terça-feira, maio 04, 2004

Ainda a invasao

Parece que nao ficou clara a minha ideia em relacao ao assunto.

A critica do post anterior ia toda para quem decidiu construir o fosso a volta do relvado (eu sei que ha quem diga que e por causa dos concertos, mas esse nao e argumento aceitavel), alterando de alguma forma a "relacao" do publico com o jogo em si, afastando-o mais da "accao" do que por exemplo os adeptos dos concorrentes mais directos.

Como ficou ontem provado, a simples existencia do fosso, embora seja um obstaculo mais, nao impede este tipo de situacoes.

Ja quanto a invasao em si.... oh meus amigos!!!!

Eu andei la durante uns tempos (quando a faculdade racional ainda nao estava completamente desenvolvida - nem sei se vai chegar a estar) e nao posso em rigor criticar a situacao.

O que posso dizer e que este nao era o jogo para se fazer o que foi feito. Sobretudo posso dizer que "aquilo" nao deveria nunca ser feito daquela maneira.

Eu acho que o Sporting se deve dar ao respeito e porventura a unica forma de isso acontecer, uma vez que os nossos dirigentes sao a imagem acabada de "florzinhas de estufa", e atraves de uma atitude do genero da que aconteceu ontem.

Mas se o caminho escolhido for esse, ao menos que partam a boca a alguem, de preferencia jogadores, dirigentes ou arbitros. Fazer figurinhas daquelas e que nao.

Aproveito para deixar claro que sou do mais pacifista possivel, entendendo o futebol como um desporto/espectaculo que deve complementar as nossas vidas e nao deve servir para escape de frustacoes ou complexos de inferioridade idiotas.

Eu nao vi pelas imagens da TV se os jogadores do Benfica provocaram ou nao os adeptos do Sporting.

Mas sei que nao seria a primeira vez que isso aconteceria. Alias, todos os fins de semana, vendo os resumos do nosso e de outros campeonatos, podemos ver provocacoes feitas por jogadores, treinadores e dirigentes a adeptos que pagaram para ver o espectaculo.

Ora eu sou pacifico, mas se estivesse no meu lugar a assistir a um jogo, e a poucos metros estivessem 2/3 idiotas da equipa contraria a mandar-me bocas e a provocar-me, certamente que as possibilidades de me levantar do lugar e ir pedir explicacoes aos merdosos seriam muitas.

Nao entendo sequer porque razao quem dirige nao e mais rigoroso com estas atitudes, sejam elas de quem forem. E preciso lembrar aos intervenientes que a sua responsabilidade vai muito alem do dar um chuto numa bola (maior parte das vezes mal e porcamente).

PS. Parece que o Argel, no estilo que desde sempre lhe conhecemos, referiu que nao fugiu de ninguem porque ele nao tem medo de nada... se pelo menos a qualidade de jogo deste anormal fosse parecida a capacidade humoristica, quem sabe o Benfica nao teria aqui a resolucao dos seus problemas defensivos.