segunda-feira, dezembro 11, 2006

A bola na Argentina

O Apertura 2006 será decidido através de finalíssima, pela primeira vez na historia da competição.

Aquilo que parecia um passeio para o Boca Juniors, mesmo com a mudança técnica entre Basile e La Volpe, veio a complicar-se para o final, fruto sobretudo de uma época memorável dos Estudiantes de la Plata, agora dirigidos por Simeone.

Há duas semanas a equipa da Bombonera perdeu a possibilidade de se sagrar campeã, saindo derrotada do jogo com o Belgrano, algo assim como o Paços de Ferreira da liga argentina. No mesmo dia os Estudiantes deixaram-se empatar no ultimo minuto, retirando ao Boca a pressão de ter de ganhar o seu ultimo jogo em casa.

Com a festa do “tri” preparada e o “Dié” na bancada, Gago e companheiros defrontavam o Lanús, equipa do conhecido Bossio, que é aliás adepto do Estudiantes, de onde se transferiu para o Benfica. O Lanús tem feito um excelente Apertura, e teve também uma boa prestação na Sudamericana, apesar da débacle com os mexicanos do Pachuca, que disputam actualmente a final.

E a surpresa aconteceu mesmo, ainda que o Boca se tenha adiantado no marcador através de outro fanático do Estudiantes, Martin Palermo. Os “granate” deram a volta ao marcador e venceram por 2-1.

Entretanto o Estudiantes jogava com o Arsenal e estava obrigado a ganhar, se queria acalentar o sonho de jogar com o Boca numa partida decisiva.

E acabou por marcar dois golos nos ultimos 4’, um deles da autoria de Pavone, chegando à finalíssima com muito mais moral que o adversário e pronto a sagrar-se campeão pela 4ª vez na sua história.

Comandados por Diego Simeone, que se estreou em 2006 como treinador no Racing depois de se ter retirado como futebolista no mesmo clube, e liderados em campo por Verón, outra das grandes figuras do futebol argentino dos ultimos anos, os “leões” de Mar de la Plata contam ainda nas suas fileiras com Mariano Pavone, a que já fiz referência aqui no blog, e que é hoje em dia um dos melhores avançados da argentina.

Na próxima 5ª feira no estádio do Racing, os 50 mil lugares serão poucos para todos os que querem assistir a um momento histórico no futebol argentino.

Pessoalmente desejo que vença o Estudiantes, porque foram a equipa que melhor futebol apresentou no Apertura, muito à semelhança do Independiente em 2002, facto que me levou até aos dias de hoje a ter uma inclinação especial pela equipa de Avellaneda.

Reportagem do Estudiantes 7 - Gimnasia 0, derby de La Plata, jogado em Outubro passado