sexta-feira, junho 03, 2005

O balanço da época...!!!

Para facilitar faço o balanço por secções e depois logo analisarei a época em geral.

Nesta posta começo pela defesa:

G Redes - Ricardo provou que, não obstante algumas potencialidades a desenvolver e algumas melhoras em relação á época passada, não pode desenvolver trabalho aceitável no Sporting, por razões que já aqui referi muitas vezes.

Para mim é sem dúvida nenhuma um jogador a vender, desde que por uma verba interessante. Tiago pode fazer-lhe companhia.

Para a próxima época ficariam no Clube o Nelson, e o Nuno Santos (regressando do Penafiel).

Contrataria o GR Argentino do River Plate e Campeão Olimpico, German Lux, como titular da nossa baliza.

Laterais – Na direita o problema foi colmatado com a entrada do Rogério, que não sendo um espectáculo rende o suficiente para não desesperarmos, sobretudo numa situação de falta de dinheiro para investir.

O jogador mostrou ser um bom profissional (há até quem diga que se mostrou como um verdadeiro "lider" no balneário) e compensa alguns defeitos com muita experiência. Aguardo mais rendimento na próxima época, depois de mais entrosado com o Pais... mas as noticias de uma alegada tristeza por não poder jogar no Brasil preocupam-me.

Mário Sérgio pode ser vendido ou englobado nalgum negócio. Por seu lado Miguel Garcia, não sendo um jogador regular, compensará com a sua polivalencia e entrega ao jogo. Pelo que fez sobretudo para o final de época merece mais 1 ano para provar o seu valor e utilidade.

Na esquerda está o desastre!!! Rui Jorge, apesar de uma época bem melhor que a anterior, deu mostras que já não tem capacidade para jogar num Clube com as pretensões do Sporting. A sua anunciada dispensa deixou-me satisfeito, embora a forma como o processo foi conduzido não tenha sido provavelmente a melhor, isto já deixando de lado o exagero das declarações do jogador e a forma como estas foram recebidas por muitos dos Sportinguistas.

Paito não provou. Não é o seu lugar nem creio que alguma vez o venha a ser. Este jogador poderá ser util ao Clube, mas deve passar por uma fase de empréstimo para ganhar rotinas de jogo do meio campo para a frente.

Tello não será nunca opção para este lugar, não obstante poder fazer um ou outro bom jogo na posição... mas nunca em caracter continuo. Aliás, já que falo deste jogador, creio que o Sporting deveria negociar o seu passe logo que possivel, no sentido de obter rendimento para a compra de alguém mais útil ao plantel.

Parece que de Leiria virá o Edson. Será uma incógnita e a dúvida só se acentua se nos lembrar-mos do que se passou com o Mário Sérgio. Em todo o caso para já as referencias são boas e alguns dos factores fortes do jogador fazem-nos falta. A ver vamos.

No centro da defesa tivemos uma das revelações do ano... o Senhor Enak!!! Mostrou um excelente futebol e sobretudo bastante inteligência a jogar, atenuando alguns dos seus defeitos.

Beto foi irregular, é verdade que esteve lesionado (como aliás 90% do plantel) mas isso não explica tudo. Em todo o caso e na sequencia das noticias que vão aparecendo acerca da sua saida, devo dizer que o considero inegociável, a menos que por uma verba "obscena".

Depois temos a dupla "cava e enterra"... Polga e Hugo. O brasileiro foi surpresa pela negativa, depois do que havia feito no ano anterior... estaremos na presença de outro Quiroga? Para mim seria venda certa.

Hugo é aquilo que é, não ha nada a fazer. Para o seu lugar podemos perfeitamente apostar na subida de um dos jovens valores da Academia, com o Miguel Veloso na 1ª linha.

Para o reforço desta área iria ás compras a Coimbra e comprava o Zé Castro, que terá sido uma das revelações da Super Liga.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Vejam isto porque vão gostar!

http://vizinho.blogspot.com/2005/06/campees-da-superliga-apaf-20042005.html

Um abraço leonino

12:27 da manhã, junho 05, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Rui Jorge foi o melhor lateral esquerdo da superligaa

FB

mundosporting.blogspot.com

4:30 da tarde, junho 05, 2005  
Blogger Rui said...

Caro FB,

Gostos nao se discutem... no entanto temos sem duvida visoes muito distintas, apesar de esta epoca o RJ ter estado melhor que na anterior.

4:57 da tarde, junho 05, 2005  
Blogger António Xavier Dias said...

Estou de acordo com quase tudo que o Rui aqui escreveu.
Na baliza a minha opção era o Helton, no Marcos é que não acredito muito e desse Lux nunca ouvi falar, mas acredito e espero que se venderem o Ricardo conseguem encontrar um melhor do que ele.
Na defesa depois da atitude do Polga na última jornada parece-me que este jogador já deveria estar no mercado, acho que se conseguiria dinheiro suficiente para trazer o Castro de Coimbra.
De resto era obvio que a posição de lateral esquerdo teria de ser reforçada e o Edson não me parece mal.
Do que discordo é que o Paíto seja um jogador para actuar mais à frente, penso que as suas deficiências técnicas não lhe permitem ser uma espécie de extremo.
E ao Tello vou dar mais uma oportunidade parece-me um jogador com potencial, embora lhe falte qualquer coisa que se calhar é a confiança que só se adquire com jogos e mais jogos, mas no meio campo claro

11:38 da manhã, junho 09, 2005  

Enviar um comentário

<< Home