terça-feira, junho 07, 2005

Peseiro e o seu trabalho...!!!

Não teria sido a minha escolha inicial. Aliás já aqui defendi muitas vezes o modelo que prefiro.

Creio que no principio da época, mesmo avançando com esse modelo (o modelo á Inglesa com um Manager e um Treinador de campo, para aqueles que só agora aqui chegaram), Peseiro não seria a minha hipotese para treinador de campo, não obstante acreditar que, desde que o "chefe" seja mesmo bom, quase qualquer um estará em condições de fazer bem essa função.

Não obstante esta minha opinião, apoiei Peseiro como técnico a partir do momento em que entrou em Alvalade, mesmo depois do arranque fraquinho que tivemos na Superliga, considerando que um trabalho que foi sendo sempre adiado desde a saida de Boloni não poderia ser posto em prática em 3 meses, mais ainda com a "qualidade" humana ao seu dispor.

Peseiro demonstrou ser um técnico mediano, ainda em aprendizagem, sobretudo em realidades do nivel do Sporting.

As noticias, verdadeiras ou não, acerca de variados problemas disciplinares no balneario, certos comportamentos de alguns dos jogadores e mesmo "estorias" mais complicadas que por aí circulam, são suficientes para nos perguntar-mos até que ponto é que Peseiro domina a "máquina".

A seu favor devo dizer que, tendo acima de si gente do calibre de Paulo Andrade ou Carlos Freitas, já para não falar de Soares Franco ou mesmo Dias da Cunha, o homem esteve entregue aos "lobos" nesta sua missão, sem se poder afirmar que estivesse devidamente "protegido".

Técnicamente parece-me um treinador básico, ficando a dúvida se essa ideia se deve ás circunstancias e limitações do plantel ou á capacidade do proprio treinador.

Por mais de uma vez foi notoria a dificuldade de Peseiro em alterar o rumo dos acontecimentos a partir do banco, denotando alguma falta de clareza e rapidez a tomar as decisões, quaisquer que fossem os resultados finais dessa sua acção.

Pela positiva realço o seu comportamento profissional, a forma como motivou e moralizou o grupo de trabalho (ou pelo menos lá o conseguiu equilibrar de forma a mante-lo concentrado nos objectivos) e sobretudo o bom futebol apresentado, de uma forma muito mais regular do que aquela conseguida pelos seu antecessores.

Não tenho dúvidas que Peseiro poderá melhorar a sua performance na próxima temporada, embora isso esteja muito dependente daquilo que se for passando ao seu redor, nomeadamente nas cupulas dirigentes da SAD Leonina.

E também não tenho dúvidas que o seu trabalho seria muito melhor se existisse em Alvalade um verdadeiro Chefe para a área do futebol, em vez dos aventesmas que por lá se pavoneiam.