terça-feira, novembro 09, 2004

Tudo normal...!!!

Perder no Porto nao admira ninguem. Ja nem me lembro da ultima vitoria do Sporting no reduto adversario (o que diz bem da falta de brio que de ha muito se instalou no Clube).

Se estatisticamente o resultado nao admira, em termos de qualidade dos executantes tambem nao. O Porto (com tiros nos pes e tudo) tem um plantel muitissimo (reforco o grau de diferenca) superior ao nosso.

Claro esta que essas condicionantes nao querem dizer obrigatoriamente que seja impossivel nao fazer figuras tristes... uma equipa coesa, com mentalidade forte, bem organizada e com bom rendimento fisico alem de bem dirigida do banco, pode perfeitamente ultrapassar a falta de qualidade inerente a maioria dos jogadores que a constituem.

Nao e esse o caso do Sporting, obviamente.

A derrota nao doi, ou pelo menos nao doi mais que qualquer outra derrota, sobretudo se considerarmos que jogamos com o actual Campeao Europeu.

Por acaso por esse prisma e atendendo a diferenca de qualidade entre as duas equipas, ate acho que o resultado peca por escasso. Nestas condicoes a diferenca deveria ter sido muito mais marcada.

Mas a minha desilusao nao tem que ver com estes aspectos ja conhecidos, embora teimosamente recusados por muitos amigos Sportinguistas.

A minha desilusao tem que ver com a triste mentalidade que e colocada em campo por parte dos jogadores (e dos tecnicos tambem, porque nao dize-lo) que pertencem ao meu Clube.

Perder e coisa que acontece mesmo aos melhores. Perder como o Sporting perde a maioria dos seus jogos ja e assunto para ser estudado por psicologos (ate metade das vitorias deveria tambem ser estudada porque as diferencas nao sao muitas).

Enfim, hoje nao e dia de dizer muito mais.

A recuperacao (tambem pontual mas sobretudo em termos de confianca dos adeptos na equipa) levou mais um rombo. Agora temos de esperar mais uma meia duzia de jogos e outro teste mais importante para saber se o Sporting tem mesmo uma equipa de futebol ou se nao passam de um grupo de falhados a espera da reforma.

PS. Para os que comparavam Peseiro a Mourinho (e se ainda existissem duvidas), o trabalho do nosso treinador ontem mostrou bem a diferenca abissal que existe entre os dois.

Creio que ficou provado de forma definitiva que Peseiro, mesmo sendo profissional, serio e trabalhador, nao sera nunca um excelente ou sequer bom treinador. Peseiro e actualmente um sofrivel treinador, que podera eventualmente progredir um pouco mais, dependendo da forma como encarar o seu potencial e souber aprender com os erros.