quinta-feira, agosto 11, 2005

Teoria da conspiração…!!!

Preferi comentar este assunto em separado porque creio que desta vez se justifica.

Já todos sabemos (e quem não sabe é burro ou parvo) que a FIFA e a UEFA “protege” determinados clubes, tendo em conta o seu “peso” economico e a força que o futebol a que pertence detém nas cupulas do poder futebolistico.

Ontem o Sporting jogou contra uma equipa que, apesar de não ser um grande da Europa, pertence a um dos campeonatos mais competitivos e poderosos da UEFA, como é o caso da Itália.

A actuação do árbitro foi no minimo fraca... sendo menos complacentes foi mesmo vergonhosa!!!

Não sei como é que aquela defesa italiana acabou o jogo com todos os jogadores em campo, da mesma forma que não entendo como foi marcada uma grande penalidade contra o Sporting (que deixava dúvidas a quem tem de decidir no momento, é certo) e depois não são marcadas outras duas a favor do Sporting mais claras que água. Num desses lances o Liedson foi puxado, empurrado e “engravatado”, tudo isto durante alguns segundos, sem que o tal grego tenha utilizado o mesmo critério que usou quando castigou o Sporting no lance já referido.

Os árbitros são humanos e como tal podem enganar-se. Os jogadores também se enganam, e muito.

Mas enquanto os jogadores são “castigados” quando se enganam, ficando no banco ou não sendo convocados para os jogos e consequentemente vendo o seu valor reduzido, os árbitros continuam as suas carreiras como se nada se tivesse passado, “apoiados” na velha máxima que já aqui referi... “são humanos, logo podem errar”.

Pois bem, se o futebol se transformou numa industria onde o aspecto financeiro tem cada vez mais peso e um erro pode ser a diferença entre ganhar ou perder muito dinheiro, está na altura da FIFA e da UEFA tratarem de arranjar forma de castigar quem erra e compensar os clubes que são prejudicados por esses erros.

Objectivamente e sem margem para dúvidas, o grego que ontem nos apareceu em Alvalade é responsável directo pelo facto de o Sporting estar a metade desta eliminatoria a perder por 0-1, em vez de estar em vantagem por 2-0... e esta é uma ENORME diferença, que cada vez mais cava o fosso entre as equipas que participam nas provas europeias.