sábado, agosto 06, 2005

Ceder é má politica...!!!

Diz-se que o contrato de Douala será revisto. Diz-se que, por ser neste momento o jogador mais em evidência do plantel, merece receber mais, até porque seria dos que é mais mal pago.

Eu digo que é uma má politica ceder a este tipo de manobras.

Douala assinou um contrato há um ano, previsto para 3 épocas. Ninguém lhe apontou uma pistola á cabeça. Não foram enviados á sua casa membros da Juve para o "convencer" a assinar. Porque razão então se assume que lhe teremos de pagar mais, só porque ele neste inicio de época fez umas corridas jeitosas?

Veja-se o Niculae. Esteve 4 épocas no Sporting a receber na totalidade o ordenado, devendo ter jogado 25% dos jogos, se tanto. Por acaso o seu vencimento foi alterado pelo facto de não poder jogar pelo Clube?

E os jogadores que não rendem, estão eles receptivos a receber menos do que aquilo que foi contractualizado no inicio?

Eu se estivesse na Direcção do Sporting teria uma reunião com o plantel e perguntaria sem rodeios:

"Meus amigos, querem rever os vossos contratos e torná-los em acordos dinâmicos, passiveis de serem alterados mediante o rendimento desportivo apresentado, ou preferem, como profissionais que se supõe serem, respeitar um documento legal e assinado de livre vontade?"

E sim, acho mal que, mesmo sem lhe apresentar uma proposta economica, Peseiro tenha andado a falar com Wender, como ele já assumiu que fez. Tal como discordo completamente das declarações de Mourinho em relação ao Essien, afirmando que um jogador não deve ser "obrigado" a jogar contrariado seja em que clube for.

Meus caros, contratos são documentos legais e vinculativos, que obrigam a quem os assina a respeitá-los integralmente, seja em que circunstância for. Parece-me que qualquer jogador que queira "forçar" a sua saida á revelia daquilo a que se obrigou, desrespeitando a sua profissão e não se comportando de forma profissional, deverá ser castigado duramente, idealmente pelas instituições que gerem o futebol, mas se estas não funcionarem, cabe aos clubes tomar a disciplina em suas mãos e aplicá-la sem vacilar.

Neste caso especifico do Douala, creio que existem 2 caminhos:

- Vender o jogador pela verba em questão, evitando o problema mas também colocando-se numa posição de fragilidade futura (o mesmo para uma solução que passe pela revisão do seu salário).

- Não fazer nada e "aconselhar" o jogador e seus representantes a comportarem-se de forma profissional, alertando-os para o "perigo" que representa para o jogador ficar 6 mesitos com a peidola sentada na bancada a ver os colegas jogar.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Os vendedores de carros podem optar por uma das seguintes modalidades de vencimento:
1. Ganham uma percentagem em funçao dakilo k vendem.
2. Tem salario fixo.
Isto e definido no contrato. pra nao passa pela cabeça de ng, rever o contrato todos os meses, alterando a politica de vencimento, consoante dá mais jeito ao vendedor...
Saudações Leoninas

5:56 da tarde, agosto 06, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Os vendedores de carros podem optar por uma das seguintes modalidades de vencimento:
1. Ganham uma percentagem em funçao dakilo k vendem.
2. Tem salario fixo.
Isto e definido no contrato. pra nao passa pela cabeça de ng, rever o contrato todos os meses, alterando a politica de vencimento, consoante dá mais jeito ao vendedor...
Saudações Leoninas

5:57 da tarde, agosto 06, 2005  
Anonymous Anónimo said...

excelente blog!...eu tambem tenho um blog do Sporting...pensei que podias adicionar o link do meu blog no teu e eu punha o link do teu no meu
Responde deixando um comentário em qualquer artigo do meu blog...
Viva o Sporting

ran.blogs.sapo.pt

8:14 da tarde, agosto 06, 2005  
Blogger Rui said...

Caro Mialgia,

A verdade é que eu não estou absolutamente contra a revisão de contratos antes de tempo... por exemplo acho que o do Moutinho foi bem renovado, tendo em atenção a sua excelente época.

Agora o Douala, apesar de algumas boas exibições, ainda não mostrou a regularidade exigida a um profissional de futebol de modo a merecer uma alteração de contrato.

E a sua carreira dos ultimos 3 anos não é justificação, porque senao teriam tido isso em conta desde a contratação. Nem a futura possibilidade de venda justifica essa alteração.

12:04 da manhã, agosto 08, 2005  

Enviar um comentário

<< Home