sexta-feira, agosto 05, 2005

A perda de identidade...!!!

É ainda a estória do naming para o Estádio José Alvalade.

Muitos Sportinguistas acham que esta medida é natural, sobretudo numa altura em que até os grandes da Europa buscam alternativas para equilibrar as contas. Não faz mal nenhum "arrendar", como se defende, o nome do Estádio, porque de todos os modos ele será sempre referenciado como José Alvalade por quem interessa, ou seja, nós os Sportinguistas.

Eu poderia perguntar porque razão não se aluga então o nome do Complexo na sua totalidade, passando para algo como Alvalade XXI - ?... ou mesmo Complexo ?..., em vez de se mexer no nome do Estádio?

Até posso chegar a questionar porque razão parar por aqui? Porque não alugar o nome de todas as estruturas que fazem parte do Complexo? Se o principal motivo é o financeiro que não se fique apenas pelo Estádio.

Eu estou muito á vontade para comentar esta situação porque sou dos poucos que entende que a verdadeira perda de identidade começou com a entrada deste grupo de actuais dirigentes e do já famoso Projecto Roquette.

É a partir do momento em que os dirigentes do Sporting começam a falar mais de balancetes e menos de desporto que o Sporting Clube de Portugal que conheciamos e admirávamos se tornou numa especie de empresa híbrida, cada vez mais afastada do comum Sportinguista, seja ele sócio ou simples adepto.

É sobretudo por saber e em parte até entender e naturalmente, por motivos básicos de democracia, aceitar a vontade da esmagadora maioria de Sportinguistas, que viram nesta solução uma saída para alguns anos de indecisão (embora eu continue a pensar que Sousa Cintra teve um papel no Clube que nunca foi devidamente avaliado), que não entendo este “pequeno” pormenor:

Se não estamos (ou estávamos) em condições financeiras para potenciar o Clube desportivamente, porque razão ainda fomos gastar tanto no Estádio? E na Academia? E no Alvaláxia?... and so on, and so on.

São os mesmos que agora afirmam que “não podemos ser liricos”, “todos os outros clubes por essa europa fora fazem o mesmo” etc..., que estiveram absolutamente contra a partilha de um estádio camarário em Lisboa, porque isso ia ser um factor negativo á identidade do Clube, preferindo que o Sporting seja responsável por uma divida de 112 milhões de euros, que sejamos realistas, não só vai levar tempo a pagar como obriga a que durante um periodo demasiado longo o Clube não tenha possibilidade de investir na equipa de futebol e na manutenção das modalidades amadoras, que contribuem para o engrandecimento do Sporting, modalidades que até estão no “fio da navalha”, apesar dos 8 milhões gastos num pavilhão que não o é...

Foram esses que preferiram gastar 17.5 milhões de euros numa Academia própria quando poderiamos bem ter feito um acordo semelhante áquele que foi feito pela equipa das Antas.

São os mesmos, sempre os mesmos, que não se importaram nada que o Clube dispendesse 18 milhões de euros no Edificio Sede e no Health Club, sem se preocuparem em que o Clube arraste tal peso em divida, mesmo que seja apresentada sempre a mesma desculpa...”mas estamos a falar de investimento”. Sim, mas com que retorno real?

Sou honesto, defendi a opção do estádio camarário para evitar a colocação da corda no pescoço, os sócios não o quiseram (e devido a esse movimento creio que os dirigentes deixaram de lado essa solução) e agora que orgulhosamente (e com repercussões graves no investimento desportivo) temos o nosso Estádio José Alvalade, chega-se á conclusão que afinal todo aquele Project Finance que suportava a estratégia escolhida não é suficiente para pagar a despesa, obrigando aos tais “negócios” que para mim, a menos que haja uma explicação sólida e clara, me parecem demasiado “estranhos”.

E nem volto a comentar o facto da Direcção se preparar, com toda a certeza, para apresentar o processo como algo consumado, realidade mais que suportada nas noticias de contactos adiantados para que tal aconteça.

Que me passe a chamar Maria Joana se o argumento a utilizar para a defesa desta politica não será algo do género "isto ou o caos". A este tipo de comportamento costuma chamar-se CHANTAGEM!!!

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Concordo, mas concordo tanto com certas coisas k disseste, que amanha vou postar algo mais elaborado, para deitar ca pra fora esta minha opiniao de velho do restelo.
Saudaçoes Leoninas

10:48 da tarde, agosto 05, 2005  

Enviar um comentário

<< Home