sexta-feira, outubro 22, 2004

As contas dos roubos...!!!

E sabido que adeptos de todos os clubes mantem uma tabela de seguimento dos erros de arbitragens, para que no fim possam dizer "olha que eu ganhei mas fartei-me de ser roubado", ou entao "eu perdi porque me andaram a roubar a epoca toda"...

A minha posicao em relacao a este assunto e bem clara:

- Acho que e muito dificil ser arbitro, sobretudo nestes dias em que o jogo aumentou a velocidade de execucao e os "artistas" tambem desenvolveram a "arte" da simulacao.

- Creio que, tal como os demais intervenientes do espectaculo, tambem os arbitros deveriam ser profissionais.

- Deveria estar absolutamente PROIBIDO todo e qualquer contacto entre os arbitros e demais agentes do futebol, inclusivamente na sua vida privada.

- Sim, existem arbitros que apitam de forma a beneficiar este ou aquele clube, sobretudo a pensar no futuro da sua carreira, ou simplesmente para fazer a vontade ao "amigo" ou "amigo do amigo".

- Sim, e verdade que em Portugal ja tivemos um caso conhecido de um arbitro que passou ferias no Brasil com tudo pago por um clube de futebol.

- Quando se tomam em consideracao os lances para definir se existiu roubo ou nao, parece-me a mim que seriam de excluir aqueles onde e necessario rever a jogada uma duzia de vezes, de tras para a frente, com auxilio de slow motion e utilizando o recurso as "matematicas aplicadas".

Tomando como exemplo o jogo do ultimo fim de semana, que ainda da que falar (e onde se podem observar determinados comportamentos de dirigentes benfiquistas que, dado o passado recente, nao deixam de ser hilariantes), devo dizer que nao me choca que nao tenha sido validado o lance de golo de Petit (porque me parece de dificil avaliacao, embora tenha ficado com a ideia que a bola efectivamente entrou), assim como tambem nao acho que as grandes penalidades que os benfiquistas alegam sejam tao claras (ou tenham sequer existido).

E verdade que ja existiram neste campeonato alguns lances duvidosos e tambem me parece pacifico que o clube ate agora mais beneficiado por esses erros (vamos chamar-lhes assim) foi o Benfica, sobretudo em Guimaraes.

Mas tambem acho que ate este momento a pontuacao nao difere muito daquilo que justamente deveria ser, dado que os lances onde esses erros maioritariamente ocorreram sao lances que, de maior ou menor gravidade, nao condicionaram os resultados finais.

Creio que, respeitando o tipo de analise que gosto de fazer ao trabalhao dos arbitros, ate este momento o Porto tem de se queixar dos 2 pontos perdidos com o Braga, beneficiando de outros 2 deste ultimo jogo, o Benfica pode queixar-se do ponto deste ultimo jogo, mas tambem deve agradecer os 2 pontos que ganhou em Guimaraes e quanto ao Sporting.....

Bom, quanto ao Sporting o que e necessario e jogar bem e melhor que todos os outros, depois logo se ve se ha arbitragens que nos prejudiquem.

Em todo o caso acho que ate ao momento a "tabela" do Sporting se mantem a 0... embora eu ache que, pelas mas exibicoes da epoca, merecessemos um castigo de alguns pontos negativos.