quinta-feira, julho 07, 2005

Com os pés na terra... mas a ver os outros!!!

Já não vale a pena sonhar com nomes, como o fiz num dos posts de há umas semanas, tendando dar uma ideia da composição possivel para o plantel da próxima época.

Que existem condicionantes financeiras já nós estamos fartos de saber. Que não podemos gastar (ao contrário do que se passa com os nossos adversários directos) também já era uma realidade que, com desgosto cada vez maior, nos vamos apercebendo.

Aquilo que não me apercebi, talvez por não querer enfrentar a verdade, é que o Sporting actual mal tem dinheiro para pagar a água!!!

Estamos no 10º ano do projecto "Roquete", que desde o inicio e embora passando por fases não planeadas e bastante distintas entre elas, tinha como objectivo final dotar o Clube (neste particular falo do caso do futebol) de condições para subsistir finaceiramente, recorrendo á "prata da casa" para fazer receita e ao mesmo tempo para ser a base da equipa principal.

Como já o referi neste blog, foi apontada a data de Agosto de 2005 para que esses objectivos fossem alcançados e o Sporting estivesse em condições financeiras para poder pensar em não vender os seus valores e ao mesmo tempo se pudesse reforçar, com as devidas cautelas, nos mercados nacional e estrangeiro.

Não sei ainda o que se pode vir a passar até ao inicio desta época (que lembro começa bastante mais cedo que o habitual e logo com um desafio importante, que poderá marcar o resto do ano), mas até agora a realidade não é animadora.

É verdade que tudo indica que não vamos vender as "mais valias" que possuimos, mas é também uma realidade que não nos podemos reforçar nas áreas que necessitamos. Mais ainda, se pensarmos apenas no grupo de "titulares", ou seja aqueles 13/14 jogadores mais utilizados, notamos que o tal recurso á formação não está a funcionar, não obstante ter sido uma politica assumida quase desde o 1º dia.

Desse grupo de jogadores fazem parte Beto, Moutinho, Carlos Martins... nada mais.

Se este é um factor deprimente, então preparem-se porque vou aludir a outro, talvez ainda pior.

O orçamento do Sporting para compras não ultrapassa os 500 mil euros, que foi o valor que pagámos (e bem, acho eu) pelo Edson. 100 mil contos na moeda antiga!!! Este é o dinheiro que o Clube pode gastar no reforço do seu plantel, sem vender ninguém. Absolutamente ridiculo!!!

Afirmam muitos que este é o preço que devemos pagar para que o Clube não vá á falência (e mesmo assim anda lá por perto) e possa continuar a competir e de portas abertas.

Eu a esses respondo o que sempre respondi... que certamente uma equipa pode vencer e ser competitiva com muito trabalho e entrega (como aliás o plantel da época passada provou), mas que o Sporting Clube de Portugal não pode basear a sua estratégia desportiva nas mesmas permissas que Braga, Belenenses, Guimarães ou Boavista.

É que bem vistas as coisas, o Sporting ainda é o Sporting e tem responsabilidades que os clubes que referi nao têm. Eles podem basear-se exclusivamente na cultura do trabalho e da entrega, porque a sua grandeza relativa lhes permite viver com periodos baixos, consequência directa do "risco" dessa estratégia, que no seu caso é mesmo a unica solução.

Se no Sporting estamos reservados para isso, então que se o diga claramente e se expliquem determinadas opções, como por exemplo ter construido um Estádio inicialmente previsto (e muito bem) para uma lotação de 42.000 pessoas e alterado mais tarde para 52.000, com o natural agravamento financeiro que essa medida provocou, já para não falar que devido a essa opção ficámos sem um polidesportivo onde as equipas das modalidades amadoras possam jogar.

E no fim, a taxa de ocupação de Alvalade ao fim de 2 épocas é de cerca de 60%.

Isto já vai muito longo, que entretanto a raiva "tomou conta" do raciocinio e uma posta que era suposto ser de avaliação ao plantel transformou-se num "desabafo" mais ou menos desesperado.

A avaliação daquilo que podemos ter fica para mais logo ou para outro dia.