segunda-feira, outubro 17, 2005

Do jogo de ontem...

... afinal não há muito a comentar.

A Académica nem precisou de se esforçar para conseguir vencer, o que em si só é bem revelador do desnorte que tomou conta da nossa equipa.

Existem jogadores que não vestiriam mais a nossa camisola se eu mandasse alguma coisa, nomeadamente Polga, Douala e Liédson, por motivos puramente disciplinares.

Depois há mais uns quantos que também não o fariam, mas neste caso por estarem muito abaixo da qualidade exigivel para se ser jogador do Sporting Clube de Portugal.

Neste caso estariam Tello, Deivid e Silva, com Wender a "espreitar" a sua oportunidade.

Posto que fazer uma análise séria aos jogadores é impossivel, gostava de deixar umas notas breves em relação ao trabalho de Peseiro especificamente em relação ao jogo de ontem, com a repetição de alguns erros quanto a mim primários:

- Beto e Polga não podem em tempo algum ser dupla de centrais do Clube

- Não existindo mais ninguém (não conheço o valor do lateral direito da equipa de juniores), NUNCA deveria ter sido opção para a posição o Sá Pinto... muito menos alterar essa estratégia aos 5 minutos "queimando" o João Alves que ainda agora chegou e não precisa de ser "enterrado" desta forma... Porque não jogar ali o Beto e no centro o Semedo e o Polga?

- Tello serviria eventualmente (reforço o eventual) para fazer de apanha-bolas... como jogador profissional é que não, muito obrigado.

- Sá Pinto não está em condições de jogar a titular, sobretudo quando nem o treinador nem o jogador sabem bem qual a sua colocação em campo. Ontem começou a lateral direito, passou a médio direito, fez a extrema esquerda e acabou como organizador de jogo e mesmo no final como trinco... não dá.

- Se o Douala é colocado a jogar (que por mim não era), os colegas devem saber, porque já jogam com ele há mais de um ano e o conheciam do Leiria, que a unica forma de ele render é colocar a bola á sua frente para ele a ir buscar em velocidade. No máximo jogar no 1X2 rápido, no fundo o estilo usado em 99/00 com um jogador muito parecido... M'Penza.

- Liédson e Deivid NÃO podem jogar juntos porque se anulam. Tendo em conta os nossos problemas defensivos, só deveriamos jogar com um avançado, mas a jogar com dois, não podem ser estes.

- Silva NÃO pode jogar NUNCA!!!!!!!! Será dificil perceber isso?

- Wender foi contratado porque o Sporting não tinha ninguém para jogar na linha do lado esquerdo... Se o jogador é burro e flecte para dentro por livre recreação, ponham-no na rua. Se é o treinador que lhe dá essas indicações, ponham-no na rua. De preferência, ponham os dois na rua.

Sabendo que temos jogadores jovens com futuro risonho, como o Semedo, André Marques, Moutinho, Nani ou Varela e alguns outros com potencialidades por aproveitar (Nuno Santos, Custódio, Alves e Pinilla), temo pelo seu futuro, porque não vejo 4/5 jogadores de classe que permitam aos restantes fazer o seu crescimento de forma estável.

Naturalmente um bom treinador também seria muito importante para não perdermos esta fornada que tão importante deveria ser para o futuro do Clube.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Perfeitamente de acordo (excepto quanto ao Tello, que é um médio-interior esquerdo útil para uma época longa).

Destaco sobretudo o que dizes sobre o Deivid e sobre o posicionamento de Sá Pinto no jogo de ontem (que de resto revela não existir qualquer plano táctico consistente na cabeça de Peseiro)

O que dizes sobre Wender é a realidade: era extremo-esquerdo no Braga, no Sporting é nada.

Quanto a Polga, é simples: enquanto for titular estamos fodidos.

Em suma, uma análise breve, mas certeira. É difícil perceber como é que um treinador profissional não vê nem 1 por cento disto.

10:02 da tarde, outubro 17, 2005  
Blogger Talk Talk said...

Acho sinceramente que nunca vi o Sporting jogar tão mal como nestes últimos tempos. Também acho que a época passada não foi tão boa como se tenta fazer crer, uma vez que a unica razão que nos fez estar na luta até ao fim foi a fraca prestação do FCP ( a pior dos últimos 20 anos), para além de não ganharmos nada.
Mas será que correr com o Peseiro é a solução ideal agora? Acho sinceramente que não.
A "limpeza" tem que começar mais a cima. Não podemos mudar a estrutura duma SAD assim num dia para o outro, até porque em todos os aspectos (menos o desportivo) a SAD tem sido um sucesso. Mas podemos sim colocar um homem com qualidade a dirigir o futebol, um lider nato, que consiga fazer a ligação entre SAD e equipa de futebol. Esse homem poderia unir a equipa e dar tranquilidade real ao treinador. A equipa precisa de autoridade e apoio.
Se cometermos o erro de mudar de treinador e a cima deste ficar tudo na mesma vamos continuar a ter uma época decepcionante.
Um abraço.

12:12 da tarde, outubro 18, 2005  

Enviar um comentário

<< Home