sábado, dezembro 02, 2006

Um mês depois

Há precisamente um mês chamava a atenção para o calendário do Sporting, lembrando que se avizinhavam jogos com equipas mais complicadas e que parte importante da época se decidia até ao inicio de Dezembro.

Já se sabe que o futebol é fértil em surpresas e que qualquer análise à priori corre o risco de falhar, mas eu gosto de desafios!

O Sporting encontra-se hoje três pontos mais longe do primeiro lugar, com a agravante de ter jogado com os principais adversários em casa. Mas mais preocupante que a diferença pontual é a forma titubeante como a equipa respondeu ao desafio.

Excepção feita ao jogo de Alvalade com o Braga, as duas saídas, apesar de resultados positivos, deixaram antever aquilo que aconteceu ontem com o Benfica. Na Madeira, com um golo mais ou menos oferecido e na Figueira da Foz, com um tento já em cima dos 90', o Sporting revelou muitas dificuldades em jogar no ultimo terço do campo e uma enorme dependência de João Moutinho, hoje em dia o unico jogador de verdadeira classe em Alvalade, mas que passa por uma fase de maior apagamento.

Ao contrário do principal adversário, o Porto, as prestações do Sporting têm vindo a descer de qualidade, parecendo evidente que a equipa técnica leonina não tem conseguido encontrar a resolução para problemas que acima de tudo entroncam na falta de qualidade geral do plantel.

E se é verdade que o Porto ultrapassou a falta de Anderson nos ultimos jogos recorrendo a jogadores como Quaresma, Lucho, Anunciação, Meireles ou Ibson, qualquer deles titular de caras no Sporting, e potenciando Postiga ou Lisandro Lopez, já ao Sporting lhe tem faltado a explosão de elementos como Paredes, Farnerud, Carlos Martins ou Romagnoli, para não mencionar o erro táctico que me parece óbvio, de afastar os avançados da área, sobretudo Liedson, caso que mereceria uma análise prioritária de Paulo Bento, sabendo-se como o brasileiro é fundamental para alcançar bons resultados.

Em teoria e nos próximos tempos o calendário não apresenta obstáculos de maior para ambas as equipas, salvo eventualmente a deslocação do Porto à Madeira para jogar com o Nacional.

E se lá mais para a frente ambas as equipas devem visitar Leiria, a saída do Porto para jogar com o Maritimo deve ser "compensada" com a viagem leonina ao Bessa, até que os dois clubes se encontrem no Dragão.

Eu arriscaria afirmar que, a menos que o Porto perca pontos com o Nacional, é muito possivel que o campeão desta época esteja já encontrado, isto porque a história diz-nos que só dificilmente o Sporting conseguirá "roubar" três pontos no Dragão. E se é certo que logo na jornada seguinte os azuis visitam a Luz, também é verdade que pela mesma altura o Sporting visita Braga, deixando para depois a visita ao rival de ontem.

Em resumo, para que o Sporting venha a provar ter condições para voltar a lutar pelo título, existem muitos factores que devem melhorar em Alvalade, e quanto antes melhor. Se o jogo leonino evoluir para outros patamares de qualidade, será ainda possivel manter a chama acesa, mas essa transição não pode esperar nem mais um dia. E nesse processo, caberá a Paulo Bento um papel decisivo.