quinta-feira, junho 23, 2005

Novamente os numeros!!!

Foram conhecidos alguns numeros, no ambito do estudo de viabilidade economica relativo á emissão dos 18 Milhões de Euros de obrigações, que tem o seu inicio hoje.

Eu já aqui frisei que não sou economista, contabilista, não gosto de numeros e era um péssimo aluno de matemática, pelo que analisar este tipo de informação me é particularmente complicado.

Por outro lado, como detesto parecer aquelas ovelhinhas que vão atrás do apito do pastor, normalmente tenho muitas dificuldades em "aceitar" as explicações que costumam acompanhar este tipo de informação, nomeadamente nos meios de imprensa, até porque como já ficou provado no passado, os proprios jornalistas são capazes de ainda perceber menos do assunto que eu...!!!

Sendo assim vou esperar um pouco para ver se leio ou me explicam por outras vias estes numeros, embora possa na minha "inocencia" numerária deixar alguns pensamentos básicos:

- A prioridade continuará a ser o corte dos custos com a equipa principal, com as consequências que essa medida tem na competitividade daquela.

- Não vi até ao momento e continuo a não ver (apesar das ultimas noticias relativas á sponsorização das portas e bancadas do Estádio) crescerem as receitas normais (tenho como receitas normais aquelas que sabemos com segurança que poderemos obter) de molde a que o corte nos custos não fosse tão radical.

- Continuamos (estupidamente digo eu) a considerar receitas eventuais na Liga dos Campeões como proveitos ordinários, quando ao mesmo tempo andamos a hipotecar a obtenção desses "eventuais" proveitos extraordinarios ao reduzir a capacidade de reforço efectivo da equipa de futebol.

- Finalmente apresentamos uma peregrina ideia (ou então sou mesmo eu que não apanhei o comboio da evolução) de que vamos ter lucro já a partir do próximo ano, mas continuamos teimosamente a apresentar como proveitos, não apenas as receitas (vá lá que substancialmente reduzidas em relação ao passado recente) das competições da UEFA, mas também proveitos relativos á venda de jogadores, que óbviamente não podemos quantificar... e que além disso são outra machadada na competitividade na equipa de futebol e consequentemente na sua capacidade de gerar mais receitas!!!

- Ou seja, retirando estes "proveitos" extraordinários (em média na ordem dos 8 milhões de Euros) e continuaremos a ter uma gestão deficitária na SAD para o futebol, MESMO com o corte radical que pelos vistos continuará a ser a estratégia da organização para a "mola" real do Clube.

Assim não auguro um grande futuro para o Clube, nomeadamente para a área que mais nos interessa e aquela que nos faz interessar e motivar mais no acompanhamento do Sporting.

2 Comments:

Blogger Rui said...

Meu caro Jean-Paul,

Sei bem que o facto de se ter um orçamento maior não implica necessáriamente resultados ou sequer mais competitividade... o caso do Porto dos ultimos anos ai está para o provar. Agora, é tambem certo que quanto maior for o investimento mais possibilidades existem de se atingirem os objectivos (e maiores objectivos).

Os resultados das epocas 2003 e 2004 sao no fundo muito semelhantes, com a diferença (importante) da presença na UEFA. Quanto a mim a maior diferença foi mesmo o futebol apresentado, ai sim a melhoria foi imensa.

Quanto á redução de passivo, não posso tecer comentários porque não li os dados na sua totalidade. Parece-me que não será assim tão facil essa recuperação, mas quem sou eu para o afirmar.

Uma coisa sei... é que o tal equilibrio foi prometido para Julho de 2005, altura em que o Sporting estaria em condições de, economicamente recuperado, pensar em reforço em vez de enfraquecimento.

É por estes motivos que, apesar de entender as vicissitudes com que se deparam, sou tão critico da actual gestão feita pelos dirigentes do meu Clube.

E afirmo-o, ao contrário de outros que preferem meter a cabeça na areia... seja no meu, no seu ou em qualquer outro clube nacional.

2:28 da tarde, junho 24, 2005  
Blogger Rui said...

Meu caro,

Alternativas tenho-as apresentado um pouco desde que iniciei este Blog, se bem que nem sempre de forma consistente ou sequer confiada, porque como é obvio a informação que possuo é muito limitada e mesmo parte da que tenho não a entendo.

Há uns meses, quando foi dado a conhecer o passivo do Sporting (os tais 420 milhões) escrevi qualquer coisa nesse sentido.

Eu sei que não é lá muito "educado", mas se quiser perder algum tempo vá aparecendo e lendo o que fui escrevendo... acho que pode ficar com uma ideia acerca do que penso.

7:12 da tarde, junho 24, 2005  

Enviar um comentário

<< Home