terça-feira, setembro 06, 2005

Laxismo...!!!

Não vou aqui discutir todo o tema das infundadas dividas do Sporting á Administração Fiscal, até porque teria de aludir ao facto, estranhissimo, de segundo aquele organismo estarem mais clubes na mesma situação e, para grande espanto, apenas as contas do Sporting terem sido penhoradas.

Já por aqui é visivel que esta discussão daria pano para mangas, sendo que mais uma vez o Sporting Clube de Portugal não é respeitado, neste caso por instituições governamentais que deveriam dar mostras de outro tipo de comportamento quando postas perante um Clube como o nosso, que durante anos a fio substituiu o Estado, providenciando infraestruturas para que os particulares tivessem acesso á prática desportiva, já para não falar do "peso" que o Sporting tem na sociedade civil, em vários campos.

Aquilo no entanto que me deixa, uma vez mais, descontente com os dirigentes actuais do nosso Clube é o facto de não defenderem "á morte" o bom nome do Sporting, como seria de esperar de qualquer Sportinguista.

Os factos são simples... O Clube foi notificado a 4 de Maio de uma suposta divida para com a Administração Fiscal, através de documento que, segundo foi ontem explicado, nem sequer cumpriria com os requisitos legais.

Ora o Clube, bem organizado como está, com os seus sectores compostos por profissionais bem pagos, certamente saberia desde logo que essa situação seria um erro da Adm. Fiscal e estaria em condições de o provar.

Que fizeram os nossos dirigentes? Exigiram uma resposta e clarificações imediatas relativamente a um assunto onde sabiam estar a cumprir integralmente? No fundo, algo que qualquer um de nós faria, em defesa do seu bom nome?

Não, "limitaram-se" a questionar os serviços fiscais acerca da informação em falta na notificação. Tão só isto, sendo que apenas o fizeram quase um mês depois de notificados.

Mais, não tendo obtido resposta da Adm. Fiscal, o que em si representa já uma falta de respeito inaceitável, pediram ao Tribunal Administrativo e Fiscal que intimasse o serviço em causa a prestar a referida informação, continuando á espera... e mais um mês passou.

A "bomba", activada a 4 de Maio, estava pronta a explodir no momento e timmings que aqueles que manobram na sombra (e que foram apontados de forma indirecta e velada por parte do Presidente do Sporting na conferência de imprensa de ontem) decidissem escolher.

Os dirigentes do Sporting? Não sei, enviaram requerimentos, tal e qual como se espera de uma qualquer burocrática repartição do Estado, mais habituada ao "deixa andar" que própriamente a resolver as questões de imediato.

A 15 de Julho o Sporting finalmente recebe um documento onde é expresso que a verba em discussão está englobada no Plano Mateus, o que quer dizer que está a ser paga dentro dos parametros acordados e portanto a situação do Clube está regularizada.

Ponto final...? Não.

É que em finais de Agosto é conhecida uma noticia no diário Correio da Manhã segundo o qual uma serie de clubes, entre os quais o Sporting, está em falta para com o Fisco.

Reagiu finalmente a Direcção do Sporting a esta noticia sem nexo? Não. Aparentemente o que aconteceu é que nessa mesma altura as contas do Clube foram penhoradas, facto desconhecido até há poucos dias.

Estamos agora a 6 de Setembro, passaram 4 meses desde a primeira notificação, que já na altura o Sporting e os seus dirigentes consideravam sem rigor, nexo ou base legal. Daqui a uns dias jogamos um dos jogos tradicionalmente mais dificeis da época desportiva com os nossos velhos rivais, jogo que até os pode deixar com um atraso de 8 pontos.

E a noticia que anda de boca em boca, em vez de ser a "obrigatoriedade" dos nossos adversários terem de vencer o jogo em Alvalade para não se atrasarem de forma perigosa do topo da tabela, é a noticia de que o Sporting é um Clube devedor e que os seus dirigentes são mentirosos.

Num mundo onde os temas se sucedem a uma velocidade vertiginosa, onde a discussão real e verdadeira não é feita, onde o que interessa é "gritar" mais alto que todos para se ser ouvido e onde o que se retém é a primeira impressão, como se poderá avaliar o comportamento dos dirigentes do Sporting neste processo?

Laxismo...

1 Comments:

Blogger Deepdream said...

Estão bem uns para os outros , a trampa é a mesma , só o saco é diferente , como leão que sou , entre a admnistração fiscal e os diregentes leoninos , prefiro uma bala na cabeça .
Força Sporting , e vamos vencer as galinhas .

3:34 da tarde, setembro 06, 2005  

Enviar um comentário

<< Home