quarta-feira, janeiro 31, 2007

O DISTRAÍDO

"Penso que o Sporting tem a equipa mais forte dos três grandes"

Miguel Veloso, ao jornal Record Online

Não deixa de ser um exemplo interessante de confiança nas capacidades próprias, mas não é com afirmações deste género, ainda para mais bastante discutíveis e de momento contrariadas pelos resultados, que a equipa conseguirá "dar a volta" à situação.

Talvez fosse bom o Miguel aconselhar-se com o actual Director Desportivo do Sporting no sentido de se ir preparando para a eventualidade de "a equipa mais forte" não chegar ao fim do campeonato na primeira posição. É que se alguém tem este tipo de experiência é o ex-capitão, que passou pelo mesmo há pouco tempo atrás.

terça-feira, janeiro 30, 2007

O Burro......

Até quando vamos levar com o Custodio sr. Paulo Bento? Mas depois de tantos jogos e de mais uma substituição de um jogador que não tem estofo para jogar com o jersey verde e branco quanto mais ser capitão temos k aguentar com esta andorinha? Tira as palas P.Bento . O melhor futebol deste sporting foi com M.Veloso a trinco e não com este chibo amiguinho do Carlos Freitas de quem tu e o Barbosa fazem a tertulia completa. Com este naipe de jogadores nao se pode andar a brincar ao football manager. Ainda para mais quando não há dinheiro para reforços.

obviamente demitam se

segunda-feira, janeiro 29, 2007

O PREÇO CERTO

Há menos de um ano, quando Filipe Soares Franco venceu as eleições, a estratégia apresentada foi clara, como aliás comentei no ultimo post.

Vendendo o património não desportivo o Sporting ficava em condições de não vender jogadores, a menos que...

“O que não quer dizer que ao longo de quatro / cinco anos não vendamos algum jogador. Porque há negócios que são irrecusáveis para nós e para os atletas”

Filipe Soares Franco, em conferência de imprensa, a 2 de Março de 2006


Ora esta excepção entende-se perfeitamente, sabendo-se que o clube não pode competir com os salários pagos por um sem número de equipas por essa europa fora, e também porque o objectivo dos jovens jogadores formados nas escolas leoninas é jogarem em ligas mais atractivas e com maior exposição mediática.

No entanto, e como também foi afirmado pelo presidente do Sporting, ao não necessitar das receitas provenientes das vendas de jogadores, o clube poderá negociar em muito melhores condições e apenas de acordo com as suas necessidades, sempre que existir uma solicitação desse tipo.

E aqui reside precisamente o cerne da questão. É que os jogadores com aparente interesse para o mercado estão avaliados, e portanto a partir deste momento não há desculpas... quem quiser vir a Alvalade “pescar” sabe à partida quanto lhe vai custar o “peixe”. E são muitos milhões!

Assim de cabeça tenho a impressão que não sairá ninguém por menos de 20 milhões de euros, que é a verba mínima pela qual o Sporting avaliou os seus principais talentos.

É que a não ser seguida esta estratégia, que recordo foi o próprio Filipe Soares Franco que elegeu como a mais acertada, fica em cheque toda a gestão desportiva e económica do Sporting.

A partir do momento em que o clube se esforça financeiramente para poder estabelecer um valor de cláusula de rescisão que defende os seus interesses, ao oferecer salários mais altos aos jogadores com maior potencialidade, não faz o mínimo sentido (eu diria mesmo que seria um caso de evidente gestão danosa) que depois aqueles sejam vendidos por pouco mais que metade do valor que o Sporting vai “pagando” ao longo dos meses de contrato.

Como é possivel....

Basta ver os clubes de meio da tabela para baixo e não só toda a gente foi buscar 2-3 reforços .
O nosso clube nem um .....apenas fez regressar Pereirinha. Eu pergunto que gestão é esta? Onde está o apostar no futebol? Neste momento tirando o atletismo nenhuma modalidade ganha uma competição onde participe . Vende -se imobiliario por 55 milhoes de euros para abafar uma pouco da divida que temos e que estes palhaços que andam no clube são os principais responsaveis. Mas será que nao se podia ter tirado 7-10 milh~oes para o reforço do plantel? É que futebol é isto meus amigos .... Dinheiro - investimento - bons jogadores - boa equipa - bons espctaculos - afluencia de publico - titulos - liga dos campeões e volta se ao principio.....Não é vender os melhores por tuta e meia e ir buscar emprestados.......

Obviamente demitam se

O anormal......


Eu pergunto apenas a este anormal como é possivel esbanjar uma vantagem conseguida com esforço num lance de pura estupidez? Mais , pergunto a esta direcção quanto mais tempo vamos ser comidos por arbitragens destas e por cozinhados pelo coveiro Vitor Pereira sem que nenhuma voz de levante contra? Será que é preciso nós os socios e adeptos do clube passarem da cabeça e lincharem um destes ladrões? Será que Soares Fraco está com a cabeça demasiado cheia de leite escoçes para fazer um aqui dél rey a seguir aos jogos? Ou estão mais interessados em dividir o dinheiro que diaramente roubam ao clube?

Obviamente demitam se

sexta-feira, janeiro 26, 2007

YOU CAN'T HANDLE THE TRUTH

"O que disse aos sportinguistas, quando me candidatei, é que o clube não venderia património desportivo durante um ano. Nenhum talento estava devidamente consolidado no mercado internacional"

Filipe Soares Franco a semana passada em entrevista a O Jogo

Não é verdade o que afirmou Filipe Soares Franco ao diário O Jogo. E a menos que tenha existido um abuso inqualificável por parte do jornalista que lhe fez a entrevista, o actual presidente do Sporting fica muito mal na fotografia.

Infelizmente Soares Franco não foi confrontado com essa declaração (e outras), e portanto fica estabelecida mais uma vez a "verdade do sistema", que neste caso é o sistema do próprio Soares Franco.

Na realidade o que o presidente do Sporting afirmou o ano passado foi algo absolutamente diferente daquilo que agora diz que disse.

"Se fizermos 25 milhões de euros de mais valias na alienação do património não desportivo e imobiliário, temos garantido quatro a cinco anos das mais valias que os bancos nos exigiram. Portanto, é possível renegociar com os bancos financiadores, no sentido de nos autorizarem a mantermos os nossos talentos, não vender o maior património que o Sporting no meu entender tem, que é o património desportivo, que é os seus atletas. Em vez de vender os atletas, vende o património não desportivo, que é o edifício administrativo e o centro comercial"

Filipe Soares Franco, em entrevista ao Site do clube, em Março de 2006

E no mesmo dia, em conferência de imprensa, foi ainda mais assertivo e explicou a génese e o principal objectivo do seu novo projecto.

"Se se quiser ser rentável e ter proveitos suficientes para ter uma equipa competitiva, tem que se jogar no patamar europeu e é esse Sporting, a jogar num patamar europeu, que quero construir. Para isso quero guardar cá os talentos. Garanto que com a alienação do património não sou obrigado a vender esses jogadores"

Ora é óbvio que o que foi apresentado aos sportinguistas há menos de um ano e aquilo que Soares Franco defendeu a semana passada não é o mesmo. Existirão razões para que uma estratégia recente, tida como muito bem montada, esteja já a ser vitima de "acertos"?

É possível. Será no entanto muito mais honesto que o presidente do Sporting explique devidamente estas questões, em vez de, com a "ajuda" da imprensa, optar por uma campanha de desinformação, que no entanto tem provado ser eficaz, isto tendo em conta o que vou ouvindo e lendo aos sportinguistas.

terça-feira, janeiro 23, 2007

E FEZ-SE SILÊNCIO

Não costumo ver o programa desportivo O Dia Seguinte, da SIC.

Não vejo desde logo porque no dia seguinte trabalho e não tenho vida para ficar até à uma da manhã a ver TV (a menos que seja o Dr. House).

Depois porque não gosto especialmente dos intervenientes, gente que representa bem o lado negro do futebol em Portugal, aparentando distância e imparcialidade na análise aos temas mas mantendo as "ligações" às pessoas que mais contribuem para o estado caótico daquilo que comentam em estúdio.

No entanto ontem, durante meia dúzia de minutos, deixei-me ficar a ver o programa, já nem sei bem porquê.

Eis senão quando, na eterna discussão acerca do "sistema", com base no recente lançamento de nova edição do livro Golpe de Estádio, do jornalista Marinho Neves (e ex assessor da Câmara de Marco de Canaveses, ficámos ontem a saber através da afirmação venenosa* de Guilherme Aguiar, que no entanto se enganou geográficamente, porque lançou Gondomar inicialmente), o representante do FC Porto contra-atacou a posição de Dias Ferreira questionando directamente o sportinguista acerca da existência do "sistema" nas décadas anteriores ao período áureo dos azuis.

E a resposta não poderia ter sido a melhor, calando imediatamente Guilherme Aguiar.

O que Dias Ferreira afirmou foi aquilo que também eu sempre defendi relativamente a esta questão (e que devo ter escrito algures neste blog no passado), isto é que todos os grandes, em diferentes períodos da sua história, beneficiaram de um conjunto de ajudas externas que possibilitaram/potenciaram a qualidade das suas equipas de futebol.

Quem gosta de futebol e analisa a sua história de forma imparcial, sabe bem que esta é uma verdade irrecusável.

* venenosa porque Guilherme Aguiar lançou a informação procurando denegrir a respeitabilidade do jornalista, sobretudo ao associá-lo ao epicentro do Apito Dourado, Gondomar, no que posteriormente foi corrigido pela produção do programa.

Ao ouvir Guilherme Aguiar lembrei-me imediatamente das antigas prestações de Poncio Monteiro, que se apresentava no programa na posse de informações, algumas delas de carácter privado relativas a pessoas e situações, que revelavam bem a forma quase "pidesca" como o FC Porto, através dos seus dirigentes, controlava todos os aspectos respeitantes ao ambiente especifico que rodeia o futebol em Portugal.

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Vontades de rir.....

Esta é a altura em que vou contra-atacar e responder a todos aaqueles que nos ultimos meses e ano passaram o tempo a nos insultar e gozar por neste blog se ser contra a trupe Roquetista que esta no poder em Alvalade (só mudou o cheiro....)Há quem aqui venha dizer que se farta de rir com os nossos post ou até talvez os meus posts. Ou entao chamarem nazi de pacotilha como já aconteceu pela altura das eleições. Vou fazer o seguinte. Primeiro um pequeno resumo das bostas que foram feitas até 2002. E depois desde ai porque os erros tornaram se ainda mais grosseiros vou fazer sempre a mesma pergunta. Tudo isto vêm á conversa devido á grande entrevista dada pelo presidente do nosso clube ao jornal O jogo. É tanta areia para os olhos do ze povinho leonino uqe de tanta baboseira eu pergunto. Querem reduzir despesas mas dos 3 grandes são quem têm mais directores e administradores e todos a ganharem na ordem dos 60 mil € , carro , tlm , combustivel e ajudas de custo. Basta fazer contas aos inumeros ilustres que vao aparecendo a dar entrevistas e nos são apresentados como administradores ou directores e façam bem as continhas....
Decorria o fim da epoca 1994-95 quando forçando Sousa Cintra a retirar se o projecto Roquete entrou triunfalmente em alvalade. Logo ai com um tremendo erro de casting Santana Flopes nunca poderia ter sido presidente. Lembram se da Pala? Devem se ter fartado de rir com esse caso... O primeiro jogo do campeonato com o Tirsense em casa (0-0) com a central vazia devido á brincadeira desse senhor. Depois foi o descalabro de compras e vendas que se sabe. As guerras com Pinto da Costa . O pagar 600 mil contos ao Benfas quando nada deviamos ter pago pelo P.Sousa e Pacheco. O numa semana dizer que ia se apostar na juventude e na outra contratarem Thomas Skhuravy para andar na night em Cascais juntamente com Dani , Dominguez e outros....
Foram os tempos dos Weiseges , Otavios , Carlos Manuel. A unica opçao valida como treinador foi Jozic. Foi a altura de Balic e gil Baianos..... Das exibições pauperrimas. Dos Nortons de Matos e Janelas com as disquetes dos 500 jogadores referenciados. Foi o tempo dos Kmets (700 mc) , dos Hanuchs (600 mc) dos Gimenez (900 mc) dos Carlos Migueis (800 mc) tudo jogadores baratos e que nos ajudaram a ganhar imensos titulos. Salvou se Duscher e o Quiroga anterior á lesão. A incapacidade para gerir casos como Leandro. Os amigos do banco a dizer que Vidigal nao podia jogar mais no Sporting apôs ter sido expulso contra o Bologna e que Yorda estava acabado para o futebol...Onde estava já ai o rigor orcamental? A sorte foi o campeonato de 99-00 com um porto gerido (mal) por F. SAntos deixar escapar um titulo com uma equipa de luxo e com Jardel para uma super combativa equipa Leonina que foi espremida ao maximo. e Que se fez? No ano seguinte foi um lavar de dinheiro e de contratações riduculas. Os Brunos Caires , Rui Bentos , Kiroskys , Mahons , etc ....etc....A compra magnifica de Tello por 1.5 milhoes de contos (uma pechincha) A falta de coragem de assumir o contrato com Mourinho.....O corropio do costume . Veio Bologni e lá se ganhou o 01-02 apenas e só porque o Grande Artista estava em grande forma e porque o fenomeno Jardel estava no maximo das suas pontencialidades. Pelo meio praticou se bom futebol com a dupla dos Marios até Nico se lesionar..... Começa então o descalabro ainda maior.
02-03 ... é aqui que eu vou perguntar aqueles que têm uma vontade imensa de rir se tambem se rirão com isto.
O caso Jardel , a pauperrima epoca que o clube faz com goleadas sofridas em casa e a teimosia de não despedir o treinador. Findo esse horrivel ano vêm F. Santos para treinador....aposto que se riu imenso com esta....Com a venda ao desbarato de Quaresma.......esta até eu me ri , Ronaldo......as derrotas caseiras com o gincibirliliniliskjsks.....por 3-0 , a derrota com o Setubal para a taça em casa .....Tb se riu imenso? A perca do 2 lugar em casa com o Benfas numa substituição fantastica de F.S a poucos minutos do fim ser a consequencia directa do golo sofrido......fartei me de rir na bancada......
O vai que não vai de Santos e a contratação de Peseiro (quem? perguntou na altura)
De peseiro só dá mesmo para rir não é? É uma epoca fantastica com Paulo de Andrade a director ...um homem fantastico com provas dadas no mundo do tenis....desculpem do tenis.... Com Freitas de fora a minar o Sporting (preciso de voltar a dizer quem é o chibo?) O regresso deste... a pauperrimo inicio de epoca o ano passado com as contratações fantasticas de Wender e Alves , ainda está a rir? Uma 2 volta brilhante para o que se tinha e esta epoca....bem esta epoca então é um must de gestão
Vende se Deivid que já estava entrosado com portugal apesar de ser lento para o nosso futebol e vai se buscar Alecs ( o gordo) e Bueno (o Kinder Chocolate). São estes os grandes negoçios anedoticos deste sporting e destes senhores k desde o longincuo ano de 95 andam a brincar com o nosso clube....agora diga me ainda têm vontade de rir?

Obviamente Demitam se

quarta-feira, janeiro 17, 2007

O pão, o vinho, os peixes e a água... muita água

O presidente do Sporting dá uma extensa entrevista ao diário O Jogo, onde aborda uma grande série de temas, menos, ao que me pareceu numa passagem de olhos superficial, o momento da equipa de futebol e o objectivo actual para a principal competição nacional, agora que acabou a 1ª volta e o clube está a 7 pontos da liderança, tendo o calendário que se conhece.

Poderia fazer uma análise mais detalhada da entrevista, mas não estou para aí virado. Já não vale a pena.

Interessa no entanto, até para ter noção da seriedade do que é afirmado, centrar a pouca atenção que resta numa pequena declaração de Soares Franco, relativa ao processo de recuperação financeira para os próximos 6 meses.

"Facturando, num ano normal, 55 milhões de euros e tendo, de custos, 42 milhões de euros – ou seja, um resultado operacional de caixa de 13 milhões de euros –, o Sporting pode enfrentar uma dívida de 150 milhões de euros."

Não sei o que Soares Franco considera um "ano normal", o que sei é que o Sporting não teve, desde o momento que constituiu a SAD, um "ano normal", tal como ele é assumido pelo actual presidente.

Em termos de receita o Sporting só ultrapassou a barreira dos 40 milhões no ultimo exercício, de uma forma marginal. De resto os lucros ficaram sempre abaixo dos 35 milhões, e isso contando com as receitas extraordinárias relativas à venda de jogadores, que só num dos exercícios não ultrapassou os 5 milhões de euros.

Já os custos parecem ser uma meta possível de atingir, embora só no ultimo exercício o valor tenha ficado abaixo dos 42 milhões avançados na entrevista.

Ora para uma mente tacanha e obtusa como a minha, é dificil conciliar o projectado pelo actual presidente (exercícios com lucro de 13 milhões) em comparação com a realidade histórica do clube (exercícios com prejuízo de 5 milhões, em média. Sim, porque presumo que estes dirigentes não queiram repetir a fórmula dos exercícios com perdas ao redor dos 30 milhões).

É que, ainda atendendo aos números, na melhor das hipóteses o Sporting está em vias de chegar ao "break-even point", o que é muito diferente de se afirmar que existe uma recuperação financeira efectiva, como Soares Franco quer dar a entender.

E sublinho este aspecto, para mim fundamental:

Os resultados incluem as receitas provenientes da venda de jogadores, que são na sua natureza receitas extraordinárias, imprevisíveis e básicamente um dos mais importantes factores para a acentuada descida de qualidade do plantel, com repercussões a todos os níveis, desde o desportivo (o mais importante) ao financeiro, a médio-longo prazo.

Em grande 2

Grande entrevista do nosso ebrio presidente ao jornal O Jogo....... lol apenas pergunto foi antes ou depois do almoço? É que com tanta baboseira e poeira para os olhos dos socios só pode ter sido depois e com um bom digestivo.

Obviamente demitam se

terça-feira, janeiro 16, 2007

A venda......

Finalmente o roubo está oficialmente consumado. Aos anormais que votaram e apoiaram este projecto que é não mais que o principio do fim o meu mais sincero obrigado. Vão se desculpar os iluminados que o patrimonio não era necessario.... eu apenas pergunto....Um homem casado com a filha de um dos maiores lampiões que há memoria que com tanto dinheiro e prestigio apenas é socio ha 20 anos e não consegue que nenhum dos filhos seja do clube a que preside só pode ser um embuste de Leão. Este negoçio só serve para encher os bolsos dos que lá andam desde que o cancro roquete entrou no nosso clube.
São sempre as mesmas caras , os mesmos erros , os mesmos negoçios......e sempre a mesma tristeza para aqueles que realmente sofrem pelo clube.

Obviamente Demitam se........

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Esgotado....

Tenho para mim que neste momento P.Bento é um treinador esgotado de ideias e preso (bastante) ao lobby Carlos Freitas. Primeiro Custodio..... Um jogador mediocre é capitão do nosso clube... Eu pergunto como? porque? Como é possivel que este amigalhaço de Carlos Freitas já tenha conseguido afastar um capitão de equipa para fora do clube ( Beto) e consiga por uma entrada mais rispida em que o treinador veio logo num ai que me acudam intervir por de fora Nani? P.Bento está gasto. Por este factor e por outro o Sporting não apresenta nunca a melhor equipa em campo.
Ao deixar Miguel Veloso no banco em quanto nao resolvia o processo de renovação a pedido de Feitas , P.bento perdeu todo o meu respeito e estima que tinha por ele. De tão frontal abriu-se todo e fica dependente dos lobbys. Tenho para mim que esta direcção , Equipa Tecnica e jogadores é do mais fraco no seu todo desde o tempo de Amados Freitas e companhias com os Raul Aguas a treinar (por acaso este foi com Cintra) e Morais a tentarem levar o nosso clube a uma posição europeia. Nunca vi desde que entrou tão mau futebol apresentado por P.bento . No banco continua impavido e sereno como se nada passa se. Está para mim esgotado de ideias. Continua a apostar em 2 pontas de lança quando já se viu que o sporting não tem meio campo para segurar jogos. Enfim Não me apetece fazer uma analise mais exaustiva. Fica para uma proxima vez.

Obviamente demitam se

Em grande!!!!

Sei de fonte segura pois visionou ao vivo esta fabulosa exibição que ao contrario do onze que se arrastou dentro das 4 linhas durante 90 minutos , Soares Fraco e sus muchachos se exibirão em grande fulgor durante o beberete oferecido pela direcção do clube deBelem supreendendo tudo e todos com tamanha capacidade atletica isto mesmo sabendo se que vinham de um natal e uma passagem de ano há pouquissimo tempo. Diz quem viu que SF não deixou os seus creditos de marcador de penaltys por mãos alheias deixando toda a gente pasmada com tamanho virtuosismo tecnico.

Obviamente demitam se......

domingo, janeiro 14, 2007

15 euros....

Á atenção dos chulos do jet set. 15 euros por um jogo de taça com o Fantastico Rio Ave quando se paga quotas e lugar de epoca é com certeza uma grande benesse neste novo ano. Um bem haja para todos os palhaços desta direcção.

Futebol ridiculo........

Estou farto de meias palavras e de meias acções. Este Sporting no seu todo é uma merda.
Uma direcção fraca eleita por paparucos que nada percebem de gestão e de futebol. Um director de futebol que é adepto do porto e que em nada dignifica o clube ou trabalha em prol dele. Vide as excelente s contratações desta epoca. Um treinador que está na moda mas que continua sistematicamente a cometer erros e não se pode escudar na juventude da equipa. Muda sistematicamente de onze e nunca jogam os melhores ou pelo menos o melhor onze. É passivo no banco. Não queria um anormal tipo Peseiro mas tipo mosca morta tb não. O futebol feito de repelões e de chuto para a frente. Jogadores vaidosos e que não jogam simples. Da defesa de hoje aproveita se os centrais. Caneira não acerta um passe nem um corte nao fazendo as subidas do seu flanco porque está fora de forma. Ronny é uma anedota total. Têm um senhor pontapé? Pois têm mas tb é detentor de uma lentidão imensa e de um cerebro minusculo. Custodio é o senhor menos um. Não joga , não passa , nao defende , não dá porrada . E ainda lhe dão a braçadeira....ridiculo . Será por ser o amigo do Freitas? Farnerud LOL LOL LOL Basta? Moutinho já entra no jogo da ilusão. Numa jogada em que devia e podia dar um bico para golo resolve inventar um calcanhar. Carlos Martins é um anormal em que continuam a apostar. Será que não percebem que não passa daquilo? Alecs é um fenomeno de qualidade ...... Safa se Liedsn pela luta mas tão longe da area não pode fazer nada de mais. Gostei do miudo Pereirinha. Muito mais jogador de equipa que Yannick a quem devem ou deviam dizer que a bola não é dele. Miguel Veloso devia ser o trinco mas continua no banco.....Enfim são demasiados erros de casting para se poder atacar um titulo. Para mais...todas as equipas se reforçaram com alguem mas o SCP só pode fazer negocios que encham o bolso a alguem ..... Revolta me e enoja me toda esta merda que gravita a volta do nosso clube e que não haja alguem para acabar com este parasitismo que se instalou no clube desde Roquete.