sexta-feira, julho 28, 2006

Jogo treino.....

Ontem foi dia de jogo treino a contar para um torneio no vale do Guadiana. O nosso Sporting apresentou-se em bom nivel. Gostei do ritmo de jogo e da (já) elevada qualidade de passe evendiciada pelos nossos jogadores. A defesa esteve sempre segura (mesmo com Garcia em campo) e Ronny foi atrevido mas soube defender a preceito. No meio campo quero ressalvar a exibiçao de Pipi Rogmanoli que pode ser o grande reforço desta epoca. Lá na frente nem vale a pena falar do Levezinho , jogador tao odiado pela falange da meia branca ( percebe se pk...lol) mas a supresa Djalló foi muito agradavel. Mostrou raça , querer , tecnica e faro pelo golo. Vai dar trabalho a Paulo Bento na escolha do 11.
3-0 é sempre um bom resultado contra o benfas mas o k mais me faz rir é ver os comentarios dos meias brancas antes e depois dos jogos. Antes do jogo seria um passeio e uma goleada...... depois que era apenas um jogo treino.....enfim..... já estamos habituados.
Por ultimo ressalvar 3 aspectos.
1-Excelente forma de Lucilio Baptista a ameaçar os jogadores leoninos e a deixar passar em claro 2 agressoes . Uma por parte do habitué R.Rocha e outra de Paulo Jorge que ameaça tornar se um caso serio no Kickboxing portugues.....Em 2 jogos uma expulsao e uma entrada assassina....
2-Desde o tempo de Eusebio tremoços k nao se via golos do meio campo...... Katsabomba é reforço!
3-Rui Costa é sem duvida um maestro quando viu k ninguem do benfas se desmarcava resolveu dar em Pipi Romagnoli para este isolar Djalló.........ou entao engulio a pastilha e perdeu a concentraçao....lol....

Sem mais e com a certeza que após o jogo de ontem podemos fazer uma epoca segura deixo-vos saudaçoes leoninas e um bom fim de semana.
ps- Carlos será mesmo Bueno? A ver vamos......

terça-feira, julho 25, 2006

Contradições


Contradições…


Hoje apeteceu-me reflectir sobre as contradições da vida… inspirada pelo “cromos” publicados no jornal “A Bola” sobre os Heróis do Centenário “… Damas – o melhor guarda-redes de todos os tempos…”
Nesta reflexão... decidi pesquisar no site oficial do Sporting, se nas iniciativas realizadas pela Comissão do Centenário, aparece o referido herói … e nada encontrei…
Continuei a reflectir… e pensei… honrar o passado… seria obrigatório honrar o nome de Vitor Damas…
Senão vejamos a seguinte notícia …
O orgulho de ter o 'Leão' ao peito
Vestir a camisola do SPORTING é privilégio de poucos, uma honra somente ao alcance de alguns 'eleitos'!Neste particular, apesar de muito bem acompanhado por nomes como Hilário ou Carlos Xavier, Vítor Damas é, de longe, o jogador que conta com mais partidas disputadas pelo nosso clube.
TOP 10 de Jogadores que representaram o Sporting
Vítor Damas 743
Hilário 627
Carlos Xavier 620
Manuel Marques 575
Manuel Fernandes 570
João Azevedo 565
Mário Jorge 524
Pedro Gomes 516
Bastos 511
Albano 508
(fonte: site oficial do Sporting – agora em remodelação)

Será isto honrar o passado… ou serão contradições????

quarta-feira, julho 19, 2006

O Sporting 2006/07



Deverá ser este o aspecto tactico com que o Sporting vai-se apresentar ao longo desta época.Paulo Bento nao deverá fugir muito ao sistema tactico que tão boms resultados nos deu o ano passado e que nos fez sonhar com o titulo.
A falta de banco foi sem duvida reforçada para este ano. Falta ainda ver que ponta de lança será contratado para fazer dupla com o Levezinho. Desta vez nao vou comentar trabalhos. Acho notavel que se esteja a tentar contruir uma equipa competitiva com jogadores livres de contrato mas sabendo-se o retorno financeiro da participaçao na Champions acho (é a minha opinião) que se devia fazer um esforço por um ponta de lança de nivel europeu.De resto acho que Paredes é uma contrataçao excelente (mas qq jogador que ponha Custodio no banco é bom) visto ter experiençia de um campeonato competitivo como o italiano para alem da sua mais valia tecnica.
De resto e só depois de avaliar os reforços in loco é que darei uma opinião mais detalhada sobre os mesmos. Mais para a frente a analise total ao plantel será feita com cuidado e critica necessarias.
Saudaçoes leoninas

terça-feira, julho 18, 2006

Simbolismo Bacoco


Simbolismo Bacoco

Sempre senti algum desconforto quando era apontado como simbolo do S.C.P.

Basicamente porque, na minha ligação ao clube com cerca de quarenta anos, começei aos cinco a fazer ginástica, aos onze a jogar futebol e aos 40 como técnico (mesmo nos oito anos que estive fora não deixei de estar em contacto com ele) . Bem cedo memorizei o inicio da mais célebre marcha do clube “ o Sporting nasceu um dia com o simbolo do leão”, leão esse que me habituei a ver à entrada da sede na rua do Passadiço, quando fazia ginástica e mais tarde na porta 10-A quando começei a frequentar a escola de futebol do saudoso Mário Inbelony.

Este meu contacto com o clube aproximou-me precocemente dos grandes atletas da época e por inerência a adoptá-los como referências. Eram só… Carlos Gomes, Travassos, Juca, Fernando Mendes, Hilário, Manuel de Oliveira, Manuel Faria, José Rocha, Alberto Matos, Pedro de Almeida, João Roque, Joaquim Agostinho, Bessone Basto, Marques, Brito, Carlos Rua, Vitor Ferreira, Rendeiro e tantos outros…

Grandes campeões dos quais guardo uma imagem de grande dedicação ao clube, muita humildade e também o reconhecimento de que foi graças ao S.C.P., aos seus técnicos e às boas condições de trabalho que se tornaram referências para os jovens da época. Jovens esses que necessitavam de naturalmente ser motivados para as diferentes modalidades quer como atletas quer como adeptos.

É esta a grande recompensa dos atletas com êxito, que se dedicam anos a fio a qualquer modalidade.

Quem serve um clube arrisca-se a ser prestigiado, seja ele atleta, técnico ou dirigente.

No caso do Sporting, passamos todos à História como referências através de um único simbolo – o leão.

É absolutamente bacoco desejar mais do que isso….

Vitor Damas
(1947/2003)

Para aqueles que se poem em bicos de pé e tentam estar acima do clube fica aqui este testemunho do Homem , simbolo maior para muitos do clube pelo qual sofremos.
E a ideia por ele concebida sobre Vitor Damas o jogador.
Saudaçoes Leoninas

Porque as verdades têm que ser ditas.......


Com a devida autorizaçao de Ana Rita Damas de Oliveira filha do maior simbolo do nosso Sporting Clube de Portugal aqui publico o seu discurso no evento Rugidos do Leao na Batalha e que mais uma vez passou ao lado visto ser uma critica implicita ás ultimas direcçoes do nosso clube.
Fica ao vosso criterio opinar ou nao eu tenho a minha opiniao formada mas escuso me de a dizer porque o discurso fala por si e para criticar esta e outras direcçoes ja tenho motivos que cheguem
aqui vai.







Exmos Sportinguistas,

Gostaria de começar por agradecer o convite que me foi endereçado e á minha mãe para participar , neste grande evento Sportinguista. Mais ainda quando a figura e o bom nome do meu pai foi mais uma vez evocado de forma tão sentida.

Já muito foi escrito e dito sobre o impacto do desaparecimento físico do meu pai, gostaria no entanto de aproveitar esta grande oportunidade e lançar aqui um desafio a todos vós

  • Porque será que a partida do meu pai teve tanto impacto?
  • Porque será que o minuto de silencio no estádio Alvalade XXI e agora aqui repetido, foi tão emocionante?
  • Porque será que tantas instituições lhe têm feito contínuas homenagens?

......Será pelo seu curriculum Nacional e Internacional?

.......Será por ter feito 743 jogos com a camisola do Sporting? ...imagine-se quantos mais teria feito se, aquando do seu regresso de Espanha , tivesse ido directamente para o Sporting?

Estou certa de que concordarão comigo,..... foi concerteza pelas suas grandes qualidades humanas e pelos valores que sempre pautaram a sua vida : A Honestidade, a Verdade, a Justiça , a Humildade... foram estes os valores que ao longo da sua curta vida, nos foi passando de forma clara e inequívoca, e que muito contribuíram para a minha formação humana.

Quando falamos de Valores, de Qualidades, não basta parecê-lo, é preciso sê-lo!

Não basta tentar parecer ser Sportinguista, é preciso sê-lo, e ter amor pelo clube. Também neste aspecto o meu pai mostrou e demonstrou o grande Amor que tinha pelo Sporting, clube onde se iniciou aos 5 anos como, praticante de ginástica!

Sempre que o Sporting o quis, o meu pai disse presente!

Foram as Qualidades e os Valores que acima referi que fizeram do meu pai um ídolo não só dos Sportinguistas mas dos desportistas em geral.

Será que foi esta sua grandeza que incomodou muita gente????

Não bastava dizer-se que Vítor Damas nunca deveria ter saído do Sporting,.... era preciso faze-lo!... no entanto, a verdade é que o clube do seu coração o despediu, e não uma, mas sim 2 vezes... a ultima das quais em carta enviada para nossa casa , invocando ... redução de efectivos...... o meu pai nem sequer mereceu que lhe tivessem dito cara a cara....... os sportinguistas julgarão aqueles que assim decidiram.....

E os Sportinguistas sabem e percebem as diferenças entre o ser e o parecer!

O meu pai disse um dia “ Prefiro morrer teso e desgraçadinho que pisar a passadeira desenrolada pelos serviçais

Uma coisa vos garanto,

...O meu pai não morreu teso...

....Nem desgraçadinho....

.....e não estendeu a passadeira aos serviçais...

Muito poucos se podem gabar disso!!!

Transcrevo aqui as amáveis palavras da escritora Rita Ferro ( sua adversária no concurso do jornal Expresso )

Os ídolos são os que o povo adora e o resto é conversa!

Ao Sporting, ao grande Sporting como Instituição irá concerteza continuar Digno e merecedor de todo o nosso amor e dedicação clubista.

Mais uma vez, muito obrigado a todos eu. Eu e a minha mãe tivemos enorme prazer e emoção em partilhar com todos vós a grata sensação de ser sportinguista!

Bem hajam todos aqueles que apoiaram e acarinharam o meu querido Pai!

quinta-feira, julho 13, 2006

Realmente.......


Até agora tenho assistido com calma e confiança o trabalho de Carlos Freitas (figura da qual nao gosto mas que quando quer trabalha com eficiençia.) Mas nao posso deixar de contestar a contrataçao do Central Moisés! Para que? É que para abrir o mar vermelho bastava o Liedson......lol
Saudaçoes Leoninas

segunda-feira, julho 10, 2006

De regresso....

Apos umas ferias , uma lua de mel e um mundial para assistir, regresso em força para a pré-epoca e prometendo uma participaçao regular no blog.
Preparo um comentario ao plantel para os proximos dias e a triste figurinha do presidente cantor em cabo verde apos um jantar bem regado presumo....
Saudaçoes Leoninas