segunda-feira, outubro 10, 2005

Furacão Sporting

O Sporting está em crise e o nosso presidente decretou um período de reflexão. Aí está a minha pequena contribuição...

Presidente : Apenas parece ter a intenção de ser o presidente do Centenário. Já percebeu que cometeu imensos erros - onde os mais gritantes foram a escolha do Andrade para administrador da SAD e de peseiro para treinador - mas não quer dar a mão à palmatória. Além disso, ainda não percebeu ou não quis perceber que está rodeado de incompetentes. É certo que tem os bens pessoais a servirem de garantia na negociata com os bancos, mas já era tempo de sair... a bem, porque ou muito me engano ou sairá a mal.

Administradores da SAD: quem?? Andam lá uns senhores que além de perceberem muito pouco de futebol( que por acaso é o “core” da organização ), não são capazes manter a disciplina no balneário, não são capazes de motivar os adeptos, não são capazes de verificar que o treinador não serve, fogem quando os resultados são maus, etc., etc.

Treinador : A equipa joga um futebol péssimo, a indisciplina grassa naquele balneário, tem opções nos jogos de arrepiar, tem um discurso oco, não consegue motivar/acalmar a equipa.

Jogadores : Além de incompetentes, são indisciplinados. Como disse Vale e Azevedo há uns anos : São uns meninos ricos e mimados. Neste momento estão a jogar sobre brasas.

Adeptos : Descontentes – e com razão - com toda a estrutura do Sporting. Por vezes são impacientes em demasia e têm um assobio para a equipa logo nos 1ºs minutos, mas são capazes de tudo pelo Clube.

Como pode um clube resistir a este furacão? Ainda por cima em ano de Centenário...

Precisamos de várias medidas, umas urgentes e outras a médio/longo prazo. Comecemos com as urgentes:

1-Trocar de treinador. Não quer dizer que o treinador a contratar seja melhor que Peseiro, mas é necessário um choque motivador para jogadores e adeptos. Alguém que traga disciplina, que arrume em campo de uma forma correcta os jogadores que dispõe e que os motive. Nomes : Camacho, Le Guen, Emerson Leão.


2-Trocar de Administrador da SAD. É necessário encontrar alguém que se preocupe e perceba de futebol. Nem vale a pena explicar muito esta medida, já que, está à vista de todos. Nomes : Duque, Ribeiro Teles.

Depois de tentarmos salvar esta época com estas medidas urgentes, será necessário

3 - Encontrar um director técnico. O Sporting precisa há anos de alguém que perceba de futebol naquela estrutura. Que estruture o departamento, que planeie as épocas, que faça prospecção de mercado, que trate dos problemas do plantel, etc. Nomes : Couceiro, Futre( ai o que me custaria... ).

4 – Marcação de eleições antecipadas para o início de 2006. Se as 3 primeiras medidas forem tomadas, talvez a 4ª nem seja necessária.

5 – A pouco e pouco chamar para a estrutura do Sporting os símbolos do Clube : Oceano, Manuel Fernandes, Litos, Carlos Xavier, Iordanov, Pedro Barbosa, Inácio, Venâncio, etc. A mística não pode morrer...

6 – Mudar a mentalidade do clube. Apesar de ser necessário controlar as despesas, temos de ser mais audazes, arriscar um pouco mais no futebol. Exemplo disso foi a contratação do Jardel. Arriscou-se na sua compra( apesar dos custos ) mas resultou. A contratação do Schemeichel é outro exemplo.

SPORTING SEMPRE!

1 Comments:

Blogger Mike BlitzGreen said...

Quem escreve um livro ...ano e meio á benfica nao pode ser o treinador do meu clube.....pode ser radical mas nao pactuo com benfiquismos. Camacho nao pode ser opçao

4:07 da tarde, outubro 10, 2005  

Enviar um comentário

<< Home