quinta-feira, fevereiro 03, 2005

O "bas-fond" do futebol nacional...

De semana a semana aparece mais uma figura (as vezes figuroes) a prestar declaracoes, alguns a ficarem mesmo como arguidos no processo do apito.

Valera a pena mencionar os seus nomes...? Presidentes da Liga, de Camara, de clubes... enfim.

No seio dos arbitros esta "revolucao" esta a causar os seus problemas, nao apenas pela quantidade de juizes envolvida (um dos ultimos ja retirado, o famoso Santos da celeuma entre Pinto da Costa e Soares Franco), mas sobretudo porque a medida que vao falando vao entalando, conscientemente ou nao, colegas do oficio, como aconteceu ao arbitro Proenca. Ainda vamos ver algum festival de roupa suja por parte deste ultimo, estou mesmo a ver.

Ja aqui o referi mas nao e pouco frisar, a importancia no caso que teve a postura de Dias da Cunha.

O Presidente do Sporting, gostando-se ou nao da figura, concordando ou nao com certas decisoes e declaracoes, trilhou um caminho que lhe trouxe alguns dissabores a nivel da imagem (certamente que bastantes pela sua inabilidade em fazer passar a mensagem), externa e mesmo entre os Sportinguistas, mas que se revelou decisivo para termos chegado a este ponto.

Sempre defendi que a tese do "Sistema", aquela que vigorava entre nos Leoes, de que estava sempre ao servico dos "outros" para prejudicar o Clube, era incorrecta.

Sempre assumi que a melhor descricao seria a de um conjunto de pessoas detentoras de certo poder e que o utilizavam para beneficio proprio ou de terceiros seus amigos, conhecidos etc...

Pelo pouco que sabemos e conhecemos, vemos que ha presidentes de clubes que beneficiaram, dirigentes de varias areas que beneficiaram, arbitros que beneficiaram... entre tanto beneficio, certamente alguem tera sido prejudicado.

Se existir ainda alguem a afirmar que no futebol nacional esta tudo bem e isto e so "areia para os olhos" por parte de quem nao ganha "la dentro"... facam-lhe um favor e internem-no com urgencia numa qualquer instituicao para profundos descapacitados mentais... creio que nem existira lugar para gente em tao mau estado mental.

Algo saira deste processo todo, isso e uma certeza, quanto mais nao seja uma forma de actuar muito mais etica e de acordo com as regras e a justica desportiva por parte dos intervenientes no futebol nacional.

E em grande parte isso foi conseguido por um velho caquetico que, nao obstante as dificuldades, se manteve firme na sua luta... ate pela sua figura, diria que o futebol em Portugal ja tem o seu D. Quixote.

Ultimamente parece que se aproximou um companheiro de luta, que passa perfeitamente por Sancho Panca... resta saber as reais intencoes do gorducho, ja que pelo menos o seu passado e negro.