quinta-feira, junho 30, 2005

Assim não...!!!

“Tanto pode chegar amanhã, no fim-de-semana ou daqui a 15 dias”, explica Olivier Sylvain.

in Record de 30/06/05

Estas declarações são do representante do Enak, relativas a uma aparente greve na transportadora aérea daquele país (deve ser a unica transportadora com rotas desde a Nigeria...) e á chegada do jogador.

A mim parece-me uma falta tão grande de respeito pelas obrigações profissionais do jogador que se fosse á SAD cortava imediatamente qualquer contacto com este senhor.

E pronto...!!!

"El Pocho, ídolo de Independiente, será jugador de Boca, que prometió pagar 2.800.000 dólares por el 80% de su pase."

In Clarin de 30/06/05

quarta-feira, junho 29, 2005

A entrevista de DC...

Foi entediante, é o minimo que se pode dizer.

Mais conversa acerca do sistema, com afirmações correctas de DC imediatamente "estragadas" quando teimosamente pretende ilibar o compadre LFV das roubalheiras do Campeonato.

Eu até o entendi, o alvo foi claro... Veiga. Creio que DC tentou passar sal nas feridas da relação entre o presidente e o director da SAD encarnadas. Só não sei se essa estratégia resultará.

De resto pouco mais, hoje ainda levantou celeuma o facto de Barbosa ter afirmado que nunca tinha sido convidado para ficar no Clube, seja em que posição fosse, ao contrário do que afirmou ontem DC.

De resto o que mais me marcou da entrevista foi mesmo o facto de, durante pelo menos a hora e meia da entrevista (presumo que algum tempo mais antes e depois) a iluminação do Estádio ter estado ligada ao máximo!!! Para quem não tem dinheiro (Sporting ou RTP, pouco importa)!!!

PS. A questão do cancelamento do Forum XXI foi explicada de forma demasiado atabalhoada e muito sinceramente sem pés nem cabeça.

O unico ponto em que concordo foi quando DC afirmou que em altura de apresentação de contas, não poder dispensar os quadros das SAD´s durante um dia inteiro. É uma explicação aceitável, mas minima...

Coisas que não se dizem publicamente ????????????

Li e fiquei pasmado.

Após a morte de Hugo Cunha, Joaquim Evangelista presidente do sindicato de jogadores e o pedido de uma audiência ao secretário de estado do desporto, disse a "a bola" : "Estamos constrangidos com o que se passa. Temos de abordar o assunto de uma forma sensata. Estas mortes não podem continuar a acontecer. Há coisas que não se dizem publicamente e que precisam de serem discutidas."

O QUE É QUE SE PASSA? ALGUÉM PODE ESCLARECER?

O "caso" Liedson...!!!

Ou me engano completamente ou contráriamente ao que diz o nosso presidente, ainda vai dar muito que falar este "caso" Liedson.

Para já e a serem verdadeiras, as declarações feitas á chegada são quase uma declaração de guerra.

Resta saber qual será a reacção da SAD. Renovar com o jogador? Po-lo na prateleira toda a época como "castigo"? Utilizar o jogador durante o periodo de vigência do contrato e ponto final?

A ver vamos. Eu acho que o Liedson já se pagou, pelo trabalho que realizou, e como contratos são contratos, devemos aprender (tal como os jogadores) que findo o prazo do contrato cada um vai á vida.

Em termos de gestão era importante que se fizesse algum dinheiro com a venda do jogador, mas a verdade é que assinámos por determinado periodo e se não gostamos que os jogadores venham denunciar um contrato no final da 1ª época, também nós nos deveremos comportar da mesma forma no caso contrário.

PS. Editado ás 13.19

Afinal em discurso directo Liedson afirma que até pode acontecer uma renovação, tudo dependendo do Sporting. Não foram muito convincentes as declarações (porque se o homem agora quiser passar a receber 150 mil euros/mês é impossivel), mas é muito diferente daquilo que foi publicado na imprensa.

Intoxicaçoes

MULHER E FILHO DO AVANÇADO VIAJAM PARA LISBOA DENTRO DE 15 DIAS PARA FICAR
Família de Liedson escolhe Sporting.......
é com este titulo k o record dá a notiçia....e agora em que ficamos ?
Tantas entrevistas com o jogador e com o seu representante e agora o Liedson nao sai?
Realmente este defeso tem sido prodigo em situaçoes destas para o lado de alvalade. É compras é vendas enfim tudo serve para vender e assustar as hostes leoninas. Mas meus amigos o circo das notiçias hilariantes sao do outro lado da 2-circular. Eles sao robinhos , eles sao kezmans , sao dedes , sao ewhertons ....enfim.....
Sei apenas k tem sido de uma intoxicaçao constante para com o sporting.
Esta na altura de fazer ver a esses pseudo jornalistas e principalmente ao orgao smi ofiçial dos lamps k deixe de atacar e brincar com o sporting. Mas estes dirigentes k temos.....Sao de uma inoperançia total
Saudaçoes Leoninas

terça-feira, junho 28, 2005

Senso ou Censura...?

Estou curioso em saber se alguém vai comentar o cancelamento do Forum XXI hoje á noite no programa da RTPN, onde vai estar presente o Presidente do Sporting, 24 horas antes da AG do Clube... esperemos que não haja "evaziamento" da reunião de amanhã com esta presença!!!

Á atenção da SAD...!!!

É só mesmo um conselho e um novo alerta para a situação de Cristian Rodriguez, jogador do Penarol.

Faz-nos falta, é muito bom, e custa barato. Estão á espera de quê?

segunda-feira, junho 27, 2005

Grande acordo Sporting - Man Utd...!!!

Não é a 1ª referência que aqui faço a este acordo, que tantos elogios mereceu da parte da maioria dos Sportinguistas á equipa de gestão, como sendo uma prova mais da excelência dos nossos dirigentes.

Já perguntei muitas vezes para que serve ou serviu esse acordo. Chego sempre á conclusão que serviu apenas para o Man Utd nos vir "roubar" a nossa casa!!!

Mais uma vez e nem querendo entrar em pormenores em relação ao tipo de estágio e porventura ás condições necessárias para o efectuar, vejo pasmado o nosso "sócio", clube "irmão", ligado por esse acordo tão elogiado, escolher Vale de Lobos para pré estagiar, em vez da nossa Academia, uma das melhores da Europa, absolutamente necessitada de ser rentabilizada.

Grande acordo com o Man Utd e grandes dirigentes que conseguem tal acordo!!

Futuro de Paulo Bento

Hoje, Paulo Bento, referiu que deveria ter havido "bom senso" nas dispensas de Barbosa e Rui Jorge.
Apesar de estar de acordo na íntegra com o que Paulo Bento disse, penso que, dado o cargo que ocupa - treinador da equipe júnior - deveria evitar comentar situações do futebol sénior. Cada macaco no seu galho.

Após estas declarações, qual será o futuro do treinador Campeão Nacional de Juniores?
Arrisco que não ficará lá muito tempo...

Os centrais do Sporting!!!

A esta altura não é ainda certo (parece) que Enak esteja vendido para a Russia.

Em todo o caso, vamos assumir que é assim e que o "eleito" para o substituir (como revela o Record de hoje) será o João Paulo da Uniao de Leiria, jogador que há 2 anos atrás não servia para o Sporting... mas adiante.

Eu gosto do jogador "leiriense", acho que possui caracteristicas semelhantes ao nigeriano, pode além disso dar uma perninha como trinco e portanto creio ser uma opção interessante para colmatar a saida do Zé Ena.

Mas atenção, que não fiquem por aqui, porque em Coimbra está um jogador com maior potencial ainda e que deverá ser uma prioridade para o Sporting... claro que estou a falar do Zé Castro, jogador de diferentes caracteristicas de João Paulo, eu diria tratar-se de um Beto do Sec. XXI, se me é permitida a comparação.

Beto, João Paulo, Zé Castro... o núcleo duro do centro da defesa já para esta época mas sobretudo a pensar no médio/longo prazo.

Quanto ao Polga, honestamente não percebo porque razão ainda não foi vendido, certamente existirá comprador para ele, mesmo que por um valor menor do que aquele que poderiamos perspectivar há um ano atrás.

PS. Cheguei a ver o paraguaio Caceres jogar ao vivo 3/4 vezes e bastantes mais via TV. Considero-o um razoavel jogador, se calhar a um nivel entre o Polga do ano passado e o deste ano. Não creio ser a solução que o Sporting necessita, provavelmente conta como estrangeiro e a verdade é que... gostaria de ver João Paulo e Zé Castro como a dupla de centrais do Sporting, com o Beto a dar luta e a potenciar as suas qualidades na "guerra" com os putos.

PPS. Se querem mesmo ir buscar um estrangeiro, façam-me lá a vontade e contratem o Insua... irra que já tou farto de pedir o mesmo!!!

A iniciativa Forum XXI...!!!

Andei desde a passada 6ª feira a preparar a minha vida profissional e particular para estar presente na iniciativa anunciada pelo José Eduardo.

Creio que seria importante para o Clube juntar socios e adeptos e discutir os assuntos que a todos interessam.

Quem sabe não seria uma boa oportunidade para os nossos dirigentes "convencerem" aqueles que, como eu, mantêm uma certa reserva acerca das propaladas capacidades de gestão desta equipa e dos resultados e estratégias que usaram até agora e pretendem utilizar no futuro.

Podem dizer que esses assuntos devem ser discutidos nas AG´s... eu não concordo.

Como já tive oportunidade de aqui escrever, as AG´s dirigem-se especificamente aos socios, deixando de fora da discussão a generalidade dos adeptos do Clube.

Depois as AG´s possuem caracteristicas e processos particulares que não são de molde a que se discutam os assuntos com a tranquilidade com que merecem ser discutidos.

Finalmente e lembrando a rábula de uma das ultimas (senão da ultima) AG, quando tendo tudo preparado para assumir a Presidência da SAD, Dias da Cunha foi incapaz de o anunciar aos socios do Sporting no dia anterior em AG, tudo me faz acreditar que o Clube e os seus indefectiveis só teriam a ganhar com uma iniciativa até mais alargada do que esta, do genero "Estados Gerais", que aliás foi referida pelo José Eduardo.

No fundo, este cancelamento deixa-me triste, não só pela impossibilidade de discutir o momento do Clube e ouvir outras opiniões e sensibilidades em relação á estratégia actual do Sporting, mas sobretudo porque me cheira a "censura" da mais anti-democrática possivel, seja essa censura atribuida a alguém em concreto ou apenas á "situação" especifica do momento.

domingo, junho 26, 2005

Caminho a seguir.....

Ouvi agora nas notiçias e no seguimento da venda de Enak (espero k os dirigentes aprendam com os erros ao fazerem contratos) que Miguel Veloso vai ser incorporado no plantel senior da proxima epoca.Ora ai esta uma excelente noticia ! Pelo k vi o ano passado deste miudo nos torneios de pre epoca pareçe me ser um potençial bom defesa central. Auguro lhe muito mais futuro k ao Santamaria. Espero k os srs dirigentes metam uma coisa de vez na cabeça para se comprar jogadores k ninguem conheçe no nosso campeonato mais vale apostar na prata da casa e pouparem dinheiro. Basta ver o caso do Hugo.....um jogador muito esforçado sim senhora mas que é uma abecula completa, que ganhamos com a sua compra? NADA !
Começo a ficar farto de ver tanta asneira seguida no nosso clube e depois com o tao propalado plano de restruturaçao financeira nao ha jogadores de qualidade a serem comprados....ou entao o treinador refugia se no "brasiu" a ver jogadores como se fosse treinador do Nacional......enfim.....
Saudaçoes Leoninas

Mais Parabéns...!!!

Agora á malta mais jovem dos Juvenis, que também se sagraram Campeões Nacionais, depois de derrotar por 3-2 o Leixões.

Esperemos que destas 2 equipas aparecam os nossos reforços do futuro.

Parabéns aos Campeões!!!

Mesmo tendo de lutar contra os mesmos factores bizarros que nos tiraram o titulo na Superliga (hoje começamos a perder com um penalty inexistente), os miudos deram uma boa resposta e cilindraram o Benfica por 4-1, sagrando-se assim Campeões de Juniores desta época.

É um bom sinal para quem quer e deve apostar nos jovens para garantir uma equipa competitiva no plantel principal.

Vamos esperar que amanhã nos possamos sagrar também Campeões de Juvenis.

sábado, junho 25, 2005

Insua com Figo na Turquia?

Na Argentina é noticia, agora se verdadeira ou não já é outra estoria.

Se calhar é como esta ultima aventura da imprensa relacionada com o interesse do Barça em Douala!!!

O que é certo é que para os argentinos parece que o Galatasaray quer contratar o Figo e também o Insua.

Aparentemente a proposta feita pelo argentino seria de 4 milhões de US$.

Será que o Sporting anda tão, mas tão mal que não pode ir negociar com os de Avellaneda a compra deste jogador fantastico e que ainda por cima é polivalente na zona ofensiva?

Foto free Zone...!!!

Já me colocaram a questão... porque não existem fotos no blog?

A resposta é simples. Por respeito a quem por cá navega.

Um blog com fotos, embora esteticamente mais atraente, torna-se mais pesado e consequentemente mais "dificil" para quem a ele quer aceder.

Por outro lado o interesse deste blog é discutir ideias e colocar comentários, pelo que não existe nenhuma razão plausivel para a sua colocação. Logo este é um "Foto free zone blog".

sexta-feira, junho 24, 2005

Até quando?

Estamos a pouco mais de 10-15 dias do inicio da epoca e o nosso clube continua num impasse supreendente.
Por um lado prefiro assim do k ver todos os dias super craques de deixar agua na boca serem indicados ao super campeao portugues ! (e mais ums arbitros á parte)
Realmente nao quero bater no ceguinho (Paulo de Andrade) mas até quando vamos ter k aturar este tipo de situaçao?
Futebol nao é só continhas em dia e nrs para socio leigo ver......
Queremos uma equipa competitiva!!
Realmenha há que dar um murro na mesa e dizer a estes mercenarios k chegaram á meia duzia de dias ao clube e já pedem mais esqueçendo se k se ainda estivessem no buraquinho e se nao tivessem tido a projecçao de jogar no nosso clube estariam ainda na obscuridade futebolistica....enfim.
Quero tb aqui dar a dica e por ter falado varias vezes com o Rui para por o Rogerio k ao que pareçe é um profissonal de mao cheia , como sub capitao .... já k a braçadeira pareçe estar destinada ao Beto k vai continuar a gritar anormalmente com os arbitros ....enfim....Resta o Sá Pinto mas gostaria k rogerio ficasse como um dos 3 capitaes..
Vou aguardar pelo começo da pre epoca e ver o k nos espera deste sporting e do seu treinador....continua a faltar um homem k respire o balneario e faça a ligaçao á Sad.....a ver vamos.
SAudaçoes Leoninas

O Sindicato dos jogadores do pontapé na bola...!

Estava a ouvir as declarações do senhor (nem sei como se chama) que por acaso é o Presidente do Sindicato de Jogadores.

Queixava-se ele que 80% dos clubes não pagam aos seus atletas... situação que está profundamente errada, embora deva dizer que, em vista das recentes "actuações" de jogadores como Liedson, Enak ou Douala (para mencionar só os do meu Clube e acreditando na imprensa) não me deixa tão revoltado como deveria.

Mas o que mais me deixou boquiaberto foi ouvir que "alguns" dos grandes (o que quer dizer pelo menos 2 deles) estariam nessas condições. Quem seria o honesto pagador, pensei eu para comigo? Possivelmente o FCP, atendendo á quantidade de dinheiro que entrou nos cofres azuis recentemente.

Estava eu nestes pensamentos quando a camara vira e ao lado da referida figura aparece o dirigente Carraça, ex presidente do Sindicato e agora com funções directivas no clube do bairro da Luz.

E comecei mesmo a escutá-lo, porque o homem fez questão de afirmar que o seu clube não devia salários a nenhum jogador.

Eu não sei a que proposito estavam ali aqueles dirigentes, não ouvi a noticia desde o principio, não terminei de a ver, portanto até poderia ser por um motivo importante e generoso.

A verdade é que não cheguei a ver o fim da noticia porque me lembrei de determinado Verão (há cerca de 2 anos) em que o actual dirigente do clube da Luz e com nome de animal desagradavel, acompanhado por um conhecido empresário nacional (que por acaso agora é seu chefe no referido clube) cedeu as instalações do Sindicato de Jogadores para que um atleta nitidamente em dificuldades psicológicas fizesse um ataque ao Clube que lhe pagava os salários que ele alegremente derretia em jogo, putas e copos.

E perguntava-me... será que esta é a prova de que realmente aquele clube é mesmo o maior do País?

quinta-feira, junho 23, 2005

Um enorme outdoor

Quando o Sporting decidiu construir o novo estádio escolheu o Taveira para o efeito. Taveira é conhecido pelas suas obras às quais ninguém fica indiferente. Ou ama-se ou odeia-se.
Ora bem, Taveira desenhou o estádio, escolheu as cores, os materiais, etc. e surgiu o Estádio de Alvalade para os próximos 50 anos. E o resultado não foi só um estádio, mas também uma obra de arquitectura.

Dadas as últimas notícias, parece que aquilo vai ser tudo pintado com as cores dos patrocinadores, seja em portas, em mastros, com lonas, com toldos, com o ca"#$%$ ! O Estádio vai ficar um enorme outdoor - segundo as palavras do Pedro Afra - na cidade de Lisboa.

E eu pergunto, porque se gastou tanto dinheiro no embelezamento do Estádio? Se aquilo vai ser um enorme outdoor, mas valia ter ficado em betão envernizado que ao menos sempre se poupavam alguns milhões de euros em azulejos, tinta, painéis, etc. Feio por feio...

Eu sei que hoje em dia, o dinheiro tudo compra e isso é irreversível, mas eu ESTOU CONTRA que o façam no meu estádio( como noutras situações )!

Aos apologistas dos outdoors, que tal estender uma lona com o patrocínio do BES no Pavilhão de Portugal no Parque das Nações? E pintar a Torre de Belém com as cores da Coca-Cola ?

Novamente os numeros!!!

Foram conhecidos alguns numeros, no ambito do estudo de viabilidade economica relativo á emissão dos 18 Milhões de Euros de obrigações, que tem o seu inicio hoje.

Eu já aqui frisei que não sou economista, contabilista, não gosto de numeros e era um péssimo aluno de matemática, pelo que analisar este tipo de informação me é particularmente complicado.

Por outro lado, como detesto parecer aquelas ovelhinhas que vão atrás do apito do pastor, normalmente tenho muitas dificuldades em "aceitar" as explicações que costumam acompanhar este tipo de informação, nomeadamente nos meios de imprensa, até porque como já ficou provado no passado, os proprios jornalistas são capazes de ainda perceber menos do assunto que eu...!!!

Sendo assim vou esperar um pouco para ver se leio ou me explicam por outras vias estes numeros, embora possa na minha "inocencia" numerária deixar alguns pensamentos básicos:

- A prioridade continuará a ser o corte dos custos com a equipa principal, com as consequências que essa medida tem na competitividade daquela.

- Não vi até ao momento e continuo a não ver (apesar das ultimas noticias relativas á sponsorização das portas e bancadas do Estádio) crescerem as receitas normais (tenho como receitas normais aquelas que sabemos com segurança que poderemos obter) de molde a que o corte nos custos não fosse tão radical.

- Continuamos (estupidamente digo eu) a considerar receitas eventuais na Liga dos Campeões como proveitos ordinários, quando ao mesmo tempo andamos a hipotecar a obtenção desses "eventuais" proveitos extraordinarios ao reduzir a capacidade de reforço efectivo da equipa de futebol.

- Finalmente apresentamos uma peregrina ideia (ou então sou mesmo eu que não apanhei o comboio da evolução) de que vamos ter lucro já a partir do próximo ano, mas continuamos teimosamente a apresentar como proveitos, não apenas as receitas (vá lá que substancialmente reduzidas em relação ao passado recente) das competições da UEFA, mas também proveitos relativos á venda de jogadores, que óbviamente não podemos quantificar... e que além disso são outra machadada na competitividade na equipa de futebol e consequentemente na sua capacidade de gerar mais receitas!!!

- Ou seja, retirando estes "proveitos" extraordinários (em média na ordem dos 8 milhões de Euros) e continuaremos a ter uma gestão deficitária na SAD para o futebol, MESMO com o corte radical que pelos vistos continuará a ser a estratégia da organização para a "mola" real do Clube.

Assim não auguro um grande futuro para o Clube, nomeadamente para a área que mais nos interessa e aquela que nos faz interessar e motivar mais no acompanhamento do Sporting.

quarta-feira, junho 22, 2005

El Cebolla...!!!

Cristian Rodriguez é um médio uruguaio que joga (jogava, que está em rota de colisão com o clube) no Penarol.

É internacional uruguaio e provavelmente uma das maiores referencias da selecção no futuro próximo, se não o for já.

É representado pelo maior mafioso do futebol charrua, Casal, que anda num braço de ferro com o Penarol a tentar encontrar solução para 3 jogadores seus (o Rodriguez mais o Bizera e o Bueno).

No inicio do ano a oferta que fez ao Penarol foi de 6 milhões de US$ por 2 dos jogadores (Bizera estava fora), neste momento fala-se em 4 milhões de US$ pelos 3!!!!

Se pensarmos que o Sporting fica sem Viana e tem o risco assumido chamado Rochemback, "El Cebolla" poderia ser uma alternativa muito interessante para o nosso meio campo, sobretudo porque é um jogador pendular, que defende e ataca, remata bem de longe e tem um grande pulmão, além de ser bastante jovem e ter por isso uma grande margem de progressão.

Eu que já o vi jogar várias vezes, quer pelo Penarol quer pela Selecção, apostaria de caras neste jogador... sem duvida.

Não há por aí 1.5 a 2 milhões de Euros para ir buscar este jogador?

terça-feira, junho 21, 2005

Mercenários

Liedson, apesar de ter contrato por mais 2 anos, quer mais dolares e tudo anda a fazer para sair de Alvalade, não cumprindo o contrato.
Enakarhire, com contrato por mais 2 ou 3 anos, também tentou a sua sorte.
Agora, Douala vem dizer que quer continuar mas com melhores condições. Isto apesar de ter um contrato por mais tempo.

Pergunto, os contratos de nada valem para estes senhores? É compreensível que queiram( eles e os comissionistas ) ganhar mais dinheiro, mas convinha que respeitassem as entidades que lhes pagam mês após mês, com grande sacrifício.

E se as coisas lhes têm corrido mal a nível desportivo iriam pedir à SAD que lhes baixasse o ordenado?

É certo que quando se apresentarem na "Academia do BES" as culpas recairão nos jornalistas que compreenderam mal o que eles e os seus representantes disseram. Tudo ficará bem aos primeiros golos.

Cambada de mercenários...

Recapitulando...!!!

O Sporting está vendedor. Tem a obrigação de "fazer" 10 milhões de euros só para equilibrar as contas, não pode entrar em loucuras a comprar (se calhar não pode mesmo comprar) e além disso nenhum jogador, com excepção do Sá Pinto, do Moutinho, do Rogério e do Nuno Santos parecem querer jogar no Clube.

A situação é no entanto completamente diferente por outras paragens, pelo menos de acordo com a imprensa.

Lá por cima compram-se jovens craques, internacionais Argentinos, querem-se Cicinhos, Kronkamps e até, vejam bem, o Figo!!!! E se aparecer o Robert Pires também nem era admiração.

Cá mais para baixo o "alvo" é sem duvida o mercado alemão, aparentemente com pontaria afinada aos "saldos" de Verão de Dortmund (em comparação com aquele Freeport, o Sporting é o Campera!!!), onde se procuram Dédés, Ewertons e sabe-se lá mais quem... se calhar ainda cá aparece o "monstro" da baía negra, mais conhecido por Kohler... e se calhar o Zenden até apanha o mesmo avião.

Enfim, ser Sportinguista é mesmo só para gente de estomago forte!!!

É adiar...!!!

Perante a perspectiva de calendário para Agosto, sobretudo para as datas entre a 1ª mão da pré eliminatoria da Champions e a 1ª jornada da Superliga, não será a solução óbvia que se adie o arranque do Campeonato, como já tantas vezes aconteceu no passado com os nossos adversários?

segunda-feira, junho 20, 2005

É que é já a seguir...!!!

É a noticia tipica dos meios de informação tugas, especialmente do jornal oficioso do Benfica.

Parece que o nosso rival necessita um concorrente para a lateral esquerda, para lutar pelo lugar com o Dos Santos, esse virtuoso do mundo do futebol, jogador referenciadissimo pelos maiores clubes Mundiais.

Vai dai, que melhor jogador para esse objectivo (dar luta ao Dos Santos) que o lateral esquerdo da época na Bundesliga, jogador do Dortmund, de sua graça Dédé, avaliado na misera quantia de 10 Milhões de Euros...!

Pois com a facilidade que se conhece, o jornal A Bola dá relevo a esta "estoria", só faltando mesmo anunciar que o concorrente á lateral esquerda do Benfica já está contratado.

Ora digam lá que os Portugueses já perderam todo o sentido de humor???

sábado, junho 18, 2005

Faça se justiça.....

Nao gosto do homem mas tenho k lhe fazer justiça.
Paulo Andrade entrou numa altura problematica com a demissao para mim predemitada de Carlos Freitas , e tem lidado com as situaçoes k estao a ser criadas pelos jogadores e empresarios com o estoiticismo brilhante. Vou acompanhar com interesse esta (nossa) luta com o sistema e deixar e dar o beneficio de duvida ao homem.
5 estrelas na atitude de nao vender ao desbarato e nao ceder perante o terrorismo empresarial.
Vamos ver como se sai.
Saudaçoes Leoninas

Chegou-me ao ouvido

Chegou-me ao ouvido que Ricardo vai permanecer no Sporting e que Figo fará parte do plantel do Sporting já esta época.

Não sou de boatos. Quem mo contou merece confiança. Aguardemos...

sexta-feira, junho 17, 2005

Que complicado...!

As noticias são contraditorias. Enquanto o dono da MSI viaja para a Russia atrás de "amor", pelo que está preparado a dar 15 milhoes dele, há quem diga que existem contactos para que "amor" venha a jogar em Portugal.

A MSI acha um escandalo ter de dar mais de 8 milhoes de euricos pelo Liedson, um dos melhores marcadores na Europa, mas está pronta a dar o dobro aos Russos por "amor"... negócios sujos a isso obrigam?

Será que a MSI também vai para Moscovo mandar bitaites em relação á "obrigatoriedade" dos russos terem de vender "amor"?

E que dirá desta ultima demarche da MSI o levezinho? Não se sentirá um bocado "cornudo"?

É que sejamos honestos, a prioridade para o Corinthians é... "amor", não é o ex-repositor do Lidl.

Assumindo que a MSI acaba por ficar com o que quer, qual seria então a cara com que o Resolve se apresentaria em Alvalade? "Olhai minha gente, tou amando o Sportem, a galera é legal com eu, quero acabar minha carreira aqui no Timão".

Eu sei bem o que lhe diria, mas lá está, não sou eu que lá estou!!!

quinta-feira, junho 16, 2005

O "meu" plantel...

Andamos a ser bombardeados todos os dias com noticias de vendas dos nossos jogadores, a tal ponto que nos podemos chegar a perguntar se vamos ter equipa para participar na próxima Superliga.

O comportamento dos nossos dirigentes até ao momento, como já referi antes, parece ser o indicado, isto se se confirmarem as noticias (e parte de noticias) de que vamos tendo conhecimento.

Eu pelo meu lado, aproveitando a onda e influenciado pelas minhas "raizes" Sul Americanas, avanço também para uma antevisão do que seria a preparação do nosso plantel para a próxima época, tornando-me em mais um Director de SAD Sportinguista... apenas mais um, entre tantos!!!

Para o fazer, apesar de ser apenas uma "brincadeira" para passar o tempo, obriguei-me a manter a coisa o mais realista possivel, dentro da pouca informação a que acedi, nomeadamente em relação aos preços de venda e compra dos vários jogadores, assim como da previsivel folha de salários... tudo para respeitar a contenção financeira religiosamente defendida pela nossa SAD.

Para compor o "trabalho" liguei vários outros factores, assumindo por dedução a sua viabilidade como algo perfeitamente possivel.

O nosso plantel para a época 2005/2006 seria então o seguinte:

Guarda Redes - Tim Howard (emprestado pelo Man Utd), Nuno Santos, Nelson

Defesas Direitos - Rogério, Amaral (ex Belenenses)

Centrais - Enak, Beto, Zé Castro (ex Académica), Veloso

Defesas Esquerdos - Edson (ex Leiria), Paim

Médios Centro - Custódio, Roca, Moutinho, Carlos Martins, Pedro Mendes (ex Tottenham)

Extremos Direitos - Cesar Delgado (ex Cruz Azul), Paulo Sergio

Extremos Esquerdos - Federico Insua (ex Independiente), Carlos Alberto (ex Corinthians)

Avançados - Sá Pinto, Manoel (ex Moreirense)

Pontas de Lança - Andrés Silvera (ex Tigres), Solskaer (emprestado pelo Man Utd), Mauricio Pinilla

Para aqueles chatos de curta visão e falta de fé (LOL, que grande publicista que sou...), deixo a informação financeira básica, que permite pensar neste plantel, nomeadamente em termos de verbas.

Teriamos assim um valor de 17 milhões e meio de euros em vendas (Ricardo, Liedson, Douala, Polga, Niculae, Tello), para um valor identico em compras, embora pelo meio existissem negócios meio imaginativos (como por exemplo a troca entre Liedson e Carlos Alberto com uma mais valia de 3 milhões e 750 mil euros a nosso favor).

Aqui fica o meu modesto contributo para alegrar um pouco a Savana, fazendo-os passar alguns minutos de boa disposição e quem sabe, fazendo-os pensar um pouco que também faz bem.

Uma coisa é certa, não me podem acusar de não propor alternativas!!!

Andres Silvera - pequena referencia!!!

Ontem, vitima dos receios do seu técnico, só jogou a 2ª parte do jogo com o São Paulo para a Libertadores.

Os brasileiros já levavam uma confortável diferença (4-0) da 1ª mão, pelo que jogavam tranquilos.

Silvera entrou e em 15' marcou dois golos. Este é o reforço para fazer a dupla de ataque com Liedson, que o Sporting precisa.

Paulo Andrade

Neste momento de indefinição, quem sabe de luta interna de poderes, não deixa de ser uma supresa o comportamento deste dirigente do Sporting até ao momento.

Passou uma época muito na sombra, ora a aparecer na crista da onda, ora a desaparecer nos maus momentos. Eu nunca percebi muito bem qual o seu papel na organização.

Agora, quando parece cada vez mais claro que ganhou a "guerra" a Carlos Freitas (dizem, que sei eu) e depois das palavras de Dias da Cunha ao afirmar que o seu trabalho era "observar" durante 1 ano para depois intervir, não deixa de ser curioso escutar as suas mais recentes afirmações (esperando que não sejam para "chinês" ver), ao mesmo tempo que diáriamente leio as lamentações desesperadas dos "abutres" que pairam sobre Alvalade relativas ás dificuldades em "fazer negócio"... e meter ao bolso!!!

A seguir nos próximos tempos com redobrada atenção.

quarta-feira, junho 15, 2005

Sporting é o grande amor da minha vida

Quem o disse foi Nuno Santos após a renovação do contrato.

É certo que não é um jogador de top e que não irá jogar nesta época de leão ao peito, mas sabe muito bem ouvir estas palavras num período em que, segundo a comunicação social, todos querem sair.

terça-feira, junho 14, 2005

Mas porque não a divisão simples...?

Isto a propósito da "posta" da Giria do Futebol, transcrevendo uma nota do jornal Record, onde se alude á aparente qualidade de gestão financeira de Paulo Andrade e Rui Meireles no trabalho desenvolvido na SAD, apontando esse factor como fundamental na estratégia Leonina do passado, do presente e muito provavelmente do futuro.

Ora eu não quero colocar em causa o trabalho financeiro desenvolvido por estes 2 dirigentes, nem sequer o fundamento que apresentam para dar prioridade á contenção financeira, no nosso caso em detrimento claro da competitividade (ou da sua melhoria) da equipa de futebol.

Mas a questão que deixo no ar, sabendo ainda por cima da falta de conhecimentos da área do futebol que estes 2 dirigentes dão mostras de possuir, é porque razão não se procede á divisão pura da área desportiva e financeira, em termos de gestão corrente?

Obviamente a estratégia desportiva do nosso Clube está (e estará) marcada pelo esforço de contenção financeiro, sem o qual estou a ver não podemos viver. A mitica data de 2005, sempre apregoada pelo Projecto como final para a penúria em que temos vivido, nao se concretizou, como aliás seria de esperar por quem preferiu olhar para o panorama com olhos de ver e sem aquela esperança pouco consistente de quem quer acreditar em quem dirige os destinos do Clube.

Mas é possivel (e no nosso caso muito desejável) que independentemente desta questão, a gestão desportiva seja feita por gente diferente áquela que nos gabinetes planifica o orçamento, faz as continhas e confere os balancetes.

Por aqui passa sem dúvida uma parte significativa do problema, que leva ás situações extremas de jogadores com contrato vigente e ainda longo virem "pressionar" no sentido de sair do Clube, causando fracturas num grupo já de si bastante fragilizado.

O tempo passa e apesar de alguns movimentos, eu não vejo acções decisivas e claras no sentido da re-organização e reforço de um grupo que, a acreditar nos rumores que correm, se encontra totalmente desmembrado.

sábado, junho 11, 2005

... nem por isso (até ao momento).

É ainda muito cedo e ninguém (ou poucos) sabem exactamente o que se passa no alto poder Leonino, mas até agora devo dizer que as opções que foram tomadas me parecem perfeitamente lógicas e seguindo um padrão correcto:

- Mini "limpeza" do balneário, pelo menos desportivamente falando, com a não renovação de jogadores que já nao deviam fazer parte do plantel.

- Renovação com o Moutinho (para quê cláusulas de rescisão nos contratos???) e o Sá Pinto.

- Boa contratação do Edson e regular do Manoel (este para substituir o Mota, presumo).

- Nenhuma venda confirmada até agora (embora fosse agradavel estarem já as do Ricardo e do Polga... pelo menos estes).

De resto um silêncio abrumador por parte dos nossos dirigentes, o que deve estar a levar ás lagrimas os directores de informação de Norte a Sul do nosso País.

O que lhes vale ainda tem sido o folclore lá pelas bandas do Colombo e as camionetas de reforços que vão chegando ao Dragão.

sexta-feira, junho 10, 2005

Introduzindo

Em primeiro lugar, queria agradecer ao Rui o convite para participar neste "blog". Queria também aproveitar para saudar os meus colegas Zé da Reboleira e António do Arquipélago, companheiros de outras lides. Saudações também ao Mike Blitz, espero que a nossa convivência ao longo dos próximos tempos se torne frutuosa.

Esta é a minha estreia na blogosfera ("time permitting", gostaria de alargar o meu âmbito de actuação neste universo). Sendo este um "blog" onde se discute em extensão e em profundidade o universo do Sportinguismo, procurarei adoptar um estilo algo diferente do por mim adoptado no Fórum SCP. Dado o número de frequentadores e a quantidade de mensagens presentes neste, nem sempre a disponibilidade para discutir assuntos com maior profundidade está presente, e o estilo leva a adoptar um registo mais telegráfico, muitas vezes no meu caso eivado de ironia, não amarga, porque julgo que o desporto serve essencialmente para nos entreter e divertir. Num "blog" a interactividade está porém algo limitada, pelo que tentarei escrever mensagens apresentando observações e reflexões pessoais sobre o Sporting e o Sportinguismo que interessem minimamente aos "fellow bloggers" e leitores regulares. O que não quer dizer que venham a ser mensagens tão chatas como esta, ainda assim quero que alguém as venha a ler. ;)

Há aspectos na actual vivência do clube e da sua mola principal, o futebol e a sua SAD, tanto estruturais como conjunturais (vidé a recente onda de demissões, continuada com Nuno Caldeira da Silva, um gestor com créditos no mundo empresarial substancialmente superiores ao de um qualquer Duque) que são campo fértil de reflexão. Em breve começarei a explanar as minhas reflexões através deste meio. Até lá, os meus desejos de um óptimo fim-de-semana alargado com muito desporto, sardinha, febra e Super Bock.

quinta-feira, junho 09, 2005

Confusão ou nem por isso?

O que se passa com o Sporting?
A confusão está instalada ou a comunicação social( e as connections do Freitas? ) estão a tentar passar essa ideia cá para fora? Não sei. Se calhar são as duas juntas.

Dados objectivos:
1. Quem manda agora é P.Andrade e Peseiro. Não tenho dados para avaliar esta solução, mas até agora tem-me surpreendido pela positiva.
2. Está a ser feita uma limpeza de balneário e de escritório.
3. Saiu Freitas. Apesar do seu conhecimento do mercado ficou aquém do que se pretende para Directo Técnico. Pouco se ouviu falar, e só falou nos momentos bons. Estou de acordo com a saída.
4. Saiu Rui Jorge. Por mim renovava-lhe o contrato por mais um ano. Não renovar como veio a acontecer, aceito perfeitamente, mas discordo totalmente da forma como o processo foi conduzido. Merecia maior consideração. Só se se passaram coisas que nós não sabemos.
5. Saiu Barbosa. O mesmo que Rui Jorge, com a agravente de se tratar do CAPITÃO do Sporting e de eu ser um apreciador de sempre da magia de Barbosa. Que saudades irei ter. Espero que contratem alguém com a mesma magia.
6. Renovações com Sá, Moutinho e Machado. Medidas acertadas.
7. Contratações de Edson e Manoel parecem-me correctas. Ambos os jogadores possuem características que faltavam ao Sporting.

Se a memória não me atraiçoa, não existiu mais nada de relevante. Tudo o resto : Liedson no Corinthians, Ricardo em n clubes, Beto no Villareal, saída de Niculaes, até mesmo a venda de Douala, etc não passaram - por enquanto - de tiros de pólvora seca.


Aguardemos serenamente.

A saida de Barbosa...!!!

O tempo de comentar este acontecimento tem o seu timming, que não é o actual.

Quem me tem lido sabe que não gosto do nosso ex capitão, embora lhe reconheça um potencial quase unico para o jogo, certamente desperdiçado por ele mesmo.

Mas o seu percurso em Alvalade incluiu certos aspectos negativos, sobretudo a nivel de balneário e de ascendente sobre o grupo de trabalho, que desde sempre me pareceram errados e indo contra os interesses do Sporting.

A sua saida no entanto trouxe á praça publica revelações que, somadas a outras e aos rumores que circulam, transformaram uma simples saida de um jogador (que em si foi muito mal preparada e executada) em algo explosivo e motivador de outra onda de ataques ao nosso Clube, coisa que não é para nos admirar-mos já que em certa medida fomos nós que nos pusemos a jeito, sobretudo com a malfadada falta de preparação dos nossos dirigentes para o fenomeno futebolistico.

Eu entendo os Leões que ficaram incomodados com esta saida, sobretudo com a forma em que se processou. Mas essa é uma "norma" aparentemente instituida no nosso Clube, desde tempos imemoriais.

E em meu entender já tivemos no passado outros casos mais marcantes e que passaram quase desapercebidos, lembrando a forma como alguns dos jogadores mais importantes do Sporting sairam... Manuel Fernandes, Damas, Pedro Venancio, Balakov, Oceano, Iordanov!!!

O Director Tecnico

"A SAD está organizada em torno de duas linhas hierárquicas. Por um lado o futebol de formação, por outro o futebol profissional.... Cada uma das linhas tem um director-geral. Na formação é o professor Mil Homens e para o futebol profissional o Sporting tinha Carlos Freitas....Há muito que existe a necessidade de uma coordenação entre as duas linhas de forma a assegurar que a formação se faz para servir a equipa principal. Independentemente de isso ser desejado desde que a estrutura foi adoptada, essa coordenação nunca foi conseguida de forma satisfatória"

Esta é a parte mais relevante da entrevista que DC deu ao pasquim e que me leva a perguntar como é que se o gajo já percebeu isto ainda não avançou para o Director Técnico que eu tal como o Rui preconizo como passo fundamental para que o futebol do Sporting estabilize e entre no rumo certo.
É necessário alguém que não só coordene todo o futebol do Sporting como seja capaz de pôr ordem na casa e ao mesmo tempo esteja a coberto da instabilidade resultante da bola que não entrou, do apito trocado ou da substituição mal feita. Alguém que saiba que temos um extremo pronto para entrar na equipa este ano e um central já a seguir para o ano, mas que precisamos de arranjar pontas de lança. Alguém que corte pela raiz os primeiros indícios de indisciplina, que resolva rapidamente a renovação com Liedson, que não hesite em colocar Polga no mercado, que não tenha medo de dizer olhos nos olhos ao Rui Jorge que foi bom mas acabou-se, que prefira ter um líder forte como Barbosa ao seu lado a dar rédeas largas aos brasileiros que só pensam neles, que defenda o grupo em todas as circunstancias, deixando o trabalho de campo para o treinador que já demonstrou as suas capacidades nesta matéria, apesar de no banco ter cometido alguns erros com os quais esperemos tenha aprendido.
Mas infelizmente a opção agora passou por dar mais poderes a um Peseiro que já demonstrou ser frouxo e a um Andrade que parece ter pouco tacto para lidar com o balneário que é uma coisa completamente nova para ele, resta o próprio Dias da Cunha cada vez mais isolado e incapaz de perceber o que se passa à sua volta.
É pouco animador mas é o que temos.

Ricardo e os cobardes da SAD

A "inevitável" saída do Ricardo é demonstrativa da falta de organização e de capacidade de gestão de recursos humanos da administração da SAD.

Existiram 2 situações marcantes na passagem de Ricardo pelo Sporting:
1- Ricardo assinou pelo Sporting depois de ter estado com um pé e meio no Benfica.
2- Scolari escolheu Ricardo e ostracizou Vitor Baia na seleccção.

O que seria de esperar após isto? Um ataque dos benfiquistas e portistas, defendendo o seu (deles ) guarda-redes, e ao mesmo tempo, atacando o nosso.
O que deveria ter feito a nossa SAD? Defender o nosso jogador publicamente denunciando esta “cabala”, ou dito na linguagem deles, defender o activo. E o que fizeram? NADA!

Os outros utilizaram todas as armas possíveis e imaginárias para atacar o nosso guarda-redes. Todos os erros por ele cometidos eram exarcebados. Aos outros minorizados .E a nossa SAD? Silêncio………… ensurdecedor

Após vários episódios onde Ricardo foi abandonado por todos, ou quase todos, deu-se o epílogo no estadio da luz onde foi cruxificado inclusivamente pela administração da SAD após o lance com o Luisão( viram hoje no jogo com a Estónia um lance idêntico? O que aconteceu? O sr. árbitro apitou, é claro! Se fosse o Paraty… ). Mais uma vez ( a última ) ficou ao abandono, a ter de se justificar perante todos dizendo que tinha sido tocado.

A SAD diz agora que Ricardo não tem condições para continuar no Sporting. Pudera ! Não lhas deram ! Foram fracos a todos os níveis e não souberam impor-se aos adversários externos, demonstrando ir na onda sem nada tentarem fazer para que o rumo fosse alterado. Não souberam defender o nosso jogador. FORAM COBARDES. É pena. E o pior é que esta situação aconteceu agora com o Ricardo, no futuro acontecerá com outro qualquer.

Deixo no ar três questões e dou a respectiva resposta:
1. Se o presidente se chamasse pinto da costa isto teria acontecido? Nunca!
2. Sabem quem foi o único que defendeu publicamente Ricardo? Scolari. Mas este nem é do Sporting ;)
3. Sabem quem vai ser/é o melhor Guarda-Redes português? Ricardo. Mas só será reconhecido como tal quando sair do Sporting…


BOA SORTE RICARDO. VÁ PARA ONDE VÁS.

quarta-feira, junho 08, 2005

Reforços a caminho...?

Não, não estou a falar da armada Argentina que sempre reclamo para o Sporting (Lux, Ferreyra, Cesar Delgado, Insua, Silvera)...

Os reforços serão nacionais e estão preparados para o "combate" em defesa do Sporting mas sobretudo das suas opiniões e pontos de vista... pois é, estou a falar da entrada de mais alguns Leões aqui para o Blog, para ver se animamos a "folha de couve" mais um pouco.

Entre todos, mesmo com as limitações profissionais do "plantel", espero que quem nos visite seja mais bem servido e não dê por mal empregue o tempo que por aqui passa.

Pelo que deles conheço, depois de bastante tempo a trocarmos ideias no Forum Sporting, aposto que a melhoria será esmagadora. Por outro lado fico também curioso para os "ler" num espaço diferente de um Forum.

Que sejam benvindos e se sintam em "casa". Simplesmente!!!

terça-feira, junho 07, 2005

Peseiro e o seu trabalho...!!!

Não teria sido a minha escolha inicial. Aliás já aqui defendi muitas vezes o modelo que prefiro.

Creio que no principio da época, mesmo avançando com esse modelo (o modelo á Inglesa com um Manager e um Treinador de campo, para aqueles que só agora aqui chegaram), Peseiro não seria a minha hipotese para treinador de campo, não obstante acreditar que, desde que o "chefe" seja mesmo bom, quase qualquer um estará em condições de fazer bem essa função.

Não obstante esta minha opinião, apoiei Peseiro como técnico a partir do momento em que entrou em Alvalade, mesmo depois do arranque fraquinho que tivemos na Superliga, considerando que um trabalho que foi sendo sempre adiado desde a saida de Boloni não poderia ser posto em prática em 3 meses, mais ainda com a "qualidade" humana ao seu dispor.

Peseiro demonstrou ser um técnico mediano, ainda em aprendizagem, sobretudo em realidades do nivel do Sporting.

As noticias, verdadeiras ou não, acerca de variados problemas disciplinares no balneario, certos comportamentos de alguns dos jogadores e mesmo "estorias" mais complicadas que por aí circulam, são suficientes para nos perguntar-mos até que ponto é que Peseiro domina a "máquina".

A seu favor devo dizer que, tendo acima de si gente do calibre de Paulo Andrade ou Carlos Freitas, já para não falar de Soares Franco ou mesmo Dias da Cunha, o homem esteve entregue aos "lobos" nesta sua missão, sem se poder afirmar que estivesse devidamente "protegido".

Técnicamente parece-me um treinador básico, ficando a dúvida se essa ideia se deve ás circunstancias e limitações do plantel ou á capacidade do proprio treinador.

Por mais de uma vez foi notoria a dificuldade de Peseiro em alterar o rumo dos acontecimentos a partir do banco, denotando alguma falta de clareza e rapidez a tomar as decisões, quaisquer que fossem os resultados finais dessa sua acção.

Pela positiva realço o seu comportamento profissional, a forma como motivou e moralizou o grupo de trabalho (ou pelo menos lá o conseguiu equilibrar de forma a mante-lo concentrado nos objectivos) e sobretudo o bom futebol apresentado, de uma forma muito mais regular do que aquela conseguida pelos seu antecessores.

Não tenho dúvidas que Peseiro poderá melhorar a sua performance na próxima temporada, embora isso esteja muito dependente daquilo que se for passando ao seu redor, nomeadamente nas cupulas dirigentes da SAD Leonina.

E também não tenho dúvidas que o seu trabalho seria muito melhor se existisse em Alvalade um verdadeiro Chefe para a área do futebol, em vez dos aventesmas que por lá se pavoneiam.

segunda-feira, junho 06, 2005

O balanço da época (cont.)...!!!

Chegamos ao ultimo sector da equipa... a avançada!!!

Arrisco a dizer, repetindo muito do que se disse na altura aurea de Mario Jardel, que quem tem Liedson tem (quase) tudo.

O ex repositor de supermercado, profissional da bola feito já bem entrado nos 20 anos, provou nestas ultimas 2 épocas que é de facto um excelente ponta de lança, inteligente a jogar, frio e calculista como se quer um bom avançado, além de excelente profissional a nivel de entrega.

É basicamente a ele que se devem os numeros fantasticos de produção atacante, embora nesta ultima época seja também verdade que o jogo da equipa beneficiava claramente a procura do golo.

Não sei qual será o futuro deste jogador, embora pessoalmente preferisse que ele "assentasse" arraiais em Lisboa de forma definitiva, trazendo a familia e deixando o sinal claro que é no Sporting que quer continuar a sua carreira, pelo menos nas próximas 2 épocas.

Acompanhando o brasileiro tivemos um "renascido" Sá Pinto, que desde o meio da época até quase ao seu final se apresentou a um nivel excelente, pondo ao serviço do Clube a sua garra, motivação e experiência. Época bastante positiva para ele.

O jovem Pinilla mostrou bons pormenores, mas não os suficientes para que diga que teve uma época positiva. Potencialmente podemos ter ali algo, mas ainda falta muito para o provar. Em todo o caso creio que ganhou o direito de o fazer na próxima temporada, mas sem o estatuto de 1º ponta de lança do plantel, como parece ser o desejo do seu representante. E o facto de ser estrangeiro pode complicar as minhas "contas" relativas a reforços.

Niculae continua a não convencer, e ainda por cima comporta-se (ao nivel do discurso) como uma prima donna, esquecendo-se o prejuizo incalculavel que o Clube teve com ele. Por mim era venda certa.

Mota... Quem?

Nesta área a minha aposta de compra seria para outro Argentino, também a jogar no México, de seu nome Andres Silvera, isto assumindo que Liedson não sai, porque senão teriamos que abrir um pouco mais os cordões á bolsa, ou então optar por uma solução que passaria pelo empréstimo... Craig Bellamy (Newcastle) ou Maxi Lopez (Barcelona) seriam os meus favoritos neste momento.

Guarda Redes...!!!

Fala-se muito na saida do Ricardo, eu próprio já aqui defendi essa saída e até propus um nome como seu substituto.

Entretanto, sabendo da contratação do Van der Saar (?) pelo Man Utd, e sabendo também que temos uma especie de acordo com essa equipa (pelo menos assim parece), não seria boa ideia tentar o concurso por empréstimo do potencial 3º GR dos Reds?

Tim Howard era uma aposta segura para a nossa baliza, sem dúvida!!! E sem dispendio de dinheiro!!!

domingo, junho 05, 2005

O balanço da época (cont.)...!!!

O Meio campo:

Não vou fazer análises (que palavrão, faz-me parecer o Gabriel Alves) por sectores, até porque a "arma" principal desta área da equipa foi a sua flexibilidade e forma como se foi adaptando ás incidências do jogo, procurando assim ultrapassar as estratégias adversárias e insuficiências internas, nomeadamente a falta de verdadeiros extremos.

A falta de quem possa flanquear o jogo da equipa, que foi notória em alguns jogos esta época, tornou o Sporting refém de uma estratégia única, com as consequências que bem conhecemos.

Em termos individuais, foi no meio campo que residiram as maiores surpresas pela positiva e pela negativa, embora tenha passado pelo bom rendimento geral desta área, como aliás se adivinhava no inicio da temporada, a boa época que realizámos (sim, creio que se pode falar de uma boa época... lá chegaremos).

Começando mais atrás, Custódio mostrou algum desenvolvimento enquanto jogador, embora massacrado por lesões. Espero que na próxima época possa render ainda mais, sobretudo em matéria defensiva.

Rochemback foi semi desilusão, sobretudo depois do que havia mostrado no ano anterior. O potencial está lá, mas os quilos a mais, lesões e se calhar alguma "descontracção" excessiva levaram a que a temporada, embora positiva, não tenha tido o brilho da anterior, nem o jogador tenha assumido o papel de patrão que dele se esperava.

Carlos Martins começou mal, mas na viragem do Natal era sem dúvida o jogador em destaque na equipa e prometia finalmente "explodir" e confirmar todas as suas potencialidades. Infelizmente também neste caso uma lesão (e se calhar alguma falta de humildade, espero que passageira) não nos permitiu ainda ver aquele que espero seja o verdadeiro Martins.

Barbosa esteve ao nível habitual, alguns furos abaixo do que tinha feito no ano anterior. Para mim é obvio que o seu tempo no Sporting já devia ter acabado há pelo menos 2 anos. Reconheço-lhe a qualidade que sempre teve, nalguns jogos essa qualidade aliada á sua grande experiência foi importante e quase fundamental, mas o nosso Clube precisa de jogadores para toda uma época, não apenas para meia dúzia de jogos.

Hugo Viana foi a grande decepção!!! Pensei que pudesse vir a fazer a diferença e tornar-se no patrão do jogo ofensivo da equipa, mas por razões que me escapam (e que deveriam ser bem analisadas internamente) passou completamente ao lado da época. A sua anunciada saída não é surpresa nem me parece vá ser muito lamentada.

Da grande decepção para a grande revelação... Moutinho!!! Que grande jogador nos apareceu assim de repente, surgido do nada. Um jovem com uma maturidade espantosa, que joga simples e com uma clareza de processos que torna o jogo fluído e prático. Espero honestamente que possamos assistir ao seu desenvolvimento como jogador por muitos anos, seria um excelente sinal de "visão" por parte dos nossos dirigentes.

Uma das contratações da época foi Douala, o único jogador do plantel que pode "passar" por flanqueador e que teve uma temporada positiva, embora irregular. Mais uma vez as lesões não ajudaram e este foi outro dos exemplos (tal como Beto, Custodio, Roca e Martins) de um jogador que potencialmente ainda nos pode oferecer bastante mais. Apesar das noticias recentes acerca da sua venda, espero sinceramente que possamos contar com ele para o próximo ano.

Para este sector da equipa, deixaria sair Barbosa e Hugo Viana e contrataria uma dupla de Argentinos (quem mais?). César Delgado, internacional que joga no México e Federico Insua, também internacional e estrela do Independiente de Avellaneda.

sexta-feira, junho 03, 2005

O balanço da época...!!!

Para facilitar faço o balanço por secções e depois logo analisarei a época em geral.

Nesta posta começo pela defesa:

G Redes - Ricardo provou que, não obstante algumas potencialidades a desenvolver e algumas melhoras em relação á época passada, não pode desenvolver trabalho aceitável no Sporting, por razões que já aqui referi muitas vezes.

Para mim é sem dúvida nenhuma um jogador a vender, desde que por uma verba interessante. Tiago pode fazer-lhe companhia.

Para a próxima época ficariam no Clube o Nelson, e o Nuno Santos (regressando do Penafiel).

Contrataria o GR Argentino do River Plate e Campeão Olimpico, German Lux, como titular da nossa baliza.

Laterais – Na direita o problema foi colmatado com a entrada do Rogério, que não sendo um espectáculo rende o suficiente para não desesperarmos, sobretudo numa situação de falta de dinheiro para investir.

O jogador mostrou ser um bom profissional (há até quem diga que se mostrou como um verdadeiro "lider" no balneário) e compensa alguns defeitos com muita experiência. Aguardo mais rendimento na próxima época, depois de mais entrosado com o Pais... mas as noticias de uma alegada tristeza por não poder jogar no Brasil preocupam-me.

Mário Sérgio pode ser vendido ou englobado nalgum negócio. Por seu lado Miguel Garcia, não sendo um jogador regular, compensará com a sua polivalencia e entrega ao jogo. Pelo que fez sobretudo para o final de época merece mais 1 ano para provar o seu valor e utilidade.

Na esquerda está o desastre!!! Rui Jorge, apesar de uma época bem melhor que a anterior, deu mostras que já não tem capacidade para jogar num Clube com as pretensões do Sporting. A sua anunciada dispensa deixou-me satisfeito, embora a forma como o processo foi conduzido não tenha sido provavelmente a melhor, isto já deixando de lado o exagero das declarações do jogador e a forma como estas foram recebidas por muitos dos Sportinguistas.

Paito não provou. Não é o seu lugar nem creio que alguma vez o venha a ser. Este jogador poderá ser util ao Clube, mas deve passar por uma fase de empréstimo para ganhar rotinas de jogo do meio campo para a frente.

Tello não será nunca opção para este lugar, não obstante poder fazer um ou outro bom jogo na posição... mas nunca em caracter continuo. Aliás, já que falo deste jogador, creio que o Sporting deveria negociar o seu passe logo que possivel, no sentido de obter rendimento para a compra de alguém mais útil ao plantel.

Parece que de Leiria virá o Edson. Será uma incógnita e a dúvida só se acentua se nos lembrar-mos do que se passou com o Mário Sérgio. Em todo o caso para já as referencias são boas e alguns dos factores fortes do jogador fazem-nos falta. A ver vamos.

No centro da defesa tivemos uma das revelações do ano... o Senhor Enak!!! Mostrou um excelente futebol e sobretudo bastante inteligência a jogar, atenuando alguns dos seus defeitos.

Beto foi irregular, é verdade que esteve lesionado (como aliás 90% do plantel) mas isso não explica tudo. Em todo o caso e na sequencia das noticias que vão aparecendo acerca da sua saida, devo dizer que o considero inegociável, a menos que por uma verba "obscena".

Depois temos a dupla "cava e enterra"... Polga e Hugo. O brasileiro foi surpresa pela negativa, depois do que havia feito no ano anterior... estaremos na presença de outro Quiroga? Para mim seria venda certa.

Hugo é aquilo que é, não ha nada a fazer. Para o seu lugar podemos perfeitamente apostar na subida de um dos jovens valores da Academia, com o Miguel Veloso na 1ª linha.

Para o reforço desta área iria ás compras a Coimbra e comprava o Zé Castro, que terá sido uma das revelações da Super Liga.