sábado, outubro 22, 2005

Decisões

As escolhas são sempre subjectivas, embora devam ser tomadas á luz de uma estratégia especifica e em conformidade com as necessidades do momento.

Por esse prisma gostaria de comentar as duas decisões da corrente administração provisória, no âmbito técnico e de gestão.

Na área técnica saúdo a escolha do novo treinador. Creio que é a solução mais lógica perante a situação actual, com a época em andamento e eleições á porta.

De Paulo Bento escrevi isto há mais de um ano. A minha posição actual não diferiu muito entretanto.

Tenho a certeza que Paulo Bento contribuiu activamente para a "minagem" do trabalho de Boloni na sua 2ª época, em "aliança" com os amigos Barbosa e Rui Jorge. Com o passar do tempo a revolta inicial perante esse comportamento foi perdendo força, a distância cura efectivamente algumas feridas, mas também por entender (ou fazer por isso) que a motivação desses jogadores não tenha sido apenas pessoal, mas tenha tido também uma componente de defesa do Clube misturada com a defesa do grupo de trabalho.

Foi uma situação derivada sobretudo da falta de pulso de quem dirigia a SAD nessa altura, pessoas que respeito mas que estavam ainda a aprender o que é e como funciona um balneário de uma equipa de futebol, ou simplesmente não quiseram defender a parte mais fraca... de qualquer das formas erraram e desperdiçaram o trabalho e presença de um treinador que sempre pensei teria mais a oferecer ao Sporting, independentemente das reacções posteriores que o técnico romeno teve.

Por tudo isto aceito a presença, também ela provisória, de Paulo Bento como treinador da equipa principal do Sporting, mas para ser sincero e porque a minha preferência acerca do modelo de gestão do futebol do Clube é conhecida, apoiando e desejando que o novo treinador possa realizar um bom trabalho, chegando o fim da época prefiro que deixe o Sporting.

Um comentário final para dois nomes, Carlos Pereira, um feliz regresso ao Sporting, ficando á espera que possa transitar para a gestão do futebol jovem na próxima época, e Oceano, que gostaria de ver integrar os quadros do Sporting mas em funções mais técnicas, algo que aparentemente ele não pretende.

PS. Não existirão no mercado outros preparadores fisicos? Estaremos limitados ao Paulo Aroso, de quem fiquei com uma má imagem relativamente ao trabalho fisico da época passada, se bem que entretanto esse trabalho tenha sido "minimizado" por José Peseiro, ao assumir a responsabilidade total pela gestão do processo?

Na área administrativa foi cometido o ERRO GARRAFAL de trazer de volta a figura tenebrosa de "Cácá Pulso Mole", aka carlos freitas (assim mesmo, com letra pequenina).

Como será possivel um Clube como o Sporting ter como Director Desportivo um fanático portista, que chorava debaixo da cama as derrotas do seu clube do coração?

Eu sei que o actual presidente do Sporting gosta muito dos nossos rivais vermelhos, mas daí a copiar as suas opções ainda vai uma grande distância.

As manobras de bastidores desta figurinha nas ultimas semanas, tratando de controlar as suas marionetas dentro do Clube e no seio da imprensa (este já é assunto tabú para os jornaleiros), são tão asquerosas que me metem nojo.

Muitos Leões, iludidos por alguns bons jogadores que entraram no Clube pela sua mão (mas esquecendo que os jogadores foram práticamente "empurrados" pelos empresários e comissionistas, de que o Cácá é aliás um bom representante) e não conhecendo estórias comuns e correntes atribuidas ao "amigo belga", vibraram com este regresso.

Eu acho que existem Sportinguistas capazes de desempenhar o lugar agora ocupado pelo Cácá com mais qualidade e profissionalismo, e sem roubar descaradamente o Sporting... o que passa por não ventilar para o mundo exterior aquilo que se passa na cabine Leonina, nem fazer negócios "escuros" e com um alcance desportivo pouco compreensivel.

4 Comments:

Blogger Rui said...

Fica a correcção, é o que dá tanto Paulo para um e outro lado.

Quanto ao resto, cada qual fica com a sua interpretação acerca dos assuntos e todos ficamos felizes.

No entanto e sem querer arvorar-me em "lucido supremo", nem sempre se diz aquilo que se pensa ou aconteceu realmente, sobretudo num meio como o do futebol.

Ou porventura terá o meu amigo acreditado que José Eduardo Bettencourt saiu do Sporting por "problemas familiares"?

3:58 da tarde, outubro 22, 2005  
Blogger Deepdream said...

COMPANHEIRO DE CLUBE RUI , TANTA PEDRADA PARA O CHARCO , ACERTA SEMPRE EM ALGUNS ALVOS , MAS PODE TAMBEM ACERTAR EM ALVOS QUE NÃO TÊM CULPA NENHUMA DO QUE SE PASSA .

MANDAR ABAIXO O CLUBE A TORTO E A DIREITO , NÃO DÁ SAUDE NENHUMA .

MUITAS VEZES CONCORDEI COM SITUAÇÕES ESCRITAS NO VOSSO BLOG , MAS À ALTURAS DE FECHAR O CIRCULO , DE APOIAR INCONDICIONALMENTE O CLUBE .

ESTA É ESSA HORA , DÁ UM POUCO DE CRÉDITO , E ESPERA PELO RESSULTADO DO TRABALHO DESTA NOVA EQUIPA TÉCNICA .

LEMBRA-TE , MINAR UM TRABALHO ANTES DE ELE COMEÇAR A SER FEITO , SÓ PODE DAR UM RESULTADO , MAIS DESCALABROS PARA O NOSSO CLUBE ...

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL...

1:42 da tarde, outubro 23, 2005  
Blogger Galáxia Wrestling said...

Cacá Pulso Mole, é um cancro no SCP, e só demonstra que quem lá anda não tem noção, ou tem algum interesse nesta erva daninha.

Não se trata de apoiar ou não o clube, trata-se de o defender...
Não vale a pena tapar o sol com a peneira

2:33 da manhã, outubro 24, 2005  
Blogger Rui said...

Caro Deep,

Acho um engano teu afirmar que eu "mando o Clube abaixo a torto e direito", até porque quem critico são as pessoas que lá trabalham e nunca o Clube.

Igualmente não mino o trabalho da nova equipa técnica, antes pelo contrário, já afirmei que os apoio incondicionalmente... até ao fim da época.

O charco que mencionas tem nome, chama-se Freitas e só se perdem as pedras que não acertarem.

Estás no entanto a misturar situações, uma vez que tive o cuidado de separar bem a decisão técnica (com a qual concordei) da decisão administrativa (com a qual estou completamente em desacordo).

8:53 da manhã, outubro 24, 2005  

Enviar um comentário

<< Home