quarta-feira, março 14, 2007

NADA DE NOVO

Não que tenha sido uma surpresa, porque nunca cheguei a entender o objectivo desta entrevista, mas a verdade é que o actual presidente do Sporting não trouxe nada de novo à discussão, evitando até falar dos assuntos mais quentes dos últimos dias, nomeadamente aqueles que se referem às arbitragens.

Sublinho em todo o caso 3 pontos que me parecem importantes e onde Soares Franco não sai bem da imagem.

1. O Sporting nunca, em momento algum, mesmo em anos de vendas proveitosas de jogadores, alcançou um lucro anual de 13 milhões de euros. Naturalmente, também nunca ultrapassou os 40 milhões de receitas.

Sendo assim, como pode afirmar Soares Franco que obtendo os lucros normais poderá fazer face ao serviço da divida (com um passivo nos 150 milhões) e ao mesmo tempo investir na área desportiva?

Eu não sei, e creio que mais ninguém o saberá, e também não foi hoje que se ficou a saber porque mais uma vez o Cancela não colocou a pergunta que se impunha.

2. Soares Franco não pode, ao contrário do que fez, comparar uma futura reunião de accionistas da SAD numa perspectiva de uma posição minoritária do Sporting, com o que se passou recentemente com a PT.

Afirmou ele que estavam apenas presentes na recente AG da PT cerca de 67% dos accionistas, e que portanto num cenário semelhante o Sporting poderia perfeitamente controlar a SAD tendo apenas 40% das acções.

O que ele não diz (e mais uma vez não foi questionado acerca do tema) é que o maior accionista da PT não chega a ter 10% do capital da empresa, isto porque o capital está de tal forma disperso, que até accionistas com 2% ou 3% do capital chegam a ter uma palavra importante a dizer acerca do futuro da empresa.

A realidade do Sporting é e será sempre muito diferente, isto porque estou absolutamente convencido que a vender, esta direcção o faria sempre a um grupo apenas, que pode ou não ter algum tipo de ligação com a Olivedesportos, que já hoje em dia possuí certamente quase 20% da SAD.

Esse facto traduziria-se inevitavelmente na perda do controlo efectivo do Sporting sobre o seu futebol, e adicionalmente sobre o Estádio e a Academia, isto assumindo o que foi dito por Soares Franco em relação à necessidade de colocar aquelas estruturas no âmbito da SAD.

3. Soares Franco revela que a primeira pessoa que convidou para almoçar após as eleições foi Abrantes Mendes. Só não disse se o convite foi aceite.

Mas momentos depois critica fortemente o Director Financeiro Rui Meireles por ter feito o mesmo com o antigo dirigente leonino. Porque não foi avisado!

Ora eu pessoalmente gosto tanto de Meireles como de uma bosta de vaca, mas assumo que o homem tem o direito de comer com quem quiser, sem ter que prestar satisfações a ninguém. E até já vimos que neste caso o funcionário apenas seguiu o exemplo do presidente.