sexta-feira, fevereiro 09, 2007

SALGALHADA AO GOSTO DO FREGUÊS

"Por conta desta salgalhada, o Sporting, retardando o plano de amortização, paga dez mil euros de juros por dia"

João Sanches em O Jogo online de hoje

A salgalhada a que o jornalista se refere é o atraso da Câmara Municipal de Lisboa e da Administração da empresa Metro em resolver o diferendo que mantêm acerca do projecto que a MDC quer implementar nos antigos terrenos de Alvalade.

Mas como já ontem escrevia o Master no seu King Lizards, a responsabilidade da existência de um tal volume de dívida não é da Câmara nem do Metro, é dos dirigentes leoninos e das suas gestões ao longo de vários anos.

O caos económico que se vive no Sporting tem várias faces, sendo que as mais importantes até apareceram ontem em destaque na imprensa. Filipe Soares Franco e Dias da Cunha. E de forma muito pouco higiénica por sinal.

Além do mais, como querem que o normal cidadão perceba a gravidade da questão se não a explicam convenientemente?

Eu olho para os números e não consigo perceber como é que a redução de cerca de 10% do montante total da dívida vai permitir diminuir assim tanto os tais 10 mil euros diários de juros que o Sporting paga neste momento.

Nada a criticar pelo facto de FSF pressionar no sentido da resolução deste assunto, que aliás foi acordado e está colocado em protocolo existente entre as instituições. Fez o seu papel e defende o que planeou para o Sporting e foi maioritáriamente sufragado.

Agora o discurso utilizado para o efeito é que lhe saiu mal, sobretudo na forma cínica com que afirmou isto... "Posso ir embora. Posso perfeitamente dizer que não consigo governar o Sporting, não tenho problema nenhum em fazê-lo..."

E ao contrário do que afirma João Sanches, o cerne da questão nem é este assunto acerca do projecto da MDC. O que verdadeiramente se devia ter retido, como eu aliás ontem chamei à atenção, é a outra pressão, aquela que FSF começou a fazer precisamente numa entrevista a O Jogo, e continuou a fazer ontem, ao afirmar que a cultura leonina tem de mudar, i.e., os sócios sportinguistas devem começar a pensar seriamente num cenário em que o Sporting deixa de possuir uma posição maioritária na empresa que gere o futebol do clube, deixando também por arrasto de ser o dono do estádio José Alvalade ou da Academia de Alcochete.

1 Comments:

Blogger master lizard said...

Tudo isto tem uma outra raiz. A pressão que FSF está a exercer nada tem de legítima acção, de actuação eficaz de um dirigente eleito de um grande Clube. Faz tudo parte de um outro desígnio, bem mais tenebroso. Uma grande esquema, muito mais profundo, que aliás já vinha de trás, mas que os Sportinguistas escolheram não ver em Abril passado.

9:20 da tarde, fevereiro 09, 2007  

Enviar um comentário

<< Home