segunda-feira, julho 18, 2005

A responsabilidade dos Sportinguistas...!!!

Ponto prévio - Esta posta não tem nada que ver com a do Zé Alvalade em relação á possibilidade/necessidade/vontade de alterar o nome do nosso Estádio. Para que fique claro também não estou de acordo que isso aconteça, muito especialmente pelos valores apontados como mais provaveis (2 milhões de Euros).

Posto perante verbas mais elevadas e porque reconheço que posso ter uma costela de "puta", seria assunto a discutir com mais seriedade. Assim não.

Mas voltem lá novamente a atenção para esta posta e para a aludida "responsabilidade" dos Sportinguistas e em que consiste exactamente essa responsabilidade.

Eu não sei se já o fiz aqui neste espaço, mas se não o fiz aproveito para afirmar que não sou sócio do Sporting.

Não sou sócio desde Dezembro de 1995, básicamente por não ter estado de acordo com o Projecto que então foi apresentado e também por não me rever nas pessoas que nesssa altura chegaram ao Clube.

É claro que isso retira "peso" ao que vou escrever em seguida, embora esse factor não seja impeditivo (como nunca o foi) de exprimir a minha opinião acerca do Clube do meu (nosso) coração... é que o Sportinguismo, por mais "teorias" fantasistas e idiotas que por aí circulem, não se mede na relação financeira do Sportinguista com o Clube.

Tendo clarificado este ponto, passo ao assunto que me traz aqui... a relativa falta de interesse, ou visto por outro prisma, o falhanço da estratégia do Clube na fidelização de mais Sportinguistas na sua relação com o Clube.

Eu pelas razões que já apresentei, outros pelas mais variadas razões, são Sportinguistas a quem a mensagem dos nossos dirigentes não chegou. Mais ainda, as mensagens (poucas) que vão passando são de um conteudo tão triste que nem me permito discuti-las neste blog.

O que é um facto indesmentivel é que o Sporting pode (e deve) crescer mais em termos de “proximidade” entre o Clube e os seus adeptos, aqui sim numa visão mais materialista do assunto (que a outra, a emocional, já foi referida no blog noutras ocasiões).

Mas esse tipo de crescimento deve ser feito com base em fundações fortes e duradouras e não apenas no tal discurso do “se és um verdadeiro Sportinguista tens de pagar” (e ficar calado, acrescento eu... e o FSF pelos vistos).

Ora se fosse feito trabalho nesse sentido, nomeadamente em 3 vectores que são:

- Mais sócios pagantes (um incremento de 50% nos numeros actuais traduziriam-se em mais cerca de 1.6 milhões de euros/ano)

- Mais bilhetes de época vendidos (um incremento de 20% aumentaria a receita em cerca de 1 milhão de euros/ano)

- Maiores assistências no Estádio (mais 25% de espectadores pagantes daria algo como 1.2 milhões de euros/ano a mais)

Mesmo com os obstáculos a que aludi superficialmente mais acima, apontando para a consecução destes objectivos, seriam quase 4 milhões de euros/ano a mais no orçamento do Sporting, e embora haja uma falta de empenhamento por parte dos nossos dirigentes no sentido de se avançar seriamente neste caminho, também é verdade que os adeptos Leoninos podiam encontrar-se a meio caminho... mas apesar do discurso recente de Rui Meireles ao jornal do Sporting, a verdade é que a confiança é cada vez menor, enquanto o tempo passa e os objectivos são empurrados no tempo.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Acho incrivel não seres sócio apesar das explicações que respeito, mas não só Roquette mereceu a presidência, como a actual por ter feito o sistema mais apelativo de lugares e bilhestes anuais, bastante em conta tendo em comparação os restantes grandes.

6:02 da tarde, julho 19, 2005  
Blogger Rui said...

Não sei se Roquete mereceu a Presidência, sobretudo pela sua atitude final. Em todo o caso o meu problema é com o "Projecto" e não tanto por causa dos nomes, embora...

PS. Em Julho de 95 o Presidente do Sporting era outro que não Roquete.

6:51 da tarde, julho 19, 2005  
Blogger bruno pinto said...

Eu acho que o nosso melhor Presidente foi de longe aquele que pensou o novo Sporting- o Roquete.
Pode ser que ele compre o nome do Estádio. Está dio José roquete não era assim tão mau

11:30 da tarde, julho 19, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Afinal o PC aprendeu com os mouros
A Bola 24 Novembro de 19995.
Leiam http://souportistacomorgulho.blogspot.com/

12:03 da tarde, julho 20, 2005  

Enviar um comentário

<< Home