domingo, fevereiro 04, 2007

TRÊS REALIDADES DISTINTAS

O jogo de ontem em Alvalade foi no mínimo esquisito.

Marcar 5 golos em 19' não é de forma nenhuma habitual, muito menos quando 4 desses golos são marcados por Bueno.

Ontem a historia do jogo passou por três realidades bem diferentes entre elas.

Os primeiros 45' foram bem jogados pelo Sporting, antes e mesmo depois do golo dos madeirenses, que já agora lembro estavam (e ainda estão neste momento) em 6º lugar na Liga e é um adversário tradicionalmente complicado.

É verdade que se assistiu a partir de certa altura a um certo desnorte da parte do Sporting, bem aproveitado por um Nacional matreiro e com jogadores que sabem jogar e são experientes, mas mesmo nesses momentos o Sporting pareceu sempre saber o que fazer para dar a volta ao resultado.

De repente lembro-me de três oportunidades claras dentro da área madeirense criadas pelo Yannick, que teve uma actuação muito boa nesta fase do jogo, a que se junta o remate perigoso do Caneira, que não deu golo devido à excelente defesa de Benaglio.

Por sua vez o Nacional teve 2 remates perigosos, um deu golo o outro saiu perto do poste na sequência da perda de bola infantil de Nani dentro da área.

Analisando bem o que se passou, a existir uma equipa na frente do marcador seria mais justo que fosse o Sporting que o Nacional, apesar da "vontade" expressa do comentador da TVI, que já agora presta um péssimo serviço a quem gosta de ouvir falar de futebol. Não entendo como é que a TVI continua a apostar em Manha... ou talvez entenda!

A segunda realidade do jogo de ontem teve lugar entre o inicio da 2ª parte e os 70'. Nesse período o Sporting jogou mal, com demasiada ansiedade e alguma desconcentração, o que poderia ter sido fatal no lance de Caneira, que ontem teve uma actuação discreta, para não dizer pior.

No entanto é preciso sublinhar que nesse período não se viu Ricardo em jogo, salvo no tal lance de Caneira. O Nacional controlou atrás, sem grandes dificuldades.

Finalmente nos últimos 24' de jogo, muito fruto da entrada de Pereirinha, da subida de rendimento de Moutinho e da garra "charrua" de Bueno, o Sporting partiu para uma exibição agradável mas também facilitada pela postura dos madeirenses, que foram obrigados a abrir espaços atrás (pela actuação dos jogadores do Sporting e pelo rumo do jogo), à procura de chegar perto da área do Sporting.

Em resumo, o Sporting ontem não resolveu os problemas que o afligem, sobretudo relacionados com a falta de qualidade do plantel e de opções para outros estilos de jogo, mas a aproximação à liderança do campeonato (outra grande surpresa assente numa derrota improvável do Porto) pode gerar uma dinâmica interessante no clube, assim seja bem aproveitada.

Quanto à arbitragem, errou claramente em dois campos. Primeiro deixou o Nacional endurecer o jogo, reprimindo a resposta dos jogadores do Sporting, marcando quase sempre faltas atacantes e defensivas aos leões. A falta marcada a Liedson, num lance em que o brasileiro é empurrado por um defesa do Nacional contra outro jogador madeirense, é o exemplo claro de um tipo de arbitragem muito especial. Errou no entanto ao não amarelar (no mínimo) Caneira, num lance em que o defesa leonino coloca a mão na cara de um jogador nacionalista.

Na 2ª parte errou novamente, de forma grave, ao marcar grande penalidade sobre Liedson e mais tarde ao não assinalar falta de Bueno, na marcação do primeiro golo. É verdade que o defesa não iria saltar à bola, mas a posição era dele e Bueno venceu a oposição ao, antes do cabeceamento, apoiar-se nas costas do adversário.

5 Comments:

Blogger Peyroteo said...

Pastilhas Rennie para a TVI

Cada vez mais me enojam as transmissões da TVI.
São intoleráveis os comentários de Valdemar Duarte e principalmente de João Querido Manha, um homem que disputa com o “Barbas” o título do Adepto Mais Fanático do Benfica.
Foi possível ouvir a voz de alegria de Manha no golo do Nacional ou no penalty falhado; e a voz arrastada e choramingona quando assistia ao desmoronar do Nacional com 5 golos encaixados.
Fez questão de dizer em todos os golos do Sporting, que se tratavam de claro demérito da defesa; esquecendo o trabalho fabuloso de Liedson no 3-1 ou a técnica e classe do 5-1.
Até quando vamos viver em Portugal com comunicação social PARCIAL e TENDENCIOSA?

Para estes senhores recomendo as famosas pastilhas Rennie, que têm vários tipos de apresentação, como a foto demonstra!

http://bola-na-trave.blogspot.com/

12:40 da manhã, fevereiro 05, 2007  
Blogger Peyroteo said...

Sporting, 5 – Nacional, 1

POKER DE BUENO EM NOITE DE ROYAL STRAIGHT FLUSH

Até aos 75’ todos estávamos a assistir a um filme já muitas vezes visto pelos Sportinguístas:
- Sporting a dominar e a desperdiçar muitos golos de forma infantil e atabalhoada;
- Adversário defensivo a marcar em lance esporádico por causa de falhas inadmissíveis na defesa Leonina;
- Nervosismo cada vez mais acentuado nas bancadas e no campo, culminando no desperdício de um penalty.

Depois dos 75’ Bueno abriu o livro, apontando um fantástico POKER, com Liedson pelo meio a marcar um fantástico golo só ao alcance de um jogador TOP.

Um grande jogo com uma grande exibição do Sporting; a melhor deste campeonato.

Nota: Avalos terá que pedir ao Luisão para lhe arranjar uma consulta no “Pinto de Lousada”, famoso endireita, para lhe compor a grave fractura de rins que sofreu na jogada em que Liedson faz aquele fantástico golo.

Positivo:
- Bueno: quando se aponta um POKER, não é preciso dizer mais nada.
- Liedson: só um grande jogador consegue recuperar depois de ter falhado aquele penalty, apontando um golo fabuloso! Um verdadeiro hino ao futebol, fazendo lembrar Rui Jordão.
- Paulo Bento: apresentou um 11 inicial “ideal” e consensual para os adeptos; e pôde então mudar o que estava menos bem. Aqui acertou em cheio nas 3 substituições.
Para além disso foi ambicioso ao arriscar tudo jogando em 3-4-3.
Este sistema de jogo acabou por esmagar o Nacional, que depois de sofrer o 1º golo não conseguiu voltar a passar da linha do meio campo.
- Polga, Miguel Veloso e Djaló: excelentes exibições.
- Romagnoli e Pereirinha: saltaram do banco e estiveram muito bem. Romagnoli acabou por fazer 2 excelentes assistências para golo; e Pereirinha mostrou muito futebol e inteligência.

Negativo:
- Caneira e Tonel: aqueles que têm tido sempre grandes prestações mesmo em jogos em que a equipa jogava mal, não estiveram ao seu nível no jogo de Ontem. Sendo que Caneira estava particularmente nervoso… estranho.
- Nani e Carlos Martins: nitidamente não estão em forma.
- Moutinho: não esteve mal, mas não conseguiu ter grande influência como era seu apanágio. Penso que nesta altura está bastante diminuído fisicamente; anda estafado pela carga de trabalho e de porrada que já teve e levou esta época.
Talvez Paulo Bento tenha que o fazer descansar ou então ter que o colocar na posição “6”, onde cumpre bem mesmo diminuído e não se desgasta tanto.
- Carlos Brito: quis defender demasiado cedo e pagou caro.
- Algum público: não teve paciência e assobiou a equipa ao intervalo. Aprendam com este jogo e acreditem que é sempre possível!

http://bola-na-trave.blogspot.com/

12:40 da manhã, fevereiro 05, 2007  
Blogger Peyroteo said...

A arbitragem do Sporting – Nacional

O treinador do Nacional, Carlos Brito, esteve bem ao dizer que quando se perde por 5-1 não se pode vir falar de outras coisas.

Mas devo aqui dizer que não tenho problema em admitir que Duarte Gomes fez uma arbitragem tendenciosa a favor do Sporting. E por vários motivos:
- Foi a 1ª vez este ano que o Sporting foi claramente beneficiado;
- O Sporting já foi várias vezes prejudicado este ano;
- Benfica e Porto já tinham tido arbitragens claramente tendenciosas a seu favor; mas continuam a não ter nenhuma arbitragem claramente tendenciosa em seu desfavor; e não me venham com a derrota em Leiria pois todos os casos do jogo, vistos a frio e com realismo, foram bem ajuizados pela arbitragem.

Os erros:
Existem claramente 2 erros importantes a favor do Sporting:
- Penalty mal assinalado, pois o GR toca 1º a bola e só depois arrasta Liedson consigo. Embora o avançado não possa ser acusado de simulação, pois de facto é arrastado pelo adversário. É o típico penalty entre GR e avançado em que o árbitro é facilmente induzido em erro.
Felizmente o levezinho falhou o penalty.
De realçar que foi o 1º penalty assinalado sobre Liedson este ano, curiosamente inexistente, quando já ficaram por marcar uma mão cheia de penalties importantes sobre este atleta.
Ainda assim gostaria de lembrar que o Sporting até já teve este ano 1 penalty assinalado contra, que foi cometido 1 metro fora da área.
E gostaria de relembrar aos adeptos do FCP o célebre penalty contra o Atlético; e aos adeptos do Benfica o penalty não assinalado em Alvalade de Simão sobre Miguel Garcia ou os penalties do desafio com os Belenenses.
- Golo em falta. Parece claro que Bueno se apoia em Alonso quando faz o 1º golo. O árbitro não viu ou viu e não quis anular. Inédito este ano para o Sporting; ao passo que tanto o FCP como o SLB já tinham marcado golos em falta.

Gostaria ainda de falar sobre Caneira, que deu um estalo a Ricardo Fernandes, mesmo no final da 1.ª parte, depois de uma falta atacante mal assinalada por Duarte Gomes a Carlos Martins. Não sei se Ricardo Fernandes antes lhe tinha feito alguma coisa porque não vi; mas o que vi foi uns minutos antes um defesa do Nacional, meter a mão na cara de Caneira. O estalo de Caneira não foi grande coisa, até porque Ricardo Fernandes nem “tremeu”; mas podia ter sido bem expulso.
Mas também aqui quero lembrar que na véspera Derlei logo na sua estreia, agrediu um jogador do Boavista aos 79’ e que Bruno Morais no Porto – Estrela também cotovelou violentamente um adversário; tendo ambos passado impunes.

http://bola-na-trave.blogspot.com/

12:41 da manhã, fevereiro 05, 2007  
Blogger Peyroteo said...

O “Fantasma” de Yazalde

O “fantasma” de Yazalde passou por Alvalade na noite de 3 de Fevereiro de 2007.
O Uruguaio Carlos Bueno estava já condenado em Portugal a ser mais uma péssima contratação do Sporting.
Até ontem tinha apenas apontado 1 golo na Liga dos Campeões e estava ainda em branco no campeonato. Se é verdade que não tinha ainda alinhado em muitos jogos, não deixa de ser verdade que até os mais optimistas adeptos Leoninos viam apenas nele um jogador esforçado, mas limitado tecnicamente e trapalhão na finalização!
Mas eis que num espaço de 15’, pareceu que o “fantasma” de Yazalde passou por Alvalade, e o “trapalhão” Bueno se transfigurou, apontando um POKER de 4 bons golos cheios de garra.
Nota para o último golo, onde senta o GR e parte 2 defesas, que é um golo só possível de ser apontado por um jogador com valia técnica.
Assim sendo, El Loco ganhou a simpatia dos adeptos. Estou seguro que não é tão bom como conseguiu ser ontem, mas também não é tão mau como dele queriam fazer.
Com este ganho de confiança, penso estar encontrada a dupla de avançados para jogar o que resta do campeonato.

http://canalscp.blogspot.com/

12:41 da manhã, fevereiro 05, 2007  
Blogger João Faria said...

Também escrevi um artigo sobre a azia dos pasquins no http://sectora02.blogspot.com

No outro tenho o artigo sobre a importância dos capitães numa equipa.
Visitem http://todoofutebol.blogspot.com

Felizberto desculpa a publicidade. Gosto muito do teu blog. Já está nos favoritos

10:45 da tarde, fevereiro 05, 2007  

Enviar um comentário

<< Home