sábado, junho 06, 2009

O RUMO ESCOLHIDO

Pela segunda vez os sócios do Sporting, e agora num número que não deixa margem para dúvidas, escolheram um determinado rumo para o clube.

Não importa agora discutir se foi a opção certa, cada um terá o ideal de clube sonhado, o meu certamente não é nem nunca foi este, mas porque acho que a escolha é feita em consciência, mal informada mas em todo o caso, em consciência, só me resta dar os parabéns a Bettencourt e à sua equipa e apoiantes.

Tenho muita pena que um projecto com excelentes ideias e gente muito capaz tenha perdido, e de forma absolutamente clara, para uma cara.

Fica o meu agradecimento a um grupo de leões valoroso, a começar pelo Pedro Cunha, passando pelo João Mineiro, Nuno Paiva e acabando no Francisco Leitão ou no Luís de Magalhães, com quem partilho uma visão de clube que, ficou ontem definitivamente claro, não interessa à maior parte dos restantes sportinguistas.

Fica também a magoa por não se ter conseguido fazer passar a mensagem, no que a imprensa teve (como tem sempre) um papel fundamental. Pelos vistos ficou provado que afinal a imprensa não quer tanto mal ao clube, isto ao analisar as reacções dos apoiantes de Bettencourt. Veremos o que acontecerá no decorrer da próxima época e se os jornalistas voltarão a ser responsabilizados por incapacidades próprias.

Não foi um processo eleitoral equilibrado, para o que terá contribuído também alguma inexperiência da candidatura Ser Sporting. Mas foi o suficiente para entender que existe uma vontade muito grande de mudar o paradigma do Sporting associativo para o de Sporting empresa, o que recebe hoje muito mais aceitação do que no passado. Resta saber quais os custos no futuro e que comportamentos terá então a massa associativa do clube.

Para já ganhou força imensa a ideia de que não existem responsáveis pelo estado do clube, devendo-se tudo a uma questão de sorte e azar, quando não se admite que está tudo sob controlo.

E quando o rumo e a estratégia vira pela terceira vez (depois de Roquette/Dias da Cunha e de Soares Franco) e as pessoas conseguem passar de barco para barco sem molhar os pés, está o assunto encerrado.

Da minha parte, e apesar de algum distanciamento no passado e durante parte do processo eleitoral, cá continuarei para fazer a minha análise e para manter a participação na vida associativa do Sporting, enquanto isso for possível.

E agora, depois de um curto período de férias, deixe-se a nova direcção trabalhar que os grandes desafios estão já aí, e a exigência, pelo menos a minha, é, como sempre, muito alta.

2 Comments:

Blogger joaquim agostinho said...

"...com quem partilho uma visão de clube que, ficou ontem definitivamente claro, não interessa à maior parte dos restantes sportinguistas..."
Está enganado.
Apostaram foi no "cavalo errado".
SL

12:08 da tarde, junho 06, 2009  
Blogger Felizberto Desgraçado said...

Respeito a escolha, como não podia deixar de ser. Mas cá estarei para defender o ideal em que acredito para o Sporting.

9:03 da tarde, junho 08, 2009  

Enviar um comentário

<< Home