domingo, janeiro 08, 2006

Braga 3 - Sporting 2

Perdemos, como poderiamos ter ganho.

Deixo já claro que em minha opinião o Sporting produziu pouco, tendo realizado "apenas" uma exibição sofrível. Mas mostrou alma, senão enquanto equipa (que é algo que actualmente e devido ás condicionantes não podemos chamar ao nosso grupo), pelo menos como ideia a seguir para o futuro.

Não vou entrar em considerandos acerca do numero de oportunidades ou perigosidade das mesmas entre as duas equipas. Creio que analisando imparcialmente o que se passou, elas (as oportunidades) se equilibraram.

É certo que o Braga foi mais equipa, sabe o que tem a fazer, os processos estão interiorizados e tem soluções eficazes para dar resposta aos desafios que neste caso o Sporting lhe colocou... mas onde está a surpresa?

Não é esta a equipa "querida" dos fazedores de opinião da área do futebol?

Não foram estes mesmos que bateram pelo mesmo resultado essa equipa fantástica que diáriamente recebe o aplauso dos meios de imprensa do país?

Então porquê esta "agressividade", misto de rancor e desrespeito pelo Sporting, que somos obrigados a ouvir e ler, depois da derrota de ontem?

Porque, corrijam-me se estiver enganado, perdemos mas não necessitámos de uma "ajudinha" do trio de arbitragem para marcar um golo já em periodo de compensação. Tivéssemos tido o que outros tiveram e teriamos ganho um ponto.

Mas tudo bem, este é só mesmo um desabafo de quem exije aos seus, mas não anda de olhos fechados, e, ao contrários do que muitos Leões pensam, sabe defender os nossos jogadores quando acha que eles merecem... que foi o caso de ontem, com poucas excepções.

Passando ao jogo em si. Jogámos efectivamente mal. Aliás só jogámos mesmo na 2ª parte, porque na 1ª, fruto de equivocos tácticos do treinador e alguma falta de atitude, oferecemos 45 minutos ao adversário.

Nunca fomos equipa ao longo de todo o jogo, algo que se entende mas não se pode continuar a aceitar, até porque a qualidade de alguns dos nossos jogadores é suficiente para compensar esse handicap.

Cometemos os mesmos erros de sempre, defensivamente na eterna falta de segurança nas bolas aéreas, sobretudo em lances de bola parada, e na transição para o ataque, altura em que perdemos estupidamente uma quantidade enorme de bolas.

Na ofensiva, pela colocação do Douala como segundo avançado, posição onde não rende o que pode, chegando a atrapalhar os colegas, e pela indefinição do papel atribuido aos três médios, Moutinho, Alves e Nani, que me parece não saberem bem o que fazer e sobretudo que lugar ocuparem.

Estas são questões que ainda vão levar algum tempo a soluccionar, mas seria bom que Paulo Bento assumisse desde já algumas opções, porque o tempo não está a seu favor e é bom lembrar que um dos factores que mais pesou na sua promoção foi precisamente o conhecimento que é suposto ter dos seus comandados.

Como pouco mais há a dizer em relação ao jogo, deixo apenas algumas ideias soltas a nivel individual, não sem antes voltar a sublinhar a excelente atitude de grande parte dos jogadores durante o 2º tempo, periodo no qual e com o mesmo merecimento com que o Braga chegou á vantagem, poderiamos ter virado o resultado.

Ricardo esteve bem, excepção feita a um centro que poderia ter tido outras consequências e onde revelou uma insegurança que pensei já estar afastada.

Na defesa, Garcia mostrou que é um muito mau jogador da bola, Tonel esteve uns furos abaixo do que é habitual (devido á nova companhia?), Caneira mostrou que tem o andamento competitivo mas sozinho nunca fará a diferença e Tello... bom, o melhor que se pode dizer é que não comprometeu, mas também não pode ser o lateral esquerdo titular da equipa.

No meio campo está a chave da resolução dos problemas mais imediatos do Sporting, sobretudo dada a falta de um organizador defensivo (que não é Custódio, naturalmente) e de um ofensivo, que poderá ser Romagnoli ou Martins, tudo depende da forma fisica deste ultimo.

Nesta área do terreno, Alves é a cada jogo que passa uma desilusão maior e Nani apenas um miudo a quem ainda falta aprender muito e que pode ser alternativa mas nunca, pelo menos por agora, solução.

Moutinho é... Moutinho.

Na frente estamos entregues aos "caprichos" do melhor avançado de área a jogar em Portugal e a mais ninguém, porque Douala, como já referi, não pode ser considerado para essa posição (e vai "ausentar-se" por um longo periodo), e não temos mais ninguém, porque comigo a mandar, Deivid não jogaria mais com a camisola do Sporting. E mesmo que o faça, não é o jogador ideal para fazer equipa com Liedson.

Ultimas palavras, que isto já vai longo, para a estreia de mais dois miudos. Não posso dizer muito. Tomané esteve bem, muito melhor do que esperaria, com bons movimentos e três (!!!) boas oportunidades para marcar. Caiado entrou numa fase em que já pouco poderia fazer.

Espero e desejo que este tipo de oportunidades sejam regulares e incluam Semedo e Marques, porque o Sporting com eles é muito mais Sporting.

Em relação á "tal" questão do meio campo, lá voltarei durante a semana, se tiver tempo para isso.

Serenity Now... Insanity Later!!!