sexta-feira, setembro 30, 2005

Ser Sporting...!!!

Foto jornal O Jogo online


"Prefiro morrer teso e desgraçadinho que pisar a passadeira desenrolada pelos serviçais!"

Em dia de AG do Sporting...

... a unica decisão que aceito é a IMEDIATA demissão dos orgãos directivos do Clube e a marcação de eleições.

Se prevalecer a irracionalidade que as declarações dos actuais dirigentes deram a entender, abro a temporada de caça aos chulos que se passeiam impunes por Alvalade e que teimam em destruir um Clube como o Sporting.

Dias da Cunha não será Presidente do Sporting no próximo aniversário do Clube. Caso isso aconteça o Sporting deixa de existir para mim.

INCOMPETENTES

Depois de ler Caquetico da cunha a dar abraços ao peseiro , de ler meirelles dizer k vao dar a volta e o k aconteçeu foi azar e ler k paulo vangagem de lá andrade dizer k a equipa é melhor so posso concluir uma coisa. Sao mesmo verdes os marcianos e onde esta a nave?

Ps. Peseiro diz k tem condiçoes ...eu proponho a todos os socios e adeptos k invadam o centro de estagio e o estadio em todos os treinos para k este palhaço veja k nao tem nada . Basta ver a sua fraca figurinha no banco.....é um mentecapto. VA SE EMBORA HOMEM.!

Quem semeia ventos colhe tempestades.....

Meus amigos .... Aquilo k hoje se passou em alvalade nao foi mais k uma cronica anunciada.
Era de prever k a corda rebenta se e para mal dos nossos pecados foi hoje quando se jogava um apuramento para os grupos da UEFA. Ha semanas , meses k venho a prever isto....mas ha sempre k proteja , ha sempre kem ache k vai tudo mudar para a positiva.
Meus amigos metam isto na vossa cabeça neste momento enquanto 2 milhoes de sportinguistas estao em casa "doentes" com este resultado jogadores equipa tecnica e principalmente os chulecos do costume dos despesistas da sad e seu presidente caquetico estao na boa pk é normalissimo isto aconteçer ....perder se com um grupo de carpinteiros e bebedores de cerveja da suecia.
Sem desprimor para os suecos k foram os unicos k fizeram pela vida , o sporting nunca poderia ter perdido este jogo. Mas para kem protege o treinador nao ser capaz de ver k desde o ano passado k se ganha a rasca e pela margem minima e sempre com o credo na boca......isto tudo aliado a falta de fio de jogo e de situaçoes bizarras para dizer no minimo numa equipa (?) profissional (?) .
O parvalhao do sor meirelles k disse a seguir ao jogo k depois do paços de ferreira é k se via......este senhor nao era nada antes de chegar ao sporting e agora anda de pópó pago pelo scp , visa pago pelo scp , gasolina paga pelo scp e um ordenado chorudo pago pelo scp.....enfim um paraquedista tótó k nada percebe de futebol.
A minha alma esta negra so me apetece chorar enquanto esta corja de merda esta agarrada ao poder e serve se do sporting lançando a mediocridade sobre o mundo leonino.
ESTAO A MAIS .... DEMITAM SE
Peçam demissao e convoquem eleiçoes antecipadas........ E vao buscar um treinador como deve ser ....Paul le Guen esta livre... é caro? Mandem embora metade dos despesistas . Sabem k os funcionarios gozam k qualquer dia nao ha ninguem para tirar uma fotocopia pk é so directores? RUA ! VERGONHA ! Nem vou falar dos pseudos jogadores k envergonham a camisola leonina ...nem vale a pena ....sao uma miseria
Nao me apeteçe dizer mais ..........

quinta-feira, setembro 29, 2005

Caminho a seguir?

Contratação imediata de um técnico português ligado ao Sporting para "agarrar" na equipa até á chegada do novo treinador escolhido pelos dirigentes a eleger.

Manuel Fernandes é o primeiro nome que me vem á cabeça e aquele que me parece dar mais garantias neste momento. A seguir transitaria para o lugar de adjunto.

Mas a questão fundamental neste momento é a convocação IMEDIATA de eleições. Esta é a decisão da qual depende a elaboração da futura estratégia do Clube e não pode ser adiada.

Não pode mesmo.

Afinal aconteceu...

A catastrofe acabou por acontecer. Agora nada pode ficar como antes. Não pode, foi grave de mais o que aconteceu.

Primeiro passo, a demissão da equipa técnica.

A seguir demissão dos orgãos directivos do Clube e eleições antecipadas.

Tem que ser. Não há condições para mais nada.

Uma resposta á altura...!!!

"Sinto-me adaptado ao que cada vez mais é a minha vida aqui no Sporting. A minha vida aqui é igual à de qualquer outro treinador num grande clube, com muita história e com grande responsabilidade. É mais propício a estados de espírito que requerem alguma adaptação. É importante os adeptos continuarem a ser exigentes, a quererem bons espectáculos e eu sinto-me responsável por isto."

Declarações de Peseiro em Conferência de Imprensa

Gostei das palavras do treinador e do facto de ele entender as manifestações de desagrado dos Sportinguistas.

Claro que ele vai necessitar mais que falar sobre o assunto, precisa de confirmar o discurso com exibições e resultados a começar já hoje á noite.

Em todo o caso é interessante notar que os Sportinguistas são mais respeitados por um profissional do Clube (benfiquista ainda por cima) do que pelos seus dirigentes.

E é também engraçado verificar que o treinador percebe e aceita as criticas de uma forma mais racional que os Sportinguistas que o apoiam.

Peseiro pode não ser o treinador indicado para o actual Sporting, suportado em dirigentes que pouco percebem de futebol, mas já provou que é um profissional sério e trabalhador.

Pelas razões que já avancei num post recente, a continuação de Peseiro á frente do comando técnico do Clube parece-me a solução mais lógica e racional, pelo que quem sabe o treinador ainda nos surpreende e acaba por provar ter qualidade para continuar o seu projecto para lá desta época e mesmo com uma Direcção diferente.

Nada me daria mais prazer, estou certo.

quarta-feira, setembro 28, 2005

MIA...

Que se passou com a Giria ?

Acabou assim sem mais não? Dão-se alvissaras!!!

Este nao!!!!!

Luis Duque é para mim uma pessoa que esta marcada por 2 factos .
Primeiro o mais importante foi o mentor do titulo dos 18 anos
O 2 se calhar marcante para quem se candidata ou é pretenso candidato foi o pessimo gestor da 2 epoca com as novelas mais k sabidas e a compra por 1 milhao e meio do anormal Tello e mais importante foi o responsavel pela entrada do senhor (?) Carlos Freitas no nosso clube....O cinico k chorava com as derrotas do FCP e k andou a comer á grande e á francesa no nosso clube.
Por isso digo claramente DUQUE NAO!!!!!!!!

terça-feira, setembro 27, 2005

Iluminatti.....

Devido as fantasticas exibiçoes k temos feito e dos excelentes desempenho de jogadores e treinador e de jogarmos hoje o nosso prestigio em pleno Camp Nou tenho k concordar plenamente com o expert de tenis Paulo de Andrade .
K EXCELENTE EPOCA!
Realmente é ridicula a comparaçao k este senhor faz aos pontos ganhos e perdidos....enfim....
De resto e so para lembrar o senhor Materazzi foi despedido com 5 jogos 2 v e 3 emp.....nenhuma derrota no campeonato e uma na taça uefa com os vikings e com aquele penalty de um defesa gordo a tropeçar nele proprio e a agarrar a bola......enfim.....e dizia eu o italiano tb foi corrido......
Ainda vamos ver este homem a dizer na tv ...VANTAGEM DE LÁ......lol
Saudaçoes leoninas

A visão dos adeptos em gráfico.

Não é um estudo profundo, não tem pretensões cientificas, é a tradução gráfica de um grave problema inerente aos Sportinguistas.

Deixo abaixo o gráfico representativo da visão acerca do futebol que possuem os adeptos Sportinguistas e portistas. Não se aceitam reclamações de nenhum tipo, quem se quiser queixar vá falar com o Sócrates.

Visão Leonina: __/__/__/__/__/__

Visão Tripeira: ________________

segunda-feira, setembro 26, 2005

A bosta do costume

Fui ontem a alvalade ver sem duvida um dos piores jogos k me lembro de assistir in loco.... Estará sem duvida no top 5.
Nem me vou alongar muito , vou deixar apenas 3 factos assinalaveis para quem esteve no estadio.
O primeiro é resultante da imbecilidade das claques k levam continuamente e sabendo k é proibido e k já custou infelizmente a vida a um nosso adepto , engenhos piroctecnicos. Em funçao disso a policia (muito bem) montou um dispositivo para k houvesse um controlo rigoroso de quem entrava. Até ai tudo bem....mas uma entrada k devia levar 2 minutos no maximo, levou 10m .
O segundo facto e nem comentando a exibiçao e a ceparia que joga com o nosso jersey (fica para um destes dias uma analise a jogadores) queria k fica se bem ressalvado o momento do jogo. A substituiçao a cheirar a estrume de um treinador borrado de medo . Nunca na minha vida vi uma coisa destas e provavelmente este treinador fenomeno do entroncamento vais nos continuar a brindar com estas anormalidades enquanto por lá andar. É triste e medroso e nem vale a pena falar mais do imbecil. Nao posso com mediocres. Lembram se de Queiros nos ultimos tempos de treinador do SCP ? Vai ser assim . Cada vez mais no ferrolho. E ainda tem o desplante de dizer k a equipa esta a crescer. Nem um fio de jogo tem....enfim...
Terceiro facto , aos adeptos como os k estavam ao meu lado k olham com ar de superioridade por aplaudirem em vez de assobiarem como eu ....respeito-os mas nao passam de mais uns resignados que tornam o clube no marasmo em k ele se encontra. Sao os mesmo cegos que acham que o presidente é um heroi em lutar contra o sistema. Fazem me lembrar os comunas ...fieis cegos de uma doutrina caduca e gasta. Respeito-vos por serem sportinguistas mas tenho pena de vcs por nao terem ainda aberto a pestana. Nao é por aplaudirem que vao mudar alguma coisa ou sao me superiores. Estou farto de nulidades. De promessas vagas e vãs qual areia para os olhos dos mais incautos. Falam da desgraça finançeira para justificar tudo mas falta de assessores nao há pois nao?
Já agora uma pergunta este ano entrava a ultima tranche dos 5 milhoes do Ronaldo ....onde anda ela? Pensam que andamos a dormir?
Enfim na quinta feira tenho k mudar o meu horario e pedir para sair um pouco mais cedo para ir ver o jogo , por isso nao poderei ir sexta feira á assembleia do roubo oficial (aumento da cota) mas juro lhes que quando poder ir e me derem a palavra nada ficara esquecido.
Saudaçoes Leoninas
ps. Adrieense dizia no sabado k o Sporting era uma equipa de ataque...eu tb acho é uma equipa de ataque de nervos aos socios....

Uma questão de timing...

O restante texto parece ser uma “manobra” para afastar atenções da exibição de ontem mas não é. Nem é uma defesa do actual treinador do Sporting. É a chamada de atenção para algo que me parece muito mais importante.

As próximas eleições do Clube.

O passado do Sporting, pelo menos aquele que remonta há 30 anos, está cheio de equivocos, más decisões e sobretudo... falta de timing.

Na tentativa de implementação do famoso plano SCP de João Rocha, na saída deste da presidência do Clube, no recuo do grupo “Roquete” em apresentar-se a eleições logo em 89 devido á candidatura de Sousa Cintra, na saída das duas figuras mais marcantes do dirigismo Leonino até 2001 (Roquete e Duque) e novamente na saída de outras duas figuras do dirigismo do Sporting (Ribeiro Teles e Bettencourt), decisões polvilhadas com dezenas outras de menor monta mas com um peso elevado na estabilização de uma estratégia coerente para a condução do Clube... tudo sempre deixando uma sensação de desnorte e de péssima noção do tempo certo para decidir e implementar uma estratégia, um plano, um... "projecto".

Para o ano o Sporting vai a eleições, momento importante e crucial na vida do Clube. O problema é o momento escolhido para essas eleições (neste momento tudo indica que em Setembro ou Outubro).

Pessoalmente acho que seria FUNDAMENTAL que as próximas eleições para a Direcção do Sporting fossem já em Fevereiro, no máximo em Março, porque me parece um erro tremendo ser esta equipa directiva a preparar a época 2006/07, “correndo o risco” (sim, eu sei que ás vezes pareço lirico, mas já esteve mais dificil) de não sair vencedora e “obrigar” quem entra a estar subordinado a uma estratégia que não é a sua.

Essa opção custar-nos-ia mais um ano, algo que é impensável neste momento da vida do Clube, sobretudo depois do tempo que já perdemos no periodo 2002/04. E nem o risco (que pode ser reduzido e controlado, assim haja responsabilidade por quem se candidatar) de originar focos de pressão sobre a equipa de futebol profissional pode servir como desculpa para não optar pela solução da antecipação.

Naturalmente que neste cenário e pelas mesmas razões, me parece contra-producente estar a promover alterações no comando técnico até ao final da época, motivo pelo qual defendo a permanência do actual treinador até ao fim do seu contrato.

Questões como quem apoio para presidente do Sporting, da SAD ou como treinador da equipa profissional ficam para outro dia...

domingo, setembro 25, 2005

Sortes diferentes!!!

Bianchi e Schuster, dois do meus técnicos preferidos da actualidade.

Bianchi já o é há alguns anos, acompanhei os seus feitos á distância no periodo 98/00, quando levou o Boca a conquistar tudo, voltei a acompanhar o seu trabalho no periodo 02/04, desta vez de forma mais directa e com conhecimento de causa... e o Boca voltou a ganhar tudo.

Não está a ser feliz nesta nova experiência europeia, esperemos que em Madrid tenha mais tempo para mostar o que vale do que em Roma.

Já Schuster tem sido uma surpresa, embora pelo nivel apresentado enquanto jogador (para mim dos melhores da sua altura) e dada a sua personalidade "colorida", tudo indicasse que poderia vir a ser um bom treinador. A posição actual do Getafe, embora pense que a prazo, não me surpreende.

Por outro lado um dos melhores e com mais futuro Guarda Redes mundial (refiro-me ao uruguaio Viera), apresenta-se a bom nivel no Submarino Amarelo, que ontem lá ganhou finalmente, espero que seja o inicio da recuperação desta equipa e que o resultado seja visivel já próximamente nos jogos com o recreativo da luz.

Outro excelente Guarda Redes sul americano, o ex River Constanzo, apresta-se para defrontar as "bestas" madrilistas... espero que prove a sua qualidade, porque pode vir a ser grande!!

João Alves!!!

Costumo ser paciente na avaliação de jogadores recém chegados.

Toda a gente tem ese direito, em qualquer área profissional deverá existir um periodo de adaptação até se começar a render ao nivel do esperado.

O caso João Alves no entanto é ligeiramente diferente:

- João Alves não é um jogador inexperiente, já tem 24 anos, creio, pelo que a rodagem já foi feita.

- É verdade que é a primeira experiência ao nivel de um grande, mas a época passada o seu clube bateu-se quase até ao fim pelos primeiros postos, pelo que estará já habituado a uma certa pressão.

- Naturalmente é português, conhece o futebol nacional, está habituado ao estilo dos adversários e a comunicação com equipa técnica e com a maioria dos colegas faz-se sem dificuldades.

- Mas sobretudo está avaliado em 5 milhões de euros... a um jogador deste valor, tendo em conta a realidade do Sporting actual, aquilo que se pede é que chegue e comece desde logo a render.

Para já não entendo como é que um jogador destes, com o suposto potencial de João Alves e sobretudo tendo em conta aquilo que custou aos cofres Leoninos não foi atribuido de imediato um lugar de titular, sendo necessário para que tal aconteça (tudo o indica) que Sá Pinto se tenha lesionado.

Não é vontade de dizer mal... é uma realidade incontornável.

sábado, setembro 24, 2005

duuuhhhh

Disse Peseiro o seguinte na conferência de imprensa hoje :
"Como candidatos ao título, e por jogarmos no nosso estádio, temos de assumir o favoritismo para vencer o jogo. Nesta casa nunca podemos ficar satisfeitos com as derrotas. O objectivo é vencermos o Setúbal. Esse jogo [com o Nacional] já passou e a vitória no jogo de amanhã constrói-se com trabalho, dedicação, profissionalismo, ambição, motivação e entusiasmo, e não chorando toda a semana, porque um grupo não pode fazer isso. Fizemos uma avaliação dos erros cometidos, de maneira a que não voltem a acontecer”, "

Até à parte em bold até está tudo okapa. O pior vem a seguir...
A esta frase só tenho a dizer :
- man, vocês já andam a cometer ESSES MESMOS erros há ano e meio! Não dá para que eles não voltem a acontecer MESMO?

Das duas, uma. Ou os jogadores têm um QI muitíssimo baixo ou o treinador não consegue corrigir essas situações.

sexta-feira, setembro 23, 2005

Carta a Dias da Cunha

Caro senhor
O meu sportinguismo é inatacavel. A minha paixao pelo clube nao se compara ao seu estado dormente e vazio de ideias qual cassete repetitiva em luta contra moinhos de ventos apelidados de sistema. Voçe é sem duvida um dos piores presidentes do Sporting e homem capaz de revoltar o mais calmo dos Sportinguistas. Antes de eu nascer já era leao. Sobrinho do maior idolo da torcida e detentor maximo de jogos de leao ao peito aprendi de muito novo a amar o clube.
Mesmo quando o clube numa acçao tantas vezes vista ao longo do seu historial em relaçao á prata da casa escorraçou o Eusebio do sporting fazendo o emigrar pk ha ultima hora nao foi capaz de assinar pelo porto pk nao era capaz de jogar num rival e voltar a alvalade ( e as pesetas valiam muito mais) Nem ai fui capaz de deixar de gostar deste nosso clube.
Nem nos 18 anos em k sofremos , choramos mas nunca perdemos esperança , e continuamente fui um dos energumenos e arruaceiros k o senhor chama k se deslocava ao estadio para ver in loco o clube do meu coraçao. tenho mais de 200 jogos em alvalade vi muitos com convite mas certamente paguei muito mais do k fui convidado.
Nao admito k um velho de ar de vovo simpatico sacuda sistematicamente a agua do capote e culpe ...pasma se ...chega ao ponto de culpar os socios pelas pessimas prestaçoes de um guarda redes.
Enquanto eu paguei 255 euros pelo meu lugar de epoca e vou vibrar apaixonadamente semana apos semana ao estadio pelo meu clube, o senhor....se nao dormita se tanto no quentinho do camarote e percebe se um pouco de futebol , vi se as anormalidades do plantel e as burriçes do seu treinador......
Mas nao .....é o sistema....será o sistema as pessoas com k o senhor se rodeou e as outras k se afastaram ou foram afastadas pelos mesmo k ainda ai andam e k nada percebem de futebol?
Quem é Meirelles ? Quem é o Andrade? Paraquedistas ....boys for the jobs do seu circulo de amizades ....que nao servem o sporting mas sim servem se dele. Pessoas como carlos freitas k se demite a poucas semanas de começar o campeonato e em alturas de se construir o plantel....pessoa k telefonou a Niculae para nao assinar novo contrato...Sao estas as pessoas com k o senhor se rodeia e trabalha. Pessoas como dr. bettencourt e dr.Ribeiro Telles k fizeram um processo de aprendizagem e k chegam ao mestrado e quando podem por em pratica os ensinamentos se afastam por incompatibilidades do seu sistema...Um sistema caduco e cheio de marasmo.
Nao me afasto do estadio pk vibro de mais o clube para o fazer . Mas o senhor é o cancro k mina um clube k pensei caminha se para um futuro esplenderoso. Ainda hoje me desloquei a alvalade para comprar um bilhete para a patroa e sabe sr presidente estava apenas uma...sim uma bilheteira aberta e so abriu ao meio dia e meia com a maior das descontras de um funcionario k olhou para 2 dezenas de adeptos k queriam comprar ingresso ( enquanto o senhor dorme no camarote). É isto o futuro? O futuro é pedir mais 1 euro pela cota? Eu com outra direcçao credivel ate dava 15 euros mas a vcs....NAO ! Sobrecarregar o bolso do comum adepto enquanto grassam directores e despesistas? NAO ! Nao tenho vicios ...nao fumo ....nao me custa pagar a cota ..custa me sim ver o estado em que o clube chegou.
Uma presidente caduco . Funcionarios directivos paraquedistas . Um expert de tenis como homem forte do futebol .
Um treinador burro e casmurro que tem medo de tudo e de todos e é cego no banco. E uma equipa desiquilibrada com provavelmente a pior defesa que ha memoria na historia do clube. Novelas com contratos e jogadores contrariados . Jogadores nucleares e jovens promessas a chegar ao ultimo no de contrato.....é isto o futuro e a grande aposta na formaçao e gestao fantastica? Chega !!! Para mal dos nossos pecados teremos k esperar por 2006 por um presidente novo e esperemos nós k as opçoes sejam crediveis. Basta de mediocridade e de falsos sportinguistas. Rodeiam se de cepos deixando grandes sportinguistas de fora. Começo a perceber o alcançe das palavras de pedro Barbosa na hora da despedida. Por ultimo e chegando ao treinador ... Peseiro pode ter o merito de por o sporting a espaços a jogar bem......mas é concerteza um bluff teorico que nunca ganhará nada no nosso clube e gostava tanto de me enganar.! As substituiçoes ridiculas e o arzinho de menino histerico que se ri com golos adversarios sao a nossa tristeza.
Tenho 34 anos e 16 anos de socio para mal dos meus pecados e grande tristeza nao fui socio á nascença mas nao retira o meu sportinguismo nem a paixao ao clube. Sei k as vezes roço o ordinario e ofendo mas faço o na raiva de saber que o clube podia ser muito melhor se fosse bem dirigido.
Sei k nunca irá ler isto e k haveria muito mais a dizer . Como diria o meu querido tio Vitor Damas antes ser pobrezinho e teso do k estender a passadeira vermelha dos serviçais.
Coisa k o senhor faz quando enxovalhado vai buscar o o presidente dos milhafres no popo pago pelo sporting á luz.....
É um desabafo de um sportinguista que vive intensamente o clube.
Viva o SPORTING

quinta-feira, setembro 22, 2005

Sem muitos comentários...

... que o que é bom não precisa de muita publicidade.

É só passar por aqui http://maosaoar.blogspot.com/2005/09/escala-de-barbas.html e rirem-se até cair para o lado.

terça-feira, setembro 20, 2005

RECORDe de asneiras...!!!

É o ponto final. Não volto a ler este jornal, nem á borla.

Ontem curiosamente tinha chamado a atenção para um aspecto curioso na atitude editorial do diário da parvoice, hoje leio a crónica ao jogo de ontem do Sporting e ao longo do texto (da autoria de João Cartaxana) vou notando uma certa tendencia para "bater" no Clube, fazendo uma avaliação que, não sendo inexacta está ferida de uma atitude de rebaixamento que é clara e aparentemente é mesmo uma estratégia deste pasquim.

A gota de água chega no ultimo parágrafo, o da avaliação do trabalho do árbitro.

Não quero centrar a discussão da derrota de ontem na figura do árbitro, até porque não é a forma de resolver os problemas que afectam o jogo Leonino, mas não posso deixar passar em claro um tal "branqueamento" da situação. Eis a "opinião" do jornalista do Record(e):

"Olegário Benquerença (3). Um erro apenas, mas importante: André Pinto não estava fora-de-jogo quando introduziu a bola na baliza de Nélson, na 1ª parte."

Não há mais nada a dizer. Com este nível de desonestidade e de falta de profissionalismo em defesa vá lá saber-se de que interesses, este jornal nem mesmo para limpar o cú serve.

O anormal

Já o sabiamos estupido , já o sabiamos anormal mas hoje e apesar dos erros do passado veio provar que burro velho nao aprende. Ele bem pode dar entrevistas muito polidas e bem delineadas mas hoje e com mais uma gestao horrivel
( so jogamos no proximo domingo) para alem de estupido e burro mostrou se medroso e merdoso.
Apetece me dizer te peseiro VAI TE LIXAR!
desculpem o baixo nivel mas nao engulo sapos e este sapo peseiro e o caquetico cunha sao a nossa ruina.
saudaçoes leoninas

«Não será esta derrota que nos vai abater» (José Peseiro)

Tem razão o Peseiro. Serão as ( muitas ) outras que nos esperam no futuro...

Triste sina a nossa de aturar esta mediocridade de gente incapaz, de jogadores a dirigentes.

Com 9 meses de antecedência digo : Para o ano há mais :(

segunda-feira, setembro 19, 2005

Nacional 2 - Sporting 1

Designio cumprido... mediocridade absoluta.

Há muito trabalho pela frente, quando era de supor que grande parte dele já deveria ter sido feito o ano passado.

Um RECORDe de incoerencia!!!

A rábula do asterisco relativamente ao golo de Liedson que este diário nunca quis contabilizar para a conta do jogador Leonino ainda está fresca na memória de todos os Sportinguistas.

Este jornal desportivo, tantas vezes conotado com o Sporting mesmo que seja propriedade de eminentes benfiquistas, travou uma guerra sem quartel contra a autoria do golo do nosso "levezinho", procurando sempre contabilizá-lo como autogolo.

Qual não é a minha surpresa quando, depois de ter visto a forma como o benfica marcou o seu primeiro golo ontem contra a União de Leiria, reparo que nem por um pequeno momento este diário tenha posto em causa a autoria daquele.

Como pode este jornal e os seus jornalistas quererem que quem os lê respeite o que é escrito?

Como podem explicar tamanha incoerencia e diferença de atitude?

Caceteiros profissionais

Há uns anos, quando a luta João Pinto e Paulinho Santos estava no auge, falou-se e aplicou-se a regra que quando um jogador tem uma entrada violenta sobre um colega e este fique lesionado, o jogador que cometeu a falta terá de ficar inactivo enquanto o outro estiver de baixa. Acho que a aplicação desta sanção seria muito importante para acabar com os caceteiros profissionais, mas pelos vistos isso não interessa a ninguém...
Lembrei-me disto após ver na TV a entrada do Moreno( Guimarães ) sobre o Delibasic ( Braga ). Parece que o jogador do Braga vai ficar uns meses a ver os jogos via Sporttv, enquanto o faltoso vai continuar a jogar. Ou seja, parece que esta regra deixou-se de aplicar, para mal do futebol.

Vai ser curioso...

O jogo desta noite será importante por duas razões.

Porque o Nacional nesta altura é um adversário complicado, mais ainda jogando em casa.

Porque o Sporting está mais uma vez sob pressão, podendo chegar ao topo da Liga.

E esta ultima razão é tão mais importante quanto sabemos o que tem sido o historial do Clube sempre que confrontado com essa pressão.

Caso o Sporting consiga a vitória e analisando o calendário mais próximo, pode ganhar uma dinâmica interessante, que passaria por ganhar os primeiros 5 jogos da Liga, atingindo ao mesmo tempo a fase de grupos da UEFA.

Seria uma inversão do começo de época desastroso que tivémos o ano passado e que quanto a mim, ainda mais que a ajuda da APAF a determinada colectividade, contribuiu para que não chegassemos ao titulo.

Embora ainda muito cedo na competição e também na avaliação do que este plantel pode oferecer, creio que uma vitoria na Madeira tem um alcance mais importante do que á primeira vista pode parecer.

quinta-feira, setembro 15, 2005

Halmstads 1 - Sporting 2

Nota prévia - O Sporting jogou esta noite contra uma equipa de carpinteiros bebedores de cerveja.

Tendo em atenção a nota prévia, todo o meu comentário deve ser lido com a mente fixa naquela ideia.

Eu tinha esperança que o Sporting fosse á Suécia "conquistar" os vikings, numa demonstração de poderio inquestionável.

Afinal a ideia era ir lá fazer umas mesinhas de cabeceira e uns daqueles conjuntos com colheres e garfos de pau que se vendem por cá nas feiras popularuchas.

Muito honestamente não cheguei a perceber qual a táctica que Peseiro quis utilizar, ficando por saber se foi erro do técnico ou foram os jogadores que se "baldaram" por completo. Sendo assim torna-se muito dificil comentar seja o que for, a não ser umas ideias em metodo telegráfico:

- Os laterais do Sporting são um horror

- Loureiro tem uma função clara na equipa, se não a cumpre bem pode voltar para o frio.

- João Alves mostra mobilidade defensiva e ofensiva, mas está naturalmente ainda a arranjar rotinas

- Acho que João Moutinho está a "pagar" as atenções a que tem sido sujeito... esta é uma fase critica, espero que o jogador e quem o dirige saibam dar resposta.

- Alguém diga ao Wender que Alvalade não é um circo... se quer fazer habilidades com a bola vá para Copacabana. Já agora espero que Peseiro não o mande inflectir para o meio, porque não foi certamente para isso que andou a chorar o verão todo.

- Eu até nutro alguma simpatia pelo Pipas*, mas era necessário obrigar o homem a fazer aquelas figuras?

- Deivid vai precisar de mostrar bastante mais, senão passa a 3º ponta de lança do Clube, sem passar pela casa de partida.

PS. O Albuquerque a comentar um lance aos 40 min. onde um sueco empurra o Tello com as duas mãos nas costas:

"Tello a utilizar a espertice sul americana".

*O artista anteriormente conhecido como Silva, aka O Pistoleiro.

Invasão Leonina...!!!

Vamos lá começar a UEFA como deve ser, honrando o nome do Clube.

Espero que esta noite os Vikings sejam dominados e se estabeleça a mentalidade não apenas para o resto desta competição, mas também para as restantes em que o Sporting está envolvido.

Força Sporting!!!

quarta-feira, setembro 14, 2005

Oh Julio, e se fosses bardamerda?

O Julio Magalhaes é um jornalista da RTP-Porto, que por acaso também escreve uma coluna no Record.

Na ultima coluna de opiniao que escreveu, tentando defender os adeptos do seu clube contra a ideia feita (opiniao dele) que os outros sao muito piores, afirma a certa altura que os piores casos de violencia ocorreram sempre em Lisboa, entre Sportinguistas e benfiquistas.

Concordo que o pior caso de violencia no futebol aconteceu efectivamente em Lisboa (ou Oeiras, como alegremente o presidente do clube dele gosta de dizer), quando um Sportinguista foi assassinado por um criminoso adepto do benfica.

Nao podemos é esquecer o que já aconteceu no Porto, tentando com isso fazer passar a ideia que no norte é só anjinhos com asinhas.

Na cidade do Porto, antes de um jogo entre a equipa azul e o Sporting, um adepto Sportinguista chegou a ser esfaqueado.

Nessa mesma cidade, em jogos entre essa equipa de azul e o Sporting, em meados dos anos 80 os jogadores do Sporting saiam das Antas deitados no autocarro, para evitar as pedras.

Nesse mesmo estadio, em directo para o Pais, curiosamente através do canal onde trabalha o idiota do Julio, todos assistimos em directo á agressao de um jornalista desportivo, que apenas fazia o seu trabalho.

Portanto que o Julio se sinta mal pela violencia que grassa no nosso futebol, é algo com o qual posso concordar... agora que queira fazer dos seus "comparsas" gente de bem, incapaz de um comportamento violento, essa já é uma actitude que denota bem o carácter deste personagem... rasteiro.

PS. Nao foi um ex-treinador (agora em Inglaterra) do clube do Julinho que foi impedido de festejar o titulo de campeao europeu devido a uma campanha reconhecida de ameacas á sua pessoa?

Nao me digam que quem o ameacava eram adeptos Sportinguistas ou benfiquistas??!!

terça-feira, setembro 13, 2005

É falta! É falta !

Pois era... pois era...

Mas vocês não foram tão zelosos quando o Ricardo sofreu um toque parecido na luz... Num caso foi um frangão, no outro foi falta. Dualidades ...

Também gostei do "golpe de vista" no 3º golo do Rangers. Comentários dos comentadores ? Não ouvi nada. Ai se fosse o Ricardo...

Conclusão : Todos os grandes GR dão frangos, mas uns dão com mais "estilo" e são mais protegidos pelos "papagaios" de serviço.

Mais um palhacito...

Afinal a razão da saída do Niculae do Sporting não foi o ordenado que lhe tinha sido oferecido, como ele tinha referido quando saiu. Na altura, disse inclusive, que a proposta apresentada pelo Sporting era inferior à do Dínamo de Bucareste e que estava muito triste pelo tratamento que lhe foi dispensado pela administração da SAD.

Só que... hoje no jornal “o jogo”, disse o seguinte:
“P Mas o que causou a saída? Desencontro de verbas? R Não. Aliás, a última oferta do Sporting era bastante próxima das minhas pretensões. Eu é que quis sair. Fui falar com o Paulo Andrade e expliquei-lhe a situação...”

Criticou a administração da SAD – aproveitando a boleia dos “casos” Barbosa e Rui Jorge - e agora vem dizer que afinal a proposta até era próxima das suas pretensões?


Conclusão, o palhacito do Niculae fez um “frete” ao amigo Freitas!

Mais 1 golo para a SAD!

domingo, setembro 11, 2005

Sporting 2 - Glórias 1

Fraco jogo de futebol, em que ganhou a equipa que conseguiu ser menos má. Este Glórias tem 2 bons centrais (Anderson e Luisão), um anão amuado, um grande jogador fora de forma (Manuel Fernandes), um jogador que me parece ter futuro (Nelson) e teve um guarda-redes em noite inspirada. O resto é o que se sabe.

Já não sei com quem é que tenho de concordar quando disse que este Sporting está pior do que o do ano passado. Moutinho tem de assumir quase todas as despesas de criação de jogo no meio-campo, parece-me que a entrada de João Alves para o meio-campo se impõe para que a circulação de bola a meio-campo se torne mais segura mas sobretudo mais rápida - quantas vezes hoje (e noutras ocasiões esta época) se assistiu a passes para trás e lateralizados quando havia opções melhores e nem por isso tão arriscadas, permitindo a recomposição da defesa adversária?

Nelson bem entre os postes e (como sempre) mal a jogar com os pés. Liedson lutou muito e... resolveu.

Dois jogadores fraquitos e que não fizeram um jogo por aí além foram decisivos: Tello e Loureiro. Deivid parece-me muito fraquinho, para a próxima jornada entrava Wender, e João Alves para o lugar de Sá Pinto.

Muito bom jogo de Tonel, muito bem a defender e a jogar de cabeça, sabe que com a bola nos pés não dá para muito e por isso não inventa, e não revela a insegurança de um Hugo. Gostava que se tornasse na versão II de Enakarhire, a jogar assim prefiro-o a Beto e a Polga.

Um motivo de reflexão: o grande problema do Sporting o ano passado era a inconsistência exibicional, que se traduzia vezes a mais em resultados negativos. Esta época ainda não apareceu nenhuma exibição para aí além, mas a 3 jogos (incluindo um "derby") corresponderam 3 vitórias. Será que o treinador vai conseguir reinventar parcialmente o modelo de jogo e ganhar uns fãs?

sexta-feira, setembro 09, 2005

Para sábado...

Jogar com tranquilidade, eles é que devem ganhar portanto façam as despesas do jogo, pelo menos de entrada, depois logo se vê qual a disposição.

Se entretanto mais nenhum jogador do Sporting, ao sair da cama, colocar o pé no chão e se lesionar, a minha equipa seria esta:

Ricardo (Cap.)

Rogério Tonel Polga Paíto

Loureiro

João Alves Moutinho

Douala Wender

Liedson

terça-feira, setembro 06, 2005

Laxismo...!!!

Não vou aqui discutir todo o tema das infundadas dividas do Sporting á Administração Fiscal, até porque teria de aludir ao facto, estranhissimo, de segundo aquele organismo estarem mais clubes na mesma situação e, para grande espanto, apenas as contas do Sporting terem sido penhoradas.

Já por aqui é visivel que esta discussão daria pano para mangas, sendo que mais uma vez o Sporting Clube de Portugal não é respeitado, neste caso por instituições governamentais que deveriam dar mostras de outro tipo de comportamento quando postas perante um Clube como o nosso, que durante anos a fio substituiu o Estado, providenciando infraestruturas para que os particulares tivessem acesso á prática desportiva, já para não falar do "peso" que o Sporting tem na sociedade civil, em vários campos.

Aquilo no entanto que me deixa, uma vez mais, descontente com os dirigentes actuais do nosso Clube é o facto de não defenderem "á morte" o bom nome do Sporting, como seria de esperar de qualquer Sportinguista.

Os factos são simples... O Clube foi notificado a 4 de Maio de uma suposta divida para com a Administração Fiscal, através de documento que, segundo foi ontem explicado, nem sequer cumpriria com os requisitos legais.

Ora o Clube, bem organizado como está, com os seus sectores compostos por profissionais bem pagos, certamente saberia desde logo que essa situação seria um erro da Adm. Fiscal e estaria em condições de o provar.

Que fizeram os nossos dirigentes? Exigiram uma resposta e clarificações imediatas relativamente a um assunto onde sabiam estar a cumprir integralmente? No fundo, algo que qualquer um de nós faria, em defesa do seu bom nome?

Não, "limitaram-se" a questionar os serviços fiscais acerca da informação em falta na notificação. Tão só isto, sendo que apenas o fizeram quase um mês depois de notificados.

Mais, não tendo obtido resposta da Adm. Fiscal, o que em si representa já uma falta de respeito inaceitável, pediram ao Tribunal Administrativo e Fiscal que intimasse o serviço em causa a prestar a referida informação, continuando á espera... e mais um mês passou.

A "bomba", activada a 4 de Maio, estava pronta a explodir no momento e timmings que aqueles que manobram na sombra (e que foram apontados de forma indirecta e velada por parte do Presidente do Sporting na conferência de imprensa de ontem) decidissem escolher.

Os dirigentes do Sporting? Não sei, enviaram requerimentos, tal e qual como se espera de uma qualquer burocrática repartição do Estado, mais habituada ao "deixa andar" que própriamente a resolver as questões de imediato.

A 15 de Julho o Sporting finalmente recebe um documento onde é expresso que a verba em discussão está englobada no Plano Mateus, o que quer dizer que está a ser paga dentro dos parametros acordados e portanto a situação do Clube está regularizada.

Ponto final...? Não.

É que em finais de Agosto é conhecida uma noticia no diário Correio da Manhã segundo o qual uma serie de clubes, entre os quais o Sporting, está em falta para com o Fisco.

Reagiu finalmente a Direcção do Sporting a esta noticia sem nexo? Não. Aparentemente o que aconteceu é que nessa mesma altura as contas do Clube foram penhoradas, facto desconhecido até há poucos dias.

Estamos agora a 6 de Setembro, passaram 4 meses desde a primeira notificação, que já na altura o Sporting e os seus dirigentes consideravam sem rigor, nexo ou base legal. Daqui a uns dias jogamos um dos jogos tradicionalmente mais dificeis da época desportiva com os nossos velhos rivais, jogo que até os pode deixar com um atraso de 8 pontos.

E a noticia que anda de boca em boca, em vez de ser a "obrigatoriedade" dos nossos adversários terem de vencer o jogo em Alvalade para não se atrasarem de forma perigosa do topo da tabela, é a noticia de que o Sporting é um Clube devedor e que os seus dirigentes são mentirosos.

Num mundo onde os temas se sucedem a uma velocidade vertiginosa, onde a discussão real e verdadeira não é feita, onde o que interessa é "gritar" mais alto que todos para se ser ouvido e onde o que se retém é a primeira impressão, como se poderá avaliar o comportamento dos dirigentes do Sporting neste processo?

Laxismo...

segunda-feira, setembro 05, 2005

O que eu teria feito

Aqueles que já conhecem a minha lenga-lenga de outras paragens sabem que sempre fui um defensor da criação do lugar de Director Técnico que teria de ser alguém capaz de planear e coordenar todo o edifício do futebol sportinguista, desde a formação até á equipa profissional.

O exercício que passo a descrever é apenas uma parte daquilo que eu imagino que faria se ocupasse o referido lugar, neste caso cingindo-me á área do futebol profissional.

Começando pelas dispensas eu acrescentaria àquilo que foi feito os nomes de Hugo, Tiago e Silva, de resto acho que se trabalhou bem, pois Mota não se impôs, Rui Jorge já estava acabado, Niculae e Viana abriram muito a boca, e Barbosa sendo um caso que me faria hesitar, teria sempre que depender da utilidade que o treinador achasse que ele poderia ter no balneário, e pelo vistos Peseiro achou-o dispensável.
À lista de emprestados eu teria acrescentado o nome de Paíto.

Para além destes eu colocaria no mercado Ricardo e Polga, o primeiro porque obviamente não é aquele guarda-redes que nós pensávamos que era, o outro porque a sua atitude na ultima jornada do campeonato passado é imperdoável. Certamente que iria ter de vendê-los a preços de saldo, mas estou seguro que se arranjava o suficiente para contratar Helton, Amaral, Castro e Edson.

Quanto aos negócios de ocasião obviamente que 7 milhões e Loureiro por um defesa central que nos custou tuta e meia e 2,5 milhões por um jogador que nem era nosso, são negócios irrecusáveis. O mesmo eu não diria em relação à contratação de Deivid, não porque o brasileiro não seja bom jogador, apesar dos seus antecedentes em França deixarem algumas dúvidas em relação à sua adaptação ao futebol europeu, mas simplesmente pelo seu perfil que não é o de ponta de lança possante e capaz de jogar sozinho na área, como eu julgo que o Sporting precisa.

Quem eu não teria contratado de certeza eram Manoel e Tonel. Com a saída de Enakarhire era fundamental arranjar um patrão para aquela defesa, alguém que entrasse de caras na equipa, seria mais caro mas com o dinheiro resultante da venda do nigeriano acho que dava arranjar esse jogador e o tal avançado.

Para o fim deixei as contratações de Wender e João Alves que não me entusiasmam muito, o brasileiro pela relação idade/preço o português pelo desconhecimento em relação ás suas qualidades, no entanto admito que por influência do treinador eles entrassem na lista dos contratados.

Acredito que feito o balanço entre compras e vendas o resultado andaria muito perto do zero e o plantel ficaria muito mais forte e equilibrado.

Acrescento apenas que a renovação do contrato de Liedson teria sido uma prioridade, algo que já deveria estar resolvido desde a temporada passada.

sábado, setembro 03, 2005

É de aproveitar...

"Dias da Cunha tem, neste momento, e porque começa a ser especialista de arbitragem, autorização do Benfica para chegar junto de Luís Guilherme e nomear o árbitro que ele quiser..."

In O Jogo de hoje, acerca das declarações do presidente do clube da Luz na Madeira

Se o homem que manda na arbitragem nacional nos dá a autorização, então começo a perceber o porquê do Manifesto.

Eu aproveitaria esta oportunidade unica, porque como já vimos a época passada, uma ajudinha dos tipos de preto vem sempre a calhar.

Não quero deixar passar a ocasião sem agradecer do fundo do coração ao Sr. Vieira esta oferta tão singela e comovedora e já agora dar-lhe os parabéns por ter a coragem de reconhecer publicamente algo que muitos afirmavam mas não tinham como provar...

quinta-feira, setembro 01, 2005

Ponto final.

A incoerencia é total, a paciência esgotou-se e como tal, escolhendo a mesma estratégia que utilizei com o Ricardo, este é o ultimo post a falar de Dias da Cunha.

O novo ataque aos Sportinguistas em afirmações a que já nos habituamos por parte de DC, foram reproduzidas no post do Mike. Nessas afirmações o actual presidente do Sporting acusa directamente os Sportinguistas de serem os responsáveis por se trazer o "problema" que afecta o guarda redes do Sporting para dentro de portas.

Num registo que já nem sei qualificar, o presidente do nosso Clube espera agora que o apoio que afirma o Ricardo não receber em Alvalade lhe seja prestado noutro qualquer estádio do país, presumo que pelos nossos adversários directos... confusos? Naturalmente!!!

Mas para culminar mais uma tarde (sim, presume-se sempre que estas declarações são realizadas depois de uma boa regada refeição, para não se acusar DC de senilidade em ultimo grau) de comentarismo surreal, o mesmissimo presidente do Sporting comenta a venda de Rochemback como um excelente negócio, adiantando desde logo que as criticas a esta venda por parte dos Sportinguistas não o preocupam, porque o Sporting não será nunca gerido de fora para dentro e portanto ele dá tanta importancia ás posições dos Leões como a uma banana...

A questão, como se poderá constatar através de uma leitura mesmo superficial do movimento Leonino na Net, é que 98% dos Sportinguistas aceitaram dentro da normalidade possivel a venda de Roca e a sua substituição pelo João Alves, esperando apenas que o jovem jogador nacional possa potenciar ainda mais a suas qualidades.

Ou seja, DC acabou por "inventar" um problema inexistente, trazendo-o para dentro de portas, precisamente aquilo que 5 minutos antes tinha criticado (mal, como sabemos) á massa associativa Leonina.

Perante esta situação resta-me assumir a partir de hoje que o Sporting Clube de Portugal não tem Presidente, mas que existe neste futebol nacional tão sui generis uma figura cómica que a cada semana contribui em grande plano para a comédia em que o tal futebol se tornou.

PS. Registo com surpresa o facto de Dias da Cunha afirmar que o Sporting não é gerido de fora para dentro, quando se sabe a influência determinante que possuem as entidades bancárias ligadas ao Clube na tomada de decisões.