sábado, abril 29, 2006

As eleições, os resultados e os sócios

Antes das eleições afirmei noutro areópago que achava difícil SAM ganhar, e que achava difícil FSF ter mais que 70% dos votos. Estimava que GL tivesse uma votação residual (o que veio a suceder), SAM entre 30 a 35%, e FSF entre 65 a 70%. A minha hipótese mais pessimista ainda falhou por 5 pontos percentuais. Tenho de ir aprender a fazer sondagens com o Rui Oliveira e Costa. :)

As eleições poderiam ter resultados positivamente significativos para os opositores à actual (e anteriores da mesma estirpe) Direcção se se verificasse um de dois cenários, admitindo que ninguém esperaria uma vitória de SAM:

- se a lista de SAM elegesse pelo menos 21 elementos para o Conselho Leonino (CL), teria mais de 1/3 dos membros (actualmente 60 ou 61) e poderia bloquear o "plano B" de FSF para a venda do património não-desportivo. Para isso seriam precisos mais de 40%.

- se obtivesse um resultado inferior mas ainda assim FSF tivesse menos de 2/3 nas eleições, este teria de, se quisesse cumprir a sua palavra (que vale tanto como a virtude da Monica Lewinski), apresentar em AG novamente aos sócios a alienação do património nos moldes da anterior AG Extraordinária.

Não tendo acontecido uma coisa nem outra, FSF obteve uma vitória esclarecedora.

As razões são essencialmente duas :

- SAM não era um bom candidato. Era um candidato fraco com uma lista razoável. Poderia ter ganho algo se tivesse havido debates mas, apesar da recusa do grande democrata FSF e de um tratamento menos favorável por parte dos orgãos de comunicação social, foram essencialmente as afirmações por vezes contraditórias ou demasiado agressivas, a falta de fotogenia e telegenia, alguma pobreza de meios (patente no péssimo "site" Internet) e a falta de capacidade de mobilização por parte do candidato (apesar do intenso esforço) que levaram a que nem todos os descontentes com o actual "status quo" votassem em SAM.

- a segunda razão é mais séria. Estou convencido que mesmo que houvesse um excelente candidato, capaz de gerar uma onda de optimismo e confiança semelhante àquela gerada por Sousa Cintra em 1989, FSF ganharia na mesma, embora por uma margem menor. Porque a verdade é que a maioria dos actuais sócios com direito a voto está perfeitamente satisfeita com o "status quo".

Como chegámos aqui não sei. Por acaso notei, quando comecei a entrar pela porta do Estádio junto da Fan Lab, que via a entrar para o jogo cada vez mais cromos (e não falo dos membros das claques) que estariam bem ambientados no campo das papoilas saltitantes: a emborcar cerveja até chegarem aos "stewards", com conversas de mentecaptos e alhadas a torto e a direito mesmo frente a crianças.

A verdade é que muitos dos actuais sócios do Sporting papavam um Vale e Azevedo na maior das calmas. São os sócios que ontem na reportagem da Sport TV diziam que queriam um Sporting "no mínimo Campeão Europeu", ou que acham que o Glórias é que está mal e deve a toda a gente mas ninguém fala nisso. Estavam bem representados na AG do Pavilhão Atlântico, tendo como representante mais próximo um cromo dos seus cinquenta anos que cada vez que o FSF ou um seu acólito acabava uma frase soltava um "E mai nada".

Não vou ao ponto de dizer que todos os que votaram Soares Franco são lampiões ou deveriam sê-lo. A maioria dos 75% votaram nele porque sinceramente acharam que tinha o melhor projecto e a melhor equipa para o Sporting (uma minoria terá achado os menos maus). Que haja tanta gente que, olhando para um Estádio e uma Academia que os nossos rivais têm ou utilizam, e olhando nomeadamente para a nossa performance desportiva, económico-financeira e para o tratamento dado aos sócios, comparam-nas com as dos nossos rivais e acham que a gestão dos últimos 11 anos "até foi boa" ou "foi excelente", peço desculpa, não lhes chamo lampiões mas, respeitando o seu sportinguismo, não consigo orgulhar-me de os ter como consócios, embora não me envergonhem. Falta-lhes capacidade de análise, tão importante para se poderem tomar decisões esclarecidas.

O futuro: não conto deixar de ser sócio do Sporting e, com FSF eleito, tal como o disse antes, espero que consiga cumprir a maior parte das suas promessas, e quem sabe fazer-me dizer no fim que sim senhor, ele (e o co-optado que se lhe irá seguir depois de cumprir a sua missão) fez um excelente trabalho. Mas a confiança que deposito nele é mínima.

Também digo que não vou à próxima AG. Os meus 7 votos vão ficar em casa. Se os sócios deram 75% a FSF nas eleições e tinham dado 64% na AG do Pavilhão Atlântico, facilmente serão atingidos os 50% + 1 voto para passar a decisão sobre alienação do património para o CL. Não vou lá perder tempo e chatear-me.

E acompanharei com curiosidade a evolução da opinião dos adeptos sobre o clube em geral. Nos sócios jovens e nos novos sócios residirá a definição de boa parte do futuro do Clube, ainda que do Clube minimalista que FSF e seus seguidores irão fazer o favor (salvo seja) de nos legar. Espero que num futuro próximo venha a mudar a minha impressão do actual Sporting, que é hoje a de um clube marcadamente lampiónico, tanto a nível de dirigentes como de adeptos.

sexta-feira, abril 28, 2006

Hoje: Vota Sérgio Abrantes Mendes

Contra Soares Franco. Orgulhosamente.

sábado, abril 22, 2006

Como se caga nas opiniões dos energúmenos, por Tangas Soares Franco

In "Record", 22/4/06 (negrito adicionado por mim):


Soares Franco explicou ontem a cerca de uma centena de adeptos presentes no núcleo de Vendas Novas a forma como pode viabilizar a venda de património não desportivo, caso vença as eleições. A estratégia consiste em apresentar uma proposta em AG na qual se delegará no Conselho Leonino a autorização para a alienação do património.

Na prática, esta intenção só precisa de 50 + 1 por cento para passar na reunião magna. Posteriormente, será então necessária uma maioria qualificada de dois terços dos membros do Conselho Leonino para efectivar a alienação.


Pergunto a mim mesmo se há assim tão poucos sportinguistas apreciadores do estilo inexcedivelmente democrático de Soares Franco. Seria injusto que um homem que respeita desta maneira para além da letra o espírito dos Estatutos não fosse eleito com uma larga percentagem, para liquidar de vez a minoria de bloqueio composta pelos energúmenos que insistem em impedi-lo de construir "um dos maiores clubes europeus" (sub-título: "Desculpem lá este "intermezzo", estes 11 anos foram só para aquecer, e adormecer a concorrência").

Avé grande TSF, os energúmenos que se preparam para ser devorados pelos (verdadeiros) leões te saúdam!

quinta-feira, abril 20, 2006

Mais tangas da colecção "Primavera franquista"

Uma edição tardia para dar crédito por esta magnífica tanga ao Fox. Eu dei a idéia e ele criou o boneco. Obrigado, amigo.

A minha recomendação para as eleições

quarta-feira, abril 12, 2006

Homenagem ao gato mais leonino de sempre.

Horacio 1996/2006
K os teus miares lá onde estiveres continuem a impressionar como em vida , até sempre.

segunda-feira, abril 10, 2006

Nao fomos fortes....

Só hoje me apetece dissecar o jogo de sabado á noite. Nao foi um bom jogo , longe disso , o arbitro nao ajudou em nada ao começar a distribuir amarelos. Nao compreendi a opçao de passar o jogo a mandar bolas para a frente num futebol directo. Para se fazer isso tem k se ganhar sempre a 2 bola ....coisa que Sá Pinto nunca o conseguio fazer e para agravar ainda mais foi expulso com uma atitude digna de juvenil. Paulo Bento arriscou tudo quando devia ter segurado o empate que atendendo ao como o jogo nos correu já nao era mau resultado. Mas enfim perdemos e agora resta nos acabar o campeonato honradamente e em 2 lugar. E preparar a proxima epoca com a contrataçao de um medio ofensivo e um trinco como top das prioridades. Um abraço e saudaçoes leoninas

sábado, abril 08, 2006

K sejam .......

In union we stand

From the islands to the cities, from the ports into the sea. We are strong, we will always be... Blazing through the wreckage, burning all we see.. The life we lead, committed to be free.. Our union is a fortress! Together we are bound. A common bound in freedom, and in sound!! So raise your voices high! For miles around to hear. Let them know, we are drawing near... In union we stand, As they blaze across the land!! In union, we make a final stand.... (again) A peaceful co-existance, is droping out of sight. So band together, together we will fight. Blasting the resistance, marching to the top. They started this, we say when it stops. Strike fear within their hearts! Strike down those in your way. Let them know, that we live, today!! They throw us into flames, Did not hear our cries. But now, from the ashes we arise...