sexta-feira, abril 10, 2009

UMA ENORME CONFUSÃO

É o que dá, querer à pressão, fazer aprovar as medidas que deveriam ter sido discutidas ao longo do mandato.

No fundo esse parece mesmo ser o interesse de Soares Franco, misturar os temas todos (e são vários, desde a renovação dos estatutos, passando pela reestruturação financeira e acabando no processo eleitoral, com uns pozinhos de futebol pelo meio), e aproveitando a falta de informação dos associados, avançar qual rolo compressor para mais facilmente chegar ao seu objectivo final.

Toda esta introdução para criticar a forma como na imprensa geral e também em discussões entre sportinguistas, parece estar a armar-se uma confusão imensa em relação ao calendário associativo do Sporting Clube de Portugal.

Ora o que nós temos pela frente é o seguinte:

AG no dia 17 de Abril para discutir uma introdução transitória nos estatutos que venha a permitir a marcação de uma nova AG no final do mês (tem vindo à estampa que a Direcção a quer realizar até ao final de Abril) de carácter referendário. Nesta AG os sócios, no pleno uso dos seus direitos, terão total liberdade para discutir o assunto e colocar as questões que julgarem necessárias aos órgãos directivos do Sporting.

Para que a alteração transitória dos estatutos possa ser aplicada serão necessários 75% dos votos presentes assim como a anuência de 75% dos presentes, não sendo autorizada a alteração dos estatutos sem que ambas estas condições estejam reunidas.

Queria ainda frisar que, ao contrário do que também já li, esta situação não tem nada que ver com as recomendações efectuadas no recente Congresso, nem a decisão a votar nesta AG é definitiva, pelo que no futuro será necessário voltar a votar novamente, seguindo os mesmos critérios, para que o conceito de AG referendária seja introduzido nos estatutos.

A AG de carácter referendário (possivelmente a 31 de Abril) tem como objectivo votar, sem discussão na própria AG, o projecto financeiro de Soares Franco, que foi recusado em Maio passado. Existem ainda dúvidas acerca da percentagem de votação necessária para que este projecto seja aprovado nessa segunda AG. Existem os que defendem que bastam os 50,01%, outros exigem na mesma os 66% actualmente exigidos pelos estatutos.

Finalmente está marcada para o dia 11 de Maio uma AG de accionistas da SAD, onde será então discutido ao pormenor, caso venha a ser votado favoravelmente pelos sócios do Sporting nas suas reuniões magnas, o projecto de reestruturação financeira de Soares Franco.

1 Comments:

Blogger joaquim agostinho said...

"O que está em causa DIA 17) é simplesmente isto:
Pretende -se criar uma alteração transitória, repito, transitória, dos estatutos, para que o plano possa ser aprovado em referendo, (sem discussão e por maioria simples), em vez de ter de ser aprovado em AG, em que é necessária uma maioria qualificada.2

7:44 da manhã, abril 11, 2009  

Enviar um comentário

<< Home