sexta-feira, novembro 26, 2004

E para moralizar!!!

O frio nao foi suficiente para impedir a vitoria (e so mesmo as condicoes climatericas podiam fazer duvidar de outra coisa que nao a vitoria).

O proximo jogo com os leoes franceses vai ser interessante, sobretudo depois do falhanco do Sochaux esta noite.

PS. Nao acompanho a Superliga e portanto nao sei se o Jorginho sera ou nao boa contratacao (a existir).

As criticas sao boas, a posicao no terreno nao corresponde as necessidades... vamos la ver.

domingo, novembro 21, 2004

Perdoado... ou talvez nao!!!

A intencao deste post era "perdoar" ao Jaime 'Bronco' Pacheco as recentes declaracoes e apenas isso.

Mas entretanto avisaram-me acerca do comportamento medroso da generalidade do nosso plantel (equipa tecnica incluida) em Aveiro e o perdao sai limitado...

Curiosamente noutro estadio da Peninsula Iberica tambem vi uma equipa (vestida de branco) entrar apavorada no terreno adversario, nao conseguindo nunca libertar-se dessa atitude para colocar problemas ao opositor.

Quando e assim torna-se realmente muito mais dificil.

terça-feira, novembro 16, 2004

Brevemente...

Sporting ao Longe reformula-se.

Pinilla nos Media!!!

A repercussao do golo de Pinilla chegou a America do Sul.

O jogador sempre teve uma boa "imprensa" por estes lados e nem o falhanco que tem sido a sua aventura europeia ate ao momento parece ter diminuido a sua reputacao.

Ja se sabe que no futebol dos nossos dias e habitual elevar-se a categoria de idolo qualquer jovem jogador que apareca e creio que isso e ainda mais verdadeiro por estes lados.

A questao e que Pinilla fez muito pouco (praticamente nada) para ter a reputacao que tem, mas tambem por algum motivo ela existe.

So posso esperar que o jogador evolua e se estabeleca definitivamente. Seria muito bom para o Sporting.

segunda-feira, novembro 15, 2004

Uh-la-la...!!!

Resultados destes sao sempre moralizadores, sobretudo quando os jogos sao antecedidos por aquele tipo de afirmacoes tao ao gosto nacional.

Jaime Pacheco, que alterna o respeito pelo Sporting com algumas paragens cerebrais (quem sabe pressionado), proferiu comentarios pouco abonatorios para com alguns jogadores da nossa equipa.

Desta vez o pagamento foi por inteiro e ainda sobrou troco...

PS. Pinilla finalmente marcou!!!

sábado, novembro 13, 2004

O circo desceu a cidade...!!!

Ha umas semanas assistimos a Convencao Semestral dos Palhacos Unidos, realizada ali ao lado de uma conhecida superficie comercial Lisboeta.

Nestes ultimos dias a seccao nortenha do sindicato dos palhacos e bestas associadas, vem referir uma divida pendente da parte do Sporting Clube de Portugal relativa ao pagamento dos bilhetes do jogo de 2a feira.

Aparentemente os bilhetes adquiridos pelos clubes visitantes devem ser pagos antes dos jogos (nao deixa de ser um procedimento curioso, tendo em atencao o que e habitual neste tipo de pagamentos entre empresas), coisa que o Sporting nao fez... e se nao fez eu acho mal, resta agora saber que tipo de acordos existem entre os chamados 3 grandes para este tipo de assunto.

A partir dessa falta os associados do sindicato nortenho (englobando ambos os sectores, palhacos e bestas) expressaram o seu repudio a esta situacao de incumprimento, apelidando alguns Sportinguistas de ladroes, gatunos, vigaristas e coisas que tais.

Ora eu acho muito bem que o facam, que quem nao cumpre o contratado merece tudo isso e muito mais... so acho piada e que algumas horas depois tenha sido tornada publica uma divida semelhante mas de sinal contrario.

Agora sao os dirigentes do Sporting que dao a conhecer uma divida que levou mais de meio ano a ser paga por parte dos dirigentes circenses a que me referi anteriormente (e parece que nem foi paga na totalidade) relativamente a... exactamente o que pensam, pagamento de bilhetes cedidos.

Eu sou pela Justica e Honradez e afirmo com a maior da conviccao:
E SO GATUNAGEM...!!!

Felizmente e ao contrario de certos SEBOSOS, ainda consigo pensar pela minha propria cabeca e nao faco figuras de IDIOTA na defesa dos empresarios do marfim e da prostituicao portuense.

PS. Sera que as contas das viagens ao Brasil demoram tanto tempo a ser pagas?

PPS. Nao percebo como e que o FC Porto queria 3 mil bilhetes para o jogo do passado mes de Janeiro. Querem la ver que so o clube do Porto e que pode ter lotacao destinada a convidados especiais???!!!

quinta-feira, novembro 11, 2004

Procura-se "camisola 10" !!!

Ha uns dias perguntava-me o que necessitamos mais, um ponta de lanca (futuramente designado por "matador") ou um distribuidor de jogo (a partir de agora designado por "10")?

Sobretudo depois da chegada do H Viana, pensei que a prioridade deveria ser o matador, ate pelas escassas opcoes que temos la a frente. O problema e que o H Viana nao esta a render aquilo que dele esperava ao passo que o Liedson esta a render o dobro, logo...

Ja sei que o Sporting tem muitos problemas por resolver, alguns que podem ser ultrapassados internamente (outra mentalidade, mais atitude, mais firmeza... e muito melhor condicao fisica), outros que so se conseguem resolver com a chegada de novos jogadores.

Parece-me claro que falta a nossa equipa quem, a partir do meio campo, pegue na bola e a transporte ate a entrada da area adversaria, pensando o jogo ofensivo com inteligencia sem optar exclusivamente pelo pontape para a frente.

Claro esta que este tipo de funcoes se enquadra muito na necessidade de "lideranca" dentro do terreno de jogo, coisa que o Sporting actual nao tem... nem na frente, nem no meio e nem sequer na defesa.

Ou seja, para la da simples funcao de um "10" normal, ao Sporting falta voz de comando e experiencia, o que por si so e suficiente para ultrapassar muitos dos problemas que se colocam a esta equipa.

Infelizmente os jogadores que podiam (e deviam) desempenhar essas funcoes nao "aparecem".

Ricardo anda mal. Ele bem tenta reverter a situacao, mas as pressoes externas e a falta de apoio interno (ja aqui discuti esta questao anteriormente), para alem de um caracter pouco dado a este tipo de confusoes, faz com que as exibicoes dele estejam algo longe do esperado.

Beto e a minha eterna desilusao. Eu sei que ha muita gente que o adora e o ve como um dos patroes da equipa... talvez isso explique um pouco os problemas de mentalidade que hoje existem no Sporting.

Creio que o Beto e muito instavel mentalmente, razao pela qual as suas melhores exibicoes sempre aconteceram quando teve ao lado jogadores como o Marco Aurelio ou o Andre Cruz, que assumiam a pressao do comando deixando ao Beto a tranquilidade suficiente para mostrar o que vale.

Polga e semi-desilusao. Estando em forma e um bom defesa central, mas nao e nem nunca foi um "patrao" do sector e nao sei se tem personalidade para o ser.

No meio campo Roca tem condicoes para liderar, mas todos sabemos as condicionantes que o trouxeram ao Sporting.

Ele e um "livre pensador", para utilizar uma expressao que nao ofenda demasiado.

A questao era saber se no Sporting se conseguia aquilo que nao foi possivel no Barcelona. Torna-lo num jogador menos conflituoso e mais atento as necessidades da equipa, sobretudo de uma equipa sem referencias (ou com tristes referencias) no terreno de jogo.

Roca tem sido (quando joga) a principal referencia da equipa, tem trabalhado e a sua entrega e total, mas... ele sabe, os dirigentes sabem e porventura nos tambem, que so ca anda a estagiar ate aparecer alguma oferta melhor do que jogar na liguita tuga, num Clube sem grandes ambicoes imediatas (como o nosso decididamente se tornou).

E pior que tudo, os colegas sabem que ele nao faz parte do projecto, o que condiciona e muito o seu papel de lider. Creio que o proprio Roca nao "toma" o seu papel la muito a serio...

Finalmente la a frente nao temos "patrao". Temos o Liedson a correr que nem um desesperado (as vezes de forma tao rapida que os proprios juizes de linha se confundem), o que por si so nao e suficiente para se considerar o sector como uma area valida na maquina que queremos que o Sporting seja.

terça-feira, novembro 09, 2004

Disparar em todas as direccoes!!!

Recebi um mail de um amigo Sportinguista onde ele dizia mais ou menos o seguinte:

"Esta derrota vai fazer-te atacar outra vez a larga escala os dirigentes do Sporting".

Pois nao vai nao senhor. As criticas que faco (e sempre as fiz, desde que me lembro de comecar a acompanhar a vida do Sporting) sao relativas a estrategia implementada no Sporting desde ha quase 10 anos (nas variadas vertentes a que assistimos) e nao mudou porque o Clube perdeu um jogo.

Alias nem em verdade se podera dizer que "dei descanco" aos dirigentes nestes ultimos dias.

Obviamente nao faz sentido estar sempre a escrever a mesma coisa, a menos que alguma atitude ou comportamento traga algo de novo que comentar.

Felizmente nestas ultimas semanas, acompanhando a recuperacao da equipa, existiu uma especie de tranquilidade geral, so sobressaltada pela divulgacao do valor do passivo, caso que em si exigia tao so uma explicacao simples e cabal acerca da estrategia do Clube (que em verdade nao veio a acontecer).

E obvio que existe uma disposicao diferente consoante a equipa ganha ou perde, que condiciona o teor da critica.

Os que nao estao conformes com o que se passa no Clube sentem maior necessidade de se pronunciar depois de resultados negativos, da mesma forma que os que estao satisfeitos com a gestao aproveitam os momentos das vitorias para reforcar a sua posicao.

Eu acho que esse tipo de atitudes e normal e aceitavel. Nao tao aceitavel e aproveitar a crista da onda para "atacar" os que possuem ideias diferentes ou tiveram o valor de as expressar a priori.

E que como dizia o outro, fazer os prognosticos depois do jogo e demasiado facil.

"Vai tomar no cu..."

Sejamos sinceros, este tipo de atitudes por parte de jogadores que estao a ser substituidos nao e novidade e acontecem em todos os clubes seja qual for o ambiente em questao. Mesmo em clubes com dinamica vencedora existem este tipo de casos, reveladores sobretudo de insatisfaccao pessoal.

Por isso mesmo prefiro nao ligar esta atitude, daquele que e (de longe) o melhor jogador do plantel, com um eventual "ambiente podre" no balneario do nosso Sporting.

O que e certo e que este comportamento nao pode passar incolume, potenciando situacoes futuras do mesmo genero.

Ha ano e meio atras o capitao da equipa (Barbosa) teve tambem uma reaccao parecida, nao tao forte como esta, mas reveladora de falta de respeito para com o treinador da altura (Boloni), quando expressou o seu descontentamento pelo facto de nao ser titular. Disse ele na altura que "se e para jogar 15 minutos nao vale a pena...".

Eu nao sei que procedimento disciplinar existiu entao, tendo em conta que o "caso" Jardel estava fresco na memoria e que os nossos dirigentes poderiam estar algo manietados na aplicacao disciplinar dada a estrategia que tomaram com o jogador brasileiro.

A questao que fica e saber se existe efectivamente um regulamento interno capaz de dar resposta a este tipo de casos (e que de alguma forma limite este tipo de comportamentos no futuro), ou se porventura as accoes se ficam pelo tradicional "puxao de orelhas" intimo e mais uma multazita a reverter para o fundo de almoco Natalicio.

PS. Mesmo nao o querendo fazer, nao deixo de suspeitar que podera existir o tal "ambiente podre" em Alvalade. Infelizmente os sinais existem.

Tudo normal...!!!

Perder no Porto nao admira ninguem. Ja nem me lembro da ultima vitoria do Sporting no reduto adversario (o que diz bem da falta de brio que de ha muito se instalou no Clube).

Se estatisticamente o resultado nao admira, em termos de qualidade dos executantes tambem nao. O Porto (com tiros nos pes e tudo) tem um plantel muitissimo (reforco o grau de diferenca) superior ao nosso.

Claro esta que essas condicionantes nao querem dizer obrigatoriamente que seja impossivel nao fazer figuras tristes... uma equipa coesa, com mentalidade forte, bem organizada e com bom rendimento fisico alem de bem dirigida do banco, pode perfeitamente ultrapassar a falta de qualidade inerente a maioria dos jogadores que a constituem.

Nao e esse o caso do Sporting, obviamente.

A derrota nao doi, ou pelo menos nao doi mais que qualquer outra derrota, sobretudo se considerarmos que jogamos com o actual Campeao Europeu.

Por acaso por esse prisma e atendendo a diferenca de qualidade entre as duas equipas, ate acho que o resultado peca por escasso. Nestas condicoes a diferenca deveria ter sido muito mais marcada.

Mas a minha desilusao nao tem que ver com estes aspectos ja conhecidos, embora teimosamente recusados por muitos amigos Sportinguistas.

A minha desilusao tem que ver com a triste mentalidade que e colocada em campo por parte dos jogadores (e dos tecnicos tambem, porque nao dize-lo) que pertencem ao meu Clube.

Perder e coisa que acontece mesmo aos melhores. Perder como o Sporting perde a maioria dos seus jogos ja e assunto para ser estudado por psicologos (ate metade das vitorias deveria tambem ser estudada porque as diferencas nao sao muitas).

Enfim, hoje nao e dia de dizer muito mais.

A recuperacao (tambem pontual mas sobretudo em termos de confianca dos adeptos na equipa) levou mais um rombo. Agora temos de esperar mais uma meia duzia de jogos e outro teste mais importante para saber se o Sporting tem mesmo uma equipa de futebol ou se nao passam de um grupo de falhados a espera da reforma.

PS. Para os que comparavam Peseiro a Mourinho (e se ainda existissem duvidas), o trabalho do nosso treinador ontem mostrou bem a diferenca abissal que existe entre os dois.

Creio que ficou provado de forma definitiva que Peseiro, mesmo sendo profissional, serio e trabalhador, nao sera nunca um excelente ou sequer bom treinador. Peseiro e actualmente um sofrivel treinador, que podera eventualmente progredir um pouco mais, dependendo da forma como encarar o seu potencial e souber aprender com os erros.

domingo, novembro 07, 2004

"Discordancia nao e o mesmo que deslealdade".

Nao me lembro exactamente quem o disse, creio que foi um politico ou jornalista norte americano ou algo assim, para o caso tambem nao e relevante.

O facto e que o Mundo Leonino na Net (ou pelo menos a infima parte que conheco e leio) tem andado um bocado desencontrado, divido entre a necessidade de criticar (reveladora de uma sa liberdade de opiniao) e a vontade de apoiar (merecedora de todo o respeito e apoio).

Na minha opiniao qualquer destas atitudes e valida e revela apenas o fervor Sportinguista de todos os Leoes, que no fundo querem e ver o nosso Clube estabilizado e vencedor.

Na parte que me toca e verdade que tendo para um papel mais critico, desde logo devido ao meu caracter (e contra isso nao ha nada a fazer) mas tambem porque estou absolutamente convencido de que grande parte da estrategia levada a cabo no Sporting tem sido pouco pensada e sobretudo bastante mal executada.

Eu nao critico porque sim, ou porque a bola nao entrou ou o treinador errou numa substituicao. Raramente comento as incidencias de um jogo do Sporting em termos tecnicos. Nem afirmo que o jogador A e uma merda por causa de 2/3 mas exibicoes para logo a seguir defender que e o melhor do mundo por 2/3 bons jogos.

No caso especifico que tanta conversa tem dado (a qualidade do trabalho de Peseiro a frente do Sporting), tenho uma posicao firme desde o inicio de epoca e que ja aqui revelei.

Ja defendi que preferia outro treinador e tambem ja assumi que Peseiro nao deve sair ate ao fim da epoca (pelo menos). Isso nao invalida que considere que as exibicoes do Sporting tenham sido (e em certa medida continuem a ser) pouco mais que sofriveis, com a agravante dos catastroficos resultados iniciais.

Existe muita gente (como o nosso treinador) que defende a necessidade de ser pacientes porque a equipa esta em formacao e ainda tem muito para dar , apontando o exemplo do Porto actual como termo de comparacao.

Como ja referi varias vezes eu ate compreendo essa posicao, nao posso e deixar de lembrar o que foi a ultima temporada de Boloni nem a epoca perdida as maos de F Santos. Pedir paciencia depois de 2 epocas miseraveis e de um arranque de temporada terrifico e pedir demasiado.

E certamente nao sera por se atingirem os objectivos esta epoca (que e algo que todos desejamos e esperamos) que me vou esquecer do martirio destes ultimos 2 anos.

Por isso mesmo revejo-me na frase com que abri este post... posso discordar, isso nao quer dizer que nao apoie o nosso Sporting.

sábado, novembro 06, 2004

Desafio ultrapassado... desafio pela frente!!!

Os gregos ja foram.

Nao sao adversario temivel (e provaram-no em Alvalade) mas tambem nao sao a maior merda viva.

A equipa nao esta (muito longe disso) a 100%, mas a chegada de Roca e a maior producao de alguns outros jogadores (Douala a cabeca e a seguir Custodio), alem de um maior entrosamento geral, faz com que o Sporting tenha ganho uma maior dinamica.

Peseiro parece tambem ter cristalizado algumas ideias, o que so da maior consistencia ao "bolo".

Agora na 2a feira e necessario antes de mais mostrar atitude, o que se traduz por uma entrega total por parte dos jogadores, alem de uma concentracao absoluta procurando nao cometer aqueles erros idiotas que tao bem conhecemos de outras ocasioes.

Quanto a previsoes, nao sou dos que as fazem.

Os numeros e a historia recente nao nos sao favoraveis, mas tudo pode acontecer, assim o plantel do Sporting esteja mentalizado para tal.

segunda-feira, novembro 01, 2004

Por enquanto...

As pesadas nuvens parece terem-se dissipado como sempre acontece quando se ganha.

Os problemas que levaram ao triste arranque deste campeonato ainda la estao, mas como ganhamos sao relevados.

Acho que e importante nao nos esquecermos, enquanto comemoramos mais uma vitoria e uma recuperacao que nao deixa de ser moralizadora, que a qualquer momento tudo pode vir "abaixo" mais uma vez.

O proximo jogo no Porto e muitissimo importante. Pode estabilizar e potenciar a dinamica de vitoria ao mesmo tempo que podera provocar graves problemas ao adversario (como se eles ja nao estivessem mergulhados ate ao pescoco na merda...).

Importante sera tambem o jogo para a Uefa, nao apenas pela importancia em termos de qualificacao mas tambem para moralizar ainda mais o plantel e todos os Sportinguistas.

Creio que nao sera exagerado falar numa semana fundamental para as nossas aspiracoes imediatas.