domingo, junho 05, 2005

O balanço da época (cont.)...!!!

O Meio campo:

Não vou fazer análises (que palavrão, faz-me parecer o Gabriel Alves) por sectores, até porque a "arma" principal desta área da equipa foi a sua flexibilidade e forma como se foi adaptando ás incidências do jogo, procurando assim ultrapassar as estratégias adversárias e insuficiências internas, nomeadamente a falta de verdadeiros extremos.

A falta de quem possa flanquear o jogo da equipa, que foi notória em alguns jogos esta época, tornou o Sporting refém de uma estratégia única, com as consequências que bem conhecemos.

Em termos individuais, foi no meio campo que residiram as maiores surpresas pela positiva e pela negativa, embora tenha passado pelo bom rendimento geral desta área, como aliás se adivinhava no inicio da temporada, a boa época que realizámos (sim, creio que se pode falar de uma boa época... lá chegaremos).

Começando mais atrás, Custódio mostrou algum desenvolvimento enquanto jogador, embora massacrado por lesões. Espero que na próxima época possa render ainda mais, sobretudo em matéria defensiva.

Rochemback foi semi desilusão, sobretudo depois do que havia mostrado no ano anterior. O potencial está lá, mas os quilos a mais, lesões e se calhar alguma "descontracção" excessiva levaram a que a temporada, embora positiva, não tenha tido o brilho da anterior, nem o jogador tenha assumido o papel de patrão que dele se esperava.

Carlos Martins começou mal, mas na viragem do Natal era sem dúvida o jogador em destaque na equipa e prometia finalmente "explodir" e confirmar todas as suas potencialidades. Infelizmente também neste caso uma lesão (e se calhar alguma falta de humildade, espero que passageira) não nos permitiu ainda ver aquele que espero seja o verdadeiro Martins.

Barbosa esteve ao nível habitual, alguns furos abaixo do que tinha feito no ano anterior. Para mim é obvio que o seu tempo no Sporting já devia ter acabado há pelo menos 2 anos. Reconheço-lhe a qualidade que sempre teve, nalguns jogos essa qualidade aliada á sua grande experiência foi importante e quase fundamental, mas o nosso Clube precisa de jogadores para toda uma época, não apenas para meia dúzia de jogos.

Hugo Viana foi a grande decepção!!! Pensei que pudesse vir a fazer a diferença e tornar-se no patrão do jogo ofensivo da equipa, mas por razões que me escapam (e que deveriam ser bem analisadas internamente) passou completamente ao lado da época. A sua anunciada saída não é surpresa nem me parece vá ser muito lamentada.

Da grande decepção para a grande revelação... Moutinho!!! Que grande jogador nos apareceu assim de repente, surgido do nada. Um jovem com uma maturidade espantosa, que joga simples e com uma clareza de processos que torna o jogo fluído e prático. Espero honestamente que possamos assistir ao seu desenvolvimento como jogador por muitos anos, seria um excelente sinal de "visão" por parte dos nossos dirigentes.

Uma das contratações da época foi Douala, o único jogador do plantel que pode "passar" por flanqueador e que teve uma temporada positiva, embora irregular. Mais uma vez as lesões não ajudaram e este foi outro dos exemplos (tal como Beto, Custodio, Roca e Martins) de um jogador que potencialmente ainda nos pode oferecer bastante mais. Apesar das noticias recentes acerca da sua venda, espero sinceramente que possamos contar com ele para o próximo ano.

Para este sector da equipa, deixaria sair Barbosa e Hugo Viana e contrataria uma dupla de Argentinos (quem mais?). César Delgado, internacional que joga no México e Federico Insua, também internacional e estrela do Independiente de Avellaneda.

1 Comments:

Blogger António Xavier Dias said...

O nosso meio campo foi a chave do futebol, muitas vezes apontado como de grande qualidade, que a equipa praticou. Mas aqui temos algumas discordâncias, a começar pelo Barbosa que voltou a ser importante e que eu manteria no plantel, onde a sua liderança forte vai fazer falta, infelizmente Peseiro não percebeu isso.

Sem Barbosa e provavelmente sem Viana, se calhar Tello vai ter finalmente a sua oportunidade, mas de quem eu espero uma boa temporada é do Rochemback, um excelente jogador mas um péssimo profissional, que estando a terminar o seu milionário contrato com o Barcelona, vai querer arranjar quem lhe continue a pagar um bom ordenado.
Talvez também seja o ano do Martins esperemos que sim.

Neste sector acho que estamos bem servidos com Custódio, Moutinho, Rochemback, Martins e Tello, já para não falar no Sá Pinto que também faz uma perninha, pelo que não sei até que ponto vale a pena investir num jogador como o João Alves.

O que nos faz falta mesmo são os tais flanqueadores que permitam a treinador ter alternativas ao 4x4x2, e se Douala sair a coisa fica ainda mais negra.
Fala-se muito do miúdo Paim, veremos se a sua falta de juízo não lhe estraga a vida. Outro nome de que se tem falado é Wender que também não me impressiona muito.
Há ainda o Edgar Marcelino que me parece precisar de mais um ano a rodar, mas como não há dinheiro para grandes investimentos se calhar até acaba por servir

12:02 da tarde, junho 09, 2005  

Enviar um comentário

<< Home