sexta-feira, outubro 06, 2006

Do bau......

Saber Ganhar

A sabedoria no fenómeno futebolístico, muito sui generis , acaba por demonstrar uma velha máxima, é preciso saber ganhar.

A vitória do Sporting neste campeonato, justíssima, é a conjunção de vários factores inerentes ao futebol pensado, tais como, organização, humildade, inteligência e crença.

Organização que melhora com a entrada da nova administração da SAD para o futebol, profundos conhecedores do clube e do futebol nacional.

Humildade porque essas pessoas de mentalidade ganhadora, pautaram sempre os seus discursos de uma forma convincente, esclarecedora, mas comedida quanto baste.

Inteligência demonstrada em toda a estratégia delineada para que, quer no balneário, quer no campo a probabilidade de êxito aumentasse substancialmente.

Crença fundamentalmente quando os resultados não foram os melhores as palavras de confiança transmitidas aos atletas moralizou-os para os jogos seguintes.

Como Sportinguista tenho que agradecer a estas pessoas que proporcionaram as melhores condições áqueles que foram os grandes responsáveis do título, é claro que me refiro aos jogadores, técnicos e colaboradores nas várias áreas do o futebol.

Considero este o campeonato mais importante de sempre, primeiro pela longa espera e segundo porque foi justo, limpo e elegante, perfeitamente á medida do carisma do Sporting. Clube diferente, sem dúvida.

Uma palavra também para o civismo e respeito pelos adversários que os adeptos do clube demonstraram, apesar dos festejos mais do que justos.

Foi escrita uma das mais brilhantes páginas da história do clube. Parabéns a todos, mas atenção o futuro é já amanhã.

Passo agora para outro campeonato, também emocionante mas muito menos complicado… falo naturalmente da 1ª e única liga, a do Expresso.

Após o comando da equipa ficar a cargo do Augusto Inácio e o acumular de bons resultados atingidos, ajudou e de que maneira a minha recuperação.

Mas não só esse facto foi determinante para a minha chegada ao 1º lugar. Confesso que, de ínicio, atribui pouca importância á minha classificação. No entanto, alguns amigos sublinhavam o facto como estranho, atendendo aos muitos anos de futebol comparativamente á maioria dos meus companheiros do painel.

Tentei perceber o porquê do meu 11º lugar. Durante três semanas estudei a tendência dos resultados de cada um, a sua filiação clubística e a importância da equação pontos + número de golos.

Percebidos estes factores, não digo que foi fácil, até por respeito aos meus companheiros, mas foram fundamentais para a minha ascensão na tabela. Alguma dose de risco também entrou, basta recordar que chego ao primeiro lugar ao acertar no empate do Sporting em Leiria, onde quase todos perderam pontos.

Depois de lá chegar, confesso que fiquei satisfeito, tive o mesmo pensamento que a equipa de futebol do meu clube…. Agora quero o título!

Dentro da relatividade que esta situação representa, quero saudar leoninamente todos os meus companheiros de painel.

Sem ser imodesto julgo ter tido mérito no Saber Ganhar.

Um forte abraço e até ao Jamor!


Vitor Damas

(apos o titulo de 2000 e por ter ganho tambem a liga Expresso)