terça-feira, junho 09, 2009

AS PRIMEIRAS NOTAS 09/10


Passando ao lado do fetiche do losango, que sabemos bem o que nos custou só na ultima época, são lançados os casos a resolver para o aumento de qualidade do grupo.

Aponta-se a saída de Romagnoli, com a qual estou 100% de acordo, e também de Tiuí (substituído por Saleiro) que julgo não ter qualidade para estar no plantel. Estes são casos mais ou menos pacificos, restando saber quem ingressará para o vértice ofensivo do losango (será o tal jogador "comercial", à boa maneira populista?).

Depois as coisas complicam-se um pouco. Começam por avançar a saída de Veloso, sendo que o jogador a entrar não será um trinco mas sim um interior, sobretudo um que consiga fazer vários lugares, isto porque para o lugar à frente da defesa existem Rochemback e Adrien (que "chegam e sobram", afirma o diário!!!). Eu afirmo muito claramente, um dos lugares que o plantel mais precisa ver reforçado é precisamente o de trinco, por não existir sequer um jogador, incluíndo Veloso, com as caracteristicas necessárias ao seu preenchimento, na óptica do futebol moderno.

Depois menciona-se a possibilidade de Tonel poder ser transferido, dada a sua actual posição subalterna no onze titular e a vontade de jogar sempre. Quanto a mim a dupla de centrais deveria ser Tonel e Carriço e a sair alguém deveria ser Polga.

Finalmente aposta-se, e bem, na entrada de André Marques para substituir Ronny (até que enfim), embora me pareça que também Grimi deveria dar lugar a um lateral esquerdo de mais capacidade, para agarrar a titularidade, sendo que o mesmo se aplica para a lateral direita, onde nem Abel nem Pedro Silva garantem a qualidade que um sistema como o losango impõe.

Resta saber se tudo isto se confirma ou não passa de um daqueles exercicios para fazer à beira mar, em período de férias, enquanto a bola não começa a rolar.