sexta-feira, outubro 09, 2009

ESTAS DÚVIDAS QUE VOS DEIXO (2)

"Garante (...) Rui Oliveira e Costa, que no plantel de Alvalade há 15 jogadores que estão ali como podiam estar na União de Leiria.

É engraçado atribuir-se à pressão da massa adepta anónima a quota maior de responsabilidade pelo estado da equipa de futebol e depois ir para prime time televisivo lançar fumaradas mentirosas como esta."

Este trecho, retirado do post do kovacevic, é muito revelador.

Também eu tenho esta enorme dúvida sobre qual é exactamente a razão de queixa do presidente e outros dirigentes do Sporting relativamente ao comportamento de parte da massa adepta do clube.

E não é só o presidente, são também muitos dos seus apoiantes que, nomeadamente pela blogosfera (que relembro já foi emparelhada com o Benfica no lote de "inimigos" do clube), clamam com olhos raiados de sangue que aqueles que fazem a sua critica (dessa forma participando na evolução do Sporting) estejam calados ou, de forma mais radical, saiam do clube.

No estádio, e apesar de ainda não o ter vivenciado, sei que vão existindo comportamentos cada vez mais numerosos desse tipo "se é para assobiar fique em casa".

O curioso desta situação é que perante o discurso de Oliveira e Costa, que no seu esforço hercúleo de defender Direcção/Paulo Bento se saiu com um ataque cerrado à qualidade e capacidade da equipa, algo a que tem direito mas, em meu entender, não naquele espaço, não vi nem li reacções de desagrado por parte daqueles que, quase diariamente, menosprezam o sportinguismo de tantos leões que, analisando a situação do clube, procuram da forma que entendem respeitar os seus princípios, partilhar das suas preocupações.

E já que estamos neste tema, assumindo como correcta a visão de Oliveira e Costa, quem será afinal o responsável por juntar tamanha tonelagem de porcaria no balneário de Alvalade?

ESTAS DÚVIDAS QUE VOS DEIXO (1)

É um dos factores que, de tempos a tempos, tem sido apontado para justificar parte da intranquilidade que historicamente afecta o Sporting.

Dizem que é um clube muito exposto, onde as mais variadas correntes de opinião, em conluio com órgãos de imprensa, criam grande parte da instabilidade.

Ainda recentemente a nova Direcção do clube apelou à reserva total por parte dos que, fazendo parte de órgãos sociais do Sporting, eram conotados com esse tipo de mentalidade "divisionista", que de acordo com o novo presidente, pareciam defender outros interesses que não os do clube.

Hoje, fazendo a leitura do diário O Jogo, comecei a perguntar-me, perante a profusão de informação que só os que estiveram presentes no Conselho Leonino de ontem poderiam ter, como é que este órgão de informação está tão bem informado (assumindo que o que publicam corresponde à realidade).

Depois recordei o passado já relativamente longo de apoio expresso à Direcção anterior e também à actual por parte dos profissionais do desportivo, tendo em determinadas alturas atingido mesmo proporções bíblicas, numa "relação" que do ponto de vista deontológico deixará algumas dúvidas, e cheguei à conclusão que, ao contrário da imagem que Bettencourt quis deixar, apontando para os elementos "oposicionistas" às suas ideias o ónus dessa situação, partirem da própria Direcção, através de elementos ao seu serviço, as fugas de informação que permitem à imprensa estar mais bem informada que os associados e adeptos do Sporting.

terça-feira, outubro 06, 2009

UMA VERGONHA!!!

Sim, é verdade, não tenho andado com grande vontade de comentar a actualidade do Sporting, nomeadamente as suas prestações futebolísticas.

Não, o título deste post não se relaciona com o momento por que passa a equipa profissional do clube, sem conseguir apresentar um trabalho de qualidade e a a ver fugir os adversários directos na luta pela campeonato nacional.

A vergonha reporta-se a mais uma prestação de um sportinguista, interessado no melhor para o Sporting, estou certo, mas que por manifesta má fé (a forma como cataloga sportinguistas é um bom exemplo) expressa pontos de vista simplesmente inacreditáveis.

Uma das ultimas prestações, lançando a próxima AG do Clube, marcada para o dia 13 de Outubro, é sempre bom lembrar, pode ser lida aqui.

Destaco este pequeno naco de prosa:

"...ora vejamos o SCP actualmente detém 70% de (uns hipotéticos) 30 milhões de euros que vale a nossa SAD, se passarmos a percentagem para 50,1% mas conseguirmos aumentar o valor da SAD para 100 milhões euros (hipotéticos) ficaremos a ganhar com este negocio."

Retirando a falta de rigor nos números apresentados, o que não deixa de ser relevante para quem parece ter o pleno do saber leonino, fica apenas a incredulidade.

Então o Sporting Clube abdica de património seu, e só seu, para o passar para a Sporting SAD, onde deterá apenas 50% de participação, e portanto reduzirá na mesma proporção a posse daquilo que antes da operação é TOTALMENTE seu, e fica a ganhar??!!

A questão que se coloca, assumindo que o "leao revisor" não possuí deficiência mental grave, é saber onde foi à escola!