domingo, abril 18, 2004

O erro continua...

O arbitro foi ladrao... Onde esta a novidade? Tera sido a primeira vez? Nao.

Curiosamente nem sequer errou em lances "capitais" (na unica oportunidade que tive de ver o resumo, nao me parece que haja falta sobre Liedson), daqueles que claramente definem uma "roubalheira".

O arbitro foi "habilidoso" e carregou no botaozinho "milagroso"... a provocacao disciplinar, que passa sempre melhor na avaliacao do seu trabalho.

Eu podia ter ficado mal com os jogadores do Sporting, sobretudo com aqueles que ja deveriam ter a experiencia suficiente (afinal quase todos estao a acabar as suas carreiras) para nao cair no erro de dar "municoes" ao habilidoso.

Mas para ser honesto nao posso critica-los em demasia. Existem outro tipo de responsaveis, gente que tem muito mais responsabilidades na defesa, nao apenas dos nossos jogadores, mas sobretudo do Clube.

Claro esta que me refiro aos dirigentes do Sporting.

Dividindo a questao, porque e assim que entendo que devemos fazer a analise:

- Em termos de futebol o Sporting pouco mais fez do que aquilo a que nos habituou toda a epoca... o trabalho minimo indispensavel. Perante uma equipa dividida e em queda livre, que nao ganhava um jogo desde que entrou o sarrafeiro mor, alguem viu o Sporting entrar forte e agressivo, procurando acabar com a questao o mais depressa possivel?

Tera criado o Sporting oportunidades claras de golo e volume de jogo para que se possa dizer que, aos 60 minutos de jogo fosse injusto o resultado minimo?

Leio que o jogo estava controlado, o que na opiniao da maioria dos analistas (que nao sao Sportinguistas) e na dos Leoes, que leio sempre interessadamente, o facto de se estar em vantagem minima ja e suficiente para se poder considerar o trabalho feito.

Mas entao pergunto eu, se controlavamos assim tao facilmente o jogo, porque razao o vamos perder sofrendo 2 golos em erros crassos no espaco de 10 minutos, mesmo que estivessemos em desvantagem numerica?

Desde quando e fundamental, para ganhar, ter o mesmo numero de jogadores em campo, sobretudo quando quem e expulso e alguem que quase nunca esta "em jogo"?

Ainda se estivessemos a ser massacrados e nos vissemos com menos uma unidade, poderia pensar de modo diferente, mas a "controlar" e a ganhar, vamos perder?

Nao meus caros, a roubalheira ninguem a disfarca nem desculpa, mesmo a maioria dos nossos adversarios, mas apelo a que, mais uma vez, nao se fechem os olhos a erros proprios para os justificar com accoes externas.

Parece-me claro que ontem o Sporting perdeu o jogo porque, como todos sabemos, a equipa esta pendurada por arames e nao tem estofo de Campeao.

- A arbitragem prejudicou o Sporting. Pois prejudicou, mas ate nem foi a mais prejudicial desta epoca.

Mas de quem e a culpa pelo facto de nos aparecerem estes tipos pela frente?

E aparecendo, quem e o culpado por estarem a vontade para roubar desta forma tao evidente?

Sera dos jogadores? Nao.

A culpa meus amigos, e dos dirigentes que temos, que sabem o que se passa, choram baba e ranho cada 2 semanas, mas nao fazem nada para alterar a situacao.

Se eu fosse jogador do Sporting e apanhasse comigo pela frente a criticar a falta de entrega nos jogos, estou convencido que dispararia:

"Olha la "viejo", e porque razao me vens tu chatear a cabeca em vez de ires reclamar com os teus socios da Direccao que se deixam "enrabar" a torto e direito e nao nos defendem nem um bocadinho la dentro?"

E eu, sabendo que essa nao e razao suficiente para que a garra Leonina fique constantemente nos balnearios, teria de "lhe" dar razao.

Porque tambem nao duvido que, mesmo muitos furos abaixo do que a equipa pode apresentar em termos exibicionais, nao ha nada pior que exigir entrega aos "soldados" mas nao "abater" os snippers que lhes aparecem pelo caminho.

Estou convencido que, mesmo com esta amostra de equipa que temos, se nao fosse obrigatorio lutar contra tantos aspectos laterais, poderiamos lutar mais efectivamente pelos objectivos internos.

Eu continuo a perguntar-me:

Quanto tempo mais vamos fazer a figura do desgracadinho, sendo enxovalhados por toda a gente, sem que haja uma politica forte de defesa do Clube?

Para quando a adopcao do comportamento adequado as regras que, nao obstante termos denunciado como viciadas e inadequadas a uma competicao justa, teimosamente sao mantidas para interesse dos mesmos de sempre?

Escutar e ler os amigos Sportinguistas alterados por mais uma falta de respeito ao Sporting, mas ao mesmo tempo defendendo a estrategia dos dirigentes do nosso Clube e triste. Parece que gostam de levar na tromba.

Eu nao.