quinta-feira, março 29, 2007

Pode repetir?

Leio e não quero acreditar o arbitro que há 3 epocas nos sonegou um golo limpo (SCP-Braga) e que está (bem) indigitado como suspeito de corrupção no processo Apito Dourado é o boi que se segue a arbitrar a nossa equipa segunda feira á noite.... O outro boi de nome Vilas Boas teve ums impedimentos profissionais....É incrivel....Até quando vamos engulir estas brincadeiras? Até onde o senhor(?) Vitor Pereira vai testar a paciencia do adepto leonino? Começa a faltar vergonha neste país onde tudo passa impune....teremos que voltar ao sec XIX e fazer justiça pelas proprias mãos?

Ps. Miguel Garcia assinou por 3 anos pela Reginna. Obrigado ao Miguel pelo golo que nos transportou para a final da desilusão.(Ainda nao te perdoei o penalty falhado na luz , mas eu sou assim a modos que ....de extremos)E obrigado ao Reginna por nos levar um dos maiores cepos que há memoria no futebol do Sporting.
Ps2 Não haverá ninguem para levar o merceeiro do Custodio? Agradecia-se.

quarta-feira, março 28, 2007

Extase....

No sabado estando eu em casa começo a ouvir a minha mulher a reclamar e a falar sozinha.....como estava entretido com outras lides e estava ela a ver televisão perguntei-lhe o que se passava. Estava a dar um programa na sic (esse canal das galinhas) chamdo extase em que o anormal do reporter tinha feito uma reportagem
sobre a apresentação dos novos fatos leoninos pela Fátima Lopes.
O anormal lampiãozeco com ar de Leonor Pinhão passou o tempo todo a falar mal do sporting chegando ao ponto de perguntar a Fátima Lopes se não preferia fazer os fatos do benfas!!!! Mas será que não se impede essa estação de televisão de fazer reportagens pura e simplesmente em Alvalade? Estou farto de ver gajos como o Nunu Luz a gozarem com o nosso clube ....só faltava uma bixa do programa extase armar-se tambem aos cucos.
Realmente depois queixam-se e acham vergonhoso que Salazar seja o português do sec XX.
Não havia censura que deixa-se este tipo de situação passar incomule....lol

segunda-feira, março 19, 2007

3 ANOS

Não é hoje, foi ontem!

Três anos a escrever sobre o Sporting. Acho que no meio de muita parvoíce, pesquisando bem, ainda se encontra uma ou outra pérola bem interessante.

Quanto a mim, não fosse essa "vetusta" idade, já teria reduzido a participação há muito. Aliás o recente desaparecimento de alguns blogs de referência e de alguns bloggers de qualidade (o que não é de modo nenhum o caso deste estabelecimento e dos seus participantes) fazem adivinhar uma realidade clara. A menos que exista mesmo qualidade, um blog de poucos elementos está condenado a desaparecer, isto porque nem sempre há disponibilidade para escrever de forma continuada e regular.

Por isso, para os resistentes que ainda por cá passam, os meus sinceros parabéns... gabo-lhes a paciência!!!

domingo, março 18, 2007

UM NOVO CICLO

Uma vitória saborosa (são sempre saborosas as vitórias nos terrenos dos adversários directos) e alcançada com total mérito.

Porque já não era conseguida há quase dez anos mas sobretudo pela atitude e o domínio quase total do jogo, o que não deixou de ser uma enorme surpresa.

Continuo a achar utópico o título, mas a entrada directa na Champions é possível, até porque o Benfica continua em prova na UEFA e portanto necessita desviar atenções. Dependendo do resultado dos encarnados amanhã, diria que o mais desejável para o Sporting seria uma vitória do Porto no próximo fim de semana.

Depois do resultado de ontem pode dizer-se que começou um novo ciclo na gerência Paulo Bento, resta agora saber quanto tempo durará.

Uma ultima nota relativa a Tello. Ao contrário do que tenho lido e ouvido, não é certamente por causa de um golo que se avaliam jogadores. A avaliação de Tello está feita e tem por base um trabalho de 6 anos. Quem quiser, com mente entorpecida, considerar que o chileno é afinal um portento, está à vontade. Eu já consolidei a minha opinião há muito tempo!

sexta-feira, março 16, 2007

PAGAR A DÍVIDA

Para que se diga de uma equipa que é boa, não basta uma vitória pontual com um adversário mais forte (Inter), uma cabazada das antigas numa noite feliz (Nacional) ou um percurso interessante de um ano sem conhecer a derrota fora de portas.

Uma equipa é boa quando coloca regularmente em campo a sua qualidade, quando ultrapassa os adversários sem margem para dúvidas e quando vence títulos. E só merece que se diga que é mesmo boa quando faz tudo aquilo de forma continuada e ao longo de várias épocas.

Esta equipa do Sporting (por esta refiro-me à era Paulo Bento) arrancou de forma muito interessante, ultrapassando as dificuldades em que se colocou no início da época passada sob o comando de Peseiro, baqueando apenas no jogo decisivo contra o Porto em Alvalade.

Das três premissas enunciadas, cumpriu a primeira... colocou em campo, de forma regular, a sua qualidade. Não ultrapassou um dos adversários sem margem para dúvidas nem ganhou nenhum título, mas alcançou o objectivo mínimo expectável, estabilizando o seu jogo e conquistando a entrada directa para a Champions.

Não foi muito, não foi o suficiente para dela se dizer que era uma boa equipa, mas deu uma indicação importante para se desejar que com a natural evolução esse objectivo viesse a ser alcançado.

E o arranque da actual temporada parecia querer suportar essa ideia. Boa pré-temporada, com algumas vitórias interessantes, melhor início de época, com entradas de leão na Liga portuguesa e na Champions.

Mas a energia não durou muito, e sobretudo a partir da derrota caseira com o Benfica a equipa entrou em perda, de resultados mas também de uma certa ideia de evolução no trabalho técnico, que se repercutia na sensação de que a equipa sabia como devia jogar para alcançar os seus objectivos.

Hoje em dia o crédito alcançado através do trabalho efectuado na 2ª volta do campeonato anterior já se perdeu. A evolução que se pretenderia sofreu um corte abrupto no início de Dezembro e desde então espera-se que o Sporting inicie um novo ciclo, algo a que o clube já se acostumou, ou não fosse a sua história feita de pequenos ciclos que, geralmente por incapacidade própria, nunca se transformam naquilo que suporta a ideia de uma boa equipa.

É certo que o que aí vem é complicado, com visitas aos mais directos adversários, a começar já com a deslocação ao Dragão. Mas se esta equipa do Sporting quer ser considerada com uma boa equipa (ou a melhor de Portugal, como há algum tempo Miguel Veloso admitia), então o que há a fazer é arregaçar as mangas e ir buscar vitórias concludentes a todos esses terrenos.

Se a equipa conseguir voltar a apresentar um futebol sólido, vencer os desafios com os seus adversários directos, alcançar a entrada directa na Champions e conquistar a Taça de Portugal, então pode assumir-se estarmos a assistir ao início de um novo ciclo. Dependendo do que for alcançado no final da próxima época, até se poderá dizer que a equipa do Sporting é uma boa equipa, talvez se chegue mesmo ao ponto de poder dizer que é a melhor de Portugal.

Agora não sendo assim...

quinta-feira, março 15, 2007

LÍDER DA OPOSIÇÃO? NOT!!!

Abrantes Mendes foi candidato à presidência do Sporting e a sua intervenção efectiva (sobretudo publica, desconheço se existem movimentações privadas da sua parte) acerca do que se passa no clube acabou no dia em que saiu derrotado.

Desde então não lhe vi uma estratégia capaz e responsável no sentido de se posicionar como uma força que contribua para a discussão e a resolução dos problemas do clube.

Pegando numa imagem utilizada noutros quadrantes, os papagaios são giros e não sei quê, mas só sabem fazer barulho e a sua única função parece ser cagar tudo em seu redor.

Ao contrário do que a Comunicação Social transmite e o próprio não desmente, Sérgio Abrantes Mendes é tão líder da oposição quanto Miguel Catela ou António Simões.

E não é por vir "cantar" de vez em quando, ainda por cima de forma desafinada, que se transformará em alguém para ser levado a sério e que pareça, ao menos isso, verdadeiramente interessado em fazer do Sporting uma missão.

Já se sabe que o timing das ultimas eleições lhe foi adverso e não lhe deu o tempo suficiente para poder apresentar outro tipo de alternativa ao poder instituído. Mas esperar-se-ia que na sequência da sua candidatura liderasse algum tipo de movimento, em associação ou não com outros já existentes, no sentido de discutir ainda mais a actual situação do Sporting.

quarta-feira, março 14, 2007

NADA DE NOVO

Não que tenha sido uma surpresa, porque nunca cheguei a entender o objectivo desta entrevista, mas a verdade é que o actual presidente do Sporting não trouxe nada de novo à discussão, evitando até falar dos assuntos mais quentes dos últimos dias, nomeadamente aqueles que se referem às arbitragens.

Sublinho em todo o caso 3 pontos que me parecem importantes e onde Soares Franco não sai bem da imagem.

1. O Sporting nunca, em momento algum, mesmo em anos de vendas proveitosas de jogadores, alcançou um lucro anual de 13 milhões de euros. Naturalmente, também nunca ultrapassou os 40 milhões de receitas.

Sendo assim, como pode afirmar Soares Franco que obtendo os lucros normais poderá fazer face ao serviço da divida (com um passivo nos 150 milhões) e ao mesmo tempo investir na área desportiva?

Eu não sei, e creio que mais ninguém o saberá, e também não foi hoje que se ficou a saber porque mais uma vez o Cancela não colocou a pergunta que se impunha.

2. Soares Franco não pode, ao contrário do que fez, comparar uma futura reunião de accionistas da SAD numa perspectiva de uma posição minoritária do Sporting, com o que se passou recentemente com a PT.

Afirmou ele que estavam apenas presentes na recente AG da PT cerca de 67% dos accionistas, e que portanto num cenário semelhante o Sporting poderia perfeitamente controlar a SAD tendo apenas 40% das acções.

O que ele não diz (e mais uma vez não foi questionado acerca do tema) é que o maior accionista da PT não chega a ter 10% do capital da empresa, isto porque o capital está de tal forma disperso, que até accionistas com 2% ou 3% do capital chegam a ter uma palavra importante a dizer acerca do futuro da empresa.

A realidade do Sporting é e será sempre muito diferente, isto porque estou absolutamente convencido que a vender, esta direcção o faria sempre a um grupo apenas, que pode ou não ter algum tipo de ligação com a Olivedesportos, que já hoje em dia possuí certamente quase 20% da SAD.

Esse facto traduziria-se inevitavelmente na perda do controlo efectivo do Sporting sobre o seu futebol, e adicionalmente sobre o Estádio e a Academia, isto assumindo o que foi dito por Soares Franco em relação à necessidade de colocar aquelas estruturas no âmbito da SAD.

3. Soares Franco revela que a primeira pessoa que convidou para almoçar após as eleições foi Abrantes Mendes. Só não disse se o convite foi aceite.

Mas momentos depois critica fortemente o Director Financeiro Rui Meireles por ter feito o mesmo com o antigo dirigente leonino. Porque não foi avisado!

Ora eu pessoalmente gosto tanto de Meireles como de uma bosta de vaca, mas assumo que o homem tem o direito de comer com quem quiser, sem ter que prestar satisfações a ninguém. E até já vimos que neste caso o funcionário apenas seguiu o exemplo do presidente.

sexta-feira, março 09, 2007

A LISTA

O que ganham os profissionais do Sporting.

Como sempre vejo o tema tratado sobretudo com irracionalidade, sem muita objectividade, e falhando, quanto a mim, a conclusão óbvia, que também é aquela que mais interessa... a politica de contratações dos últimos tempos tem falhado em quase toda a linha. Desportivamente e também financeiramente.

Começo pelas considerações de ordem ética, que tantas criticas levantaram, devido à publicação de informação privada.

Não entendi a finalidade da publicação, sou sincero. Ainda se fosse para suportar um tipo qualquer de análise profunda sobre os problemas que afectaram a época leonina, ainda entendia, agora a simples publicação da lista em si, do ponto de vista do meio que a publicou, tem pouco interesse, apenas o que decorre da publicidade alcançada. Pouco para quem prometeu uma atitude diferente quando chegou ao mercado.

E ainda que sendo importante como suporte para algumas criticas à gestão desportiva/financeira, que de outra forma seriam sempre entendidas como infundadas ou pouco sérias, acho que qualquer um de nós gostaria que as verbas relativas aos nossos vencimentos não fossem divulgadas ao público em geral. É uma questão de dar valor à privacidade individual, que é um dos mais básicos direitos que temos.

Isto aplica-se naturalmente a qualquer das equipas do campeonato, o que quer dizer que, ao contrário de falsos moralistas, que afirmam que para ser justo deveriam ser publicados os valores de todas as equipas, eu acho que não deveria ser publicado nada.

Aproveito para comentar também a teoria da desestabilização do balneário, que é outro factor utilizado, sobretudo pelos dirigentes do Sporting, para justificar o aparecimento da lista.

Ora acho que seria mais produtivo, até porque existem canais de comunicação com a empresária Ana Almeida, perguntar-lhe porque razão o seu advogado entregou o documento ao Sportugal, tal como já antes havia feito o mesmo com o despacho do apito dourado.

E não dar demasiada importância a esta questão da desestabilização, porque para o fazer havia que lembrar o que Peseiro tem repetido nos últimos meses acerca do papel de uma série de gente durante o período final da sua estadia em Alvalade, e algumas dessas pessoas até foram identificadas (Freitas, Barbosa ou Custódio, para lembrar alguns).

Passemos então ao que de mais importante se pode perceber dos valores constantes na tabela salarial do Sporting.

Não vejo grande motivo para tantas criticas, excepção feita a um ou outro caso mais evidente. O salário de Ronny é obsceno, e o pagamento de parte do salário de Pinilla idem, assim como o de Loureiro. E as verbas para os dois juniores estrangeiros são também muito elevadas.

Já o que se paga a Wender não me choca, sobretudo se imaginar-mos que Paulo Bento não contava com o jogador e o risco de ficar no plantel com um homem a ganhar à volta de 50 mil euros/mês era um risco efectivo.

O pior desta questão toda é que existem vários "Wender's" no plantel, quase todos a ganharem verbas espantosas, sem dar em troca rendimento que se veja.

Os vários níveis de vencimentos do grupo estão bem escalonados, com os jovens na base da pirâmide, independentemente do seu valor de mercado, com um nível correspondente ao grosso do plantel logo a seguir, jogadores já de algum relevo no nível seguinte, e depois os jogadores que se deveriam constituir no verdadeiro suporte da equipa, titulares indiscutíveis e internacionais pelos seus países.

Esta distribuição parece-me correcta, embora como já venho a defender ao longo dos últimos anos, ache que se paga demasiada quantidade em detrimento de qualidade.

O problema que salta à vista é o fraco (miserável estaria mais adequado) rendimento obtido daqueles a quem se paga melhor e de quem se esperaria fossem a locomotiva deste Sporting.

É que Bueno e Alecsandro juntos não fazem metade de um Liedson. Mas ganham mais.

Da mesma forma que Romagnoli e Farnerud valem 30% de um Moutinho, e no entanto neste preciso momento recebem 3 vezes mais.

E juntando Custódio, Paredes, Alves e Martins não se chega a obter 75% de um Rochemback, no entanto aquilo que levam para casa chegaria provavelmente para pagar o vencimento do brasileiro.

Quantidade em vez de qualidade. Oito jogadores que, com a excepção de Bueno e Custódio (e mesmo assim!), quase não entram na equipa e, por via disso, não contribuem para o rendimento desportivo. Mas pesam, e de que maneira, no orçamento financeiro!

Pesam de tal forma que, fazendo umas contas por aproximação, estes oito juntos ganham num ano mais de 5 milhões de euros, a mesma verba que os bancos exigem ao clube e que obrigou à venda do património não desportivo.

Pergunto, gestão racional?

Onde?

Expliquem me lá isto......

Liedson - 110 mil euros
Ricardo - 75 mil euros
Bueno - 73 mil euros
Caneira - 68 mil euros
Romagnoli - 66 mil euros
Polga - 54 mil euros
Paredes - 54 mil euros
Alecsandro - 52 mil euros
Farnerud - 44 mil euros
J. Moutinho - 32 mil euros
Pinilla - 30 mil euros
C. Martins - 30 mil euros
Abel - 30 mil euros
Custódio - 26 mil euros
R. Tello - 25 mil euros
J. Alves - 25 mil euros
L. Loureiro - 25 mil euros (emprestado ao E. Amadora)
Tonel - 24 mil euros
Tiago - 22 mil euros
Ronny - 21 mil euros
M. Veloso - 20 mil euros
Djaló - 20 mil euros
M. Garcia - 17 mil euros
Varela - 13 mil euros (emprestado ao V. Setúbal)
Nani - 12 mil euros
Pereirinha - 10 mil euros
André Marques - 10 mil euros (emprestado ao O. Moscavide)
Nuno Santos - 9 mil euros (emprestado ao V. Guimarães)
Wender - 6 mil euros (vinculado ao Sp. Braga)
R. Patrício - 2 mil euros (júnior, foi titular com o Marítimo)

Depois do leitor fechar a boca de espanto apôs a leitura da folha salarial poderemos fazer as mais variadas perguntas a esta direcção.
-Onde está a tão falada contenção salarial?
-Qual o criterio de oferta de contratos?
-Que gestão é esta de activos?
-Como é possivel pagar tanto por tão pouca qualidade?
-Como é possivel pagar-se ordenados a jogadores que não estão no plantel?

Haveria sem duvida mais perguntas a fazer mas por ora de certo o leitor pergunta-se a si proprio como é possivel uma gestão em cima do joelho como esta. As vendas dos alvalaxias e afims não seriam necessarias se não houvesse tamanha incompetençia.

Obviamente demitam-se

quinta-feira, março 08, 2007

FELIZ DIA

Para todas as Leoas por esse mundo fora!!!

Deixo ao vosso criterio de observaçao e leitura....

terça-feira, março 06, 2007

Corrigam me se eu estiver enganado....

Se o nome deste treinador fosse outro que não P.Bento já há muito que haveria lenços brancos nas bancadas.... E ainda vêm o presidente dizer que não se deve assobiar? É ridiculo ver esta equpia a jogar.....o onze titular....as substituições....enfim.....mais vale cair em graça que ser engraçado.

Ps. Paulo bento denota cada vez mais dificuldades....e não se pode queixar foi ele que preparou a epoca. Onde estão os automatismos de ataque do ano passado? Desapareceram porque eram do trabalho de Peseiro. Faz me lembrar Queiros quando substitui Robson. Nunca o Sporting jogou tão bem.....mas quando foi ele a preparar a epoca seguinte desapareceu todos esses automatismos.....pensem nisso.

Obviamente demitam se

Só pk me apeteceu.....

quinta-feira, março 01, 2007

A GRANDE RIVALIDADE DAS BALIZAS

O falecimento de Manuel Galrinho Bento, aos 58 anos, apanhou todos os desportistas, e os amantes do futebol em particular, de surpresa.

Um dos maiores guarda-redes do futebol nacional, Campeão por 8 vezes pelo Benfica, vencedor da Taça de Portugal outras seis e melhor futebolista português em 1977, Bento tornou-se hoje uma das lendas do futebol.

Naquilo que nos diz mais directamente respeito, somos obrigados a lembrar com saudade a rivalidade intensa mas cordial que Bento manteve durante anos com o nosso ídolo Vitor Damas, afinal duas faces da mesma moeda.

É com grande tristeza que endereçamos os mais sentidos sentimentos à família de Manuel Bento, com o sincero desejo que ultrapassem este momento difícil tendo no pensamento a importância que Bento representa para quem adora este desporto.

Jogam tão mal........

Entrar a todo o gaz , fazer 2 golos poder fazer mais 2-3 e depois descer de rendimento até roçar o nivel de casados vs solteiros foi a exibição do Sporting ontem. Depois de um inicio prometedor em que dei a pensar com os meus botões que a jogar assim o titulo seria possivel a exibição caiu a pique para roçar o nivel de falta de profissionalismo no final do encontro. Como é possivel? As substituições foram uma nulidade. Nani esteve demasiado tempo em campo (para mim nem entrava). Farnerud é o quê? Tenho varios amigos que me dizem que o sueco joga simples....eu acho é que ele não sabe para que serve a bola. Miguel Veloso esteve os 2ºtempo completamente desconcentrado. Valha-nos o regresso de Abel que fez um ótimo jogo. Caneira e Tonel muito nervosos a fazerem faltas constantes. No meio campo o Moutinho do costume com um excelente trabalho no primeiro golo . Nani já o friesei anteriormente é uma nodoa não passa não finta ..... não faz nada.Yannick alterna o muito bom com o disparatado lá na frente valeu um liedson certeiro que faz 2 golos nos 2 primeiros remates. Bueno esforçou-se imenso mas teve falta de sorte no capitulo da finalizaçao. Agora eu pergunto se em vez da Academica nos sai uma equipa motivada e atrevida como seria? Ontem a ganhar-se por 2 golos e a equipa continuou a jogar sobre brasas! e não me venham dizer que foi dos assobios porque eles só apareceram quando se começou a jogar mesmo muito mal ( ok e pró Nani o jogo todo). O treinador parece-me amorfo e sem chama desde o banco e uma equipa é a imagem do treinador.......

Obviamente demitam se