segunda-feira, setembro 14, 2009

SPORTING-PAÇOS FERREIRA (1-0)

Foi mau. Foram mais 90' de futebol inexistente e de muita anarquia táctica. Salvaram-se os 3 pontos e mais a razoável entrega dos jogadores, algo que deve ser sublinhado e que não tem faltado neste início de época (e quanto a mim nos tem salvo de decepções bem maiores).

Não me interessa muito comparar o momento com o dos adversários mais directos, sabendo e não esquecendo no entanto que uma grande aposta da nova direcção era partir "a ganhar" dando estabilidade ao grupo, aposta que falhou completamente. Espero que retirem dessa falha as devidas consequências.

Ora não me preocupando com os adversários, preocupo-me e muito com o trabalho deficiente que a equipa tem mostrado nestas primeiras jornadas, não conseguindo resolver, por mais que os discursos pareçam revelar que se sabe exactamente como fazê-lo, os problemas que arrastamos desde as épocas passadas.

Paulo Bento, na conferência de imprensa que lançou o jogo, afirmou que queria a equipa a resolver logo desde o 1' a partida, sem dar possibilidade ao adversário de avaliar as condições e adaptar a sua estratégia.

Infelizmente, mais uma vez (quem quiser pensar um pouco, tente lembrar-se em quantos jogos o treinador chamou a atenção para o facto de se "dar de avanço" a primeira parte) a equipa entrou mal no jogo, com pouca velocidade, sem opções de ataque, não conseguindo impor intensidade e ritmo que permitam colocar o adversário em guarda e sem saber o que fazer.

Não houve, excepto um cabeceamento de Tonel com defesa do guarda redes do Paços, qualquer perigo para a baliza dos homens de amarelo, nem vislumbre de tal.

O encontro acabou mesmo nesta sua primeira fase com um grande amargo de boca, situação salva por instinto por Patricio, quando já imaginávamos ir para o intervalo a perder!

Na segunda parte a equipa aumentou um pouco a velocidade, as combinações Djaló/Postiga funcionaram bem, o meio campo pressionou também melhor, com a ajuda de Veloso e a qualidade técnica de Matías, e porque na frente estavam, além de Postiga e Liedson, um Vukcevic a flectir para o centro, e também porque nos primeiros 20' o Paços, em vez de tentar reduzir intensidade, se "colou" ao safanão dado pelo Sporting, percebi que seria uma questão de tempo até se conseguir chegar ao golo, ainda mais quando os pacenses estouraram fisicamente.

O maior problema foi mesmo o próprio Sporting perder também o tino, continuando a revelar pouca sabedoria e nenhum trabalho estudado de forma a ultrapassar dificuldades e ultrapassar os pontos fracos do oponente.

Apesar de ainda manter a esperança (mais fé, misturada com tédio), quando Liedson resolveu outra vez, já o Sporting dava mostras de conformismo e sobretudo incapacidade de fazer mais que colocar alguma raça em campo.

O tempo continua a passar até ao prazo que decidi dar ao técnico para apresentar trabalho que se veja. O jogo com o Hertha é já daqui a cerca de 20 dias, e até lá, nas três oportunidades que lhe restam, é bom, é mesmo essencial, que o treinador do Sporting cumpra com esse objectivo que lhe "impus", de contrário terei que engrossar as fileiras dos que o querem ver fora do clube já.

domingo, setembro 13, 2009

Os idolos perduram na memoria.....

Faz hoje precisamente 6 anos que uma das bandeiras mais emblemáticas do Sporting Clube de Portugal partiu do nosso mundo. Em corpo porque na nossa memória estará sempre connosco. Vitor Damas povoou o imaginario de varias gerações de Sportinguistas e não só. Muitos de nós quiseram ser guarda-redes por uns momentos apenas e só para fazer uma defesa " À Damas!".

Fez historia pelos seus duelos com Eusebio e sobretudo pela sua elegância felina , coragem e arrojo. Ninguem no Sporting vestiu tantas vezes a camisola como ele. Viveu para a causa leonina e mesmo tendo saido de Alvalade em condições de divorcio com os adeptos nunca deixou de querer regressar.

Partiu cedo de mais. O seu sorriso e simpatia ainda é por todos recordado. Para mim o maior idolo e razão de ser Sportinguista. Parece que foi ontem mas a saudade está sempre presente. Fazes falta "Campeão" mas fica ciente que és eterno e aquela baliza que é tua terá sempre a tua presença e relembrando os nossos corações e imaginario das defesas mil que por ali fizes-te e o esforço , dedicação e devoção com que encontras te a gloria de leão ao peito!

Até sempre!





















































SL

Miguel Damas

sábado, setembro 12, 2009

DIARREIA VERBAL

Foram de vária ordem nos últimos dias as participações do actual presidente em afirmações despojadas da coragem que prometeu, ainda a corrida eleitoral ia no seu inicio e Bettencourt nem programa tinha (como não teve durante todo o processo), utilizar caso fosse eleito.

Na mesma altura, em finais de Maio, o agora presidente de TODOS os sportinguistas afirmava também, como ponto forte de campanha, que os processos comunicacionais seriam melhorados, de forma a transmitir claramente aos associados e adeptos as ideias a propor.

Que se passou entretanto?

Isso terá de ser Bettencourt a explicar, e quanto a mim, que sou um rapaz lento de espírito, acho bem que o explique de forma clara e detalhada, porque gosto pouco que me façam de otário.

Explosões inconsequentes como as do actual PMAG, homem que ainda há um ano dizia "cobras e lagartos" dos dirigentes em exercício e das suas opções e que no passado até profissionais do meio defendeu contra o próprio clube, consigo-as entender.

A postura mais recente do actual presidente, não. E só espero, para o bem do Sporting acima de tudo, que as suas recentes declarações não sejam uma viragem de rumo para continuar o mesmo tipo de trabalho que era feito até Maio passado, através dos mesmos processos, porque nesse caso estarei certamente na primeira linha do lado contrário, na defesa por ideais que são meus e que não estou disposto a "meter na gaveta" porque "incomodam".

Isto mesmo contras as veladas ameaças que vão aparecendo aqui e ali, porque meus amigos, medo posso ter muito, mas também sou persistente e, sobre tudo, coerente e vertical nas minhas opiniões. E depois o medo é coisa relativa, mandem lá a merda à ventoinha, que depois cá estaremos para ver os resultados!