quarta-feira, julho 28, 2004

A ANALISE POSSIVEL

O Sporting esta em plena fase de trabalho pre-epoca e aparentemente (a acreditar no que leio) o nosso treinador estara para comecar a definicao do que sera o grupo principal de jogadores, esquemas tacticos, mentalidade etc...

Devo referir que nao me agradou a preparacao ante pre-epoca (a que esta reservada sobretudo aos dirigentes), fundamentalmente por nao terem realizado o seu trabalho dentro do limite temporal necessario.

Nao e um pormenor exclusivo do nosso Clube, muito longe disso, mas numa altura em que se processa uma nova (re) evolucao no balneario, creio que seria uma arma importante ter todas estas questoes de entradas e saidas (sobretudo as entradas) resolvidas.

Em relacao ao plantel em si (ao actual), tambem nao ha muito a comentar.

Ate agora entrou Douala, jogador que se iniciou como extremo aberto mas que (creio, dadas as minhas limitacoes televisivas) tem evoluido mais para o centro de terreno, se calhar um jogador muito parecido a JVP, Sa Pinto etc..., na senda do que tem sido a prioridade dos reforcos leoninos...

E entrou tambem o chileno Pinilla, jogador que e de facto poderoso fisicamente, jovem que podera progredir, mas que neste momento e uma aposta arriscada, sobretudo porque muito parecido com o nosso Niculae.

E para ultimo deixo o regresso do Hugo Viana. Desde logo assumo que o estilo de jogo de HV me agrada e me parece ser o "patrao" para o jogo ofensivo que necessitavamos e nao tinhamos (que me desculpem os "amigos" de Barbosa).

O meio campo "centro" do Sporting e fortissimo, com Viana, Roca, Custodio, Tinga... eventualmente Barbosa e ainda Carlos Martins e Danny.

Nas alas a entrada de Douala (se for para jogar realmente ai) e o regresso do P Sergio (dizem que nao tem estado a altura do que se esperava nos treinos) garantem pelo menos um pouco mais de alternativas.

O problema do plantel do Sporting (alem da questao mentalidade, mas essa nao e exclusiva dos jogadores) continua na defesa e parcialmente no ataque.

Desde logo no ataque porque nao sabemos o que vai passar com o Nico e o Pinilla e a tal aposta arriscada. Continuamos a nao ter o homem de area que precisamos, ate para maximizar o rendimento do Liedson.

Na defesa, porque continuo a achar que as laterais precisavam de reforcos e porque necessitamos tambem alguem para "fazer sombra" ao Beto, de modo a que o seu rendimento seja mais elevado e sobretudo mais regular.

Veremos se entretanto chegara mais alguem (eu tenho algumas duvidas, pelo menos que seja para marcar a diferenca) ou se a "injeccao" de mentalidade e suficiente para ultrapassar as obvias (para mim) limitacoes do plantel.