sábado, agosto 20, 2005

Sporting 2 - Belenenses 1

O treinador do Belenenses afirmou no inicio do jogo que iria jogar para o resultado (i.e. para ganhar se pudesse), apresentando para isso uma equipa preparada para jogar de igual para igual e em todo o campo. Afinal o que vi foi mais um camião TIR estacionado quase á frente da baliza de Marco Aurélio.

Que Carvalhal tenha boa imprensa é uma coisa, que queira fazer de quem gosta de bom futebol atrasadinhos mentais é outra bem diferente.

Pegando agora no que interessa, a prestação do Sporting, devo dizer que me desagradou profundamente.

A defesa esteve ao seu nivel habitual (baixo), o meio campo não funcionou e o ataque foi uma nódoa... preocupações acrescidas para o próximo embate com a Udinese.

Ontem assistimos a todos os problemas do passado a que se juntou uma falta generalizada de concentração por parte da maioria dos jogadores, com a excepção do Moutinho, que se começa a tornar na referência da equipa, desde que colocado na sua devida posição em campo.

A defesa continua a apresentar as falhas da época passada, agravadas pelo facto de termos vendido o seu melhor jogador e de ainda não podermos contar com a prestação de Edson.

Ricardo não teve trabalho mas mesmo assim lá conseguiu "fazer das suas"...

Rogério esteve um pouco melhor que nos ultimos jogos, embora a condição fisica não seja a melhor. Continua no entanto a deixar-se antecipar pelas costas, sobretudo em lances "proibidos" já na área, pormenor que ou é corrigido ou ainda nos custará pontos no futuro.

A dupla de centrais foi nova e até se entendeu, apesar dos erros já recorrentes do Beto (não há forma de os evitar?!) e do excessivo nervosismo do Tonel, que acusou e de que maneira o seu primeiro jogo como titular do Sporting... e logo em Alvalade. Espero que tenha sido mesmo só isso e não estejamos perante um “novo Tavares”.

Na esquerda o chileno Tello começou francamente mal, depois lá melhorou, mas é nitidamente uma solução mais que de recurso (e não sei o que faz no plantel, se a opção de Peseiro é esta, o Paíto).

O meio campo também não funcionou. Roca ainda pareceu querer tomar conta do jogo, mas foi sol de pouca dura e rapidamente se percebeu que o brasileiro não está disposto a fazer “sacrificios”, nomeadamente jogar mais atrás na posição de trinco, permitindo mais liberdade a Moutinho.

Moutinho por seu lado começou timidamente, meio confundido nas compensações com o Roca, mas depois libertou-se e mostrou bem aquilo que já é... um grande jogador de futebol.

Numa das alas, Douala demorou muito a entrar em jogo, fruto não apenas das marcações dos “pastéis” mas também de uma aparente desmotivação e desconcentração que ontem pareceu afectar quase toda a equipa. Já bem dentro da 2ª parte, sobretudo depois da jogada do segundo golo, lá se viram alguns piques do camaronês, que mesmo pouco inteligente a jogar, disfarça muito devido á sua velocidade, uma arma sempre perigosa para os adversários.

Sá Pinto é uma incognita para mim. Ainda não percebi que ordens tem de Peseiro, qual a sua posição no terreno e, apesar de toda a sua entrega, que faz como titular do Sporting. Com ele jogamos com menos meio jogador, porque o Sá nem é finalizador, nem distribuidor. Não marca nem pressiona. Enfim, está lá com a sua habitual garra e entrega, mas isso não é suficiente.

Finalmente na frente e para não variar em relação aos outros sectores da equipa, estivemos...mal.

Ontem não gostei do Deivid. Pareceu ainda menos entrosado que noutras ocasiões, mais trapalhão, com mais dificuldade em movimentar-se no terreno e parece-me que surpreendido com a “dureza” dos defesas. O Mike tem uma teoria em relação á influência do Liedson na má prestação do Deivid, que aliás já referiu no seu post sobre o jogo... eu prefiro ver mais um ou dois jogos para então confirmar as suas suspeitas.

Liedson não está bem. Continua a batalhar, deu luta á defesa, movimentou-se bem, mas as coisas não lhe estão a sair como todos queremos. Espero a “explosão” com os italianos.

Em relação ás substituições tenho pouco a comentar. Entraram e rapidamente se ambientaram á pouco mais que mediocridade reinante. Parece que, a ver pela reedição revertida da situação, Rogério não está mesmo em plenas condições. Só assim se entende a entrada do Miguel Garcia.

Loureiro foi lá para dentro segurar o meio campo e cumpriu, embora eu mantenha muitas dúvidas em relação á utilização de um jogador que não pode disputar em pleno todos os lances de jogo.

Varela poderia ter entrado melhor, mas é jovem e tem desculpa. Se até Tonel, jogador já experiente a tem...

Continuo a acreditar neste jovem, sabendo de antemão que não é um fora de serie. Mas é um jogador que pode evoluir e ser bastante util no futuro do Clube.

2 Comments:

Blogger Rotura de ligamentos said...

O Carvalhal já nos habituou a estratégias bastante cautelosas na última época. Especialmente porque na primeira volta os resultados eram muito inconsistentes (com vitórias de goleadas e depois derrotas de goleadas) e o tipo lá começou a perceber que não podia ir jogar fora da mesma forma como jogava em casa. Dou-lhe esse mérito por ter percebido.

De resto, foi assim com o Benfica. Sem nada em jogo na altura em que foram à Luz, o Carvalhal também lá estacionou o autocarro. E podia muito bem ter jogado ao ataque, como ele bem gosta de dizer que joga.

Disseste tudo quando referiste que o Carvalhal tem boa imprensa.

Em relação ao Deivid também tive a mesma impressão que tu. Razões? Para já nem é preciso introduzir as questões tácticas e de entendimento com o Liedson. Avalio o que ele fez com a bola nos pés. E sinceramente não me aqueceu.

Quanto ao Loureiro, vamos lá ver se no futuro o Peseiro não o mete a titular em vez do Custódio.

1:46 da manhã, agosto 21, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Essa do Tir é mais do que injusta não teve nada a ver com o jogo do ano passado!

O Belenenses perdeu em alvalade uma oportunidade UNICA:
Vencer uma equipa que tinha o Ricardo na baliza!

Incrivel como o Belenenses desperdiçou 2 golos na 1ª parte bastava ter enviado a bola à baliza como fez o Pinheiro, que elas tinham entrado!
Perdemos por culpa própria, pelos falhanços ofensivos e pela 'ultra-infeliz' actuação do Marco Aurélio.

Congratulo-me tb pela arbitragem isenta.

Boa sorte com a Udinese!

9:05 da manhã, agosto 22, 2005  

Enviar um comentário

<< Home