domingo, janeiro 15, 2006

Benchmarking

Dispondo o Sporting de gestores bem pagos e bem preparados, uns quantos já devem ter ouvido falar de "benchmarking". Entre a massa associativa do Sporting, como não é só a saloiada que agora se dirige para as roulotes adjacentes ao galinheiro, também alguns já terão ouvido falar.

É um conceito que, como muitos em gestão, pode ter interpretações muito abrangentes. Mas, para nos focarmos no essencial, é um instrumento muito útil para avaliar a performance de uma empresa ou de uma divisão de uma empresa, comparando-a com a performance de outras empresas / divisões. A análise torna-se tanto mais útil quanto mais semelhantes forem as condições de enquadramento dessas empresas / divisões às da nossa empresa / divisão.

Vem isto a propósito da intenção de FSF (não consigo escrever o nome completo dele sem começar a associar insultos, por isso o designo assim) de, nomeadamente, acabar com uma das 4 modalidades profissionais do clube, vender a Alvaláxia e de acabar com o bingo "se este continuar a perder dinheiro".

Para que alguma vez me venha a convencer da inevitabilidade de qualquer dessas decisões, será necessário que um ou vários dos excelsos gestores do Sporting levantem a peida da cadeira, estudem os mercados, e expliquem em detalhe o seguinte:

- se há salas de Bingo rentáveis em Lisboa (apesar de Jorge Fiel, na edição de 14 de Janeiro do Expresso, referir que a frequência tem vindo a diminuir bastante nos últimos anos), porque é que a nossa não consegue sê-lo? Seria óptimo se relacionassem com a queda da frequência que surgiu após a mudança de instalações.

- a Alvaláxia perde dinheiro - não foi nada disso que nos foi prometido quando arrancou a construção do Estádio, antes o contrário. Alguma hipótese de os estudos (suponho que tenha havido, apesar de os números apresentados na revista especial sobre o Estádio sempre me parecerem terem sido simplesmente atirados para o ar) estarem mal feitos e / ou terem sido mal implementados? Porque é que o Glórias tem uma loja âncora que recebe mais visitantes num dia que a Alvaláxia numa semana, e nós temos uma merda de parede de escalada e lojas (sobretudo as do 1º piso) que não interessam nem ao Menino Jesus?

- se o andebol ou o futsal perdem dinheiro, porque é que há equipas (algumas de grandes clubes) que conseguem ter secções rentáveis e ao mesmo tempo equipas competitivas?

Obviamente há no geral 3 respostas simples para estas questões:

1 - a culpa é dos malandros dos sócios;

2 - somos menores que o Glórias;

3 - o Sporting é um clube mal gerido.

Venham de lá então essas explicações, pois depois os energúmenos dos sócios saberão certamente retirar as suas conclusões.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Das negociatas todas durantes estes anos houve tambem lucros. Só que para o Sporting só ficam os prejuizos. Está nas nossas mãos evitar o que se avizinha.

6:46 da tarde, janeiro 15, 2006  
Blogger Felizberto Desgraçado said...

Aposto nos malandros, não?

7:13 da manhã, janeiro 16, 2006  

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