sexta-feira, janeiro 26, 2007

YOU CAN'T HANDLE THE TRUTH

"O que disse aos sportinguistas, quando me candidatei, é que o clube não venderia património desportivo durante um ano. Nenhum talento estava devidamente consolidado no mercado internacional"

Filipe Soares Franco a semana passada em entrevista a O Jogo

Não é verdade o que afirmou Filipe Soares Franco ao diário O Jogo. E a menos que tenha existido um abuso inqualificável por parte do jornalista que lhe fez a entrevista, o actual presidente do Sporting fica muito mal na fotografia.

Infelizmente Soares Franco não foi confrontado com essa declaração (e outras), e portanto fica estabelecida mais uma vez a "verdade do sistema", que neste caso é o sistema do próprio Soares Franco.

Na realidade o que o presidente do Sporting afirmou o ano passado foi algo absolutamente diferente daquilo que agora diz que disse.

"Se fizermos 25 milhões de euros de mais valias na alienação do património não desportivo e imobiliário, temos garantido quatro a cinco anos das mais valias que os bancos nos exigiram. Portanto, é possível renegociar com os bancos financiadores, no sentido de nos autorizarem a mantermos os nossos talentos, não vender o maior património que o Sporting no meu entender tem, que é o património desportivo, que é os seus atletas. Em vez de vender os atletas, vende o património não desportivo, que é o edifício administrativo e o centro comercial"

Filipe Soares Franco, em entrevista ao Site do clube, em Março de 2006

E no mesmo dia, em conferência de imprensa, foi ainda mais assertivo e explicou a génese e o principal objectivo do seu novo projecto.

"Se se quiser ser rentável e ter proveitos suficientes para ter uma equipa competitiva, tem que se jogar no patamar europeu e é esse Sporting, a jogar num patamar europeu, que quero construir. Para isso quero guardar cá os talentos. Garanto que com a alienação do património não sou obrigado a vender esses jogadores"

Ora é óbvio que o que foi apresentado aos sportinguistas há menos de um ano e aquilo que Soares Franco defendeu a semana passada não é o mesmo. Existirão razões para que uma estratégia recente, tida como muito bem montada, esteja já a ser vitima de "acertos"?

É possível. Será no entanto muito mais honesto que o presidente do Sporting explique devidamente estas questões, em vez de, com a "ajuda" da imprensa, optar por uma campanha de desinformação, que no entanto tem provado ser eficaz, isto tendo em conta o que vou ouvindo e lendo aos sportinguistas.

3 Comments:

Blogger master lizard said...

Felizberto:
As mudanças de orientação, as "guinadas" de direcção, as omissões "estratégicas", a inabilidade em corrigir problemas crónicos que afectam o bom funcionamento do Clube e as provas diárias de incompetência e amadorismo (ainda agora tivemos mais um caso de "bilheteiras" no jogo para a Taça que seria digno de um "sketch" do Gato Fedorento), tudo isto dá uma ideia muito clara do falhanço TOTAL do modelo que nos foi proposto pelos actuais corpos gerentes. Tudo isto é confrangedor!!
Um rumo novo, é o que é preciso!

2:28 da tarde, janeiro 26, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Sou sportinguista desde que me conheço e embora viva longe de Lisboa sigo de muito perto a vida do clube. Devo dizer também que descobri este blog por acaso e na minha opinião têm se colocado aqui questões muito acertadas e pertinentes. Na minha modesta opinião acho que o actual modelo de gestão do Sporting está quase todo errado, a aposta na formação está certa mas esta serve para reforçar com qualidade e com baixos custos a equipa principal e não para se vender os jogadores sempre que alguém abane com uns eurozitos, é ridículo que o presidente esteja sempre a falar em vender ou não vender as "jóias" quando isso só devia acontecer em condições exceccionais e vantajosas para o clube e o dinheiro devia ser novamente investido na equipa. Um clube não pode ser gerido com as receitas da venda de jogadores pois isso são receitas extraorinárias e essas nem sempre acontecem (por isso são extraordinárias).
Aquilo que me apercebo é que os jovens valores do Sporting são preparados para darem nas vistas para serem vendidos e não para dar vitórias ao Sporting, para eles jogar na equipa principal não é uma meta mas uma breve passagem, qunto melhor jogarem menos tempo cá estão. Depois alguém diz que o Sporting não tem capacidade para os manter e nós vimo-los a jogar nos nossos rivais, então temos que reconhecer que afinal não somos um clube grande, grande são os outros que os conseguem lá ter.
Para acabar queria dizer que é muito mau poder-se entender nas palavras do presidente que no final do ano poderão sair jogadores depois de ter dito o que disse e se ter vendido o que se vendeu.
Saudações sportinguistas, SPORTING SEMPRE.

3:00 da tarde, janeiro 26, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado pelo contributo João e espero que continue a ler e a participar.

5:57 da tarde, janeiro 26, 2007  

Enviar um comentário

<< Home