segunda-feira, junho 29, 2009

IRRESPONSABILIDADES VÁRIAS

Excepto um ou outro pormenor sem relevância para o assunto, este post do A norte de Alvalade expressa bem aquilo que se passou no sábado aquando o ultimo (e decisivo) jogo do campeonato de juniores desta época.

Não existe verdadeiramente nada de novo no que aconteceu. Pelo que me foi dado ver e por alguns testemunhos de quem esteve no local, a confusão surgiu quando a "claque" do Benfica chegou (ou entrou) nas instalações da Academia, altura em que, por razões que desconheço, alguns sportinguistas a foram "esperar", entrando então em troca de agressões verbais e outras.

Na sequência e enquanto passavam por detrás da bancada provisória, a "claque" benfiquista, na troca de agressões, começou a lançar objectos (sobretudo pedras) para a própria bancada, originando a debandada dos espectadores e a consequente reacção dos restantes, começando as movimentações a que todos assistimos nas imagens.

Como já escrevi nada disto é novo, acontece em TODOS os derbis da capital, e chega mesmo a acontecer fora da realidade desportiva, seja ela o futebol ou outra.

Como é habitual nestas ocasiões cada um "puxa a brasa à sua sardinha", tentando livrar-se de responsabilidades, o que acontece neste caso a todas as instituições envolvidas.

No entanto e a meu ver, existe apenas uma instituição a quem devem ser exigidas explicações, e essa é a responsável pela segurança do evento, seja PSP ou, provavelmente mais correcto, a GNR.

São as forças de segurança que devem explicar porque razão não conseguiram controlar a multidão, quer a que acabava de chegar ao espaço (e relativamente reduzida) quer a que já lá se encontrava, e entre esta, os também poucos que optaram (e muito bem, mas esta é uma posição que entraria numa outra discussão) por se envolverem nos desacatos.

Aliás segundo o DN, existem diferenças de "interpretação" do que aconteceu entre as forças de segurança, o que imagino será investigado a fundo por quem de direito.

Termino por deixar algumas questões:

- Porque razão o Sporting cedeu bilhetes ao Benfica?
- Porque razão passou o Benfica esses bilhetes a uma claque ilegal e com quem, pelo que tem tornado publico, não mantêm nenhum tipo de relação?
- Em que se basearam as pessoas que afirmaram que a Academia não reune condições para que lá se disputem este tipo de jogos?
- Porque razão as forças de segurança não detiveram ninguém se podemos testemunhar pelas imagens vários elementos agressores, alguns deles ao alcance de um braço, a praticarem actos de violência?