domingo, agosto 15, 2004

Uma equipa sem extremos!!!

E bem verdade que uma das "falhas" mais apontadas a gestao desportiva dos ultimos tempos tem sido a falta de recursos nas alas.

Creio que uma equipa que entra em competicao para ganhar deve possuir opcoes que lhe permitam alterar o esquema de jogo, podendo assim adaptar-se a todas as condicionantes do jogo.

Em todo o caso, nao sera concerteza por nao existirem extremos que nao se pode dominar e vencer o adversario. Na America do Sul o Boca tem vencido apresentando um meio campo de medios defensivos.

Ainda agora (e por isso me lembrei de postar), vejo o Chelsea jogar contra o Man Utd com uma linha de 4 medios, todos (absolutamente todos) de cariz defensivo.

E tomando estes exemplos em consideracao e lembrando-me da qualidade (ja provada e em potencia) do nosso meio campo, que desejo que Peseiro encontre a "formula" para fazer a tal omelete, mesmo que lhe faltem os condimentos todos.

O problema (na minha modesta opiniao) e que um sistema destes necessita laterais de grande qualidade, que defendam e ataquem e sobretudo estejam mecanizados para o fazer na altura certa.

O Sporting nao tem laterais desses.

Porque na dta. comprou M Sergio e este nao produz, e adaptou um M Garcia que continua a nao me dar garantias.

E porque na esq. nao testou o Paito quando devia (e nem sei se o fara agora, correndo os riscos que deviam ter sido corridos a epoca passada) e ainda la anda um estropicio (que me perdoe o R Jorge, que admiro mas ja nao apoio como titular) a incomodar.

Como la na frente o panorama tambem nao e (por agora) animador, estando todos nos presos a evolucoes que tardam e a recuperacoes que nao acontecem (comparem bem o poderio ofensivo do Porto, com Benny, Derlei, Postiga e Jankauskas, mais os ofensivos Diego e C Alberto), o mais que poderemos esperar do jogo futuro do Sporting sera, se entretanto nao acontecer nenhum milagre, muito controlo de jogo a meio campo sem concretizacao e sempre esperando o descalabro no centro da defesa, precisamente porque pelas alas so nao passa quem nao quer.

Eu tenho confianca em Peseiro, mas a verdade e que todas estes factores (ou grande parte deles) ja deveriam ter sido resolvidos na epoca passada, a tal em que se pediu paciencia aos adeptos Leoninos porque se estava a construir uma equipa.