo se em vez de se ter investido tanto na Academia, tivessemos feito um acordo de utilizacao com uma autarquia para usufruto de um espaco semelhante, ou em alternativa nao tivessemos avancado para um projecto tao ambicioso (leia-se luxuoso).

Novo Estadio:

Em relacao ao novo Estadio ja poderemos fazer uma analise, sendo que nao e completamente positiva.

E um facto que a media de assistencias subiu bastante, embora tenhamos que nos lembrar que nas ultimas epocas o velhinho Alvalade nao possuia de facto as melhores condicoes para que os Sportinguistas a ele ocorressem.

Temos agora (opiniao generalizada) um local com todas as condicoes para assistir tranquila e comodamente a bons jogos de futebol, assim a nossa equipa esteja nessa disposicao.

Em todo o caso seria interessante discutir porque razao pagava a SAD cerca de 1 milhao de Euros pela utilizacao do antigo Alvalade, tendo passado a pagar 5 milhoes no novo... porventura as receitas que obtem aumentaram na mesma porporcao?

Em minha opiniao a estrategia inicial deveria ter sido aproveitar o balanco do Euro e negociar com a Camara a construccao de um Estadio Municipal onde o Sporting pudesse fazer os seus jogos.

E verdade que, embora a reboque da situacao, Dias da Cunha tenha defendido essa como a melhor opcao, mesmo que ainda hoje a maioria dos Sportinguistas continue a rejeitar a opcao de jogar num mesmo estadio que o Benfica.

Eu respeito todas as ideias, mas creio que assim como estes dirigentes foram capazes de "persuadir" grande parte da nacao Leonina de que era necessario desinvestir na competitividade da equipa de futebol, tambem conseguiriam fazer passar a ideia do estadio Municipal, poupando assim os cerca de 70 a 90 milhoes de Euros que nos custou Alvalade.

Ainda em relacao ao Estadio, e continuando com a minha opiniao pesoal, ainda esta para nascer a alminha que me explique porque razao foram gastos mais cerca de 15 milhoes de Euros (estara a cifra correcta?) no aumento de lotacao.

Honestamente, afinal estara o Sporting em condicoes economicas que lhe permitam gastar tal verba so para se dizer que podemos receber finais europeis???!!!!

Imobiliaria:

Tal como a Academia, tambem aqui ainda sera cedo para avaliar se o investimento compensa e se as receitas (que nao tinhamos antes) sao de molde a assumir que se apostou bem neste tipo de recursos.

As noticias recentes acerca do Alvalaxia nao sao muito animadoras, mas o melhor sera mesmo dar mais um ano para ver o que acontece.

Eu defendo este tipo de investimento, assumindo que o "trabalho de casa" foi feito e os nossos gestores sabem bem o que devem fazer para alcancar os resultados esperados... mas a desconfianca ja e tao grande noutros sectores que nao sei o que pensar...

A "grandeza" dos numeros...!!!

Num blog portista ('sou portista com orgulho') e feita a comparacao entre os numeros das assistencias dos 3 grandes, sendo que o FC Porto lidera a tabela ate este momento com alguns (poucos) milhares de espectadores a mais relativamente a SPORTING e Benfica (julgo que e assim).

Ora o autor do blog parte para uma leitura triunfalista (mas a casa e dele e portanto esta no seu direito), assumindo por essa leitura que ate nisso de "apoio popular" o seu clube e o maior.

Eu poderia contrapor com o facto das deslocacoes do FC Porto terem sido ambas ali ao lado de casa por exemplo, para menosprezar os valores, mas nao creio que fosse a forma mais honesta de encarar o tema.

Pergunto-me e o seguinte:

Entao o FC Porto e o actual Campeao da Europa, Bi Campeao Nacional, prestes a sagrar-se Campeao do Mundo (como os Sul Americanso gostam de se referir a quem ganha o jogo do Japao), recentemente vencedor da UEFA, com mais de meia equipa titular na Seleccao Vice Campea da Europa... e nao consegue encher o seu campo de futebol????

Eu assumiria que, com esta coleccao de titulos e alem disso a praticar um futebol que passa por ser o mais vistoso da Europa, com um camiao cheio de excelentes jogadores da bola, incluindo um FANTASTICO (posso enganar-me, mas esse tal Fabiantastico nao e la grande flor que se cheire... nem sequer grande jogador da bola), a "grandeza" dos nossos rivais do norte fosse muitissimo superior.

Ora se um FC Porto no absoluto topo da sua forma consegue apenas um ligeiro avanco em relacao ao Sporting (mesmo desgracadinho, com pernetas como jogadores e apresentando um futebol de fim do mundo), isso nao e la muito alentador para os adeptos azuis... digo eu!!!

quinta-feira, outubro 07, 2004

"O poder na rua"...!!!

Deixem-me so clarificar o seguinte:

Parece-me a mim que o facto de um, dois, meia duzia, varias centenas ou mesmo milhares de Sportinguistas se manifestarem em relacao a dirigentes, tecnicos ou jogadores nao quer dizer que exista a vontade de "tomar o poder pela forca".

Nao quer sequer dizer que se pretendem colocar essas pessoas fora do Clube.

Acho que esta claro que, exceptuando aqueles casos onde podera existir uma relacao de cumplicidade entre gente que tem o desejo de assumir algum controlo no Clube e alguns elementos que se prestam a desempenhar um papel de "rebeliao activa", vou chamar-lhe assim, a grande maioria dos Sportinguistas pretende apenas demonstrar a sua insatisfaccao com a actual situacao do Sporting, talvez alguns deles comecando a acreditar que foram "embalados" pelo discurso dos actuais dirigentes.

Se os Sportinguistas pagam as suas quotas e entradas para o espectaculo, sera de inteira justica que, nao estando satisfeitos com o que presenciam, se manifestem.

Creio que e falta de respeito (mas isso ja e normal) para com os Sportinguistas afirmar-se que "O Sporting nao sera governado da rua", como se existisse efectivamente um movimento nesse sentido.

Alias mesmo se fosse assim, nao vejo onde esta a coerencia de muitos dos que agora se calhar defendem esta "original" ideia, mas que nos tempos conturbados da gestao Sousa Cintra eram os primeiros a manifestar-se relativamente a situacao daquela altura.

Um novo Forum para os Sportinguistas!!!

Sei que vai aparecer um novo Forum para que os Sportinguistas possam discutir o presente, o futuro e ate o passado do nosso Clube.

Nao tenho muito mais indicacoes em relacao a esse espaco e portanto nao posso deixar nenhuma data nem endereco.

Em todo o caso, para os que gostariam de continuar a ler acerca do Clube e nao possuem informacao nenhuma (nem meio de a obter), vao dando uma olhadela por aqui que logo que haja novidades serao aqui postadas.

Eleicoes antecipadas...? NAO!!!!!!!

Vao aparecendo alguns sinais (verdadeiros ou nao) que apontam para a realizacao de eleicoes antecipadas no Sporting.

Eu nao concordo nada com esse cenario, mesmo sendo um critico da gestao implementada por esta equipa directiva.

Creio que ja vai sendo tempo de que as pessoas se responsabilizem pelas suas accoes, neste caso concreto que os nossos dirigentes nao fujam (ou lhes seja possibilitada a fuga) a prestar contas a todos os Sportinguistas por estes quase 10 anos de gestao do famoso "Projecto Roquete".

Todos sabemos que as linhas mestras do que foi apresentado aos Sportinguistas eram:

- Desenvolvimento das infraestruturas (construccao do novo Estadio, Academia, Areas de treino das modalidades amadoras, Sede e Zonas comerciais

- Profissionalizacao na gestao das actividades do Clube

- Equilibrio Financeiro (sobretudo atraves da gestao das novas infraestruturas)

- Competitividade desportiva (sobretudo da equipa de futebol)

Os nossos dirigentes sempre afirmaram que em Agosto de 2005 todo este projecto estaria terminado e o Sporting em condicoes de olhar para o futuro de forma optimista, sem preocupacoes de teor economico, com uma base solida e um grupo dirigente conhecedor e preparado para responder aos desafios que se apresentassem.

Eu sinceramente olho para o Sporting actual e nao consigo descortinar esse Clube que era suposto ja ter nascido e preparar-se para chegar a maioridade dentro de alguns meses.

Se calhar a exemplo do pais que temos, olho e vejo betao armado e sinais exteriores de riqueza, mas quando se analisa a situacao com mais atencao o que se ve sao erros grosseiros de planeamento e falhas basicas em assuntos fundamentais para o Clube.

Nestes proximos dias quero ver se tenho tempo de pormenorizar cada um dos 4 temas anteriores.

quarta-feira, outubro 06, 2004

A prazo...

Parece que e vontade da SAD do Sporting esperar um pouco mais para ver se Peseiro consegue dar a volta a situacao.

Diz-se que ate ao jogo com o Estoril o nosso treinador esta seguro, depois tudo dependera do resultado, se bem entendo.

Eu nao queria que pensassem que tenho um especial prazer em criticar os nossos dirigentes, mas a verdade e que sao eles que se comportam de forma a que a critica saia naturalmente.

Afinal Peseiro e capaz ou nao? Tem qualidade para treinar o Sporting ou nao?

Sera em 15 dias e dependendo de um unico resultado (para mais com um adversario recem promovido) que se vao tirar as duvidas em relacao ao tecnico?

A posicao teria de ser clara:

- Continuar a aposta no treinador ate ao fim da epoca, por entenderem que as permissas que levaram a sua contratacao se mantem validas

- Demitir imediatamente o treinador, assumindo o erro de se ter contratado alguem que, nao obstante a qualidade que pode ter, nao era a pessoa mais indicada para o momento especial que vive o Clube

Devo dizer que optando pela segunda hipotese, a alternativa teria de ser a contratacao de um treinador de "peso", na linha de Hector Cuper por exemplo.

Em todo o caso nao me admiraria muito que, precavendo-se para a possibilidade da saida de Peseiro, os nossos dirigentes se tenham ja lembrado de Augusto Inacio.

terça-feira, outubro 05, 2004

"Nos sabemos porque jogamos mal" !!!

Diz o H Viana que os jogadores do Sporting sabem porque e que jogam mal... parece que sao coisas do futebol, ainda segundo este jogador.

So nao entendo porque razao nao passam a jogar bem, se sabem que nao jogam um peido.

Ou quem sabe nao sao capazes de o fazer... Seja como for estas declaracoes, na linha do que ja e habito, nao caem la muito bem, sobretudo porque parece que andam a fazer pouco dos Sportinguistas.

Ninguem e responsavel...

Os dirigentes nao sabem, os tecnicos nao podem, os jogadores nao conseguem e os adeptos so exigem!!!

Nao vale a pena procurar mais que o problema esta encontrado. Nao interessa se o Clube se afunda numa mediocridade miseravel, que o que interessa e controlar as contas... o que na politica actual se traduz por cortar as despesas daquilo que mantem o Sporting vivo. A competitividade da sua equipa de futebol.

Futebol...? Oh meus amigos, que interessa isso?

Os dirigentes do Sporting ja tem o clube que querem e sempre sonharam.

No principio do seculo passado nasceu o Sporting Clube do Portugal, com a firme disposicao de ser um Clube desportivo e virado para a competicao ao seu mais alto nivel. Os "pipis" do Campo Grande que ficassem com o seu clubezeco de merda para se divertirem nos chas dancantes e nas reunioes de jet 7.

Agora, 100 anos depois, os "pipis" actuais estao finalmente a levar a melhor e estao a conseguir transformar o Sporting no clubezeco que sempre idealizaram, onde haja pouco povoleu para chatear, onde se possam fazer umas negociatas a conta, onde o pessoal amigo possa fumar um charuto e beber um conhaque bem instalado e com toques de luxo.

Qual e o problema se a equipa de futebol (e atraves dela o Clube e os seus adeptos) e enxovalhada cada fim de semana? Nao ha problema nenhum, esta tudo bem.

Para que dar ouvidos aos idiotas que exigem mais respeito pela historia do Clube? Nao passam de uma horda de energumenos.

Deixem la que qualquer dia, com mais ou menos sorte, acabamos por ganhar outro campeoonato e voila... historia recente apagada!!!!

Eu ja nao aguento mais a mentalidade nojenta que esta instalada no Sporting.

Nao posso aceitar a imagem que me querem impingir, de gestores qualificadissimos para uma gestao super profissionalizada que perante os resultados do seu trabalho afirmam "e preciso e paciencia" e "estamos a trabalhar bem".

Assumam de uma vez por todas que a estrategia que escolheram nao permite ao Clube honrar a sua historia e lutar pelos titulos que fazem os clubes grandes.

Assumam que para respeitar a politica de contencao escolhida, a equipa de futebol e uma enorme merda, sem ponta de qualidade.

Sejam sinceros e nao escondam mais a realidade que vivemos atras de declaracoes idiotas de funcionarios que preferem viver a ilusao da grandeza em vez de assumir as suas responsabilidades.

segunda-feira, outubro 04, 2004

As declaracoes... e suas consequencias!!!

"Estamos obrigados a não falhar na segunda-feira. Por muitas dificuldades que a União nos crie, estamos em condições de fazer uma boa exibição e vencer o jogo"

"Apelo aos sócios e simpatizantes para virem ao estádio. Estamos preparados para lhe darmos alegrias"

Peseiro, treinador do Sporting

Creio que e evidente que Peseiro e sua equipa falharam em toda a linha, ainda mais tendo em conta o habitual discurso do nosso tecnico.

Como defendi ha dias, a menos que a politica da SAD mude completamente e estejam dispostos a apostar forte naquilo que faz do Sporting um Clube grande, vamos passar por muitos momentos de pesadelo, talvez para culminar o espectacular trabalho de gestao que esta equipa de dirigentes teima em seguir.

Assim caminhamos, de vergonha em vergonha...

O encerramento do Forum SCP...

Aquilo que parecia uma falha de software afinal era mesmo a decisao de encerrar o espaco.

E obvio que existem razoes para esse encerramento subito, razoes que alias quem acompanhou os ultimos meses de vida do Forum ate podera entender.

E pena pela qualidade que se perde e pelas discussoes interessantes que se deixam de fazer.

Quando nao existe a vontade de discutir os problemas que afectam o nosso Clube e se pretende apenas ser um meio de apoio incondicional, um forum nao sera certamente o melhor meio.

Ficam as recordacoes e a certeza de que alguma vez voltara a existir um espaco semelhante, onde os Leoes podem aparecer, tomar uma bica e discutir o dia a dia do Sporting.

O "negocio" de Gaia !!!!

A revista Visao publicou um artigo em relacao ao Centro de Estagio de Gaia onde se tecem alguns considerandos acerca da viabilidade do projecto, a luz daquilo que foi acordado entre a Camara Municipal e o FC Porto, clube que aluga o espaco a tempo inteiro por uma quantia irrisoria. Nao vejo onde esta a novidade... creio que ja toda a gente conhecia o assunto, com mais ou menos detalhe.

Alias a Camara de Gaia nem sequer foi a unica a investir uma quantidade obscena de dinheiros publicos neste tipo de infraestruturas, muitas outras fizeram o mesmo, motivadas pela realizacao do Euro e acreditando que a publicidade e as receitas provenientes do turismo seriam suficientemente importantes para avancar com o investimento.

Depois, pelo que julgo saber, no caso especifico de Gaia a pretensao e rentabilizar o projecto atraves do aluguer das instalacoes para a realizacao de estagios de equipas de futebol, alem de se pretender usar parte de infraestrutura para a realizacao de seminarios e reunioes de todo o tipo, ligadas ou nao ao fenomeno desportivo.

Ora se o Sporting pretende rentabilizar a Academia um pouco da mesma forma, por que razao nao podem outros?

Se o planeado vai dar resultado ou nao ja e uma incognita, mas espero bem que sim porque seria sinal que tambem a nossa Academia podera "pagar-se", pelo menos parcialmente, atraves de uma boa gestao.

Como e obvio qualquer cidadao nacional podera entender que existem outras prioridades para o investimento dos dinheiros publicos, sobretudo os habitantes de Gaia podem pensar que a verba seria mais util para outros fins... mas essa e uma questao mais complicada e que afinal e comum a todo o pais.

Quanto a estrategia do FC Porto, creio que pouco ha a criticar.

Eu ja defendi antes que, dada a situacao economica do Sporting, nao fazia sentido ter gasto tanto dinheiro na construccao de uma Academia com as caracteristicas (leia-se luxos) da nossa. Idem para o aumento de lotacao de Alvalade, mas essa e outra questao.

Para mim tinha mais sentido que o Sporting fizesse um acordo de utilizacao para um espaco deste genero, poupando o investimento (sempre pesado) ou canalizando parte da verba para o reforco da equipa de futebol.

E que pode ser muito bonito dizermos que a nossa Academia e a melhor de todas e que nos temos uma e os outros nao, mas eu preferiria dizer que a nossa equipa de futebol e a melhor de todas e Campea da Europa, e as outras nao...

sábado, outubro 02, 2004

Mais coerencia se fazem favor!!!

Comeco ja por dizer que posso estar completamente enganado, que isso da verdade absoluta nao existe.

Tem sido comentada por muitos amigos Leoes a questao relativa a substituicao do comando tecnico do Porto, sendo a ideia forte de um numero elevado que os sucessos desta equipa nas ultimas 2 epocas eram sobretudo responsabilidade do actual tecnico do Chelsea.

Perante este arranque meio arrastado do nosso rival, muitos sao os que exultam, fazendo de cada derrota ou ponto perdido uma verdadeira festa.

Ha ate aqueles que ja afirmam "Tao a ver como la em cima tambem nao percebem nada da bola, tiveram foi sorte com o treinador?".

Ora eu nao tenho nada contra este tipo de atitudes, alias em "confronto" com adeptos dos rivais tambem utilizaria todo o tipo de "armas" ao dispor (e ha muitas) para defender o Sporting e atacar os clubes deles.

Mas neste espaco, como defendo desde o inicio, as questoes sao tratadas de um ponto de vista diferente, sem facciosismos, procurando apenas analisa-las pelo que sao, claro que dentro de um ponto de vista Sportinguista, mas com a liberdade suficiente para reconhecer valor onde ele efectivamente existe.

Nessa perspectiva devo afirmar que nao concordo com o tipo de visao que mencionei anteriormente relativa a actual situacao do Porto.

Porque da mesma forma que foi necessario dar tempo ao anterior treinador do Sporting (F Santos) e se pede agora mais tempo e paciencia para Peseiro, tambem nos nossos rivais esse e um factor determinante para aquilatar do verdadeiro potencial daquela equipa.

Os Leoes que agora tomam o exemplo do norte para fazer a defesa dos nossos dirigentes, treinadores e jogadores, parecem esquecer-se de tudo o que foi conquistado por aqueles lados antes e durante o "reinado" de Mourinho em comparacao as conquistas do Sporting nesse mesmo periodo.

Eu entendo que "deitem abaixo" o adversario so porque sim (essa e tambem uma forma de defender o Sporting), mas nao confundam os temas nem entrem numa de incoerencia total.

Quando vejo os Sportinguistas apelidar de "esperancosa" a exibicao do Sporting contra o Rapid, sublinhando determinados aspectos do jogo como referentes para exibicoes futuras e por outro lado os vejo "comentar" a exibicao dos azuis em Inglaterra afirmando que jogaram "uma merda" e "foi uma vergonha", pergunto-me se estes amigos percebem alguma coisa de futebol ou se porventura sem eu saber o Rapid esta ao mesmo nivel de qualidade do Chelsea.

As exibicoes dos "outros"...

Porto - Sinceramente gostei bastante da performance do Porto em Inglaterra... obviamente gostei porque jogaram pouco e aquela defesa revelou problemas (mesmo sem os laterais titulares) que me parecem complicados de resolver.

De resto existe por ali muita qualidade que espera apenas uma "maozinha" conhecedora.

Benfica - Nao vi nada do jogo contra os "colocadores de chao" do leste, mas parece-me bem que dali tambem nao vai sair nada de muito significativo.

O plantel do Benfica em qualidade nao e muito diferente do nosso. O que pode fazer a diferenca e o facto de se manter junto ha ja 2 anos, mesmo que depois de tanto tempo nao ande a mostrar os automatismos que seriam de exigir.

Mas a possibilidade de sucesso nao passa por ai, estara sobretudo dependente do "tabalho" realizado pelos dirigentes noutros "campos"...

Importante!!!

A passagem a fase de grupos da UEFA seria sempre importante (desde logo pelas receitas dos dois jogos em Alvalade) dada a nova configuracao da prova, que permite aumentar a competitividade e da outro relevo aos clubes que a disputam.

Era um objectivo quase fundamental (se bem que nestas coisas a importancia acaba por ser apagada pelo tempo) e foi alcancado, ainda que nao com o brilhantismo de que todos nos gostariamos.

Dito isto devo aceitar a exibicao do Sporting no jogo de ontem, tendo em conta a importancia do momento.

Mas sejamos francos. O Rapid (ainda que lider no seu pais) nao mostrou grande qualidade nestes dois jogos, denotando mesmo uma grande falta de atributos a jogar em casa, pelo que e complicado tentar "elevar" a exibicao dos nossos jogadores.

Eu nao sei quais vao ser os comentarios de Peseiro e restante equipa ao jogo, mas temo, pelo exemplo de declaracoes anteriores, que venha ai uma "glorificacao" escusada. Em todo o caso, so "come" quem quiser.

Agora vem ai outro jogo para a Superliga e era bom que fosse ganho, de preferencia mostrando alguma progressao no trabalho efectuado que permita iniciar um ciclo mais positivo para o Clube.

PS. Entretanto e como imaginei, Peseiro la foi dizendo que gostou muito da exibicao da equipa e so ficou triste por nao ter sido marcado nenhum golo (ja la vao 4 jogos).

Recordando que para o nosso treinador o plantel e o melhor de Portugal e um dos objectivos passa por ganhar a UEFA, as declaracoes ate nem foram tao "mas"...