sábado, fevereiro 24, 2007

A VERDADE INCONVENIENTE

"O Sporting é uma equipa baseada na formação. Isso implica jogar com jovens, que têm níveis de ansiedade e sentem uma pressão maiores do que os jogadores experientes."

Filipe Soares Franco, no Record online de hoje

Antes de ver o presidente do Sporting criticar o comportamento dos adeptos, ainda esperei que comentasse a politica de aquisições desta época, que se pretendia fosse no sentido de reforçar o plantel com os jogadores necessários a ajudar a fazer crescer os tais jovens da formação.

"Chegaram" Abel, Caneira, Paredes, Farnerud, Bueno e Alecsandro. Só dois deles são titulares.

A mim parece-me mais que evidente que se alguma coisa tem falhado na época leonina é a qualidade dos jogadores que foram contratados para serem a espinha dorsal sobre a qual os "miúdos" se deveriam apoiar, ou numa imagem mais do agrado do treinador do Sporting, o que tem faltado à equipa são "costas" onde os teenagers possam montar.

No mundo real das empresas e dos negócios, que é aquele onde querem viver os actuais dirigentes de Alvalade, o resultado da mencionada politica seria mais que suficiente para despedimentos com justa causa.

No Sporting híbrido dos dias de hoje não.

A resposta do presidente do Sporting não deixa margem para dúvidas, remetendo directamente para as atitudes dos adeptos do clube a responsabilidade da pouca entrega, baixa produção e sofrível qualidade geral do plantel leonino.

Mas analisemos um pouco melhor o tema.

Atente-se na postura normal de Soares Franco, e de outros dirigentes sportinguistas, que parecem convencidos que descobriram a pólvora, isto porque na equipa principal jogam normalmente quatro jovens jogadores de 20 anos.

É preciso lembrar, e eu lembro-me bem porque iniciei o meu percurso de dez anos ininterruptos a ir a Alvalade com essa geração de jogadores, que na temporada 84/85, cinco dos jogadores mais utilizados tinham um média de idades de 20.6 anos (o mais novo com 17 e o mais velhote com 23).

E que alguns anos depois, na época 91/92, novamente cinco dos jogadores mais utilizados tinham uma média de 20.4, com dois desses jogadores abaixo dos 20 anos.

A conclusão é clara. Não só a Escola do Sporting sempre conseguiu produzir qualidade (mal aproveitada quase sempre, mas ainda assim...), como em períodos distintos foram feitas apostas concretas e reais na formação.

Ultrapassado este ponto avanço para a comparação do fenómeno da idade entre as equipas titulares do Sporting e do líder da Liga, que ainda recentemente sofreu na pele o mesmo tipo de comportamento indesculpável dos seus adeptos, aquando da eliminação para a Taça de Portugal.

Dirá o leitor que ainda não adormeceu... "mas esses são velhos, aguentam bem as agruras da vida".

Pois a realidade é que não são assim tão mais velhos que os jovens leões.

Tomando como exemplo as ultimas equipas titulares de ambos os clubes, pode constatar-se que a média de idades é muito semelhante. São 24.7 para o Sporting e 25.2 para o Porto.

Mas se porventura, num exercício não desprovido de lógica, se assumir no Sporting a troca de Veloso pelo capitão Custódio, a média leonina sobe para os 25. Já fazendo o mesmo tipo de exercício no Porto, assumindo a titularidade de Anderson em vez de Lisandro, a média dos portistas desce para os 24.8, o que quer dizer, seguindo o raciocínio sempre acutilante de Filipe Soares Franco, que os líderes destacados da Liga deverão ter muitas dificuldades em aguentar a pressão inerente ao lugar.

Podia ficar aqui a noite toda a contrariar as teorias mirabolantes do presidente do Sporting, aproveitando a embalagem e recordando a média de idades do Ajax vencedor da Champions em 95 (23 aninhos, pobres petizes), mas acho que não vale a pena.

A realidade é clara e só não a entende quem, como o Pacheco, só tem um neurónio, e mesmo esse em sério risco de colapsar.

O gestor de sonho que dá pelo nome de Soares Franco, em vez de tomar as medidas que se impunham punindo os verdadeiros responsáveis pela estratégia desportiva que possibilitou um vergonhoso empate caseiro com o ultimo classificado da Liga, optou por, num registo que já fez escola em Alvalade, criticar sem dó nem piedade os desgraçados que, pagando do bom e sujeitando-se às agruras do tempo, se deslocaram ao estádio para presenciarem mais um golpe ao clube que amam.

Siga a marcha, mas baixinho que os meninos podem assustar-se!!!

3 Comments:

Blogger bgvp said...

Só posso concordar...

http://canalscp.blogspot.com

8:25 da tarde, fevereiro 26, 2007  
Blogger João Faria said...

Dá tempo à equipa.

Moutinho,Veloso e Yannick já renovaram. Espera que a equipa ganhe mecanismos, que Carriço,Adrien e Amado cheguem à equipa e que Pereirinha,Zezinando e Caiado explodam.

Nani vai render 20 milhoes. Por mim,para reforços ia ZERO. Há que apostar a 100% na juventude, que é da melhor que há na europa. Os grandes projectos não apresentam resultados imediatos. Percebo o teu tom revoltoso,mas tenta perceber a direcção.

Eu não gosto de algumas coisas que ouço,mas não passam disso,de boatos. O que sei é que o Sporting tem uma estratégia de longo prazo que me parece boa, e o resto é conversa.

Apoia a equipa,vai ao estádio e bate palmas a um jogador que falha uma finta mais volta atras para recuperar a bola.

Sejam Sportinguistas nos momentos bons,sim,mas também saibam apoiar nos momentos maus.

Porque nós somos diferentes,somos melhores!

12:03 da manhã, março 04, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Não vou bater palmas a um jogador vaidoso k não falha apenas uma finta faz uma finta em todo o jogo. Egoista e mentecapto. E desculpa nenhuma equipa do mundo se constroi apenas de miudos....e zero para reforços para o Franco e amigos meterem dinheiro ao bolso? Obviamente demitam se

12:00 da tarde, março 04, 2007  

Enviar um comentário

<< Home