sexta-feira, julho 30, 2004

Mentalidade

Ha alguns dias referia a necessidade de mudar a mentalidade instalada em Alvalade, aludindo as evidentes (para mim) responsabilidades dos adeptos.

O Sportinguista "tipo" difere muito dos adeptos dos outros clubes, sobretudo dos nossos adversarios directos.

Em Alvalade existe muito mais paciencia para os erros praticados por dirigentes e jogadores, sendo que o simples acto de assobiar alguem vestido com a camisola do Clube e visto pela grande maioria como um acto inaceitavel, para dizer pouco.

Eu tenho a minha teoria acerca do assunto, que se baseia fundamentalmente na ideia de que tipicamente o adepto Leonino e culturalmente mais evoluido que os adversarios...
Dito assim pode parecer mal, por isso nao utilizei a expressao "intelectualmente", para que nao se pense que considero os Sportinguistas mais inteligentes que os outros (por acaso ate o penso, mas como sou bem educado... LOL).

A realidade, que comprovei em relacao ao meu entorno mais proximo que inclui bastantes adeptos rivais (a comecar pela minha familia mais directa) e que os Sportinguistas dividem a sua atencao por uma variedade de assuntos, culturais ou nao, em vez de se focarem quase exclusivamente no pontape na bola.

Como consequencia, os resultados negativos da equipa de futebol nao assumem os contornos catastroficos que existem por outas paragens.

Muitas vezes me lembro de um jogo a que assisti no estadio da Luz, entre o Benfica e o Maritimo, disputado uma semana depois do famoso 3-6 de Alvalade e da noite magica do Joao Pinto.
Nesse jogo, aos 20 min. de jogo ja os adeptos vermelhos assobiavam a sua equipa, parecendo esquecer as condicionantes com que iniciaram essa epoca e o trabalho que haviam feito na semana anterior.

Do mesmo modo me recordo de conversar com alguns adeptos do Porto espumando de raiva porque a sua equipa, embora ganhando quase sempre um qualquer titulo por epoca, havia perdido um jogo depois de 20 seguidos sempre a facturar.

Isto tudo para comentar o resultado do Sporting em Inglaterra, contra o Crystal Palace.

E bem verdade que existem muitas condicionantes em relacao a nossa equipa e que uma serie importante de jogadores ainda nao podem dar o seu contributo, deixando a defesa do nome do Clube aos mais jovens e inexperientes, mas...

Nao seria mais prudente ter marcado estes jogos la mais para a frente, quando no pudessemos bater mais proximo da maxima forca?

E tendo optado por este tipo de calendarizacao, nao seria fundamental que a equipa, nao obstante a vontade demonstrada, se batesse efectivamente pela vitoria?

E sobretudo, nao deveriam os Sportinguistas (ou a grande maioria) exigir vitorias e ficar descontentes com estes resultados que apenas prejudicam a imagem do Clube no exterior?

Nao deixando de continuar a abrir os nossos horizontes em relacao a todos os outros assuntos que nos estimulam, acho que e tempo de os Sportinguistas comecarem a ser mais radicais e exigentes em relacao ao nivel de exibicoes, resultados e ambicoes que nos sao propostas.