quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Que se reviva o espirito de 85!!!

Sobre a ultima actuacao pouco ha a dizer... sobretudo teve que ver com eficacia. A equipa a espacos (as vezes mais longos outros curtos) consegue praticar um bom futebol, enleante e com a licao estudada e as alternativas na ponta da lingua.

O pior e quando as coisas nao saem bem, em minha opiniao pessoal devido a atitude posta em campo.

Por muito que nao o queira pensar, vao acontecendo "casos" que me levam a perguntar ate que ponto o balneario esta controlado... e daquelas coisas que nunca vamos saber.

Para mais logo o que se pede e muita concentracao e rigor... e velocidade para ultrapassar o jogo dos holandeses. Nao podemos pensar, como acontece tantas vezes, que so interessa este primeiro jogo... sao 180 minutos de futebol e temos sempre que jogar a alto nivel.

Para hoje quero a vitoria, claro, sobretudo sem golos sofridos. Se calhar vai estar aqui a resolucao da eliminatoria, passara a equipa que nao falhar em casa.

Logo veremos!!! A Historia faz-me sorrir porque me traz boas recordacoes da decada de 80, num jogo que ainda hoje recordo como empolgante.

Acredito numa boa vitoria e sobretudo que os jogadores nao se vao esquecer que ainda ficam 90 minutos para jogar fora.

quarta-feira, fevereiro 09, 2005

Ja passou o carnaval...?

Espero que ja la va, que nao deixou recordacao boa.

Vamos, com muita paciencia e esperanca no futuro imediato (mesmo contra estes sinais de aviso), esperar que as coisas melhorem um pouco e que possamos ser mais regulares e efectivos.

PS. O "assunto" MRT implicaria uma serie de comentarios, que nao me apetece fazer neste momento.

Sendo um dirigente de 1ª linha ha ja tantos anos, mesmo com o aparente "abandono" (nunca explicado devidamente), e obvio que a sua atitude revela o quao complicada esta a situacao interna do Clube.

Para quem como eu ha tanto defende uma nova via, ainda que nao exactamente favoravel as ideias que defendo para o Clube, o resultado de toda esta estoria pode ser positivo para o Sporting.

sexta-feira, fevereiro 04, 2005

A hipocrisia da FPF!!!

A imagem da crianca indonesia com a camisola da seleccao Nacional tera comovido muitos de nos, nao apenas pelo sofrimento do jovem, mas tambem porque "aliado" a esse sofrimento estava representado um simbolo Nacional, o que fazia desse sofrimento algo mais nosso, mais Portugues.

A reaccao do actual seleccionador foi tambem ela emotiva, aludindo desde logo a intervencao pessoal e de jogadores para minimizar o sofrimento especifico do pequeno indonesio.

A semi-reboque destas intervencoes apareceu o inevitavel Madail a prometer isto e aquilo, toda a ajuda possivel que seria prestada pela FPF nao apenas a crianca mas tambem a sua familia.

Que diferenca para o caso Rui Mendes!!!!!!!!!!!!

A mim pessoalmente, que sempre me chocou o comportamento da FPF (sobretudo do seu presidente) e restante fauna futebolistica no caso do adepto Sportinguista assassinado no Jamor e que sempre que me foi possivel tentei contribuir juntamente com outros Leoes para uma ajuda possivel a familia Mendes, olho para o ultimo comportamento da FPF com um desprezo total, porque as accoes apenas confirmam o que sempre pensei acerca desta gente.

Sao uns nojentos hipocritas, que se servem e utilizam o sofrimento humano para os seus jogos de poder, pisando no seu caminho toda a amostra de dignidade e solidariedade que deveriam prestar, sendo para mais uma instituicao de utilidade publica.

Que de uma vez por todas ganhem um pouco de vergonha e se comportem como gente civilizada!!!

quinta-feira, fevereiro 03, 2005

O "bas-fond" do futebol nacional...

De semana a semana aparece mais uma figura (as vezes figuroes) a prestar declaracoes, alguns a ficarem mesmo como arguidos no processo do apito.

Valera a pena mencionar os seus nomes...? Presidentes da Liga, de Camara, de clubes... enfim.

No seio dos arbitros esta "revolucao" esta a causar os seus problemas, nao apenas pela quantidade de juizes envolvida (um dos ultimos ja retirado, o famoso Santos da celeuma entre Pinto da Costa e Soares Franco), mas sobretudo porque a medida que vao falando vao entalando, conscientemente ou nao, colegas do oficio, como aconteceu ao arbitro Proenca. Ainda vamos ver algum festival de roupa suja por parte deste ultimo, estou mesmo a ver.

Ja aqui o referi mas nao e pouco frisar, a importancia no caso que teve a postura de Dias da Cunha.

O Presidente do Sporting, gostando-se ou nao da figura, concordando ou nao com certas decisoes e declaracoes, trilhou um caminho que lhe trouxe alguns dissabores a nivel da imagem (certamente que bastantes pela sua inabilidade em fazer passar a mensagem), externa e mesmo entre os Sportinguistas, mas que se revelou decisivo para termos chegado a este ponto.

Sempre defendi que a tese do "Sistema", aquela que vigorava entre nos Leoes, de que estava sempre ao servico dos "outros" para prejudicar o Clube, era incorrecta.

Sempre assumi que a melhor descricao seria a de um conjunto de pessoas detentoras de certo poder e que o utilizavam para beneficio proprio ou de terceiros seus amigos, conhecidos etc...

Pelo pouco que sabemos e conhecemos, vemos que ha presidentes de clubes que beneficiaram, dirigentes de varias areas que beneficiaram, arbitros que beneficiaram... entre tanto beneficio, certamente alguem tera sido prejudicado.

Se existir ainda alguem a afirmar que no futebol nacional esta tudo bem e isto e so "areia para os olhos" por parte de quem nao ganha "la dentro"... facam-lhe um favor e internem-no com urgencia numa qualquer instituicao para profundos descapacitados mentais... creio que nem existira lugar para gente em tao mau estado mental.

Algo saira deste processo todo, isso e uma certeza, quanto mais nao seja uma forma de actuar muito mais etica e de acordo com as regras e a justica desportiva por parte dos intervenientes no futebol nacional.

E em grande parte isso foi conseguido por um velho caquetico que, nao obstante as dificuldades, se manteve firme na sua luta... ate pela sua figura, diria que o futebol em Portugal ja tem o seu D. Quixote.

Ultimamente parece que se aproximou um companheiro de luta, que passa perfeitamente por Sancho Panca... resta saber as reais intencoes do gorducho, ja que pelo menos o seu passado e negro.

terça-feira, fevereiro 01, 2005

Ganhou o "historial"...

Metade do trabalho foi feito. O Sporting dominou completamente uma equipa que e perigosa, sobretudo no contra-ataque.

As poucas oportunidades do Setubal (se assim se podem chamar) ficaram-se pelas ja habituais falhas da defesa do Sporting, porque de resto o meio campo Leonino comandou o jogo. Infelizmente nao tivemos eficacia na hora da finalizacao das poucas chances claras de golo que tivemos.

Resumindo... muito controlo, boas trocas de bola, algumas jogadas vistosas, mas pouco do instinto matador que resolve os jogos.

Ontem Liedson esteve muito abaixo do seu rendimento, Rochemback pouco melhor esteve, C Martins vinha da lesao e notou-se e Rogerio foi deslocado para uma zona do terreno onde nao rende como na ala direita.

Se pudesse, nunca marcaria jogos do Sporting depois dos seus directos competidores jogarem, porque este e um "fantasma" que nos persegue ha muito... mas esta mais que claro que este ano as coisas vao andar niveladas ate ao final, pelo que interesssa e regularidade e eficacia.

Ontem fomos superiores, e certo, mas com toda a honestidade nao sei se o Sporting fez o suficiente para se dizer que merecia a vitoria.