quinta-feira, novembro 11, 2004

Procura-se "camisola 10" !!!

Ha uns dias perguntava-me o que necessitamos mais, um ponta de lanca (futuramente designado por "matador") ou um distribuidor de jogo (a partir de agora designado por "10")?

Sobretudo depois da chegada do H Viana, pensei que a prioridade deveria ser o matador, ate pelas escassas opcoes que temos la a frente. O problema e que o H Viana nao esta a render aquilo que dele esperava ao passo que o Liedson esta a render o dobro, logo...

Ja sei que o Sporting tem muitos problemas por resolver, alguns que podem ser ultrapassados internamente (outra mentalidade, mais atitude, mais firmeza... e muito melhor condicao fisica), outros que so se conseguem resolver com a chegada de novos jogadores.

Parece-me claro que falta a nossa equipa quem, a partir do meio campo, pegue na bola e a transporte ate a entrada da area adversaria, pensando o jogo ofensivo com inteligencia sem optar exclusivamente pelo pontape para a frente.

Claro esta que este tipo de funcoes se enquadra muito na necessidade de "lideranca" dentro do terreno de jogo, coisa que o Sporting actual nao tem... nem na frente, nem no meio e nem sequer na defesa.

Ou seja, para la da simples funcao de um "10" normal, ao Sporting falta voz de comando e experiencia, o que por si so e suficiente para ultrapassar muitos dos problemas que se colocam a esta equipa.

Infelizmente os jogadores que podiam (e deviam) desempenhar essas funcoes nao "aparecem".

Ricardo anda mal. Ele bem tenta reverter a situacao, mas as pressoes externas e a falta de apoio interno (ja aqui discuti esta questao anteriormente), para alem de um caracter pouco dado a este tipo de confusoes, faz com que as exibicoes dele estejam algo longe do esperado.

Beto e a minha eterna desilusao. Eu sei que ha muita gente que o adora e o ve como um dos patroes da equipa... talvez isso explique um pouco os problemas de mentalidade que hoje existem no Sporting.

Creio que o Beto e muito instavel mentalmente, razao pela qual as suas melhores exibicoes sempre aconteceram quando teve ao lado jogadores como o Marco Aurelio ou o Andre Cruz, que assumiam a pressao do comando deixando ao Beto a tranquilidade suficiente para mostrar o que vale.

Polga e semi-desilusao. Estando em forma e um bom defesa central, mas nao e nem nunca foi um "patrao" do sector e nao sei se tem personalidade para o ser.

No meio campo Roca tem condicoes para liderar, mas todos sabemos as condicionantes que o trouxeram ao Sporting.

Ele e um "livre pensador", para utilizar uma expressao que nao ofenda demasiado.

A questao era saber se no Sporting se conseguia aquilo que nao foi possivel no Barcelona. Torna-lo num jogador menos conflituoso e mais atento as necessidades da equipa, sobretudo de uma equipa sem referencias (ou com tristes referencias) no terreno de jogo.

Roca tem sido (quando joga) a principal referencia da equipa, tem trabalhado e a sua entrega e total, mas... ele sabe, os dirigentes sabem e porventura nos tambem, que so ca anda a estagiar ate aparecer alguma oferta melhor do que jogar na liguita tuga, num Clube sem grandes ambicoes imediatas (como o nosso decididamente se tornou).

E pior que tudo, os colegas sabem que ele nao faz parte do projecto, o que condiciona e muito o seu papel de lider. Creio que o proprio Roca nao "toma" o seu papel la muito a serio...

Finalmente la a frente nao temos "patrao". Temos o Liedson a correr que nem um desesperado (as vezes de forma tao rapida que os proprios juizes de linha se confundem), o que por si so nao e suficiente para se considerar o sector como uma area valida na maquina que queremos que o Sporting seja.