terça-feira, março 22, 2005

MST e a estoria da carochinha!!!

Ainda agora o ouvi... "nao existiu jogo em Alvalade porque o arbitro nao quis". Pelos vistos, depois de andar de fazer de "trapo" por esses estadios fora, seria ontem que o FCP arrancaria uma daquelas exibicoes de encher o olho!!! McCarthy? Cotovelada? Que foi isso? Para os jogadores do Porto as canelas sempre comecaram acima do nariz. Cotoveladas so aquelas que fazem mesmo buraco, porque senao e apenas jogo de homem... como dizem eles, e "jogo de campeom, carago". Cortar uma bola na pequena area com a mao quando ela se dirige a cabeca do melhor marcador da Liga em optimas condicoes tambem parece ser coisa pouca, quase digna de nem figurar como caso de jogo. Enfim, depois ainda me admiro que existam blog's com nomes estapafurdios como "roubos de igreja" e outros que tais. Como sempre aconteceu e sempre acontecera, os dirigentes e adeptos do FCP nao sabem perder... pois se eles nem ganhar sabem!!!!!

PS. Engracado tambem foi o comportamento do presidente do FCP perante o 4º arbitro, recriminando-o por cumprimentar o seu conterraneo de forma tao efusiva...como se Pinto da Costa nao fizesse o mesmo se encontrasse numa qualquer praia do Brasil o Sr. Calheiros!!!!

segunda-feira, março 21, 2005

Eu juro que me esforco... mas e tao dificil!!!

Entao contra 9, a precisar marcar diferencas, a poder massacrar, cagamo-nos todos e vamos la para tras defender???!!!!

Honestamente? Nao ha paciencia que resista a esta extirpe de treinadores maricas de merda.

Por isso e que alguns conquistam e outros (mal) sobrevivem.

Esta noite, com vitoria e tudo, fiquei lixado!!!! Nem quero escrever mais.

A continuidade do Treinador!!!

Escrevo-o antes do jogo, porque na verdade o resultado de mais logo nao tem influencia nenhuma no que vou escrever.

Anda muita gente a dizer "Peseiro nao vale nada, va mas e para a rua".

Ora eu ate concordo parcialmente com muitas das criticas que se fazem ao homem, mas...

Ja nao sei quantas vezes aqui o referi, o problema do Sporting nao esta, como nunca esteve, no Peseiro, no Santos, no Boloni e por ai fora... nem sequer no Waseige de ma memoria.

Pode acontecer que existam treinadores que pela sua formacao nao sejam mesmo indicados para o nosso Clube (la esta, o Waseige e um deles), agora ninguem pode trabalhar nas devidas condicoes quando chega ao Clube e esta TUDO por organizar, ou pior ainda, quando se coloca nas costas do homem que chega a resolucao de problemas que cabe aos profissionais bem pagos da SAD resolver.

E verdade que existem treinadores no mercado que sao capazes de ultrapassar esse tipo de problemas, pela sua capacidade, pela experiencia e porque normalmente a sorte tambem os acompanha... mas esses custam muito dinheiro e embora quanto a mim fosse o investimento mais acertado que o Clube poderia fazer, os actuais dirigentes preferem a politica do betao ou da "reestruturacao organizacional".

Posto isto e atendendo ao que tem sido a estrategia Sadistica, nao vale a pena andar todos os anos a trocar de cavalo para burro ou ao contrario.

Nos a epoca passada trocamos de "burro" para "poney" e conseguimos alguns beneficios com isso, mesmo que comparando os resultados as coisas nem sejam assim tao animadoras... mas isso deve-se tambem as circunstancias especiais com que esta liga esta a ser disputada.

Sendo assim e perante o cenario, que vale a pena estar a pedir para despedir Peseiro se a intencao nao e a substituicao por alguem muito melhor ou pela alteracao da estrategia desportiva em vigor?

sábado, março 19, 2005

As atitudes para 2ª feira!!!

Que diferenca para as "chaimites" e a "invasao de Lisboa"...!!!

Que estranho esta apatia para lugares em Alvalade e consequentes condicoes de seguranca para o publico nortenho.

Pelos presidentes os comentarios ficam-se pela necessidade de uma maior entrega e concentracao (Dias da Cunha dixit) ou entao pelas historietas do costume de como a imprensa e anti-porto e so quer e a derrota dos azuis porque assim vende mais (o que nao deixa de ser engracado, considerando que quem mais trabalha mais dinheiro teria para comprar jornais), segundo as ultimas afirmacoes de Pinto da Costa.

Pelo caminho ficam 2 equipas que se debatem com problemas graves, uma a nivel de lesoes, outra a nivel psicologico ou de "revolta" no balneario.

Vai ser um jogo sui-generis, pelo menos e o que me parece.

Diferente do que temos assistido nas ultimas epocas, certamente. Nao sera grande jogo e muito menos um bom espectaculo de futebol (a menos que o resultado de hoje no Bonfim traga alguma novidade).

O que sei desde ja e que a vitoria do Sporting e imperativa, de la por onde der.

Na 2ª feira o Sporting podera efectivamente dizer adeus ao titulo se nao ganhar, mesmo se entretanto o Benfica for derrotado pelos sadinos.

Para esse jogo e colocando-me na pele de Peseiro, eu jogaria com:

Ricardo
Rogerio, Enak, Beto, R Jorge
Douala, Moutinho, Hugo Viana, Paito
C Martins (ou Barbosa)
Liedson

Depois logo se vera se continuamos a discutir a Superliga ou nos viramos completamente para a aventura europeia.

PS. Ainda faltam 2 adversarios ate a final, sendo que um deles e o Newcastle e o outro eventualmente o Villareal... entao como e que ouco e leio tanta gente a tomar como garantido que o Sporting jogara a final em Alvalade??!!

PPS. Para gente mais distraida ou simplesmente defensora de um estilo truculento e aldrabao de discutir os assuntos, e preciso afirmar que o Sporting enviou mais entradas para o Norte para o proximo jogo do que aquelas que foram enviadas para Lisboa por parte do Porto... so para deixar claro!!!

sexta-feira, março 18, 2005

Estes Ingleses ja nos passamos...

Foi apenas o sentimento do dever cumprido.

O Sporting tinha a eliminatoria quase resolvida, desde logo nao lhe pertencia a iniciativa do jogo.

O Boro foi para mim uma (grande) desilusao. Pelos jogadores que tem, embora boa parte lesionados, pelo que tem feito na Premiere e ate na UEFA deste ano e afinal porque e uma equipa Inglesa.

Como afirmei o Sporting nao fez nem um pelo mais do que era necessario para se classificar para a ronda seguinte, sendo que pragmaticamente nao ha nada a assinalar.

Mas eu depois penso nos adeptos que se deslocam 100, 150, 200 kms, pagam gasolina, portagens, algo de comer, o bilhete e eventualmente ate passam frio ou apanham chuva, e pergunto-me se a atitude da nossa equipa deveria ter sido apenas aquela.

Nao me interpretem mal, estou satisfeito pela passagem, mas tendo em conta o que tem sido sempre apregoado pelos nossos dirigentes em relacao ao apoio a equipa e a presenca em Alvalade, eu pergunto se nao estara a falhar alguma coisa aqui pelo meio!!!

Entretanto, e num aspecto puramente desportivo, cada vez mais gosto do Enak e do Moutinho, sendo que ambos tem uma margem de progressao fantastica.

Por outro lado ha pecas que comecam a mostrar sinais de desgaste... Liedson a cabeca, mas logo seguido por Hugo Viana, Barbosa, Rogerio e ate Sa Pinto.

Agora chegou o tempo de gerir o esforco do plantel, coisa que Peseiro nao tem feito com a qualidade com que gostaria de o ver fazer.

Posto isto, venham la entao mais uns "bifes", que me parecem acessiveis desde que os niveis motivacionais estejam la em cima e a inteligencia a funcionar em pleno.

quarta-feira, março 16, 2005

Uma equipa para o Ultimatum!!!

Baliza para Ricardo.

Defesa com M Sergio - Enak - Beto - R Jorge

Meio campo com Douala - Moutinho - Viana - Paito

Avancada com Liedson - Barbosa

Era apenas a minha ideia...!!!

Niveis de exigencia...!!!

Durante bastante tempo comparei por aqui as estrategias do Sporting tendo sempre como "sombra" aquilo que se passava mais a norte.

Parecia-me a mim (como ainda me parece) que se temos um adversario directo com o qual podemos fazer comparacoes e aquilatar e medir o nosso proprio trabalho, seria ridiculo, movidos por um qualquer estranho orgulho, que nao utilizassemos essa ferramenta de "medicao".

Eu sei bem que existe muito Sportinguista que encara esta forma de ver as coisas de forma negativa, encarando-a como uma "traicao" ao Clube e um apoio indirecto a adversarios com os quais nao deveriamos ter contemplacoes. Nao e essa a minha forma de ver as coisas.

Vem isto a baila a proposito do que se passa actualmente pelos lados do povo azul, que de forma clara e vigorosa nao esconde o desagrado daqueles que subiram ao Ceu e baixaram ao Inferno em apenas 3/4 meses.

Desde logo registo o desagrado instalado nas hostes azuis perante uma epoca onde os resultados sao os seguintes:

- Passagem a 2ª fase da Champions
- 2º lugar na Liga a 3 pontos do comandante
- Eliminacao precoce da Taca de Portugal em jogo fora com o Guimaraes

Ora eu, tranquilo Leao habituado as vicissitudes do meu Clube de sempre e do coracao, olho para o que se passa na casa alheia e pergunto-me... Mas estes tripeiros estao loucos?

Que teria acontecido aquela gente se tem passado o que passou o Sporting entre 1982 e 2000?

Que se passaria naquelas cabecas se se encontrassem ha 3 anos a apresentar resultados desportivos semelhantes aos do Sporting?

Depois paro um pouco para pensar, leio mais uma "novela" de MST, exploro um pouco os comentarios do mundo azul na Net e pergunto-me:

Sera o mal do Sporting actual o aparente "adormecimento" da sua massa associativa, embalada na cantilena do "Projecto"?

Quem estara correcto, os adeptos do FC Porto que ao minimo deslize mostram e de que maneira os seus maus figados perante os resultados da equipa de futebol (e ate dos dirigentes que os fizeram campeoes de tudo), ou os tranquilos adeptos Leoninos que para tudo tem paciencia, ate para os erros mais basicos e infantis?

PS. E preciso ainda dizer que isto so demonstra a diferenca de exigencia existente entre nos e os "outros"... numa epoca muito semelhante em termos de resultados desportivos, "eles" estao umas feras, nos congratulamo-nos por aquilo que temos vindo a alcancar...

Ha realmente aqui qualquer coisa que nao bate certo...!!!

segunda-feira, março 14, 2005

Podiamos la estar a noite toda...!!!

Ha umas semanas atras ouvi esta declaracao de alguem ligado ao Clube, procurando assim desculpar a perda de mais uns pontitos.

Eu sou normalmente contra este tipo de afirmacoes, porque me parecem sempre utilizadas para esconder falta de atitude e vontade de trabalhar.

Curiosamente nao senti isso ontem. Nao me pareceu que existisse falta de atitude ou vontade de trabalhar.

O que senti desde o primeiro minuto, provavelmente ainda antes do inicio da partida, foi que com as ausencias forcadas de alguns dos jogadores que melhor tem dado conta do recado, a questao nao iria ser assim tao facil de resolver.

Marcando cedo ainda tudo se poderia compor, mas a sensacao que tomou conta de mim desde logo foi que so com muita sorte conseguiriamos os 3 pontos (longe estava de imaginar a derrota).

Verdade que estavamos na presenca do Penafiel, que passa por ser (e deve ser mesmo) das equipas mais fracas da Liga, mas com metade da equipa a jogar pela primeira vez e com jogadores "deslocados" em campo e sem ritmo de jogo tudo se transforma numa lotaria.

Peseiro bem tenta pensar que tem um plantel as ordens e imagina que pode "fazer-se" de treinador e rodar os jogadores.

A verdade e que a equipa esta completamente espremida, e dali nao sai mais nada.

Sendo este o caso, e sabendo nos que Peseiro ainda precisa de muito mais traquejo para se poder afirmar (se alguma vez o conseguir) como treinador de equipas de topo, e obvio que nao lhe podemos assacar a responsabilidade absoluta da derrota de ontem.

Os erros cometidos, sobretudo na reorganizacao que pretendeu dar a equipa depois do intervalo, foram acompanhados de varias exibicoes a rocar a mediocridade absoluta, das quais sublinho apenas as de Paito, Hugo e Tello, todas por diferentes razoes.

Paito porque ainda nao entendi a razao pela qual, faltando-nos extremos, se coloca este jogador em funcoes defensivas para as quais nao esta de forma alguma talhado.

Tello porque e um flop, sempre o foi e sempre o sera... ainda para mais quando lhe dao a "batuta" para as gorduchitas maos.

Hugo porque nao atacando o seu caracter e profissionalismo, e de uma incapacidade atroz de ser bom ou mesmo razoavel jogador.

Foi bonito (e mais que isso, hilariante) ir lendo como se escreveu que com a dupla Enak-Hugo o Sporting nao andava a sofrer golos... pois bem, nos ultimos 2 jogos so a conta do Huguito oferecemos 6 pontos para a Liga... uma MONSTRUOSIDADE!!!!

Nao sou dos que pensa que ja existem favoritos para o titulo, ou sequer que o Sporting esta afastado dessa conquista. Ha ainda muito por jogar e vendo bem os adversarios, e questao de tempo ate andar tudo a tropecar outra vez.

E tambem certo que, estando nos ainda na UEFA e com boas chances de passar a proxima eliminatoria, vamos andar com este "peso" as costas, o que nao nos beneficia por ai alem, pelo que efectivamente o nosso Clube nao esta logo ali na 1ª linha de favoritismo.

Mas deixem correr mais 2/3 jornadas para entao ver as coisas com outros olhos.

domingo, março 13, 2005

Que raio de fim de semana...!!!

Inacreditavel e absolutamente inaceitavel... e por aqui me fico.

sábado, março 12, 2005

Temos de ganhar!!!

Em casa com o Penafiel nem se pode admitir outra coisa, com jogo importante a porta ou nao.

sexta-feira, março 11, 2005

Uma sensacao estranha!!!

Foi a que me ficou depois do jogo de ontem.

Desde logo e em linha com o que escrevi ontem, o resultado e muito bom... muito bom se nao tivesse visto o jogo e nao tivessemos passado de uma situacao de 0-3 para 2-3.

A equipa entrou bem, a controlar e mesmo a dominar os ingleses. Passados os primeiros 25 minutos ja eu me comecava a impacientar por sentir que tinhamos hipoteses reais de "arrumar" com a eliminatoria desde logo.

Nessa altura faltou aquele instinto que as grandes equipas possuem e que nos ainda nao temos.

Cheguei assim ao intervalo a maldizer a falta de audacia e a presenca em campo do Barbosa.

Logo no recomeco tudo se comecou a compor, as jogadas corriam bem, nos pressionavamos com mais vontade e eu pensei com os meus botoes... "olha que grande noite de sono que vou ter".

Infelizmente, despertando-me da felicidade, apareceu o "fantasma" da irregularidade, da parvoice e da falta de concentracao, todas aquelas coisas que nao nos permitem estar na 1ª linha de equipas europeias neste momento.

Essa situacao deixou-me desagradado, aceitando claro que o trabalho apresentado nao deixou de ser positivo, mas pensando que o Sporting precisa de mais para se afirmar de vez como um dos grandes clubes da Europa.

Em todo o caso creio que a passagem a proxima eliminatoria estara assegurada. Pelo que vi ontem nao vejo que em Alvalade possamos desbaratar o resultado (ainda mais do que ja o fizemos).

Agora veremos se esta condicionante (saber que avancamos na UEFA) nao ira tirar "vontade" aos jogadores para os jogos da Superliga.

quinta-feira, março 10, 2005

Vamos la ver no que da...!!!

Se mais fosse preciso, o fim de semana passado foi outra boa prova do que ando a escrever ha muito tempo. O que mais falta faz ao Sporting e regularidade nas suas exibicoes.

Deixem clarificar que tambem era necessario jogar bem, ou pelo menos ter uma ideia de como o fazer, porque a regularidade de uma equipa que nao joga nada nao nos interessa.

Este ano Peseiro, cometendo erros espantosos ou de simples avaliacao, tem conseguido apesar de tudo mostrar futebol e um fio de jogo que agrada.

Tambem e verdade aquilo que vou lendo aos Leoes por essa Selva fora... o homem estabilizou um so modelo e dali nao sai... se o adversario apresenta um bom antidoto la se vai o trabalho por agua abaixo, mas pelo menos o basico foi alcancado.

A irregularidade no jogo do Sporting, a que nao sera estranho a irregularidade das pedras mais eficientes em determinadas alturas, e que transforma tudo o que se possa dizer do presente/futuro proximo do Clube numa grande incognita.

Eu ja me deixei (creio mesmo que nunca embarquei nisso) de fazer avaliacoes depois de um jogo apenas, tenha ele corrido bem ou mal. Nao acho que o trabalho de Peseiro esteja a ser uma merda porque perdeu em Belem (ou perdeu a maioria dos pontos nas ultimas saidas), tal como nao considero que venha a realizar um bom trabalho porque damos baile ao Benfica ou subjugamos o Feyenoord.

Para hoje nao sei o que esperar, porque nao sei a que estao dispostos os jogadores do Sporting nem sei bem avaliar a capacidade do adversario.

Os indicadores nao sao agradaveis, se pensarmos que naquele campo para a Premiere so ganharam Man Utd e Chelsea.

Mas vencer, sendo a ideia subjacente a entrada em campo nao e a unica, pelo que um empate ou mesmo uma derrota por margem minima (e sempre com golos) nao deixara de ser um resultado aceitavel, sabendo que estamos a falar da 1ª parte do jogo...

quinta-feira, março 03, 2005

Ponto de situacao...

Os comentarios reduziram-se drasticamente, consequencia do excessivo trabalho e tambem (porque nao admiti-lo) do reencontro com a "velha" tertulia que tinha deixado durante a minha ausencia de Portugal.

Estes ultimos tempos tem sido "agri-doces" em relacao ao comportamento do Clube.

Passamos e bem a eliminatoria da UEFA, com 2 bons jogos (na Holanda estivemos mesmo muito bem), mas na competicao interna andamos, tal como os outros, acima e abaixo, com resultados satisfatorios entrecortados por mas exibicoes e pontos perdidos.

Aproxima-se agora um periodo complicado que vai certamente marcar a epoca. Perder muito mais pontos nesta fase (sobretudo perder pontos com o Porto) sera muito negativo.

Da mesma forma temos mais um adversario complicado na UEFA, com pouco traquejo internacional, o que pode ser um ponto decisivo a nosso favor, mas com excelentes jogadores e a "carburar" a todo o gas na Premiere.

No inicio da epoca apontei um grupo de jogadores como pedras basilares da equipa, assumindo que passaria por estes e pela sua boa forma a obtencao dos resultados que todos queremos.

Na realidade o Sporting tem-se apoiado noutros jogadores para se manter na corrida pelo titulo e com vida na Europa, ja que Polga, Beto e Niculae, ja para nao falar das exibicoes intermitentes de Viana ou Roca deitaram por terra a minha teoria.

Estarei entao completamente contente com o estado de coisas? Nao.

E certo que parece estar-mos a formar (vamos la ver o que acontece no fim da epoca) uma equipa solida e estavel. Tambem e verdade que o nivel de exibicoes e de entrega dos jogadores e muito melhor que nas ultimas epocas.

Mas nao me esqueco que em termos gerais nao somos nos que estamos melhor (pontualmente quero dizer), mas sim o super Porto que anda muito por baixo.

E tambem e uma realidade que provavelmente os desafios mais importantes so agora vao aparecer e ha que ultrapassa-los antes de se embandeirar em arco, pelo que paciencia e "caldos de galinha" e o que se pede aos adeptos Leoninos nos proximos tempos.

PS. As declaracoes de Dias da Cunha a um grupo de socios mais antigos sao tao baixas e inqualificaveis que nem as comento... eu ate gosto do velho, mas ele faz sempre alguma coisa para desejar que se ponha a andar o mais rapidamente possivel... e que leve os amigalhacos.